quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P24980: As nossas geografias emocionais (19): Lisboa: Do Passeio Público à Avenida da Liberdade...

 


Imagem nº 1 - A Avenida da Liberdade, o palácio Foz do lado esquerdo e o monumento aos Restauradores. C. 1906. Ainda não havia ao cimo, na Rotunda, a estátua do Marquês de Pombal (inaugurada só em 1934).


Imagem nº 2 - "O antigo Passeio Público do Rossio, demolido em 1883" 

 

1. Lisboa: A Avenida da Liberdade é, seguramente, a mais icónica artéria da cidade (Imagem nº 1). Liga a praça dos Restauradores, na Baixa,  à Praça do Marquês de Pombal. Inspirando-se no "boulevard" parisiense, a sua origem remonta ao Passeio Público (cujo início de construção data de 1764, ao tempo de Marquês de Pombal e da  reconstrução da cidade) (Imagem nº 2).

Mede c. 1100 m de comprimento, e 90 de largura.  Os seus largos passeios são decorados com jardins, fontes  estátuas de escritores e a famosa calçada à portuguesa. Nela se ergue também o Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

O Passeio Público foi desenhado pelo arquiteto Reinaldo Manuel. Era inicialmente murado, e só acessível à nobreza. Sofreu grandes alterações no 2º quartel do séc. XIX (anos 1830/40), da responsabilidade do arquiteto Malaquias Ferreira Leal. Democratizou-se com o liberalismo.
 
A  avenida, em si,  é mais recente: foi construída entre 1879 e 1886, e muito se deve à determinação e visão de Rosa Araújo (1840-1893), presidente da câmara municipal.   Passou a ser uma zona "in" para as  novas classes sociais em ascensão , a zona "chique" de Lisboa, com ligação ao Rossio e ao Chiado.

Apesar da sua terceirização e gentrificação, continua ainda hoje a ser um dos palcos preferidos para manifestações públicas, desfiles militares, festividades, etc.  (1º de Dezembro, 25 de Abril, 1º de Maio, 13 de Junho, iluminações de Natal...).

A Avenida da Liberdade foi classificada, em 2013,  como Conjunto de Interesse Público.


2. Sobre a publicação OCCIDENTE (O). REVISTA ILLUSTRADA DE PORTUGAL E DO ESTRANGEIRO

(i)  Publicou-se entre 1878 e 1915, ao ritmo de três números por mês;

(ii) Em 38 anos de edição, publicaram-se 1315 números ao longo dos seus 38 anos de edição;

(iii) O seu sucesso e longevidade devem-se a dois homens: Caetano Alberto da Silva, gravador e principal capitalista da empresa Occidente; e Manuel de Macedo, desenhador ilustrador;

(iv) A revista foi uma verdadeira escola de gravadores. com ateliê próprio;

(v) Acompanhou a evolução dos tempos, recorrendo  também à colaboração da nova figura emergente, o fotógrafo (e passaram por lá nomes conhecidos como  Joshua Benoliel (1873-1932), o primeiro fotojornalista português, e outros como Alberto Lima, Ciríaco Tavares da Silva,  Rocchini, Carlos Relvas, Carlos Vieira, J. Azevedo, F.G. Marques, Manoel Abreu, António P.A. Leite, etc.);

(vi)   "O Occidente" era uma revista muito diversificada, e cosmopolita, seguindo tendèncias estésticas e movimentos sociais (como a luta das sufragistas inglesas, etc.) mas evitando as armadilhas da política partidária; atravessou uma época de profundas mudanças (em todos os domínios), nasceu na monarquia constitucional e acabou na República, com o apoio à entrada de Portugal na Grande Guerra. (Fonte: Adapt. de Rita Correia / Hemeroteca Digital de Lisboa: Ficha hstórica, com a devida vénia...)

_______________

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Ena, ena a Praça dos Restauradores, em Lisboa.
Foram 35 anos a ver todos os dias este Obelisco em honra dos Restauradores da Independência de 1640.
Trabalhei mesmo ao lado do monumento e ainda conheci vários andares dos prédios da Praça com tectos trabalhados por trolhas do mestre Meira de Afife. Prédios contemporâneos da construção do Palácio Foz também com tectos em estuque trabalhados pelo Mestre Meira(*), nos finais do séc. XIX.
A empresa em que trabalhei tinha escritórios em vários andares de dois prédios na Praça e um na Avenida, e numa sala de um dos andares em que estava a Secção de Contencioso havia ainda intacto o tecto com belos estuques de baixos relevos de cachos de uvas da antiga sala de jantar.
Pelo que sei foram esventrados quase todos esses prédios da Praça ficando apenas a frontaria do sec. XIX.
Já lá vai o tempo daquela Praça estar pejada de automóveis por todo o lado estacionados e em andamento, que tínhamos de trabalhar de janelas fechadas devido à barulheira.

Valdemar Queiroz

(*) o Mestre Domingos Meira, natural da Afife, após a instrução primária veio para Lisboa e estudou Belas Artes, tonando-se conceituado mestre de barro e cal em estuque com trabalhos notáveis em vários Palácios como o Palácio da Pena, em Sintra.