quinta-feira, 14 de julho de 2011

Guiné 63/71 - P8554: Em busca de... (169): Pessoal do CAOP 1, Teixeira Pinto, 1969 a 1971 (Albino Silva)

1. Mensagem do nosso camarada Albino Silva* (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), com data de 13 de Julho de 2011:

Carlos Vinhal
Desta vez é um apelo que faço através da nossa Tabanca Grande e dirigido à malta do CAOP que esteve em Teixeira Pinto de 1969 a 1971.
Desde o regresso da Guiné esta dúzia de ex-combatentes jamais se encontraram e não sabem uns dos outros. Sei que têm muito interesse em se verem, daí o meu apelo porque também eu tenho saudades desses camaradas que bem me conheciam e que certamente ainda se lembram da assistência de saúde que lhes prestava.

Entre estes camaradas na foto está um que é o Faria, que foi levado pela mão do malogrado Major Passos Ramos, para que eu lhe desse assistência, já que me encontrava de serviço à Enfermaria.
Eles estavam chegando a Teixeira Pinto depois de uma passagem por Bissau.

Envio aqui esta foto que é do Manuel Alberto Cunha Bento, entretanto já contactado, na tentativa de que alguém a reconheça e entre em contacto comigo...

Sem mais de momento, obrigado.
Um abração,
Albino Silva




APELO

Além dos nomes aqui referenciados, reconheço ainda o Zé Carlos, o Faria, o Bento, e lembro-me bem dos restantes. Oh Malta! Onde é que vós parais ?...

Lembrais-vos das petiscadas que improvisava na Enfermaria em Teixeira Pinto para depois vos convidar?... Pois é. Sou o Albino Silva e vosso “Enfermeiro”, e ando à vossa procura. Já sei de dois camaradas, mas faltam os restantes.

Se por ventura virem este apelo, liguem para Albino Silva, (telemóvel 963 297 804, mail bynisil@hotmail.com ou ainda escrevam para Rua Nª Sª de Guadalupe, 24 – Gandra – 4740-476 Esposende.

Fico desde já à vossa espera e conto com a colaboração de quem saiba de vosso paradeiro pois de certeza que algum destes camaradas já vos falou de seu passado emTeixeira Pinto, nos anos de 1969 a 1971.
Como eram cerca de uma dúzia é natural que nunca tivessem feito nenhum Convívio até hoje, não sabendo uns dos outros. Fiquem sabendo que há camaradas que se querem ver e não sabem como.

Por isso que vos procuro, porque também eu vos quero reencontrar...
Será que nenhum de vós estará aqui pela Tabanca Grande, como está o Bento?

Albino Silva
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 5 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8513: Massacre do Chão Manjaco: Guiné, 20 de Abril de 1970 - Estrada do Pelundo a Jolmete - A morte dos Majores Pereira da Silva, Passos Ramos, Magalhães Osório e Alferes Joaquim Mosca (Albino Silva)

Vd. último poste da série de 13 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8550: Em busca de... (168): Sado Baldé, major da Guarda Fiscal da RGB, e meu amigo, procura ex-Alf Mil Infante, que comandou um pelotão no Saltinho, em 1967 ou 1968 (Paulo Santiago)

4 comentários:

antónio graça de abreu disse...

Lembras-te do alferes Carvalho, do nosso CAOP 1? Esteve em Teixeira Pinto,até Julho de 1972, deves tê-lo conhecisdo.
Eu fui o seu substituto, o seu periquito,
em rendição individual.
Depois o CAOP 1
foi para Mansoa e para Cufar, em 73/74.
Já não foi no teu tempo.

O Alferes Carvalho continua a viver no Porto, telf. 935216002.
Abraço,

António Graça de Abreu

Albino Silva disse...

António Graça,
como sabes e até porque já o disse eu estive em Teixeira Pinto até á última semana de Março de 1970, e recordo-me de um Alferes Carvalho sim, mas já não sei se era da CAOP,
pois estes Camaradas que aqui coloquei em Foto, estiveram em T. até 71 e com eles convivi muito mesmo.
Sendo assim creio que o António Graça poderá dar uma ajuda no encontro destes Camaradas que procuro, e porque não todos juntos depois organizar-mos um encontro comemorativo.
Sempre disponivel,
Um Abraço,
Albino Silva

Pardete Ferreira disse...

Caro Bino,
Em princípio, a tua ideia é boa, mas, como é que consegues reunir gente de Dezembro de 1968 até 1974?
O Peralta faz de toda a Guiné, poderás replicar e com uma certa razão... mas tens -te apercebido da diminuição constante dos efectivos?
O CAOP , só entre 1969 e 1971, mobilizava-te 4 DFEs, o 3º, o 8º, o 12º e o 22º; duas Comp.des Páras, a 121 e a 122 e não sei se a 123, a multiplicar por dois porque, comos as comissões deles eram só de ano e meio, alguns foram, voltaram, e foram novamente; pelo menos duas Comp. de Comandos, o que restava da 15ª, ruída de amigas e outros vermes que lhes punham os intestinos em sangue, como ainda te deves lembrar; e vários Batalhões do Exército, Caç, Art, Cav, sem contar com pessoal de rendição individual. Há a acrescentar o pessoal marinheiro, fixo ou de passagem, bem como o pessoal da FAP, de apoio ou de passagem?
Não te estou a desaconcelhar. Conta comigo no que eu poder fazer.
Alfa Bravo
José Pardete Ferreira

Albino Silva disse...

Pois é Dr. Pardete Ferreira,
sei que tem razão naquilo que me diz, e defacto é dificil, mas já me contento com este pequeno grupo que está na Foto, pois foi com eles que em Teixeira Pinto estive algum tempo.
É pois a pedido de alguns que tento encontrar este pequeno grupo,
e decerto o Dr. pudera dar uma boa ajuda nisto, pois até ao momento apenas sei de dois, ou seja do Marcilio Faria e Manuel Bento.
Em tempos descobrio endereço de 3companhias do meu Batalhão, mas pelo menos sabia o nome de todos, o que não acontece neste caso, e daí ser mais complicado.
Abraço,
Bino