sábado, 15 de julho de 2023

Guiné 61/74 - P24477: Facebook...ando (30): Por onde pára a rapaziada da farda amarela da CART 527 (Teixeira Pinto, Bachile, Calequisse, Cacheu, Pelundo, Jolmete e Caió, 1963/65)?



Francisco da Amendoeira (ou "Chico Tonho")




Imagens da página do Facebook da CART 527 (Teixeira Pinto, Bachile, Calequisse, Cacheu, Pelundo, Jolmete e Caió, 1963/65). (Com a devida vénia...)

1. Só temos, na Tabanca Grande, um representante da CCAÇ 527 (Teixeira Pinto, Bachile, Calequisse, Cacheu, Pelundo, Jolmete e Caió, 1963/65),  António Medina (de seu nome completo, António Cândido da Silva Medina; nasceu em 26 de setembro de 1939, na ilha de Santo Antão, Cabo Verde; estudou no liceu Gil Eanes (Mindelo); vive desde 1980 nos EUA, em Medford, no estado de Massachusetts; em Bissau, e até à independência, foi funcionário do BNU (Banco Nacional Ultramarino), depois de passar à disponibilidade; tem página no Facebook (último poste: 30 de outubro de 2022); é primo do antigo comandante do PAIGC, Agnelo Dantas).

Há uma página no Facebook, criada por ocasião do 20.º convívio anual do pessoal, que se realizou em 25 de maio de 2019, na Marinha Grande... Publicaram-se apenas duas ou três postagens. E duas ou três fotos do camarada Francisco da Amendoeira, cujo endereço desconhecemos. Este ano reuniram-se a 27 de maio, mas deconhecemos onde. Aqui fica um apelo: por onde páram vocês, rapazes da farda amarela?
____________

Nota do editor:

Último poste da série > 21 de junho de 2023 > Guiné 61/74 - P24420: Facebook...ando (29): A 38ª CCmds. integrada no BCmds da Guiné (1972/74), não só partilhou rações de combate como fez, com os camaradas comandos africanos, grandes operações como a "Galáxia Vermelha", no Cantanhez, que nos uniu até à medula (Amílcar Mendes)

2 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Rapaziada desse tempo uma boa % já tomaram a barca do barqueiro de Karont e os por cá andam muitos são semi-anafabetos no que toca a informática, noto por mim que sou contemporânepo da 527 ou seja pertenci á c.caç 557 1963/65 "a companhia do Como, como era conhecida" a minha relação informática com os meus camarads é quase nula não chega á meis dúzia e também através dos filhos ou das suas esposas que é normal serem mais novas. Um abraço aos camaradas contemporâneos c.caç 527.

Carlos Vinhal disse...

Depois de ler o comentário do nosso veterano José Botelho Colaço, não resisti a transcrever, com a devida vénia à Wikipédia, o texto referente a Caronte: "Na mitologia grega, Caronte (em grego: Χάρων, transl.: Chárōn) é o barqueiro de Hades, que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Uma moeda para pagá-lo pelo trajeto, geralmente um óbolo ou dânaca, era por vezes colocado dentro ou sobre a boca dos cadáveres, de acordo com a tradição funerária da Grécia Antiga. Segundo alguns autores, aqueles que não tinham condições de pagar a quantia, ou aqueles cujos corpos não haviam sido enterrados, tinham de vagar pelas margens por cem anos.
Caronte era filho de Nix (a Noite) e Érebo (a Escuridão). Era também irmão de Hipnos (o Sono) e Tânatos (a Morte)".

Carlos Vinhal