quinta-feira, 31 de março de 2011

Guiné 63/74 - P8026: Blogpoesia (136): Ai Guiné, Guiné (8) (Albino Silva)

1. Oitavo poste da série Ai Guiné, Guiné, trabalho em verso do nosso camarada Albino Silva (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), enviado em mensagem do dia 21 de Março de 2011:


AI GUINÉ GUINÉ (8)

Outros vendiam Sanches,   
macaquinhos da Guiné,
até mesmo eu comprei 
a um amigo Jalé ...

Eu tive muitos amigos 
dos quais não esqueço mais,
eram negros e eu branco 
mas seres humanos iguais...

Falava muito com eles,   
eles falavam a mim,
camaradas, bons amigos,   
fosse o Cufá ou Pandim...

Era o André bom rapaz 
e era o Mamadu Baldé, 
fosse o D’jaló ou irmão,   
bons amigos na Guiné...

Na Guiné, naquela zona,   
acontecia de quando em vez
com uns a falar crioulo,   
outros português e francês...

Fossem eles crioulos 
ou mesmo falando o francês,
o respeito por nós esse era 
o de falar português...

No meu tempo de Guiné 
houve do bom e do mau,
só tive pena sem culpa 
conhecer pouco Bissau...

Bissau, cidade bem linda,
da Guiné é a Capital,
e tudo que lá conheci 
garanto não ter visto igual...

Bem juntinho a Bissalanca 
foi assim que eu te vi,
nos poucos dias passados 
ainda te conheci...

Passeei pela cidade,   
pois valia sempre a pena,
em teus bares bebi cerveja ,
à noite ia ao cinema...

Uma Escola visitei 
em Bissau e como tal
lá pintei bancos e mesas 
e visitei o Hospital...

Na Avenida Marginal 
gostei por lá passear,
de um lado era a cidade,
de outro lado era o mar...

Sentado em esplanadas,
de olhos postos no mar,
vendo os pescadores ao longe 
em canoas e a pescar...

Canoas, tantas canoas,
havia naquele mar,
também naquele seu Porto 
via barcos a chegar...

Tudo aquilo era belo,
eu gostava de lá ir
ver navios a chegar 
e ver outros a partir...

Tudo aquilo era belo,   
muito lindo de certeza,
ver o mar ao pôr-do-sol,
Bissau era uma beleza...

Havia largos passeios
na avenida Marginal,
e também muitas palmeiras 
em Bissau, na Capital...

Eram passeios sempre cheios,   
muita gente a passear,
outros sentados nos bancos 
vendo a Cidade e o mar...

Também gostei bastante
mesmo à noite e ao luar,
sozinho eu via as ondas,   
sentia a brisa do mar...

(continua)
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 30 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P8018: Blogpoesia (135): Ai Guiné, Guiné (7) (Albino Silva)

Sem comentários: