segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1044: Estórias do Zé Teixeira (12): As vitaminas abortivas (José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux Enf)

1. Mais uma estória do nosso camarada José Teixeira (Ex-1.º Cabo Auxiliar Enfermeiro da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70)


As vitaminas que provocaram um aborto


Em Empada uma das coisas mais gostosas que a tropa gostava de fazer era ir até à fonte apreciar as bajudas no banho... À falta de melhor e com um bocadinho de sorte aparecia uma ou outra que vestia apenas o fato que a mãe lhe tinha dado ao nascer. Para alguns camaradas virgens aquilo era sopa da boa.

A Fátma - mais uma das muitas Fátmas que conheci na Guiné - abeirou-se de mim:
- Fermero parte quinino pra matá minino que na tem na bariga !
- Como ?
- Minha tio brinca e faz minino na bariga di mim. Tem pacensa, parte quinino !
- Quinino ká tem, vai na mudjer grandi, ele trata di ti.
- Nega mesmo, mudjer grandi ká na tem quinino. Tu tem quinino.
- Olha vou pensar nisso, passa amanhã pela enfermaria.
- Tem de ser hodje. Parte quinino.


Seguiu-me até à enfermaria e eu sem saber o que fazer para afastar a chata, que ainda por cima era daquelas poucas feias que por lá apareciam e de quem todos nós nos afastávamos.

Bem, para grandes males grandes remédios. Se estava grávida, nada como lhe dar uns comprimidos de vitaminas. Mal não faziam. Talvez o milagre se desse...

Quinze dias depois, lá fui eu até à fonte passar um pouco de tempo e treinar uns apalpos, nem sempre bem sucedidos, quando a Fátma aparece.
- Estou tramado, aí vem a chata…

Qual quê! Ao ver-me, desata a correr para mim toda contente.
- Fermero minino na vai. “Coisa” (1) na tchega mesmo. Tu bom pessoal.


Ganhei mais uma amiga e juntei à fama de curandeiro e milagreiro, mais uma: a de aborteiro...

Zé Teixeira
__________

(1) Menstruação

Sem comentários: