1. O nosso Camarada Paulo Salgado, ex-Alf Mil da CCAV 2721 (Olossato e Nhacra - 1970/72), hoje coronel na reforma, enviou ao Luís Graça um curto conto de Natal, em 18 de Dezembro, que o Luís quis partilhar connosco;
Meu Caro Luís Graça,
A nossa grande estima. Votos de Boas Festas para Ti e Teus.
Em um breve conto que escrevi em Bissau há três anos.
Paulo Salgado, Conceição e Paula.
NATAL COM CALOR
A aldeia de Nhane fica a cerca de cinquenta quilómetros de Bissau. Para lá se dirige Alberto e sua mulher, acompanhando António Kundé, funcionário superior do Ministério dos Assuntos Sociais, em visita a sua mãe.
É véspera de Consoada.
Pelo caminho, já nas cercanias da povoação, repararam nos pequenos santuários animistas, erigidos a deuses variados – e junto deles flores, ou folhas, ou conchas ou amuletos, sinal de recente visita de crente ansiando benesse divina.
Debaixo do alpendre, sentaram-se nas tropeças, e conversaram todos sobre a vida da tabanca: da lavoura, das festas, das misérias e sofrimentos de quem trabalha muito e padece mais, e da cidade ali tão perto e tão longe, onde alguns têm tudo ou quase tudo: camisa e calça alisada, pãozinho quente pela manhã, bebendo bom vinho, tanta coisa boa...
O tempo foge devagarinho.
O sol está a desaparecer por detrás das palmeiras (as noites, aqui em África, caem muito depressa! as galinhas deixaram de rapar a terra e procuram um galho para noitarem; os porcos acomodaram-se; as mães começaram a arrastar os filhos e os netos para dentro de casa; os homens fumam a derradeira cachimbada.
O silêncio faz-se mais. Os visitantes preparam-se para partir.
Um velho, porventura o mais velho ancião da aldeia, pediu ao familiar António um momento de espera antes da partida. Entrou na sua casa e depressa regressou.
Nas suas mãos calosas, mas com pele sedosa e brilhante, trazia um pequeno ovo que depositou, candidamente, nas mãos brancas da mulher branca.
Santa véspera de Natal, sem ser Natal, em Nhane.
Paulo Salgado
Alf Mil da CCAV 2721
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
1 comentário:
António Costa,Deseja a todos camaradas de Armas da C.CAV.2721Infernais Avante. Um Santo Natal.
Um abraço deste amigo
António José Pereira da Costa
Enviar um comentário