quinta-feira, 1 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P832: Do Porto a Bissau (23): Matando saudades de Empada (A. Marques Lopes e Inês)

Texto do A. Marques Lopes:
Um dia, estava o grupo no Saltinho, o Allen decidiu ir com a Inês até Empada, para ela ver onde ele tinha passado os seus verdes anos.
Eu fui com eles, enquanto os outros preferiram ficar a refrescar-se nos rápidos do Corubal...
Lá andaram eles a ver tudo em pormenor, o Xico a lembrar, a Inês a tomar nota da história do pai, e eu a conhecer o que não conhecia... por exemplo, que o meu Sporting tem em Empada uma grande implantação!

O Allen deu-me, depois, um poema que fez quando lá estava, e deu-me autorização para o divulgar [vd. post de hoje > Guiné 63/74 - P828: Cancioneiro de Empada (Xico Allen) ] ...
E aqui vão algumas fotografias de Empada, da Inês e minhas [por razões técnicas, nem todas poderão ser inseridas no bloge, de imediato].
A. Marques Lopes


Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 > Entrada do antigo aquartelamento das NT onde é visível, ao centro, o pau da bandeira, as casernas ao fundo e a grande árvore secular, à direita. Em 2005 a localidade tinha sida visitada pelo José Teixeira (ex-1º cabo enfermeiro Teixeira, da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70), além do Xico Allen, que também lá esteve, mas mais tarde (CCAÇ 3566, Os Metralhas, Empada e Catió, 1972/74).

Foto: Inês (2006).
Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 > Uma outra perpectiva da parada do antigo aquartelamento das NT com os respectivos edifícios ao fundo e a grande árvore à direita. (LG)

Fotos: © A. Marques Lopes (2006)



Do ponto de vista administrativo, Empada faz parte actualmente da Região de Quínara, juntamente com Buba, a caital, Fulacunda e Tite. Quínara faz fronteira com as Regiões de Bafatá, Bissau, Bolama/Bijagós, Oio e Tombali. Tem uma superfície de 3.138 Km2, e uma população de 53.585 habitantes.

Às vezes, por lapso, Empada já tem sido referida como pertencente à Região de Tombali, que essa sim faz fronteira com a República da Guiné-Cronacri. Tombali é maior em superfície (3.736 Km2) e população (86.850 habitantes) do que Quínara. Inclui os seguintes sectores de Catió (capital), Bedanda, Komo, Quebo e Quitafine. (LG)




Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 > De novo, pai e filha, juntos na pesquisa de vestígios da presença dos Metralhas nos já idos tempos de 1972/4.

Foto: © A. Marques Lopes (2006)

Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 > O Xico Allen junto a um antigo abrigo...
Foto: Inês (2006)

Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 > Este edifício é pressuposto ser (ou ter sido) uma maternidade, segundo a lacónica legenda que acompanha a imagem... Outras instalações (casernas das NT) foram (LG)

Foto: Inês (2006)


Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 > O grupo também fez um visita à escolinha local, falou com o professor e tirou fotografias. Nesta, por exemplo, os meninos estavam a ter uma aula de português, a juntar as letras e a fazer palavras bonitas como casa e mesa ... (LG)
Foto: © A. Marques Lopes (2006)

Sem comentários: