domingo, 16 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3459: Histórias da velhice (1): Eu e o 1º Pelotão da CCAÇ 84 em Farim, em Julho de 1961, em socorro de... Guidaje (Alberto Nascimento)



Guiné > Região do Cacheu > Guidaje > Parece que em 1961 já havia tiros, um ano e meio antes de Tite, onde oficialmente começou a guerra, segundo a historiografia do PAIGC... Em 1973, em Maio, Guidaje vai tornar-se num inferno (parafraseando o título do jornal Público, em reportagem de 5 de Novembro de 1995).

Na foto de cima, um monumento funerário, evocando o Alf Mil Op Esp, António Sérgio Preto, da CCAÇ 19, morto em combate, no dia 29 de Junho de 1972...

Fotos: © Albano Costa (2008). Direitos reservados



1. Mensagem do Alberto Nascimento, membro da nossa Tabanca Grande, ex-Sold Cond Auto, CCAÇ 84 (1961/63) (*), com data de 24 de Setembro, e reenviado a 10 de Novembro:

Amigo Luís:

Aí vai mais uma história, esta de Farim, de uma época de relativo sossego, que tu e os camaradas dos anos seguintes não tiveram a sorte de passar.

É uma das vantagens de ser velho...Um bocadinho mais velho.

Um Abraço
Alberto


2. Histórias da velhice (1) > O 1º Pelotão da Ccaç 84 em Farim


Bissau, Julho de 1961, meio da tarde.

O pelotão é formado com urgência e recebe as novas espingardas G3, para substituição da velha Mauser, corre para a carreira de tiro, recebe instruções sobre o funcionamento da arma: para desmontar tiram-se estas cavilhas, o carregador mete-se assim...com esta patilha nesta posição dá tiro a tiro, naquela tiro de rajada...vamos disparar uns tiros... estamos aptos.

Agora era só meter no saco o estritamente necessário para uso pessoal e desandar para Farim porque tinha havido um ataque em Bigene.

Saímos de Bissau cerca das 18 horas e fizemos rapidamente o percurso até Mansoa pelo único troço de estrada alcatroada que conheci (julgo que o único existente na Guiné da altura).

Com a época das chuvas já em pleno, as viaturas sem cobertura alguma, só com o camuflado em cima da pele, as estradas de terra completamente alagadas a ponto de os tabuleiros das pontes ficarem abaixo do nível da água e a nossa ainda incipiente experiência no terreno, a coisa não começava nada bem, mas após alguns atascamentos e velocidades vertiginosas de cinco milhas à hora em grande parte do percurso, conseguimos chegar ao destacamento de cavalaria instalado nos arredores de Farim, cerca das vinte e três horas.

Foi-nos servido um jantar engolido à pressa, e toca a correr para Bigene, onde passámos a noite à espera “que o assassino voltasse ao local do crime”, mas como não voltou, de manhã cedo voltámos a Farim.

Passámos o primeiro dia uns a dormir no chão do alpendre da caserna dos camaradas de cavalaria, eu fazendo serviço da minha especialidade, e à noite, depois de mascarrarmos a pele visível com fuligem das panelas, fomos emboscar um grupo de inimigos que, segundo informações (não fidedignas, pelos vistos), ia infiltrar-se em Farim.

Deitados no capim a uns metros do caminho por onde era suposto passarem, suportámos chuvadas fortes e constantes com a água a correr por baixo dos corpos e quando a chuva acalmava vinham nuvens de mosquitos, que nos faziam rogar aos santinhos para que voltasse a chuva e muito vento.

Movimentos físicos, só respirar, para não denunciarmos a nossa presença.

Não apareceu ninguém, nem nessa noite nem em mais uma ou duas operações semelhantes, porque certamente eles tinham melhor serviço informativo que o nosso.

Continuávamos a dormir no chão do alpendre, mas a partir de certa altura os camaradas de cavalaria, bons alentejanos, já revoltados com a nossa situação, permitiram que esticássemos o corpo nas suas camas durante o dia. Para os que podiam dormir durante o dia...

Estivemos nesta situação durante uns dias até que fomos ocupar um armazém desactivado em Farim e nos concederam o privilégio de voltar a ter as nossas camas.

Estávamos a começar a entrar na rotina militar, quando se deu um ataque a Guidaje e lá fomos nós ver os prejuízos. Fomos acompanhados por um comerciante português vestido com farda militar que conhecia bem a zona (?).

Identificado com alguma dificuldade, o caminho para Guidaje, um caminho por onde só deviam passar viaturas no período de transporte da mancarra, a avaliar pelo mato que crescia nele, deparou-se-nos uma rudimentar ponte de madeira sobre um curso de água que, embora não muito largo, devido às chuvas corria com caudal bastante forte.

Foi com muita dificuldade que conseguimos atravessar passar para o outro lado, porque imediatamente antes do tabuleiro havia um lamaçal que fazia com que a frente do jipão se atolasse ficando o para-choques ainda mais baixo que o tabuleiro. Depois de muito trabalho muita lenha colocada na zona de lama e muitos impactos das viaturas contra a ponte, conseguimos passar e fazer o resto do percurso até Guidaje.

É obvio que nos limitámos a verificar as marcas deixadas pelos tiros que dispararam, a olhar para o armazém de mancarra parcialmente queimado e a conversar com alguns habitantes, após o que o comando da coluna decidiu, ao fim da tarde, regressar a Farim.

Na volta aguardava-nos uma surpresa, daquelas que, passados os instantes de espanto acabam em gargalhada. Da ponte que tanto nos custara a atravessar, restavam apenas umas estacas espetadas na margem do rio...O resto tinha-se desconjuntado com os impactos das viaturas e foi arrastado pela corrente.

Havia palmeiras muito próximo do rio e isso ajudou-nos a improvisar uma nova travessia à força de machadadas dadas com gana principalmente pelo cabo 957(?) também conhecido por Cabo Gordo pelos camaradas africanos, que a cada cinco machadadas derrubava uma palmeira. Depois desta demonstração das nossas capacidades na construção de pontes, ou mais precisamente na arte do desenrasca, e porque a fome já apertava, lá conseguimos chegar a Farim, tarde mas ainda a hora decente para o jantar, que continuava, tal como as outras refeições, a serem fornecidas pelo destacamento de cavalaria.

Entre reconhecimentos da zona, postos de guarda colocados em vários pontos da povoação e umas idas ao bar da piscina, explorado por um cabo-verdiano conhecido por Cuca, o tempo foi passando até que, com muitos protestos da população de Farim, que queria ter segurança e até se revezava para fazer chegar, durante a noite, aos postos de guarda as sandes e o café quente, recebemos ordem para regressar a Bissau...

É a tropa...Quem podia, mandava. A verdade é que até ao fim do ano a nossa vida, pelo menos a minha, foi uma pasmaceira e só à noite se animava, com a visita aos lugares onde se petiscava, bebia, confraternizava e, às vezes, também se arranjavam problemas com os camaradas da P.M. e não só...

O destacamento seguinte, já em 1962, foi Nova Lamego, tendo o meu pelotão sido dividido pelo triângulo Piche, Canquelifá e Buruntuma. À minha secção calhou Buruntuma.

Alberto Nascimento

3. Comentário de L.G.:

Em primeiro lugar, os meus parabéns. Tens uma memória invejável. De elefante! Feitas as contas, já se passaram... 47 anos!... (Só 47 anos, dirão alguns, afinal menos de meio século!)... E tu relatas a cena da ida, do teu pelotão, a Farim, Bigene e Guidaje, do teu pelotão, com a frescura dos teus 20 anos. Um espanto!

Em segundo lugar, as nossas desculpas (ou uma explicação). O teu mail, de 24 de Setembro, por qualquer razão não veio parar à nossa caixa de correio. Ainda bem que deste conta do lapso, se não tinha-se perdido uma história (com H...) mui preciosa, como diriam os nossos vizinhos da Jangada de Pedra...

Em terceiro lugar, os acontecimentos que tu nos relatas, obrigam-nos a rever a história da guerra da Guiné. Afinal, a guerra não começou em Tite, em 23 de Janeiro de 1963. Essa é a lenda que nos contam os camaradas do PAIGC, e que os historiógrafos (guineenses, portugueses e outros) tendem a reproduzir... tal como nós, aqui no blogue.

Pelo que tu nos contas, já usavas G3 em meados de 1961, em substituição da velhinha Mauser. E devias também usar capacete de aço! Imagino o suplício, com aquela torreira toda... Esta é, de facto, uma história da velhice mais velha! Portanto, em meados de 1961, os camaradas - possivelmente gente da FLING, e não do PAIGC - já andavama aos tiros aos nosssos comerciantes e aos seus armazéns de mancarra, lá na região do Cacheu , na fronteira com o Senegal, em Bigene e em Guidaje.

Este facto é historicamente importante. Estamos gratos pelo teu depoimento. Não hesistes em escrever, sempre que te der na real gana. O blogue é teu.

_________

Nota de L.G.:

(*) vd. postes de:

7 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3181: História de vida (16): A falsa Mariama, mandinga de Bambadinca, a sua filha, e o seu amigo... (Alberto Nascimento)

14 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3059: Memórias dos lugares ( 9): Bambadinca , 1963 (Alberto Nascimento, CCAÇ 84, 1961/63)

10 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3044: Estórias avulsas (16): Os cães de Bambadinca (Alberto Nascimento, CCAÇ 84, 1961/63)

11 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2930: Bambadinca, 1963: Terror em Samba Silate e Poindom (Alberto Nascimento, ex-Sold Cond Auto, CCAÇ 84, 1961/63

(...) " a CCAÇ 84, três meses depois de aterrar no aeroporto de Bissalanca, foi literalmente fragmentada e enviada para os mais diversos pontos do território, tendo o meu pelotão tido como último destacamento, entre Novembro de 1962 e 7 ou 8 de Abril de 1963, Bambadinca, sob o Comando de Bafatá.

"O primeiro destacamento, ainda em Julho de 1961, foi para Farim, após os primeiros e ainda pouco violentos ataques a Bigene e Guidaje. Seguiu-se o destacamento de Nova Lamego, conforme é dito no seu blogue (P 1292 - Contributos) onde o pelotão foi dividido por Buruntuma, Piche e Canquelifá.

"Só estou a mencionar o 1º pelotão da Companhia, porque à grande maioria dos camaradas dos outros pelotões só voltei a ver nos dias que antecederam o embarque para a Metrópole.

"Como a memória se perde no tempo por indocumentação, ou porque a essa memória se teve medo de atribuir qualquer importância (existiam e ainda existem muitos complexos sobre a guerra colonial), resolvi dar o meu contributo para esclarecer uma dúvida colocada no seu blogue, sobre quem teria participado nos massacres de Samba Silate e Poindom, no início de 63.

"Sem conseguir precisar o mês, um dia soubemos que a PIDE estava em Bambadinca para deter o padre António Grillo, italiano da Ordem Franciscana, acusado - não sabíamos se por denúncia, se por investigação - de colaborar, proteger, e fornecer alimentos a elementos do PAIGC, a partir de Samba Silate" (...).



(**) Sobre o ataque a Tite, em 23 de Janeiro de 1963, e sobre a FLING, vd. postes de:

11 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3294: O ataque a Tite, em 23 de Janeiro de 1963 (Parte I) (Carlos Silva / Gabriel Moura )

12 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3298: O ataque a Tite, em 23 de Janeiro de 1963 (Parte II) (Carlos Silva / Gabriel Moura)

13 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3308: O ataque a Tite, em 23 de Janeiro de 1963 (Parte III) (Carlos Silva / Gabriel Moura)

13 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3057: A Guerra estava militarmente perdida (26)? A situação político-militar na Guiné (A. Marques Lopes)

9 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2826: FLING, mito ou realidade ? (2): Africanos contra africanos... (A. Marques Lopes)

7 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2818: FLING, mito ou realidade ? (1) (Magalhães Ribeiro, Fur Mil Op Esp, CCS/BCAÇ 4612/74, Mansoa)

18 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2190: PAIGC - Quem foi quem (4): Arafan Mané, Ndajamba (1945-2004), o homem que deu o 1º tiro da guerra (Virgínio Briote)

4 comentários:

Anónimo disse...

Não volto à "questão" da estória versus história. É domingo com sol e vim só espreitar; MAS:
O P3459 vem mesmo na hora certa. Ou seja, é uma estória que, a confirmarem-se datas e acontecimentos descritos se torna história, ou, melhor, pode modificar a HISTÓRIA do início da Guerra na Guiné, o uso da G3 e outros acontecimentos. Assim o Alberto Nascimento, caramba que bela memória, pode alterar alguma "coisa" ( se comprovada documentalmente) . Certas gentes gostarão??? Quer as NT ou os intitulados Libertadores...- leia-se PAIGC-.???!!!
HOJE VOTA-SE NA GUINÉ. TUDO BOM!
Abraços para todos e votos de felicidade para o Povo Guineense. AB do Torcato

Anónimo disse...

Será que nas legislativas na Guiné, hoje dia 16 de Novembro, a maioria vai ter mesmo a maioria?

O curioso da história africana, é como os africanos, desde o início das colonizações europeias, copiam o mais fielmente possível, todas as orientações europeias.

Com revoluções, eleições e corrupção.

Por um lado é bom, por outro é péssimo.

Antº Rosinha

Anónimo disse...

Não coloco obviamente em causa esta história, mas tenho de achar muito estranhas as datas.

Não só por tudo aquilo que se julga saber, mas porque um meu irmão mais velho embarcou para Angola em 62 e ao que me lembro fez toda a comissão com a Mauser.

Haveria já na Guiné a G3?

Talvez não digo que não!

Abraço camarigo
Joaquim Mexia Alves

Anónimo disse...

É bem possível haver aqui um desfasamento de um ano porque só em 1962 é que a (F.M.B.P).Fábrica Nacional de Braço de Prata conseguiu licença para fabricar a HKg3.
A minha companhia quando chegou a Guiné em Dezembro de 1963 recebeu a g3.
Mas lembro que só na ultima semana quando estávamos a aguardar embarque, é que apareceu por lá uma g3 a cheirar a nova para treino. Toda a instrução tinha sido com a velha mauzer.
Um alfa bravo.
Colaço