1. Mensagem do A. Marques Lopes:
Aqui vai o que consegui saber sobre o malogrado Fernando Ribeiro (1).
Segundo o Tomo II, Guiné - Livro 2, do 8º Volume, Mortos em Campanha (CECA), o Furriel Miliciano Atirador Fernando José Gaspar Ribeiro morreu por ferimentos em combate no itinerário Cutia-Mansoa, a 15 de Julho de 1973.
Pertencia à CCAÇ 3414. Esta unidade, depois de passar por Sare Bacar e Cumeré, assumiu, em 5 de Julho de 1973, a responsabilidade do subsector de Brá, ficando na dependência do COMBIS. Nesse período efectuou ainda escoltas a colunas de reabastecimento a Farim, Binta, Guidaje e Mansabá, como consta no Tomo II, Guiné, do 7º Volume (Fichas da Unidades) da CECA.
Segundo esta Comissão, a morte dele ter-se-á dado, então, entre Mansabá e Mansoa, numa coluna de regresso a Brá. E não foi o único que não veio... No itinerário Binta-Guidage morreu, da mesma companhia, o Soldado Condutor António Luís do Couto Toste Parreia, a 29 de Maio de 1973, açoreano.
A companhia foi formada nos Açores. É natural que só a maior parte dos graduados fosse do continente, pelo que terá sido um destes que contou à Maria Luísa sobre a morte do seu namorado. E, de facto, foi o único continental que não voltou vivo.
Se ela, um dia, se dispuser a ir até Lisboa, a CÇAÇ 3414 tem História da Unidade na Caixa nº 96, 2ªDiv/4ªSec, do AHM - Arquivo Histórico Militar.
Abraços. A. Marques Lopes.
PS - O editor do blogue pode acrescentar ainda mais o seguinte:
A Companhia de Caçadores 3414, Sare Bacar – SPM 1878, 1973, tinha um jornal de caserna, O Falcão, sendo seu director o comandante da unidade, o Capitão de Infantaria Manuel Ribeiro Faria. Encontrei na Net o nome do José Henrique Silva (mail: josehsilva@netcabo.pt ) que foi escriturário na CCAÇ 3414 / BII17 (Sare Bacar e Bissau, Jul/71 -Out/73), e que no início de 2005 andava à procura de antigos camaradas da Guiné. Pode ser que esta dica ajude alguém...(LG).
_________
Nota de L.G.
(1) Vd. post de 24 de Fevereiro de 2007 > 24 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1544: Quem conheceu o Furriel Mil Art Fernando J. G. Ribeiro, morto na picada de Binta-Farim em Julho de 1973 ? (Luís Graça)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Boa noite Dr. Luis Graça
Gostava que quem tiver fotos do furriel Fernando Ribeiro, se pudesse coloca-las aqui, gostaria de ficar com elas.
Os meus agradecimentos,
Maria Luisa
Boa Noite D. Maria Liuisa.
Sou o Furriel Caldeira unico graduado Açoreano da 3414.Pertencia ao Pelotão do Ribeiro.Morreu de facto c/ferimentos, no meu colo a falar comigo. Não sei se foi um tiro ou estilhaço junto ao coração.Não tenho nenh8ma foto apenas a convocatoria da Missa efectuada pela familia.Contacte-me 295331921 ou 962407818.Também posso contactá-la, diga-me o seu Nr.Resido Ilha Terceita,Mail: jmc19496@gmail.com Cump.José Mário Caldeira.
continuando:Nos estavamos c/comissão terminada e fomos a Guidage levar reabastecimentos e munições c/ Cpª Capitão Salgueiro Maia.Na Ida Tudo bem até Farim, depois em Binta é que começõu barulho,Abrimos Caminho Novo e iamos a pé.Nessa ida morreu Parreira E Dentro do Quartel toda a noite fomos bombardeados.No Regressso, antes de Binta foi ferido o Jorge Manuel Samtos, condutor da Terceira.Depois passamos Farim e Rio Geba, Ficou sem uma perna o Condutor Oedro be Cabo Didio Correia em (K3).A partir dai veio o n/Pelotão na Frente com uma chamite antes, e o Ribeiro Vinha na 4a 4ª Viatura (Onimog 404).DEpois por mai ou tel.conto-lhe o resto e as suas últimas palavras.Cump. José Mário
Boa tarde. Sou sobrinha do já falecido Pedro Fonseca, de Pereira do Campo (Coimbra), que era Furriel Miliciano da Companhia de Caçadores 3414, Sare Bacar . Se fosse possível gostaria de encontrar fotografias ou relatos de histórias vividas com ele. O meu e-mail é ana.isabel.fonseca.sousa@gmail.com
Ana
Enviar um comentário