terça-feira, 14 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1278: Estórias de Bissau (3): éramos todos bons rapazes (A.Marques Lopes / Torcato Mendonça)


Lisboa-Guiné > A bordo do T/T Niassa. Maio de 1968. Grupo de oficiais que viajaram com o A. Marques Lopes (o segundo a contar da direita, de óculos escuros e papéis debaixo do braço) , e entre eles o Almodôvar (o quarto a partir da direita), amigo do Torcato Mendonça e do Paulo Raposo. O Marques Lopes regressava do Hospital Militar Principal, em Lisboa. Depois de ter estado, em Geba, em 1967, na CART 1690, onde foi ferido, acabou o resto da sua comissão em Barro, na CCAÇ 3.

Foto: © A. Marques Lopes (2005). Direitos reservados.


1. Mensagem do Torcato Mendonça ao A. Marques Lopes, em resposta ao post de 11 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1267: Estórias de Bissau (2): A minha primeira máquina fotográfica (Humberto Reis); as minhas tainadas (A. Marques Lopes):

Porque respondo hoje? Não é por ter chegado à Guiné em Janeiro de 1968 - no Ana Mafalda- , nem por ter passado pouco tempo em Bissau. É porque falas no Almodôvar. Ora se o Almodôvar era um Alferes, baixo, gorducho, sorriso fácil e bom jogador de poker, então é ele. Mas o tipo esteve no mato. Levou uma porrada. Se bem me lembro.

Claro que pode ter ficado esquecido em Bissau. Se é quem eu penso, sinteticamente digo: estudámos (6º e 7º) no Liceu de Beja, tirámos a especialidade juntos, estivemos no RAL 3 em Évora, em Lamego no CIOE e lá trocámos – com dois camaradas – e viemos formar Companhia para Évora, eles para Penafiel (?). Só que ele teve um problema num pé. Nós viemos para a Guiné, ele deve ter ficado na Estrela (Hospital Militar Prinicpal). Foi para a Guiné em rendição individual, um dia encontramo-nos lá. Já lá vão muitos anos…! É bom rapaz.

2. Resposta do A. Marques Lopes:

Respondi-lhe que o Almodôvar que eu conheci tinha, de facto, as características pessoais que ele refere. E admiti que posso ter sido mal informado sobre o destino que ele teve na Guiné, desejando, até, que o Torcato me facilitasse um contacto com ele para esclarecer a questão. E transmito-vos isto para que considerem também que me posso ter enganado, ou ter tido informações incorrectas.

A. Marques Lopes

3. Nova mensagem do A. Marques Lopes, enviada a toda a tertúlia:

Caros camaradas:

Enviei esta fotografia (ver acima) ao nosso amigo Torcato Mendonça e esta mensagem:

"Descobri esta fotografia, onde estão os oficiais que desembarcaram comigo em Bissau em Maio de 1968. Diz-me lá se algum destes é o Almodôvar que tu conheces. Eu sou o segundo a contar da direita (com papéis de baixo do braço). Estou muito interessado, pois não quero levantar falsos testemunhos sobre o Almodovar."

E a resposta dele foi a que deixo abaixo. Fiquei mais sossegado. E quero transmiti-lo a vós todos. E, já agora, vejam se conhecem alguém dessa fotografia. Abraços

4. Resposta, por fim, do Torcato Mendonça:

"É o 4º a partir da direita. Mais magro, o sorriso brincalhão e o olhar gozão.Não estás a levantar qualquer falso testemunho ou erróneo juízo de valor. Calma. Ele é bom rapaz. Quem o não é? Eu, tu, ele… tivemos azar, chutaram-nos para a Guiné. Não te preocupes. Obrigado pelas fotos.

Sabes, eu nunca mais volto à Guiné. Por várias razões. Talvez um dia escreva sobre isso. Respeito quem lá foi ou quer ir. Tudo bem e devemos fazer, tanto quanto possível, o que gostamos.

Meu caro amigo um abraço do

Torcato Mendonça

Sem comentários: