quarta-feira, 12 de julho de 2023

Guiné 61/74 - P24471: História da CCAÇ 2792 (Catió e Cabedú, 1970/72) - Parte III: Período de 1 de novembro a 31 de dezembro de 1970: colocada nas ZA de Catió e Cabedu: descrição do terreno (relevo e hidrografia, solo, cobertura vegetal, clima, agricultura)

 

Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS / BART 1913 (Catió 1967/69) > Álbum fotográfico de Victor Condeço, ex-fur mil mec armamento  (1943-2010) > Catió -Ganjola > Rio Ganjola visto da margem esquerda, junto da cambança para o Destacamento de Ganjola Porto. Distava cerca de 5 Km do centro de Catió para Norte.

Foto (e legenda): © Victor Condeço (2010).Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] 

Guiné-Bisssau > Região de Tombali > Sector de Cacine > Cacine, na margem esquerda do Rio Cacine > 2 de Março de 2008 > Simpósio Internacional de Guileje (Bissau, 1-7 de Março de 2008) > Visita ao Cantanhez dos participantes do Simpósio > Rio Cacine, perto do cais de Cacine: Tarrafo...

Fotos  (e legendas): © Luís Graça (2017). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação de alguns  alguns excertos da história da CCAÇ 2792 (Catió e Cabedu, 1970/72). É mais uma das subunidades, que estiveram no CTIG, e que não têm até à data nenhum representante (formal) na Tabanca Grande.

Recorde-se que embarcou, no T/T Carvalho Araújo, em 19 de setembro de 1970, desfalcada de 3 dos seus oficiais subalternos. Acabou a IAO, em 31 de outubro de 1970, no CIM de Bolama, sem qualquer alferes, sendo os pelotões comandados provisoriamente por furriéis, uam situação anómala e talvez inédita no CTIG. O comandante de companhia era o cap inf op esp Augusto José  Monteiro Valente (1944-2012) (*)

Com base nos elementos de que dispomos (cópia parcial da história da unidade), vamos hoje fazer uma breve caracterização do terreno corresponde à sua Zona d4e Acção (ZA), na realidade duas zonas, e distintas: Catió e Cabedú, na região de Tombali (*)



História da CCAÇ 2792 (Catió e Cabedú, 1970/72) - Parte III:

Período de 1 de novembro a 31 de dezembro de 1970: colocada nas  ZA de Catió e Cabedu: descrição do terreno  (relevo e hidrografia,  solo,  cobertura vegetal, clima, agricultura)


(22) Caracterização das ZA de Catió e Cabedú:

(222) D
escrição do Terreno:

1. Relevo e hidrografia

As regiões  atribuídas à Companhia (Catió e Cabedú, no Sector S3) caracterizam-se pelo seguinte:

(i) são ambas zonas baixas, planas e praticamente sem relevo;

(ii) corespondem a planícies aluviais,cortadas por muitos rios onde a maré penetra profundamente;

(iii) estes divagam  através de lodos muito espessos, formando uma apertada malha e tornando em consequència extremamemte penosos e fatigantes  todos os deslocamentos apeados;

(iv) determinadas partes das ZA (Zonas de Acção) só são possíveis de atingir através do recurso a meios de navegação fluvial;

(v) merece especial referència pelo valor que representa como obstáculo o rio Ganjola.

2. Natureza do solo

O solo, normalmenmte lodoso e pouco permeável, na época das chuvas alaga com bastante facilidade, em especial nas áreas mais baixas e junto aos tios, agravando a dificuldade de movimentação das NT.

3. Cobertura vegetal

Constituindo como que colunas vertebrais dos compartimentos de terreno definidos pelos vários cursos de água, exitem manchas de floresta densa com árvores de grande porte à mistura com arbustos de 3 a 5 metros.

Todas as margens de água salobra são cobertas  por tarrafo, tipo de vegetação que penetra até onde chega a maré.

4. Clima

Esta zona sofre a influencia de um clima  de monção com;

(i)  temperaturas médias elevadas; (ii) grande pluviosidade; e (iii) excessiva humidade relativa da atmosfera que chega a atingir quase o ponto de saturação durante os meses de chuva.

Existem  diuas estçóes: (i) a das chuvas, de  junho a outubro; e (ii) a época seca, de novembro   a maio em que a chuva é muito rara.

5. Agricultura e pecuária

A  cultura do arroz é a principal riqueza da região. Outras culturas de menor valor: c0la, mancarra, fruta, etc.

O arroz é normalmente cultivado pelos balantas: transformam as lalas (planícias pantanosas) em bolanhas (extensos arrozais).

As bolanhas são delimitadas com diques (ouriques), construídos pelos agricultores com barro. Fazem  os seus viveir0s juntos às casas de onde transferem o plantio para as bolanhas.

A época das chuvas corresponde a um período de intenso labor agrícola para o antivo que nessa altura faz as suas sementeiras. Aproveitam a época seca para a preparação de novas áreas de cultura (derrube de ãrvores e queimadas)

Na sector da pecuária, tem expressõa significtiva apenas a existència de gado bovino.

(Excertos das pp.  3/II e 4/II, História da Unidade)

(Seleção / revisão e fixação de texto / substítulos / negritos: LG)

(Continua)

___________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 6 de julho de 023 > Guiné 61/74 - P24455: História da CCAÇ 2792 (Catió e Cabedú, 1970/72) - Parte II: Período de 1 de novembro a 31 de dezembro de 1970: colocada nas zonas de acção de Catió e Cabedu

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Conheci em 2008 o Cantanhez ainda com matas onde mal entrava o sol.

... Com a desmatação da Guiné, a cultura extensiva do caju, a menor pluviosidade, as alterações climáticas, o despovoamento de certas regiões do interior... e a tecnologia dos drones, o PAIGC não teria hoje a vantagem do terreno (e do clima) que tinha nos anos 60/70...

Claro, a História não se repete, e o modo de fazer a guerra teria que ser outro, mais urbano...

.




Tabanca Grande Luís Graça disse...

No Vietname usaram-se químicos desfolhantes e napalme em grande escala, ao que parece. Na Guiné isso não está documentado.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Em 2008 vi restos, no Cantanhez, de bombas de napalm (fragmentos de chapa) mas não me convenceram: pareceu-me "propaganda"...

Parece que em Angola, no Norte, se usava mais o napalm ,segundo um amigo e camarada paraquedista do BCP 21. Gostava que se falasse aqui sobre o tema, se houver alguém com informação relevante.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Esta região de Tombali chegou a servo grande celeiro da Guiné... Já com a guerra teve que se começar a importar arroz... E hoje às coisas não estão melhores... Os guineenses continuam a comer arroz importado... Ou não?

Fernando Ribeiro disse...

Luis,

Se o teu camarada parquedista diz que no norte de Angola se usava mais o napalm, não serei eu que o irei desmentir, porque ele é que era da Força Aérea, mas nunca encontrei nenhuma bomba de napalm, nem sequer vestígios.

Esta é uma recordação extremamente desagradável para mim, que me custa evocar, porque eu tinha acabado de chegar a Angola (era "maçarico", como por lá se dizia) e assisti logo ao levantamento de um fornilho numa picada, a 2 km de distância do meu quartel de Zemba. Eu não levantei o fornilho, porque não era de minas e armadilhas, mas assisti ao seu levantamento, que foi feito por um furriel, e não posso esconder o meu espanto (e o meu susto!) quando vi sair do buraco uma bomba de avião por explodir, juntamente com outros engenhos explosivos. A bomba era convencional (de TNT ou coisa parecida), tal como o eram as bombas que eu vi várias vezes, de longe, serem lançadas por aviões a jato F-84 da FAP, uns atrás dos outros, num estranho bailado aéreo que não deixava de ter a sua sinistra beleza. De napalm, porém, nem cheiro, como se costuma dizer.