terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20602: Manuscrito(s) (Luís Graça) (178): Manel Djoquim, o homem do cinema ambulante, o último africanista - Parte III

1. Notas de leitura:


Lucinda Aranha - O homem do cinema: a la Manel Djoquim i na bim. Alcochete: Alfarroba, 2018, 165 pp.


 Continuando a nossa leitura do "romance" ou "biografia ficcionada" do homem dos sete ofícios que foi o Manuel Joaquim dos Prazeres, que nasceu (1901) e morreu (1977) em Lisboa, mas cuja decorreu, em grande parte, em África, em Cabo Verde e na Guiné.(*)

A autora chama "romance" ao seu livro, em parte para contornar as dificuldades que é escrever sobre alguém que nos é tão próximo: o pai, a mãe, a ama, as irmãs, os amigos de casa... É mais simples dizer-se que é um conjunto de histórias de vida, que giram à  volta da figura do "africanista" Manel Djoquim, e das "matriarcas" da família, a Julinha, sua segunda esposa, e a "vovó Nené", a ama das filhas e depois cozinheira, vinda da Praia, Santiago, para Bolama e depois, já a seguir à II Guerra Mundial, para  a casa de Lisboa.

Nomes de figuras mais íntimas (irmãs, cunhados, amigos e seus descendentes...) foram em parte trocados, para evitar suscetibilidades. Mas a nós, aqui, o que nos interessa são as andanças, por terras da Guiné,  do "Manel Djoquim" (, como era conhecido o "homem do cinema", lembrou à autora nosso irmãozinho Cherno Baldé....).

Não vou dizer que é um "livro escrito a quatro mãos". mas tem, sem favor, algumas "dedadas" dos nossos amigos e camaradas da Guiné, do Valdemar Queiroz ao Carlos Geraldes, do Cherno Baldé ao Vital Suane (nomes, de resto, que são citados no livro, pelos seus contributos).

2. Um dos nossos camaradas que conheceu o "velho" Manel Djoquim foi o saudoso Carlos [Adrião]  Geraldes (1941-2012), ex-alf mil da CART 676 (Pirada, Bajocunda e Paúnca, 1964/66).  A Lucinda Aranha tentou contactá-lo quando estava a escrever o livro mas ele já tinha tendo morrido, em Viana do Castelo,  em 5 de janeiro de 2012, vítima de ataque cardíaco, aos 70 anos, conforme foi noticiado no nosso blogue (**).

O Carlos Geraldes é citado no livro,  a pp. 85, mas eu não encontrei essa crónica a que ele teria chamado "O dia de S. Cinema",  alegadamente publicada no nosso blogue e também em "O Aurora do Lima". Não encontrei essa, mas encontrou outra, que, espero, tenha sido do conhecimento prévio da Lucinda Aranha. Vamos aqui republicar a parte que nos interessa, em que o Geraldes conheceu, em carne e osso, o "Manel Jaquim", em Pirada, sempre ansiosamente esperado no mato, e de que lhe falavam tanto o chefe de posto coomo o comerciante "M. Santos" (, ou seja, o célebre Mário Soares, de Pirada, por muitos considerado um "agente duplo").  Trata-se de uma das suas cartas, datada de Pirada, 3 de janeiro de 1965, e que é um verdadeiro regalo literário:


Pirada, 03 Jan. 1965

(...) 
Mas, ah! É verdade! Também tivemos cinema por cá! Foi no dia antes da véspera de Natal.

De repente, precedido por uma multidão de miúdos em grande chinfrineira, apareceu na entrada da aldeia, uma grande carripana, um daqueles Ford-T, quase pré-histórico que, ostentava um pomposo dístico, pintado nas portas: “Cine-Guiné”. Ao volante, um velhote de chapéu à colonial na cabeça acompanhado por um negro.

Num abrir e fechar de olhos juntou-se uma pequena multidão que o saudava entusiasticamente enquanto ele estacionava aquela estranha traquitana mesmo no centro da aldeia. Imperturbável saiu e logo se dirigiu para uma das lojas comerciais onde parecia já ser esperado.

Era o Manel Jaquim, o famoso homem do cinema ambulante, de quem o M. Santos e o Chefe de Posto já tanto nos tinham falado que quase o considerávamos como uma personagem lendária.

Convidado a instalar-se em nossa casa, não se fez rogado, erguendo um leito de campanha, com o respectivo mosquiteiro, mesmo no meio do nosso quintal. Ao jantar, revelou-se um indivíduo muito patusco, conversador e filósofo. Apesar de já ter uma idade avançada [, 64 anos...], parecia irradiar uma impressionante força anímica.

Fiel ao velho estilo colonial, de largos calções de caqui azul-escuro, chapéu de cortiça, olhar felino, revelando uma sabedoria de velha raposa, o Manel Jaquim é um sobrevivente de outras eras e aventuras, ao estilo dos filmes de Tarzan e da macaca Cheeta, da nossa meninice.

Conhecia todos os trilhos da Guiné e tratava quase toda a gente por tu, completamente à vontade e com a maior franqueza. Numa época de guerra como esta que estamos agora a travar, cheia de emboscadas, minas e selvajaria, nada parece deter este velho descendente dos conquistadores de antanho. Não há recanto nenhum da Guiné que ele não conheça e vai a sítios onde a tropa até tem medo de passar ao lado.

Rápida e metodicamente montou a velha máquina de projectar de 16 mm, completamente portátil, relíquia que afirmou ter comprado aos americanos, como salvado da guerra do Pacífico e à qual dedica toda a atenção e carinho.  Aproveitando a largueza do nosso quintal, montou ali mesmo a sala de espectáculo, com um enorme lençol branco a fazer de ecrã (que chega para o formato Cinemascópio). 

A toda a volta do recinto colocou uma série de fios com lâmpadas eléctricas. A energia para tudo aquilo é fornecida por um pequeno, mas potente, gerador a gasóleo que também trazia com ele. Na entrada, pendurou meia dúzia de cartazes a anunciar a sessão de cinema para hoje, do Cine-Guiné. À noite o nosso quintal até parecia a Feira Popular.

Empoleirado em cima de uma enorme caixa que, também lhe servia de cofre, mestre Manel Jaquim, com uma impressionante carabina de caçar elefantes, pousada nos joelhos, começou a cobrar os bilhetes aos clientes que acorriam em massa.

Preços: 4$00 para os pretos; 10$00 para os soldados; 25$00 para os comerciantes e oficiais, mesmo para aqueles que, como nós, tinham emprestado o recinto. Cada qual providenciava o assento que lhe fosse mais cómodo ou sentavam-se mesmo no chão. Era engraçado observar a fila de clientes que se ia formando à porta do cinema, todos com os mais variados bancos e cadeiras à cabeça.

O filme, “Hércules e a Rainha ]da Lídia" [ 1959, com Steve Reeves], era mais um daqueles pastelões italianos sobre temas mitológicos mas que, curiosamente, faz sempre as delícias destas plateias, a quem o astuto Manel Jaquim procura contentar.

Apesar de a maioria dos espectadores ser analfabeta e também não perceber nada do que os actores diziam, inacreditavelmente todos pareciam entender a trama, não desviando os olhos ecrã, vibrando entusiasticamente com as proezas do grande herói da mitologia grega. [O filme pode ser visto aqui, legendado, em versão integral, no You Tube
. Sinopse: Hércules vai a Tebas para ajudar o Rei Édipo a encontrar uma saída democrática e decidir qual de seus filhos herdará o trono. Mas o herói bebe da "Fonte do Esquecimento" e perde a memória, ficando prisioneiro da perversa Rainha Ônfale, da Lídia.]
Quando veio o final, aplaudiram maravilhados. (...)

3. Ficamos a saber, pelo Carlos Geraldes, os preços de alguns bens de consumo corrente que se praticavam em Pirada, de acordo com a sua Carta de Pirada, 15 de outubro de 1964:

(...) "A carne de 1.ª é a 150$00 o quilo e as bananas, de excelente qualidade, custam 10$00 cada grupo de 4. As galinhas variam entre 10$00 e 15$00 cada e os cabritos 50$00." (...)

Não esconde, por outro lado, a sua admiração pelo comerciante Mário Soares, um homem "providencial" que resolve tudo e tem tudo, até uma máquina de projetar filmes chamar. Éo M. Santos, na correspondência publicada no blogue: "Daqui em diante, sempre que mencionar esta personagem, designá-lo-ei pelo pseudónimo, M. Santos, para não suscitar quaisquer parecenças, com a figura pública actual que todos conhecem." (****)

(Continua)

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Notas do editor:

(*) Vd. postes anteriores:

24 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20588: Manuscrito(s) (Luís Graça) (177): Manel Djoquim, o homem do cinema ambulante, o último africanista - Parte II

14 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20558: Manuscrito(s) (Luís Graça) (176): Manel Djoquim, o homem do cinema ambulante, o último africanista - Parte I

(**) Vd. poste de 3 de abril de 2014 > Guiné 63/74 - P13022: Em busca de... (241): Fotos e histórias do cinema ao ar livre e do empresário Manuel Joaquim dos Prazeres, que deambulou pelo território entre 1943 e 1972 (Lucinda Aranha, filha e escritora)


(...) Em tempos, encontrei no vosso site umas crónicas escritas pelo Carlos Geraldes, uma das quais se intitula 'O Dia de S. Cinema'.

Entrei então em contacto com o Diamantino Pereira Monteiro que pôs o meu cunhado José Filipe Soares, que fez o serviço militar na Guiné, em contacto com o Geraldes. O caso é que sou filha do Manuel Joaquim, o personagem dessa crónica que tinha um cinema ambulante com o qual percorreu toda a Guiné entre 1943/70.

Era minha intenção escrever uma biografia do meu pai, projecto que então abandonei porque tinha entre mãos um outro livro que entretanto foi editado pela Colibri. Finalmente, a biografia do meu pai está praticamente acabada, mas não consigo resposta do Carlos Geraldes e também não o encontro como vosso seguidor. Faço-lhe, no entanto, referência no livro assim como ao vosso site. Espero não haver problema.

Também gostaria de poder contar com o vosso apoio, quaisquer informações, divulgação.

Muito obrigada,

Lucinda Aranha Antunes (...)


(***) Vd. poste de 3 de setembro de 2009 >Guiné 63/74 - P4892: Cartas (Carlos Geraldes) (5): 2.ª Fase - Janeiro a Março de 1965

(****) Vd. poste de  28 de agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4875: Cartas (Carlos Geraldes) (4): 2.ª Fase - Outubro a Dezembro de 1964

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20601: Fotos à procura de... uma legenda (116): afinal, o "Manel Djoquim" andava armado,no mato, com uma pistola metralhadora, facto que a família desconhecia... Resta saber a marca e o modelo: é mais provável que fosse a portuguesa FBP m/948 ou até m/963


Foto nº 1 A
Foto nº 1

Foto nº 2 A


Foto nº 2 

Guiné > s/l > s/d > Não há dúvida que se trata de uma "arma de guerra" e não de caça, uma pistola metralhadora, talvez a portuguesa FBP m/948 ou m/963...  Ou a americana M3 (1942), a famosa "grease subgun" ? As opiniões dividem-se... Thompson não parece, pelo punho em madeira...E M3 também não, que os americanos (General Motors) desenvolveram na II Guerra Mundial, mais barata que (e, por isso, substituta de) a Tommy Gun, a Thompson m/927 (, esta, sin, eternida, na Lei Seca, pelo famigerado Al Capone)... Procurámos melhorar a resolução das fotos acima (Fotos nºs 1 e 2) que, por serem a cores, devem ser dos anos 60.


Fotos (e legenda): © Lucinda Aranha (2014) . Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Angola > 1961 >Angola > 1961 > Desfile de tropas > O António Rosinha, furriel miliciano, aparece aqui em primeiro plano, assinalado com um X... O alferes, que vem à frente, e os três furriéis, imediatamente a seguir, empunham pistolas-metralhadoras FBP (Fábrica Braço de Prata) (1)... As praças, brancas e negras, usam a velha Mauser...Mas, diz o Rosinha, "essas FBP estavam inoperacionais em geral, porque as poucas que existiam em Angola eram da instrução, e com tanto 'monta e desmonta' as molas de recuperação já não actuavam. Mas a mim não me fez diferença, pois que, tirando a carreira de tiro, nunca fiz fogo a não ser à caça. Nem fiz nem ouvi. Vivi 200 dias por ano em toda a Angola, durante os 13 anos de guerra, menos a tropa, em barracas de campanha." (*)

Foto (e legenda): © António Rosinha (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Não, não estamos aqui a discutir o "sexo dos anjos"... Se efetivamente for uma FBP m/948 ou até m/963, a pistola-metralhadora que empunha o "Manel Djoquim", a questão agora que se põe é a de saber como é que ele a arranjou (**) ...

Tratava-se de uma arma de guerra, distribuída apenas aos graduados do exército e  às forças militarizadas... O António Rosinha usou-a em Angola, como furriel miliciano, não como civil...

Temos de admitir a hipótese de, na Guiné, ter sido distribuída aos comerciantes e demais empresários (madeireiros, etc.), para defesa pessoal... Possivelmente no início dos anos 60, quando há cada vez mais indícios de "subversão": destruição de linhas telefónicas, sabotagens de pontes, raptos e assassínios de civis, incluindo comerciantes, etc. E,  se sim, quem dá ordem para distribuir armas de guerra aos civis ?

Não era arma para a caça de onças e crocodilos... Para esse efeito, o nosso homem tinha que ter uma ou mais caçadeiras de grosso calibre... Enfim, daqui a uns dias, a Lucinda Aranha poderá esquecer esta questão, da FBP, que é nova, para ela... E ficou de nos mandar cópia das imagens que tem nas pp. 80/81, com melhor resolução...

De qualquer modo, obrigado aos nossos leitores pelas diversas achegas..

PS - Mandei à Lucinda Aranha, hoje, às 12h49 a seguinte mensagem: "

"Lucinda: não há dúvida que o teu pai tinha uma arma de guerra, uma pistola-metralhadora...Há disputa, entre os nossos leitores, sobre se é uma FBP m/948 ou m/963 (portuguesa) ou uma M3 (americana, do tempo da II Guerra Mundial)... Que idade é que teria aqui o teu pai nestas fotos [, que reenvio, editadas] ? Devem ser fotos, a cores, dos anos 60... Portanto, ele já teria 60 e picos"..

2. Comentário de Lucinda Aranha, com data de hoje, às 16h43:

Apesar de a família desconhecer, tenho de me render à evidência. Como disse, o meu pai nunca fez serviço militar mas, eventualmente, quis uma arma que lhe desse mais segurança. Ele nasceu em 1901, portanto rondava 60 e pouco quando a guerra começou. O Pereira [, o genro do Esteves,] foi para a Guiné por volta de 1956, vamos ver o que ele dirá.

Uma forma de resolverem as vossas dúvidas era contactarem as relações públicas do exército. Eu contactei por  mail as relações públicas da marinha a propósito da fotografia do jogo de futebol na Praia [, pág. 44: uma equipa de futebol da marinha alemã em visita a Santiago] e o sr Costa Canas foi excelente, não só identificou a nacionalidade dos oficiais como mandou fotografias com os fardamentos dos oficiais alemães. Penso que deviam tentar.

Lucinda

3. Pistola-Metralhadora FBP (m/948, m/963 e m/976) (**)

 A FBP é uma pistola-metralhadora de 9 mm,  desenvolvida a partir de um desenho concebido pela primeira vez, em 1940, pelo maj art Gonçalves Cardoso. Coma a 2ª Guerra Mundial, o desenvolvimento da arma ficou em "stand by". É preciso esperar pelo pós.guerra para que o 948 o projecto de uma pistola-metralhadora portuguesa,  entretanto modificado e melhorado, entre em fase de produção.

Como a sigla sugere, a arma foi produzida na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, em 1948. Foi adoptada para o serviço como m/948. Nessa altura, o  Exército Português apenas dispunha da Steyr m/938, uma pistola-metralhadora moderna mas em pequena quantidade. 

As primeiras FBP foram entregues,  numa primeira fase às unidades da metrópole, seguindo para as colónias as armas consideradas obsoletas.   Em finais dos anos 1950, a principal pistola-metralhadora usada nas colónias era a Steyer 9mm m/942.  A FBP vinha apenas em  segundo lugar. 

Fachada da antiga Fábrica de Braço de Prata
hoje um "centro cultural privado"
Foto: Cortesia da CM de Lisboa.


"Foi buscar a mola telescópica à alemã MP40 e a culatra amovível em aço, à americana M3 (Grease Gun). Inovador e único em pistolas-metralhadoras, foi a inclusão na m/948, de um grampo fixo debaixo do cano para suporte de uma baioneta Mauser".

A arma era distribuída apenas a  oficiais e sargentos das Forças Armadas e a Forças de Segurança. No início da guerra colonial, era a principal pistola-metralhadora nos primeiros tempoos da Guerra de África. Era manobrada sobretudo  pelo comandantes dos pelotões (alferes) e das secções de atiradores de infantaria (furríéis e sargentos). 

Também era  usada pelas unidades de defesa das instalações militares. Acaba por ser susbtituída pela    G3, que passa a equipar toda a secção de atiradores-

 "Nessa altura, a FBP foi relegada para as forças de segurança de instalações ou para unidades de recrutamento local e acabou por ser gradualmente substituída pela Uzi calibre 9 mm e pelas versões de coronha retráctil ou encurtada da G3 m/961".

Funcionamento:

(i) Arma automática, de tiro semiautomático e automático, de funcionamento por inércia.

(ii) A pistola-metralhadora FBP apresenta uma culatra cilíndrica. A abertura da câmara, retardada pela acção conjunta da massa da culatra e da mola recuperadora, dá-se no instante seguinte à saída do projéctil à boca. 

(iii) O percutor encontra-se fixo na culatra. Após a recuperação, esta só inicia o seu movimento de avanço quando o gatilho é pressionado. 

(iv) A alimentação efectua-se por acção da mola do depósito. Um extractor de garra com mola efectua a extracção do invólucro no movimento de abertura da culatra. A ejecção verifica-se quando a base do invólucro encontra, ao nível da caixa da culatra e sobre a base, um ejector fixo. 

(v) Um problema recorrente nos modelos iniciais tinha a ver com o sistema de segurança, o que originava alguns acidentes com as armas que, por exemplo, começavam a disparar ao receberem uma pancada forte (devida, por exemplo, a uma queda acidental) e só paravam quando o carregador estava vazio. 

Especificações técnicas:

Peso: 3,77kg (descarregada); 4,50kg (carregada) 
Comprimentos: Total - 807 mm (coronha esticada); 64 mm (coronha rebatida), Cano - 251mm - Calibre: 9 mm Parabellum
Tipo de Acção: Blowback (sistema de acção que dispensa o sistema de travamento da culatra. Devido à expansão dos gases da “explosão” do cartucho que se encontra no cano da arma, o ferrolho é impulsionado para trás, a mola recuperadora absorve a energia passada ao ferrolho, provocando a seguir o retorno do ferrolho para frente, colocando um novo cartucho na câmara)
Cadência de tiro: 500 tpm
Velocidade de saída: 390m/s 
Alcance: Útil – 50m; Efectivo - 100m; Máximo - 300m
Sistema de suprimento: Carregador de 32 munições
Mecanismo de segurança: Imobilização da culatra
Arrefecimento do cano: Pelo ar.

Variantes:

Limitações da FBP: a  versão original só fazia fogo em tiro automático. Com a versão melhorada, a FBP m/963, introduzida em 1961, passou também a fazer tiro semiautomático. 

Já depois de finda a guerra colonial, é desenvolvido, em 1976,  um modelo melhorado do m/948: a FBP  m/976  dispões de uma manga de refrigeração no cano, o que torna a arma mais precisa e fácil de controlar.

Temos, pois, 3 modelos:

(i) FBP m/948: versão original, com capacidade limitada a tiro totalmente automático;
(ii) FBP m/963: versão introduzida em 1963, com capacidade acrescida de tiro semiautomático;
(iii) FBP m/976: versão desenvolvida em 1976, com uma manga de refrigeração envolvendo o cano que, acidentalmente, também melhorou a precisão da arma. 


(***) Vd. 23 de janeiro de 2010 > Guiné 63/74 – P5690: Armamento (2): Pistolas, Pistolas-Metralhadoras, Espingardas, Espingardas Automáticas e Metralhadoras Ligeiras (Luís Dias)

Guiné 61/74 - P20600: Agenda cultural (726): Seminário de História do Colonialismo #2, dia 28 de Janeiro de 2020, pelas 15h30, Campus de Campolide da Nova

C O N V I T E




Detalhes do Evento

Segunda sessão do Seminário de Investigação em História do Colonialismo (Sécs. XIX-XX), dedicado à investigação do passado colonial e dos seus legados históricos, promovido no âmbito da Linha Temática “Colonialismo, Anti-Colonialismo e Pós-Colonialismo: Repensar Impérios e as suas Consequências” do IHC.

O Seminário de Investigação em História do Colonialismo (sécs. XIX-XX) pretende constituir-se como um espaço de discussão informal e aberto em que investigadores/as possam apresentar e debater as suas pesquisas (em curso ou já concluídas) sobre qualquer aspecto da história do colonialismo, descolonização e sociedades pós-coloniais nos séculos XIX e XX.

A primeira edição decorrerá entre Janeiro e Junho de 2020.

Cada sessão será constituída por uma apresentação (20 a 30 minutos) ou duas apresentações complementares (máx. 40 minutos no conjunto), seguindo-se uma troca de ideias sobre a temática abordada.
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Nota do editor

Último poste da série de 26 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20594: Agenda cultural (725): Odivelas, sábado, 8 de fevereiro de 2020: 5º Encontro Regional para uma Intervenção Integrada pelo Fim da Mutilação Genital Feminina (José Martins)

Guiné 61/74 - P20599: Notas de leitura (1259): "Memórias Boas da Minha Guerra", por José Ferreira - Recordar, recolher, semear alegrias e solidariedades: Um incansável ex-combatente que ata e desata entre o passado e o presente (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 31 de Dezembro de 2019:

Queridos amigos,
Testemunhar é um assunto sério. Pode-se falar de cabriolices, encontros com sardinhadas, recordações de figuras patuscas, peripécias de erotismo juvenil e muito mais, em dado momento chega a hora da veneração e a veneração é o encontro e o reencontro, em nome do que se experimentou naquele conjunto que agora convive periodicamente, diminuindo os efetivos de ano para ano, imensuravelmente.
Tomo estes testemunhos como porta-estandartes ou lampiões alumiados que se recusam a diferenciar a noite do dia, estão acesos em nome de uma causa que se chama o dever de memória, e nesse dever de memória cabe o homem por inteiro, é o que José Ferreira faz falando de todas as suas experiências de vida, dos cruzamentos que se teceram, de tal modo que em dado momento chegamos ao teatro de operações e ele não se cansa, impante, de falar de uma flâmula que enobrece a história da CART 1689, a mesma que lançou as bases do tenebroso octógono de Gandembel.

Um abraço do
Mário

Recordar, recolher, semear alegrias e solidariedades:
Um incansável ex-combatente que ata e desata entre o passado e o presente

Beja Santos

O José Ferreira teve a gentileza de me enviar o terceiro volume das "Memórias Boas da Minha Guerra", matéria publicada no blogue que, curiosamente, ganha outra expressão na dimensão do livro. O epicentro da trama é a sua unidade, a CART 1689 e depois o rodopio dos locais percorridos, não faltaram Catió nem Gandembel, e muito menos Cabedú, Dunane e Canquelifá. Dei comigo a pensar noutro peregrino em Dunane, Cristóvão de Aguiar, o seu livro "O Braço Tatuado" aqui aconteceu o desfecho dramático que ele primorosamente narrou.

Estes relatos obedecem à lei do Caleidoscópio, remexemos as pedras e recriam-se novas visões do muito semelhante que qualquer outro combatente experimentou: amores de ocasião ou paixões furibundas; a homenagem aos enfermeiros, gente desveladíssima que atendia desafortunados da saúde nos postos e que eram conhecidos por doutores; salta-se imprevistamente para a adolescência do José Ferreira, dos seus convívios e encontros por sucessivas décadas, até porque esses encontros podem ter acontecido na Guiné ou em Cabinda ou em Crestuma, pelo menos; há páginas de muita ternura, como aquele rapaz do “sorriso parvo” e da sua Jacinta; há as peripécias dos festejos, das caçadas, entre a guerra e os seus preparativos, o caso da tasca da Rua dos Polacos, na Serra do Pilar; há o orgulho dessa mesma CART 1689 ter sido distinguida com a “Flâmula de Ouro do CTIG”; lembra-se o Capitão João Bacar Djaló, um bravo precocemente desaparecido… Para alguém que já dobrou os 75 anos, mesmo que recolha, como bom aedo, as histórias dos outros, há que reconhecer que mantém uma memória prodigiosa.

Tudo se vai contando sem qualquer rigor pelo calendário nem pelos teatros de operações, contam-se aspetos facetos passados no Sul e depois caminha-se para o Norte, e em dado momento, depois de muita reinação, depois de muita recordação de infância, aliás textos tocantes, entramos numa vibração de guerra, que destoa do cenário geral em que decorrem estas narrativas onde primam a amizade, a boa camaradagem e o humor. É o que se passa naquela tarde de 10 de junho de 1967, a Norte de Banjara, no Oio, para ali houve forte tiroteio, o Simões entra em estado de choque quando descobre que afinara à pontaria sobre uma mulher idosa, ainda hoje é uma chaga aberta na vida do Simões. Segue-se a Operação Inquietar II, em julho de 1967, estavam há escassos setenta dias na Guiné, e capturaram armas, muitas delas tiveram que as abandonar num regresso que foi um suplício onde não faltou o horror da sede. Estamos a falar de uma CART que ajudou a fabricar Gandembel, aquele octógono que era uma pedra no sapato para o PAIGC, em plena terra de ninguém, junto ao corredor de Guilege.

José Ferreira sabe ultrapassar as atmosferas fúnebres, isto a propósito do último almoço-convívio da CART 1689. Assinalam a data da partida para a guerra. Estiveram onze anos sem se reencontrarem, os convívios, de um modo geral, decorrem no Norte, de onde quase todos são provenientes. O número de participantes diminui, a idade não perdoa. Em 2016, houve missa na Igreja da Falperra, passaram pelo Sameiro e pelo Bom Jesus e o banquete foi para os lados da Povoa do Lanhoso. A memória de alguns já não funciona muito bem, deturpam-se e inventam-se histórias e há mesmo casos de amnésia. Houve discursos. Alguém que estava silencioso e que foi interpelado pelo autor, respondeu: “Olha, desta vez estou para aqui a observar a malta e verifico que o nosso fim está próximo. Lembras-te de quantos homens tinha a nossa companhia? 153! Sabes quantos militares estão aqui? 19! A maioria são familiares e a gente nem repara. Cada vez vêm mais familiares a acompanhar-nos, e sabes porquê? Porque nos vêm trazer e amparar. Andam a dar-nos as últimas alegrias”. Há discussões entre nortistas e sulistas.

E o rol de memórias culmina com uma ida de José Ferreira ao Porto, vê gente indigente, um desses que ele viu a comer magro tinha uma tatuagem que dizia “Amor à Pátria, Guiné, 1967-1969”. É a amargura pelo abandono, pelo puro esquecimento, o abjeto esquecimento de uma Pátria madrasta que renega facilmente todos os compromissos do passado, incluindo a veneração e o direito à dignidade de quem a dita Pátria mandou combater e trata como fantasmas.

E há um outro aspeto fundamental destas memórias de José Ferreira que aqui exalto: ele é um exemplo acabado do dever de memória, implica-nos sub-repticiamente na obrigação de tudo contar para que nada se perca, para que não se venha dizer que quem andou com as armas na mão prefere ser ignorado, talvez com o receio de que a História nem lhe confira o direito a uma singela nota de rodapé.
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Nota do editor

Último poste da série de 24 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20589: Notas de leitura (1258): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (42) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P20598: Fotos à procura de... uma legenda (123): O caçador e empresário de cinema Manuel Joaquim dos Prazeres, o "nho Manel Djoquim" (1901-1977) andaria no mato... com uma pistola-metralhadora FBP m/948 ou m/961 ?


Foto nº 3 > Guiné > s/d > s/l > Uma das armas que o Manel Djoquim usava para caçar ... Uma carabina de caça, uma caçadeira, adaptada, com carregador de 10 munições. (Detalhe de foto inserida no livro "Manel Djoquim, o homem do cinema", de Lucinda Aranha (2018), pp. 80-81.



Foto nº 2 > Guiné > s/d > s/l > Uma das armas que o Manel Djoquim usava para caçar...crocodilhos e onças. De novo a carabina de caça,  caçadeira, adaptada, com carregador de 10 munições [Vd. foto nº 3].



Foto nº 1 > Guiné > s/l > s/d  > É provável que o Manel Djoquim, sobretudo depois do início da guerra, passasse a usar, também, para defesa pessoal, esta pistola metralhora que parece ser uma FBP m/948. Mas a Lucinda Aranha nunca lhe ouviu falar em armas de guerra. O pai, de resto, não fez o serviço militar. Mas percorreu toda a Guiné, de lés a lés, antes e durante a guerra, pelo menos até 1970/71...

Fotos (e legendas): © Lucinda Aranha (2014) . Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



I. Diversos comentários ao poste P20558 (*) e mensagens chegadas por email, relacionadas com o tema:

(i) Valdemar Queiroz:

1ª. fotografia (*): O Sr. Manuel Joaquim está com uma espingarda metralhadora e, se era utilizada como caçadeira, matava a caça de rajada. (...)

24 de janeiro de 2020 às 02:25

(ii) Tabanca Grande

Caros leitores, vamos lá descobrir que arma era esta... Está identificada e descrita no livro, na página 71...

A mecânica, os carros, a caça e, mais tarde, a fotografia são paixões que o acompanham na Guiné... Caça onças e crocodilos... cujas peles depois vendia...(Hoje, seguramente, teria outra consciência ecológica e conservacionista, como o nosso camarada Patrício Ribeiro, que vive na Guiné ha mais de 4 décadaas...).

24 de janeiro de 2020 às 07:09



(iii) G.Tavares:

A arma parece-me ser uma pistola metralhadora FBP.

24 de janeiro de 2020 às 09:31



(iv) Luís Graça

Ou será uma carabina de caça adaptada pelo Manuel Joaquim... Marca e calibre ? Estava na moda, na época. Estamos a falar do pós-guerra, anos 50, antes do início da guerra colonial.

24 de janeiro de 2020 às 12:03


(v) Valdemar Queiroz:

Rectifico: A arma é uma pistola-metralhadora FBP 9 mm, de coronha recolhida.

 24 de janeiro de 2020 às 12:56

(vi) Antº Rosinha:

Naqueles tempos uma das actividades com mais sucesso em África era ser mecânico de automóveis, (camiões, tractores, máquinas), ser mecânico, ou ter uma oficina com mecânicos, ou ser muito "habilidoso" com maquinismos.

As viaturas exigiam uma manutenção tão cara, que o mais difícil não era dinheiro para a aquisição da máquina, o mais difícil era a sua manutenção.

Isto tudo também devido ao tipo de estradas, picadas, que nem é preciso explicar.

O Manuel Joaquim tinha uma oficina e era apaixonado por carros, estava nas suas sete quintas.

Dizia-se: uma camionete velha, uma caçadeira, uma linda mulata...é o paraíso na terra.

Foi uma pena ter vindo a guerra e todas as grandes ambições, e vejamos no que deu, acabou-se o paraíso na terra.

24 de janeiro de 2020 às 13:00


(vii) Tabanca Grande

Rosinha, mais à frente falaremos da "grande ansiedade" com que era esperado o Manel Djoquim, nas terras do interior da Guiné... 


Ele, era de facto, o homem dos "sete ofícios", tendo mãos milagrosas para tudo o que era "mecânica": geradores, automóveis, camionetas, motores, armas... Às vezes estava no Sul e chamavam-no, do Norte, algum administrador ou chefe de posto, para ele vir depressa consertar... o gerador!...

Os administradores retribuíam-lhe depois estes "pequenos grandes favores" com hospitalidade e apoio (logística, publicidade, cipaios...) à realização das sessões de cinema... Não admira por isso que fosse recebido em festa por todo o lado, da administração às populações: "A la Manel Djoquim i na bim" [Vem aí o Manuel Joaquim!].

24 de janeiro de 2020 às 14:48

(viii) Tabanca Grande


Valdemar e G. Tavares:

A FBP era uma arma de guerra, uma pistola-metralhadora... Vulgarizou-se com a guerra de África / guerra do ultramar / guerra colonial.. Não me parece que, nos anos 50, pudesse andar nas mãos de civis... Pelo pelo menos, antes dos acontecimentos de 1961,em Angola...

Além disso, na sua 1ª versão [FBP m/948], só fazia tiro de rajada...

Diz a Wikipédia:

(...) FBP é uma pistola-metralhadora projectada no final da década de 1940 por Gonçalves Cardoso, Major de Artilharia do Exército Português, combinando as funcionalidades da MP40 alemã e da M3 americana. O resultado foi uma arma de confiança e com baixos custos de produção. (...)







Guiné, Região do Oio, Olossato, 1963. CART 527 (1963/65).
Fur mil António Medina, equipadode pistola metralhadora FBP,
m/948 ou m/963.  É natural de Cabo Verde,  ilha de Santo Antão.
Vive nos EUA.

A arma acabou por ser produzida pela Fábrica de Braço de Prata (FBP) em Lisboa, com cuja sigla foi baptizada.

A arma foi utilizada em combate pelas Forças Armadas Portuguesas durante a Guerra do Ultramar. A sua utilização nesta guerra levou à verificação que a sua capacidade de fazer apenas tiro automático levava a um grande desperdício de munições [, FBP m/948]. Como tal, em 1961 foi introduzida uma versão aperfeiçoada com capacidade acrescida de tiro semiautomático [FBP m/963]. (...)

4 de janeiro de 2020 às 16:00

(ix) Valdemar Queiroz

Luís: A caríssima Lucinda Aranha incluiu, no seu livro 'O Homem do Cinema', fotografias cá da minha pessoa (ena, até já apareço em livros) em Contuboel e fez o especial favor de me o enviar, autografado. O meu neto Zee (mar, em neerlandês)farta-se de mostrar o livro com a foto do avô 'a ver filmes na selva'.


FBP m/948. Origem: Portugal. Fonte: Wikipedia (com a devida vénia...)

Quanto à arma da 1ª. foto [acima], é sem duvidas uma FBP m/48 ou m/63, igualzinha à que aparece na imagem do P5690 (**). 

A arma transformada, referida no pag. 71 do livro, deve ser uma adaptação, com um carregador de 10 balas, numa carabina de caça.


Este nosso blogue Tabanca Grande e Camaradas da Guiné é também feito de todos estes extraordinários episódios passados na Guiné que nós conhecemos quando lá estivemos, infelizmente, na guerra.

Não façamos deste blogue apenas de noticiários dos sempre agradáveis e saudosos Encontros/Almoçaradas da rapaziada, ou de arrepiantes noticias de necrologia dos nossos queridos camaradas falecidos.(...)

24 de janeiro de 2020 às 18:14



(x) Tabanca Grande

Ok, ótimo, a Lucinda é impecável...

Pedi-lhe para esclarecer a marca, o modelo, o calibre, o ano da carabina. 


Na pág 71, ela diz que o pai "andava sempre armado", tendo : 

(a) uma "Flaubert" [?], "uma carabina para atirar ao alvo"; 

e (b) uma caçadeira,calibre 12, automática, com um carregador de cinco cartuchos, mas em que ele modificou "todo o sistema (os carregadores, as molas)", ficando com a possibilidade de dar "10 tiros seguidos"... (pág. 71).

Não percebo nada de armas de caça... Mas, nas pp. 80/81, aparecem mais fotos com estas armas [, vd. acima, fotos nº 3 e 2]...


24 de janeiro de 2020 às 19:47



(xi) Alcídio Marinho

A arma que se vê em cima do para-lamas, parece ser uma Thompson, arma usada no tempo de Al Capone, que podia utilizar carregador ou tambor.


(xii) Valdemar Queiroz

A nossa pistola-metralhadora FBP e a americana Thompson m3 são primas direitas.

Julgo que a nossa foi projectada/fabricada com uma 'autorização' da Thompson.

A nossa tem o punho em madeira e a entrada do carregador ligeiramente diferente, a Thompson é toda feita em ferro.


A famosa m3, cacibre 45, de 1942  (USA).
Criador: George Hyde. Não oconfundir
com a Thompson...
Fonte: Cortesia de Wikipedia.
Julgo que a esta Thompson não era adaptado o tambor/carregador.

E não sabemos como o Sr. Manuel Joaquim adquiriu a nossa, por ser arma de guerra, ou então a Thompson, por ser de algum gangster americano.

(xiii) Lucinda Aranha

25 jan 2020, 20h50

Luís,

Vejo que efectivamente gostaste do livro pelo empenho que tens demonstrado, o que muito te agradeço. 

Quando escrevi o livro, tive a preocupação de não ferir susceptibilidades, tendo-me as minhas irmãs pedido para que os nomes fossem alterados; segui o mesmo critério para algumas das outras personagens que aparecem no livro de modo a não ferir descendentes. (...)

Sobre as dúvidas a propósito das armas do meu pai, o que sei é que nunca ouvi falar que tivesse uma metralhadora mas as armas que referi no livro, entre elas a dita Flaubert, que adaptou. 


Várias fontes me falaram destas armas, sendo a mais fidedigna e importante o genro do Esteves [, da Casa Esteves, Bissau] , o sr. Pereira, pelas relações de grande convívio e amizade. Aliás, assim que puder, já combinei encontrar-me de novo com ele para tentar esclarecer as dúvidas que tens posto a propósito do Esteves e do meu pai. 

Não percebo nada de armas mas o meu pai era um espírito muito inventivo e não me espantaria que a vossa metralhadora fosse a dita Flaubert com a cartucheira adaptada e, eventualmente, que o braço mais comprido seja uma pega. 

Nas pp 80/81 do livro, lá está a dita de novo, embora reconheça que não tem nenhuma pega. 

Quanto a toda a parafernália de que ele se fazia acompanhar, disse-me uma outra fonte, o sr. Faxina, que se encontrava, pelo menos até há alguns anos, no quintal do Tita Orelha. Creio que este senhor já morreu, mas há um filho, que talvez seja tabanqueiro, com quem nunca consegui falar. Eventualmente, seria ele quem melhor te podia esclarecer. 

Gostei muito do poste sobre o zepelim. Quanto à data exacta da ida do meu pai para Cabo Verde. não consegui apurá-la com toda a exactidão, 1922 é a minha proposta. 

A concretizar-se o encontro da Lourinhã, teremos muito para falar. (...)

Quanto à venda do livro, pode-se sempre encomendar na FNAC, mas tenho em meu poder vários livros e gostava de os vender. Basta que os interessados me contactem para o meu mail [ lucinda.aranha@gmail.com ], que eu enviarei o(s) livro(s) pretendido(s) pelos CTT
 contra reembolso ao preço de 12,50 euros (já com os portes incluídos).

PS- Há efectivamente uma relação entre "No Reino das Orelhas de Burro" e "O Homem do Cinema",  embora este último não seja um prolongamento do anterior. 


Quando escrevi "No Reino...",  já pensava escrever um livro sobre o meu pai mas ainda não tinha os contactos indispensáveis para o poder fazer. "No Reino..." é um caderno de agravos ( se me é permitida a terminologia da revolução francesa) em defesa dos direitos dos animais. Tenho muito gosto em te oferecer um exemplar assim como do "Melhor do que Cão é Ser Cavaleiro", uma espécie de romance da cavalaria escrito por duas das minhas cockers. (...)



Guiné > s/ l> s/d >

O  "Manel Djqouim" com uma pistola-metralhadora
FBP, Thompson ou M3 ?... Detalhe.
Foto: Cortesia de Lucinda Aranha
(xiv) Elísio Esteves de Oliveira [nosso leitor e camarada, nascido em Angola, ex-oficial miliciano de infantaria, CTIG, 1963-1965]

sábado, 25/01, 23:06


Boa noite, Luís,

Cá está de volta o chato picuinhas - mas na foto que acompanha o post Guiné 61/74 - P20588: Manuscrito(s) (Luís Graça) (177): Manel Djoquim, o homem do cinema ambulante, o último africanista - Parte II (*), a arma que nho Djoquim empunha não é uma caçadeira, mas sim uma portuguesíssima {pistola metralhadora] FBP m/948... 


Topa o encaixe para a baioneta sob o cano, o carregador e a corcova entre o carregador e o resguardo do gatilho.

Um Alfa Bravo e um bom ano,
Esteves







(xv) Lucinda Aranha

26 de janeiro de 2020, 19h50:


(...) Como te disse, quer o falar de novo com o Pereira [, o genro do Esteves, de Bissau.] que me deu as informações mais detalhadas e mais fiáveis sobre a vida do meu pai na Guiné e sobre o Esteves, inclusive sobre as armas. 


Gostava também de falar ao Parente cujo irmão mais velho chegou a caçar com o meu pai mas não acredito que ele possa responder às vossas dúvidas. Falei com o meu cunhado que combateu na Guiné e ele também acha que pode ser uma pistola metralhadora. O irmão, que esteve na marinha, também na Guiné, põe a hipótese de ser uma pistola metralhadora FBP de 9mm ( feita em Braço de Prata).

Volto a dizer que nunca ouvimos lá por casa falar em G3 ou metralhadoras. Será que com a guerra colonial comprou alguma dessas armas para se defender? Para se exibir? Ele nunca fez o serviço militar, mas era farrompeiro a propósito das suas caçadas.

De qualquer modo, acho que ninguém caça com semelhantes armas.

Ontem,andei à procura de outras fotos com armas mas não encontrei o mail que mandei à editora. Esta semana vou procurar os originais e logo te envio mais fotos. Talvez fosse melhor esperares por estes elementos que, quem sabe, poderão ajudar a esclarecer dúvidas. (...) (***)

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Guiné 61/74 - P20597: Parabéns a você (1749): Mário Serra de Oliveira, ex-1.º Cabo Escriturário da BA 12 (Guiné, 1967/68)

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Nota do editor

Último poste da série de 29 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20593: Parabéns a você (1748); Fernando Macedo, ex-1.º Cabo Apont Art.ª do 5.º Pel Art (Guiné, 1971/72)

domingo, 26 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20596: Blogues da nossa blogosfera (119): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (34): Palavras e poesia


Blogue Jardim das Delícias, do Dr. Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887, (Canquelifá e Bigene, 1966/68), com a devida vénia, reproduzimos esta publicação da sua autoria.

MÃOS DE HOJE QUE FORAM DE SEMPRE

ADÃO CRUZ

 © ADÃO CRUZ



Na noite que já não é noite de madrugadas
perpassa em doce silêncio por entre os dedos dormentes
uma brisa dolente
esquecendo as mãos na paz adormecida.
Por entre os frágeis dedos da quietude e do silêncio
vagueia agora em suave melancolia
o magro regato da secura da vida
arrastando em seu leito rugoso
a triste canção de um tempo sem cor nem movimento.
O lento gesto do abrir destas mãos de tantos anos vividas cai agora em pesado silêncio por entre as malhas da sombra
no impiedoso vazio das mãos cheias de nada.
Foi-se embora a madrugada das manhãs perdidas
no tempo em que o sol sorria entre os sonhos
e as mãos cantavam a força da vida
com ondas do mar por entre os dedos frementes.
No penoso abrir e fechar de mãos
deste plangente gesto do fim do dia
feito canção de tão gélido silêncio
apenas a saudade se aninha em negro fundo
para morrer sozinha.
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Nota do editor

Último poste da série de 12 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20550: Blogues da nossa blogosfera (117): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (33): Palavras e poesia

Guiné 61/74 - P20595: Blogpoesia (657): "O chão da minha aldeia", "Suavidade benfazeja..." e "O talento brota do chão", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) estes belíssimos poemas, da sua autoria, enviados, entre outros, ao nosso blogue durante a semana, que continuamos a publicar com prazer:


O chão da minha aldeia

Sabia de cor os caminhos da minha aldeia.
Era negro o chão.
Ficava verde quando o cobria o sol.
Tinha campos e montes onde esvoaçava o passaredo.
Sobre as eiras aloiravam espigas.
Depois de secas, não escapava uma.
Era um mar de neve, a escorrer da mó.
Abençoadas broas que saíam do forno de lenha.
Era um regalo para a semana inteira.

Aquele riacho manso a serpentear perdido pelas fonduras da aldeia.
Dava de beber ao gado, regava as terras e servia de mar a quem não tinha praia.

E aquele folguedo sadio enquanto se vindimava o vinho...
Era uma romaria que galvanizava a aldeia!

Bar dos Motocas, arredores de Berlim, 21 de Janeiro de 2020
15h19m
Jlmg

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Suavidade benfazeja...

Ó suavidade benfazeja que inundais as nossas almas.
Fazeis ver com claridade a escuridão da vida.
Seus enigmas.
Suas chamadas divergentes.
Que nos afastam da luz.
Nos sujam a consciência e roubam a perfeição.

Ó suavidade etérea das boas obras.
Que nos aproxima e une à perfeição.
Manto leve e transparente onde se abrigam nossas tendências positivas.
Doce enleio que nos eleva sobre as núvens mais enegrecidas.

Envolvei-nos como a um bébé.
Até que consigamos caminhar em segurança por nosso pé.
Que à vossa luz, nossa mente se ilumine e atinja os cumes da verdade...

Ouvindo Adágios
Berlim, 22 de Janeiro de 2020
10h17m
Jlmg

********************

O talento brota do chão

O talento brota do chão
Não precisa de amanho.
Floreados não tem.
Cristalino, brota do chão.
Não precisa de cálculos.
Nasce das mãos.
Laçadas e laços.
Desfazendo meadas.
Na forma mais simples.
À vista do olhar.
É arte a escorrer.
Pinceladas, rabiscos.
Jogos de cores.
Esfacela-se a pedra.
Linhas de rosto.
Adoçam-se as formas,
Em busca da alma.
Buscam-se os sons e os sonhos
que esvoaçam nas pautas.
Cobre-se o quadro com traços de giz.
Calcula-se a órbita da lua e da terra.
Sputniks à frente.
Sem nada lá dentro.
Arrisca-se a Lassie.
Depois, Gagarine.
Poisa-se na lua.
Com saltos de ave.
Fazem-se as malas e se volta a casa.
Viagem à lua.
Já fui e voltei...

Berlim, 23 de Janeiro de 2020
13h17m
Jlmg
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Nota do editor

Último poste da série de 19 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20572: Blogpoesia (656): "Ociosidade intelectual", "Desafio de viver" e "Cair da tarde", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Guiné 61/74 - P20594: Agenda cultural (725): Odivelas, sábado, 8 de fevereiro de 2020: 5º Encontro Regional para uma Intervenção Integrada pelo Fim da Mutilação Genital Feminina (José Martins)



1. Informação que nos foi fornecida pelo nosso colaborador permanente, José Martins, que reside em Odivelas [ex-fur mil trms, CCAÇ 5, "Gatos Pretos", Canjadude, 1968/7o; tem mais de 400 referências no nosso blogue): 


Odivelas recebe o 5.º Encontro Regional para uma Intervenção Integrada pelo Fim da Mutilação Genital Feminina

Data: Dia 08 de fevereiro 

Local:  Auditório da Escola Braamcamp Freire.

Guiné 61/74 - P20593: Parabéns a você (1748); Fernando Macedo, ex-1.º Cabo Apont Art.ª do 5.º Pel Art (Guiné, 1971/72)

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Nota do editor

Último poste da série de 25 de janeiro de  2020 > Guiné 61/74 - P20590: Parabéns a você (1747): João Alberto Coelho, ex-Alf Mil Op Esp do BART 6522 (Guiné, 1972/74)

sábado, 25 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20592: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte XXXIV: Raul Ernesto Mesquita Costa Passos Ramos, maj art (Quelimane, Moçambique, 1931 - Pelundo / Jolmete, Guiné, 1970)






1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais, oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar ou guerra colonial (em África e na Ásia). (*)

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva [, foto atual à esquerda], membro da nossa Tabanca Grande [, tendo sido, no CTIG, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972 ]

2. Sobre a tragédia do Chão Manjaco (em que foram barbaramente assassinados pelo PAIGC, em Jolmete, em 20 de abril de 1970, três oficiais superiores, um alferes miliciano, dois condutores de jipe e um tradutor, nativos, todos desarmados), temos dezenas de referências no nosso blogue. Ver em especial:

Três majores
Major Magalhães Osório
Major Passos Ramos
Major Pereira da Silva
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