quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P24986: Rescaldo da recepção d´O Movimento Pró-Dignidade pela 3.ª Comissão da Defesa Nacional, ocorrida no passado dia 12 de Dezembro de 2023, na Assembleia da República (José Maria Monteiro)


1. Mensagem de hoje, 21 de Dezembro de 2023, do nosso camarada José Maria Monteiro, ex-Marinheiro Radiotelegrafista (LFP Bellatrix, 1969/71 e Comando Naval da Guiné, 1971/73):

O MOVIMENTO PRÓ-DIGNIDADE foi recebido pela 3.ª Comissão da Defesa Nacional, no dia 12/12/2023, pelas 14h00, a quem entregámos o nosso caderno reivindicativo consubstanciado em 7 pontos:
- Uma Pensão de guerra Mensal;
- Gratuitidade dos transportes em todas as redes nacionais;
- Isenção de impostos sobre o SEP, CEP e AVP; Reestruturação da Rede Nacional de Apoio;
- Prioridade no acesso aos hospitais militares e aos hospitais e clinicas publicas;
- Prioridade e gratuitidade nos lares públicos para Antigos Combatentes e Prioridade aos Antigos Combatentes na situação de sem-abrigo, ao acesso e assistência médica e medicamentosa e na habitação.

A senhora presidente da 3.ª Comissão da Defesa Nacional deu-nos a oportunidade de informar quais os motivos que nos levaram à Assembleia da República, que aproveitamos para comunicar o nosso descontentamento à senhora presidente e às forças políticas ali presentes (Os 5 maiores partidos) e transmitir que continua a existir uma longa dívida de gratidão da Pátria para com os seus Antigos Combatentes que jamais será paga. Aproveitamos para afirmar e comprovar que o nosso Estatuto é o mais indigno e o mais pobre o Mundo. Desde logo, a Pátria esteve 46 anos em reconhecer a dignidade de Combatente aos seus Antigos Combatentes e quase decorridos 50 anos, do fim da guerra, o Estado português não garante a assistência médica aos seus Antigos Combatentes. Uma vergonha nacional. Todos os países do Mundo têm um tratamento especial e diferenciado para com os seus Antigos Combatentes menos Portugal.

Tanto a senhora Presidente como todas as forças políticas, ali presentes, teceram uma enorme gratidão aos Antigos Combatentes, mas isso é insuficiente porque esta profunda admiração (podem ver o vídeo no FACEBOOK), não enche barriga a ninguém.

Desejo a todos os Antigos Combatentes um Santo e Feliz Natal.

Vivam os Combatentes.

José Maria Monteiro...
um dos mais jovens combatentes do Mundo (c/16 anos)
Cascais 21/12/2023

____________

Nota do editor:

Vd. poste de 21 DE SETEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24682: Convidam-se os Antigos Combatentes a assinarem esta Petição a enviar ao Presidente da Assembleia da República com as reivindicações justas e prementes que se enumeram. Iniciativa do nosso camarada José Maria Monteiro, ex-Marinheiro Radiotelegrafista

1 comentário:

JOSE MARIA MONTEIRO disse...

As forças politicas presentes (Os 5 maiores partidos com assento parlamentar), manifestaram grande admiração e gratidão para todos os Antigos Combatentes e também partilham do mesmo entendimento que o nosso Estatuto deve ser melhorado. Vamos continuar a nossa luta antes que morra o último combatente. Junta-te a nós em prol de todos os Antigos Combatentes. GRANDE ABRAÇO NATALICIO . José Maria Monteiro.