Entre Fogo Cruzado > Arroz > Homem arando a terra com um instrumento manual (“kbindé”), construindo assim as “cordas” onde será plantado o arroz. Para manobrar o “kbindé” é necessária uma aptidão física excelente. Ao longe e perpendicularmente às “cordas” vê-se um dique intermediário (“perike”) que faz parte de um complexo sistema de regulação das marés e das águas salgada e doce com o dique principal (“ourique”) e as comportas (“bombas”). O pequeno caranguejo (“cacre”) que habita estes lugares não dá descanso ao homem, fazendo galerias e pondo em perigo o seu esforçado trabalho.
Entre Fogo Cruzado > Bajudas > Transportando a água em “fiminhas” (potes).
Entre Fogo Cruzado> Pesca > Mulheres regressando da pescaria.
Fotos (e legendas): © Henrique Cabral (2007). Todos os direitos reservados. (Edição: LG)
O autor... em 1965 |
(...) "Foi mais um a chegar… dos muitos atiradores integrado numa Companhia de Caçadores de tropa-macaca mas trazia na bagagem um “kodak” e a cabeça cheia de ideias.
Andava sempre por aí… só desaparecendo às vezes quando o chamavam para dentro do aquartelamento para 'fazer os serviços'
Mas voltava… voltava sempre com a mesma curiosidade de nos conhecer. Por vezes as coisas não lhe corriam bem mas nunca o deixava transparecer… antes aproveitando o que de bom esta terra tinha para lhe oferecer: o pôr do sol esfuziante, não fora a deprimente época das chuvas; o verde das matas e seus sons inesquecíveis, não fora os perigos que escondem; a água quente dos rios, não fora algum dos seus habitantes menos agradáveis; as noites claras de lua cheia e cruzeiro do sul, não fora os indesejáveis mosquitos.
"Usou 3 máquinas fotográficas que sucessivamente se foram avariando devido às péssimas condições a que eram sujeitas, tendo “disparado” cerca de 3000 vezes." (,,,)
"Entre Fogo Cruzado" é um sítio criado e mantido pelo Henrique Cabral, ex-fur mil at inf, CCAÇ 1420/BCAÇ 1857 (1965/67), membro da nossa Tabanca Grande desde 9/12/2007, e que andou por meia Guiné: regiões de Quínara (Fulacunda), e Oio (Mansoa, Braia, Encheia, Uaque, Jugudul, Bissorã, K10, Olossato, Cutia, K3 e Mansabá). Era de rendição individual e, tanto quanto sabemos, mora hoje em Queluz.
... em 2007 |
2. Páginas deste sítio (que merece uma visita e já teve perto de 74 mil visitas desde 18 de novembro de 2007, e várias centenas de comentários]:
Como já tivemos ocasião de o dizer, a grande maioria de nós não tinha tempo, vagar, pachorra, curiosidade, e sobretudo conhecimento e sensibilidade socioantropológicas para nos darmos conta de aspetos da vida, das condições de vida e de trabalho, das populações com que víviamos... Ao fim e ao cabo, apartados, eles nas suas tabancas, nós nos nossos aquartelamentos... Não éramos turistas nem etnógrafos, estudiosos dos seus usos e costumes... Um ou outro tirou fotos e tomou notas de certas aspetos da organização social e económica dessas populações... Estamos gratos ao Henrique Cabral pela excelente documentação fotográfica que ele quis partilgar connosco. Mas um álbum como o seu, com 3 mil fotos, mereceria porventura maior destaque: as fotos poderiam e deveriam ser publicadas com maior resolução (, sugerimos o 0, 5 MB) e em formato extra-large. (As fotos, a preto e branco, de grande qualidade, tiradas pelo Henrique Cabral estão em resolução muito baixa e em formato médio).
O Henrique tem, à sua disposição, o nosso blogue para publicar uma série, selecionada, das suas fotos sobre estes aspetos mais etnográficos da população da Guiné do nosso tempo. Fica aqui o convite e o desafio.
O Henrique Cabral é também autor e editor da página Rumo a Fulacunda (que tem cerca de 80 mil visitas).
_______________
Nota do editor:
Último poste da série 13 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14608: Blogues da nossa blogosfera (69): "De volta ao sul da Guiné", um artigo sobre Gadamael 1973, da autoria do Coronel Ref Manuel Ferreira da Silva, publicado na Revista "Mama Sume" da Associação de Comandos, reproduzido no Blogue da Tabanca do Centro
Último poste da série 13 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14608: Blogues da nossa blogosfera (69): "De volta ao sul da Guiné", um artigo sobre Gadamael 1973, da autoria do Coronel Ref Manuel Ferreira da Silva, publicado na Revista "Mama Sume" da Associação de Comandos, reproduzido no Blogue da Tabanca do Centro
1 comentário:
Sem dúvida que esta colecção de fotos com aspectos da vida da população é muito rica.
Tal como o Luís diz, foram raros os que tiveram a paciência e o tempo para olharem com olhos de ver o que se passava à volta, tendo em conta que o podiam fazer, pois muitos nem isso sequer lhe seria possível.
Já visitei as páginas do Henrique Cabral.
Merecem uma visita atenta, demorada.
Hélder S.
Enviar um comentário