sábado, 19 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5501: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (12): Vamos ajudar camaradas em dificuldades (Manuel Marinho)

1. Mensagem de Manuel Marinho* (ex-1.º Cabo da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4512, Nema/Farim e Binta, 1972/74), com data de 11 de dezembro de 2009:

Caro amigo Carlos Vinhal:
Envio-te este texto, como de costume faz o que melhor entenderes com ele, não precisas de justificar nada, nem o título tem.



Neste Natal, lembremo-nos dos camaradas que precisam de ajuda

Das coisas que tenho feito ultimamente, a par da visita assídua ao blogue, tem sido tentar encontrar os meus camaradas com quem partilhei o sangue, suor e as lágrimas, no solo da Guiné ao serviço da Pátria e a emoção tem sido uma constante, pois já são mais de uma dezena os que estão localizados e que por razões várias não comparecem aos almoços anuais, entre os quais eu me incluo, organizados por camaradas do meu Batalhão.

Os traços comuns a todos, é a profunda revolta por todos os que querem fazer esquecer o que foi a guerra colonial, começando sempre muito naturalmente pelos que estiveram à frente dos destinos do País, em todos estes anos de vivência democrática.

Sentimo-nos abandonados e traídos pelos que deveriam ter a obrigação de corrigir e cuidar de uma coisa tão simples que era honrar, os que um dia lutaram pela Bandeira, e não discuto aqui se foi por dever ou obrigação, isso são discussões que guardo para ocasião oportuna.

O sentir um homem chorar de emoção ao dar um forte abraço ao camarada que se meteu ao caminho para o encontrar ao fim de 35 longos anos é uma ocasião única de conforto e riqueza humana difícil de descrever e que nos fica até á morte.

Depois as mazelas que nunca mais saram, problemas graves de relacionamento humano porque que só entre camaradas que passaram pelo mesmo são atenuados e, pode haver algum entendimento e ajuda espiritual para os que estão menos bem.

Curioso, todos gostam da Guiné!
Isto vem a propósito das recentes polémicas que tenho seguido no blogue.

Guerra: Perdemos ou ganhamos?

Guileje: Abondono ou acto de coragem?

E já agora:

Os comandantes das nossas unidades militares, será que deram o exemplo, para o que nos treinaram, ou nem sequer saíam para as operações com os seus homens?

Estas discussões são benéficas (eu também tenho opinião formada), mas temo que estejam a passar ao lado da esmagadora maioria de quem lê diariamente o blogue, não esqueçamos, que temos de incentivar os que não podem ou não querem escrever, mas deixo já ficar claro que aprecio a inteligência dos camaradas que vão dirimindo os seus argumentos.

No entanto vou adiantando que penso que todos perdemos, e quem ganhou foram os que se baldaram, triste sina do meu País que tanto maltrata os que o servem!

Esta quadra é propícia ao entendimento humano, mas infelizmente na vertigem do dia a dia, e nas voragens comerciais, inadvertidamente fechamos os olhos ao que nos rodeia.

O meu desejo para este Natal é que todos nós aqui no blogue, comecemos desde já a procurar camaradas nossos que estejam em situações complicadas e que os ajudemos a integrar no nosso meio. Se cada um de nós encontrar um que seja, vamos em 2010 discutir a forma de restituir a dignidade perdida a esses nossos camaradas, que na minha modesta opinião, são bem mais importantes, que os muitos figurões com os quais perdem energias e talento os nossos camaradas mais activos nas tais quezílias.

Estou a lembrar-me dos sem-abrigo, ex-combatentes que estão ainda muito longe de serem convenientemente ajudados, e para eles o meu respeito e solidariedade.

A conversa vai longa e é altura de deixar de moer a vossa paciência.
Peço desculpa a toda a Tabanca, mas começo pelos comandantes.

Aos editores deste enorme e famoso blogue, os desejos de Bom Natal e grande Ano 2010 com muita saúde na companhia de todos os seus familiares.

Aos restantes Tertulianos e suas respectivas famílias, votos de Bom Natal e feliz Ano 2010, com muita saúde e muitas estórias, são os votos do.

Manuel Marinho
Sejam todos muito felizes
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 7 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5230: Guidaje, Maio de 1973 (2): O fim do pesadelo (Manuel Marinho)

Vd. último poste de 19 de Dezembro de 2009 > 19 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5500: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (11): Natal com calor (Paulo Salgado)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel Marinho
Que importante é a tua mensagem!
«O meu desejo para este Natal é que todos nós aqui no blogue, comecemos desde já a procurar camaradas nossos que estejam em situações complicadas e que os ajudemos a integrar no nosso meio».
O que escreveste prova que vives com os pés bem assentes na terra.
Felicito-te por isso.
De facto por vezes no nosso blogue consomem-se tantas energias que...se guardássemos algumas ...canalizadas na direcção que apontas poderiamos ajudar quem efectivamente precisa.
«Se cada um de nós encontrar um que seja, vamos em 2010 discutir a forma de restituir a dignidade perdida a esses nossos camaradas» .
Manuel Marinho estou contigo nessa guerra.
Um grande abraço e bom Natal.
JERO
C.Caç. 675 (1964-66)

José Marcelino Martins disse...

Caro Manuel Marinho

Há quem pense que o assunto dos "sem abrigo" se resolve com grandes espaços onde, no meu entender, esses camaradas serão armazenados.
No entanto, creio eu, que se deve começar por baixo, ao nivel da freguesia, para que quem receber a nossa ajuda possa ser acompanhado, no local que conhece, e podendo manter os laços com o "seu passado próximo".
Eu já iniciei conversações com o Presidente da Junta de Freguesia, sobre doi s camaradas nossos.
Temos de ir em frente e não desistir. Todos somos poucos...