quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P24982: Boas Festas 2023/24 (8): Anabela Pires, amiga tabanqueira desde 2012, vive em Montenegro, Faro: "Gostaria de ter notícias de cada um@ de vós..."



Foto acima: Anabela Pires, janeiro de 2012, em Catesse, no sul da Guiné-Bissau, foto do nosso saudoso Pepito (1949-2014)... 

Nascida em Moçambique, técnica superior de serviço social no Ministério da Agricultura, reformada, amiga dos nossos grã-tabanqueiros Jero, falecido (Alcobaça), Alice Carneiro (Alfragide /Amadora), cidadã do mundo, "globetrotter", esteve três meses, entre janeiro e março de 2012, integrada, como voluntária, no projeto do Ecoturismo, da AD - Acção para o Desenvolvimento, e a viver em Iemberém; foi o golpe de Estado de 2012 que a obrigou a sair da Guiné-Bissau; voltou lá,  de novo, em fevereiro de 2018, data em que deixámos de ter notícias dela (*).

Tem c. 30 referências no nosso blogue, dela publicámos o "diário de Iemberém"; pacifista e feminista, ela não gosta que a gente lhe chame uma "mulher de armas"... mas é assim que a gente a vê, aqui da Tabanca Grande. 


1. Mensagem da nossa amiga Anabela Pires (entrou para a Tabanca Grande em 12/1/2012; não tem página no Facebook):


Data - terça feira, 19dez 2023, 11:16
Assunto - Gostaria de ter notícias de cada um@ de vós

Ex-colegas, amig@s, conhecid@s, familiares,

Os dias, os anos vão passando. Mesmo daquel@s que vivem a 1 Km ... muitas vezes não sei nada. Muitos de nós estamos reformados, cada um mete-se na sua "toca". Outr@s ainda trabalham, continuam muito ocupad@s. Para muit@s o convívio com a família é quanto basta.

Eu vivo em Montenegro (Faro). 

Sinceramente gostaria de ter notícias de cada um@ de vós. Não sou a maior amante de passar muito tempo ao telefone, mas gosto de escrever e receber mensagens, e-mails.

Espero que estejam bem de saúde, assim como todos os vossos. É realmente o mais importante. Com esta premissa desejo-vos umas Festas Harmoniosas. Que cada um/a se sinta confortad@, tanto fisicamente como no coração. 

Votos de um ano 2024 com tudo de melhor, nem que isso seja a coragem para ultrapassar momentos e circunstâncias mais difíceis. (**)

Um abraço suficientemente grande para a tod@s abraçar.

Anabela

2. Comentário do editor LG:

Querida Anabela:  tens razão, cada um anda metido na sua "toca" (é a imagem apropriada).. A nossa tendência para o "encapsulamento" agravou-se com a maldita pandemia de covid-19. A nossa Tabanca Grande, por exemplo, ainda não arranjou forças para voltar a realizar o seu encontro anual (fez-se ininterruptamente desde 2006 a 2019, e desde 2010 em Monte Real). 

A idade, as doenças crónicas, as dificuldades financeiras, os netos, as viagens, etc. são geralmente razões invocadas para uma cada vez menor participação nos nossos convívios (há mais tabancas, regionais) e outras iniciativas. 

A menor participação também é visível nas nossas redes sociais (blogue e facebook). É difícil, se não impossível, reverter a tendència. O nosso blogue vai comemorar os seus 20 anos de existência em 23/4/2024. Estás convidada para colaborar nos festejos, que em princípio continuarão a ser "virtuais"... Mas até lá pode ser que  haja uma milagre e apareça uma "c0missão organizadora" a convocar as "nossas tropas" para irmos tomar um copo todos juntos... Amigos, amigas e camaradas...

Folgo em saber que estás viva e te recomendas... Feliz Natal e Melhor Ano Novo de 2024. 
Um beijinho da Alice Carneiro. 
Mantenhas, 
Luís Graça
 ____________

(**) Último poste da série > 19 de dezembro de 2023 >  Guiné 61/74 - P24976: Boas Festas 2023/24 (7): Mensagens natalícias dos nossos camaradas Valdemar Queiroz, ex-Fur Mil Art da CART 2479/CART 11; Ernestino Caniço, ex-Alf Mil Cav do Pel Rec Daimler 2208 e Paulo Salgado, ex-Alf Mil Op Especiais da CCAV 2721

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Anabela, não sei se tens ido a Alcobaça mas por certo que soubeste da morte do nosso comum amigo JERO, vítima da pandemia. A notícia das desgraças correm depressa.

Faz-nos muita falta a todos, e à terra que ele tanto amava.