Só hoje tive oportunidade de ver o blogue sobre a Guiné.´
Fiz a minha comissão entre 8 de Janeiro de 1968 e 3 de Novembro de 1969.
Estive em Canjambari com um destacamento em Jumbembem, sector de Farim .
A maior parte da minha Companhia foi evacuada por doença em Abril de 1969, devido ao xistosoma mansoni (1), idêntica à bilharsiose (2) de Moçambique.
Permaneci em Canjambari somente com cerca de 25 elementos, reforçados com 4 pelotões nativos.
Em Julho, fomos juntar-nos ao pessoal evacuado, ocupando Nhacra e os seus seis destacamentos.
Espero que as fotografias que envio sejam bem recebidas.
Com os melhores cumprimentos
F.Neto
Guiné > Região do Oio > Canjambari > Vista aérea de Canjambari> Sede da CART 2340
Foto: © Ferreira Neto (2007). Direitos reservados.
2. O co-editor CV dirigiu uma mensagem ao camarada Ferreira Neto nos seguintes termos:
Camarada Ferreira Neto:
As tuas fotos chegaram bem. Já que mostraste interesse no nosso Blogue ao ponto de quereres contribuir com as tuas fotos, quero-te convidar a aderires à nossa Tabanca Grande, como é mais conhecido o Blogue do Luís Graça & Camaradas da Guiné.
Para formalizares a tua adesão deves mandar uma fotografia do teu tempo de Guiné e outra actual. Contar-nos algo de ti, como por exemplo o teu antigo posto, por onde andaste, onde moras, etc. A partir daí ficaremos à espera do envio das tuas estórias e fotografias.
Deves ter reparado que temos um espólio enorme de prosa e fotografias de todos os tertulianos, que representa já um registo histórico importante. Como diz o nosso Comandante Luís Graça, não devemos deixar que outros contem as nossas estórias, teremos que ser nós mesmos a fazê-lo.
Na nossa Tabanca tratamo-nos todos por tu, independentemente do posto que se teve então. Preservamos o direito de propriedade intelectual de tudo o que se publica e não discutimos ideais políticos ou religiosos.
Respeitamos os povos que se libertaram e consideramos nossos camaradas os nossos antigos antagonistas.
Na página sobre a nossa tertúlia, poderás encontrar resposta às tuas perguntas quanto à nossa conduta.
Caro camarada, ficamos a aguardar a tua resposta.
Um abraço de Carlos Vinhal, co-editor
3. Em resposta ao convite do co-editor para aderir à nossa Tabanca Grande, em 10 de Agosto Ferreira Neto dizia:
Respondendo às questões postas:
Envio as fotografias.
Joaquim Lúcio Ferreira Neto, licenciado em Engenharia Mecânica, Bacharel em Engenharia Electromecânica e professor de Matemática do Ensino Secundário. Actualmente aposentado.
Fui convocado em Dezembro de 1966, para o curso de capitães em Mafra. (1.º Curso de Oficiais Milicianos a ser convocado para tal - Classe de 1958).
Em Janeiro de 1968, parti para a Guiné, comandando a CART 2340, onde depois de uma semana em Bolama , segui para Canjambari, sector de Farim, ficando a minha Companhia repartida por Canjambari ( dois pelotões mais um pelotão nativo) e Jumbembem, situada a 13 km (dois pelotões).
Em Março de 1969, o pessoal na quase totalidade, foi evacuado por doença para Bissau. Ficando eu com cerca de 25 homens não contagiados e reforçados por 4 pelotões de soldados nativos em Canjambari.
O pessoal de Jumbembem foi substituido pelo COP 3 comandado pelo Major Correia de Campos (homem valente), considerado juntamente com o major Azeredo (era comandante do RC 6 no Porto e já foi candidato à autarquia portuense) como os puros sangue do General Spínola.
Em Julho fui ocupar Nhacra, juntando-me ao pessoal evacuado, onde permaneci até ao meu regresso à metrópole em Novembro de 1969.
Oportunamente envarei mais fotografias após fazer as buscas necessárias.
Obrigado pelo convite.
Saudações guerreiras
F. Neto
4. Comentário de CV:
Ontem, tive oportunidade de falar ao telefone com o nosso novo camarada, a propósito de um pedido de esclarecimento que lhe tinha feito. Para surpresa minha, constatei que o conhecia de longa data, pois o ex-capitão Ferreira Neto foi professor na antiga Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, onde fiz o meu Curso de Montador Electricista.
Nunca foi meu professor, pois leccionava no horário nocturno para trabalhadores-estudantes, mas o engenheiro Neto faz parte do meu imaginário como estudante.
Caro professor Neto, é para mim uma honra dar-lhe as boas vindas ao Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, em nome do Comandante que está ausente da Tabanca por motivo de férias.
Caro camarada Ferreira Neto esperamos de ti, as tuas histórias (tens razão, o termo estória não faz parte do léxico da Língua Portuguesa) e as tuas fotos. As que enviaste estão na forja para serem publicadas brevemente.
________
Notas de CV:
(1) Xistossomose - doença provocada por vermes parasitas.
(2) Bilharziose - doença provocada por um verme parasita, a bilhárzia. (3)
(3) Bilhárzia - verme da família dos distomídeos que se aloja nas veias do intestino, do baço, da bexiga e do fígado provocando a bilharziose.
Sem comentários:
Enviar um comentário