sábado, 23 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P24993: As nossas geografias emocionais (20): Quinta de Candoz, "aguarelas" natalícias, com votos de Boas Festas (Luís Graça)

 




Marco de Canaveses > Paredes de Viadores > Candoz> Quinta de Candoz > 21 de dezembro de 2023 > "Aguarelas" natalícias... No fundo do vale passa a linha do Douro (que liga Ermesinde ao Pocinho, numa extensão de 160 km)... O comboio é nosso vizinho, e funciona como sucedâneo do relógio da torre sineira da igreja que não há aqui em redor... Quando ele passa, apita e "dá as horas"... 

A ponte da Quebradas entre a estação do Juncal (concelho de Marco de Canaveses) e a de Mosteiró (concelho de Baião)  é visível numa das "aguarelas" aqui reproduzidas... A seguir é a Estação de Tormes, no lugar de Aregos, onde começa o Caminho de Jacinto até â Quinta de Tormes... do outro lado da serra (que vemos daqui de Candoz). 

Estamos em plena paisagem que Eça de Queiroz descreveu  tão magistralmemte no seu último romance "A Cidade e As Serras" (publicado postumamemente em 1901, e só parcialamente revisto pelo autor). 

É um dos meus livros de cabeceira, quando cá venho. E desta vez para celebrar antecipadamente o Natal, hoje, 23 de dezembro. (Não o celebramos amanhã porque ainda estamos de luto, por aquela que foi durante 40 anos a rainha de Candoz.

Éramos, entre adultos e canalha, perto de 3 dezenas de comensais, à volta de uma grande mesa em L: não faltaram o bacalhau lascudo, as batatas, as pencas, o ovo cozido, o pão de milho, o espesso molho de azeite, vinagre e alho,  o tinto maduro e o viçoso verde branco (já deste ano)... E, claro, os nossos bons queijos (que são dos melhores do mundo...) e a doçaria (que veio diretamente do céu)...  

Enfim, algumas das pequenas grandes razões para  há 130 anos o principe Jacinto ter trocado o palacete do número 202 dos Campos Elísios em Paris (a Cidade, a Civilização, a Europa) pela Quinta de Tormes (as Serras, a Ruralidade, o Portugal, puro e bruto ).

Caros amigos e camaradas, anónimos leitores: a Tabanca de Candoz deixa-vos aqui os votos de um Bom Natal de 2023 e de um Melhor Ano de 2024. 

Foto (e legenda): © Luís Graça (2023). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

____________

Nota do editor:

Ultimo poste da série > 20 de dezembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24980: As nossas geografias emocionais (19): Lisboa: Do Passeio Público à Avenida da Liberdade...

Sem comentários: