domingo, 17 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P24966: Efemérides (422): A minha despedida da Guiné faz hoje, dia 15 de Dezembro, cinquenta anos (Ramiro Jesus, ex-Fur Mil Comando)

1. Mensagem do nosso camarada Ramiro Jesus (ex-Fur Mil Comando da 35.ª CComandos, Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73), com data de 15 de Dezembro de 2023:

Venho, hoje, comemorar a minha despedida da Guiné, que aconteceu faz hoje cinquenta anos.

Foi, como calcularão todos os que por lá passaram, um dos dias mais felizes que vivi até àquela data.

Agora, passado meio século e com o "peso" das memórias e dos Dezembros, há, no entanto, um sentimento de nostalgia, quando revejo as imagens que relembram tudo o que ali foi vivido, como sejam aquelas que anexo e que foram tiradas já de dentro do NIASSA, assim que começou a deslizar pelo Geba e já no mar, entre as Ilhas Canárias.

O pior foi a partir dali, pois, com o mau tempo e os estômagos em bandoleira, por causa da ração de combate, poucos conseguiam comer e segurar as refeições.

Quando desembarcámos (já no dia 23, depois da chegada ao Tejo na noite de 22), parecíamos chineses ou japoneses, de raça amarela, portanto.

Boas-Festas e um alfa bravo para todos os vitor, eco, tango, eco, rómio, alfa, november, oscar, sierra (veteranos)!

Ramiro Jesus


15 de dezembro de 1973: adeus, Guiné!

Fotos: © Ramiro Jesus (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 DE DEZEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24913: Efemérides (421): À beira de fazer 52 anos do embarque do BCAÇ 3872 para a Guiné, admiro-me hoje da forma complacente com que encarei a viagem bem como o destino (Juvenal Amado, ex-1.º Cabo CAR)

2 comentários:

Ramiro Jesus disse...

Bom-dia
Com tanto atraso, era dispensável a publicação da mensagem, pois, quanto a mim, não sendo na data, não faz qualquer sentido.

Boas-Festas!

Hélder Valério disse...

Caro amigo Ramiro

Antes do mais, as minhas felicitações pela efeméride.
50 anos é "obra" e recordá-los nunca é demais. Ainda por cima uma data "redonda" e que pontua o fim daquela "tarefa".
Mas, já agora, gostava de dizer que, dois dias de "atraso" da publicação, em relação à data, não me parecem excessivos.
O Blogue não tem uma redação permanente, são pessoas comuns, normais, que também têm os seus afazeres, compromissos familiares, etc., e tendo em conta que dia 15 foi sexta-feira, que a publicação foi a 17, domingo, deixa pelo meio o dia 16, sábado, o qual deverá ter sido aproveitado para fazer alguma viagem e/ou compras de Natal, presentes para familiares.
Portanto, percebendo um pouco a mágoa do atraso, até porque algumas vezes também comigo tem sucedido desfasamentos desse tipo parece-me, francamente, exagerado dizer "com tanto atraso" e depois concluir ser "dispensável a publicação da mensagem".
Acredita, amigo e camarada, tenta-se fazer o melhor possível!

Forte abraço e, mais uma vez, parabéns pelos "50".

Hélder Sousa