segunda-feira, 1 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25326: Os 50 anos do 25 de Abril (6): "Geração D - Da Ditadura À Democracia", por Carlos Matos Gomes; Porto Editora, 2024 (3) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 20 de Março de 2024:

Queridos amigos,
É o término da viagem memorial de um Capitão de Abril que escolheu um longo itinerário e não hesitou em dizer-nos como levou uma vida pautada por decisões de risco e pela independência de pensamento. Tenho sérias dúvidas que algo parecido possa surgir tão cedo à volta deste meio século que abarca o fim do império e as sinuosidades que têm atravessado o nosso sistema democrático.

Um abraço do
Mário


Porventura o testemunho mais eloquente sobre a guerra colonial e o depois,
Palma de ouro para a literatura nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (3)


Mário Beja Santos

Carlos de Matos Gomes é o romancista Carlos Vale Ferraz, autor do romance mais influente de toda a literatura de guerra colonial. Agora muda de rosto, volta a ter perto de 20 anos, faz comissões em Angola, Moçambique e na Guiné, prepara muita gente para a guerra, pertenceu ao grupo mais ativo do MFA na Guiné. Posteriormente, envolveu-se no processo revolucionário, chegou a hora de fazer um balanço do que viveu e do que se lembra.

Acaba de sair o seu livro de memórias "Geração D, Da Ditadura à Democracia", agora é, sem margem para equívocos, Carlos de Matos Gomes, Porto Editora, 2024, um assombroso ecrã sobre as primícias da guerra, os seus bastidores, o funcionamento da hierarquia castrense, a burocracia, sobretudo o exame de consciência do que é que um oficial do quadro permanente ia assimilando nas matas e nos quartéis quanto ao tremendo equívoco que era procurar até ao desespero urdir uma ficção sobre a propaganda doutrinal do Estado Novo sobre uma “guerra justa” para aquele império com pés de barro. 

É esta a parte das memórias construídas com uma assombrosa arquitetura literária que aqui se procura, aos poucos, desvelar.

Cumpriu três missões em Angola, Moçambique e Guiné, louvado e condecorado, preparou uma companhia de Comandos de que foi seu comandante, o cenário de Moçambique foi determinante para ele questionar a fundo o mais que havia para além da honra e do dever, para além da vasta panóplia de requisitos que impõem a vida militar, vai numa operação em que o guia é um negro que promete levá-los a um objetivo, vai amarrado a um dos seus homens, uma inquietação sem limites começa a tomar-lhe a razão, que causa o ligava àquele negro e aos homens que estavam sob o seu comando? Que causas justificava a presença de cada um deles naquele palco? 

Tomou nota de que operações como a Nó Górdio nada resolviam, revolvia-se um território, a guerrilha e a população civil acoitavam-se até a operação passar, tudo voltava ao princípio, se bem que a comunicação social afeta ao regime louvaminhasse o feito, era a política da representação.

Geração D é um singularíssimo livro de memórias, já se disse o que este militar viveu até ao 25 de Abril e como ele, e muitos dos seus camaradas tiveram a possibilidade de ver na Guiné que se caminhava para uma hecatombe, tudo iria redundar num bode expiatório, seriam os militares os maus da fita, resolvido o incómodo da Guiné, julgavam os avatares no Estado Novo, todos os meios iam ser postos à disposição das joias imperiais, Angola e Moçambique, contava-se com o auxílio da África do Sul e da Rodésia. 

Matos Gomes adere ao 25 de Abril, alista-se na esquerda revolucionária, põe ênfase na relação que estabelecera com Jaime Neves e como seguiram vias separadas. Detalha o verão quente, as manobras, as alianças, os documentos, a ação de Otelo, o papel do COPCON, a mestria de Costa Gomes de gerir as fações, a impor o acatamento, recorda também como os paraquedistas voltaram a ser traídos.

Findo o 25 de novembro, Matos Gomes está suspenso, aguarda ser chamado ao Conselho Superior de Disciplina do Exército, é convocado e conta-nos o que aconteceu:

“O general promotor leu a acusação com fraco entusiasmo. Formalmente era acusado de ter assinado um documento, o mais comum dos crimes na altura. Entreguei um passaporte que revelava, através dos carimbos das alfândegas, que naquela data me encontrava na Alemanha. Recebera um telefonema de um dos signatários a perguntar se subscrevia mais este documento. Claro que sim. Estávamos do mesmo lado da barricada. 

Também era acusado pelo novo Chefe do Estado-Maior de ter assinado um outro, num encontro no Regimento de Polícia Militar, resultante de uma reunião determinada por Otelo Saraiva de Carvalho, na qualidade de comandante do COPCON. Entreguei aos generais uma ordem de serviço do Hospital Militar onde constava o meu nome e o do Chefe do Estado-Maior, então major e ainda meu contemporâneo na Academia Militar. 

Face a estes factos, concluía pela má-fé do Chefe do Estado-Maior e pedia para constar na ata do julgamento a minha queixa formal contra ele. De seguida, o general presidente deu-me a palavra. Tratava-se do julgamento político de um conflito entre defensores de opções políticas para a sociedade, e a disciplina não é, ou não devia ser, utilizada para esse fim. Estava à mercê da força e não do direito, menos ainda da disciplina. 

O general presidente deu a sessão por encerrada, mas antes do Conselho pedir para eu me retirar, a fim de deliberar, o General Leão Correia, a olhar para o meu uniforme cinzento sem uma condecoração ou emblema, limpo, perguntou-me por que não trazia as fitas com as duas cruzes de guerra com que fora agraciado. Apresentei as razões que me levaram a não usar condecorações: a primeira das cruzes de guerra havia-me sido imposta em Bissau, por um General Comandante-Chefe, Spínola, perante forças em parada, comandadas por um coronel, também ele condecorado. A segunda fora-me entregue há uns meses na secretaria da Direção de Arma de Cavalaria pelo Sargento Leitão, dentro de um envelope, como se fossem umas peúgas. ‘Ora, como não sei se foi a primeira a forma correta de ter sido condecorado, ou a segunda, para não ofender o Exército, decidi não usar condecorações até que seja esclarecido.’ 

O veredito do Conselho reconheceu-me idoneidade para continuar a ser oficial do Exército.”

Matos Gomes é mandado apresentar-se no Serviço Prisional Militar, com sede no edifício da PIDE/DGS, torna-se carcereiro, estão ali algumas figuras graúdas da PIDE. Procura aprofundar o que aconteceu após o 25 de novembro de 1975. Fez 30 anos, tinha uma casa, uma mulher e uma filha com 1 ano, houve eleições legislativas e autárquicas, a cena política internacional transfigurava-se, por cá vivia-se aconchegado com a normalidade democrática, as coisas não corriam favoravelmente às ex-colónias portuguesas. 

Exara nas suas memórias o poder sugestivo que lhe deixou ter-se envolvido no poder popular. Acompanhou Otelo em parte da sua caminhada, era um ser estranho entre aquelas organizações, não era marxista-leninista, revela o seu quadro de pensamento: 

“Rejeito a luta de classes como o princípio dominante das transformações políticas, entendo-a apenas como mais um, e não o determinante. A propósito desse elemento determinante, nunca soube nem procurei descobrir qual é a gota de água que faz transbordar o copo, mas assisti a intermináveis discussões teológicas com muito fumo e fé sobre o assunto. 

Também não perfilhava o princípio da necessidade histórica da alteração das relações de poder ser liderada pela vanguarda do proletariado, pelo partido. Nem era adepto de uma ditadura do proletariado, que ofendia a minha liberdade, a ideia de igualdade dos seres humanos, independentemente da posição que ocupam no processo de trabalho, e contrariava a realização das ditaduras do proletariado estabelecidas.” 

Afastar-se-á das Forças Populares 25 de Abril quando surgiu a radicalização da violência armada.

Lançou-se na escrita, louva o seu quadro de amigos, exulta com a camaradagem que pode manter com um punhado de militares. E a viagem prossegue. 

Quem escreve estas memórias singularíssimas, quem continua a intervir ativamente como observador atento e com opiniões aceradas, é o mesmo escritor que nos legou Nó Cego, Soldadó ou A Última Viúva de África

Há que saudar quem coligiu este punhado de anotações tão íntimas que vão da ditadura à democracia e dizer sem hesitações que não há nada parecido na literatura portuguesa, pois é o testemunho de um bravo militar, um capitão do MFA, alguém que foi revolucionário e nos doou a mais bela joia da literatura da guerra colonial, como se afirmasse, ponto por ponto, que a sua coerência e postura política não estão à venda.

5 comentários:

antónio graça de abreu disse...

O que me entristece é toda esta panóplia de desabrochantes, sorrateiros e ás vezes, merecidos elogios ao Carlos Matos Gomes, impoluto à esquerda, à direita da inteligência da História que todos vivemos, ficarem sem um único comentário neste blogue. Mais não digo.

Abração,

António Graça de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António, primeiro, há um cansaço bloguístico... Depois, ninguém ainda comprou nem compra o livro, e muito menos o vai ler...

Eu ainda não o tenho, mas espero ter tempo para o ler... Depois farei o meu comentário.

Quem escreve sobre a sua experência de guerra e o seu tempo de português, deve merecer o nosso respeito, independemente dos seus posicionamentos político-ideológicos. Não gosto de arrumar quem escreve, em cacifos ou gavetas.

Infelizmente a arte da guerra e a arte da escrita raramente coincindem. Não podemos ter todos os talentos. Para além do "anedótico", do trivial, dos "faits-divers", das pequenas histórias de vida de cada um (mesmo assim, merecem passar a escrito), não temos muitas testemunhos e reflexões de fundo de antigos combatentes ...

Mas já temos felizmente uma boa mão-cheia de livros sobre as nossas "guerras de África"... O tempo encarregar-se-á de separar o trigo do joio. Mas mesmo o joio pode ter algum interesse documental.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Pode parecer arrogância minha, mas a verdade é que os portugueses compram e leem pouco... Três em cada cinco compra por ano um ou mais livros... de preferência romance (69%), romance histórico (52%) e infantil-juvenil (50%)...E os que mais compram são os jovens,dos 15-34 anos (28%)...

Em 2022, publicaram-se cerca de 58 livros (com ISBN) por dia... É um mercado de 175 milhões de euros.

https://www.apel.pt/wp-content/uploads/2023/09/Estudo-Habitos-Compra-2023.pdf

Joaquim Luis Fernandes disse...

A carreira de Carlos Matos Gomes é impressionante!

Como de militar do quadro permanente, destacado oficial comando, pertencendo à classe castrense, que apoiou e susteve o regime do Estado Novo, os seus governos e as suas políticas, entre elas, a política ultramarina, que submeteu, formou e enquadrou, dezenas de milhares de jovens mancebos, como oficiais e sargentos milicianos e centenas de milhares de praças, que foram enviados para as Províncias em África, para combaterem numa guerra contra a guerrilha, dos movimentos independentistas, se transforma num notável escritor, de pensamento acutilante contra o sistema que apoiou e pelo qual reiteradamente combateu.

Ainda em janeiro de 1974, participa como comandante de comandos, em combates contra as forças do PAIGC, no norte da Guiné. Três meses depois, estava a participar na revolta (revolução) do 25 de Abril de 1974 (26 de Abril na Guiné). E ainda bem que assim aconteceu, pese embora as graves consequências dos erros cometidos no processo de descolonização, uma das decisões irrevogáveis da revolução dos 3 D, Descolonizar, Democratizar e Desenvolver.

A primeira, descolonizar, apressadamente, bem ou mal, aconteceu. Já quanto a democratizar e desenvolver, a coisa esteve difícil. Parece que, alguns dos militares revoltosos, estavam a leste do conceito democratizar e, quanto a desenvolver, pensariam que isso aconteceria pela varinha mágica do Estado, todo poderoso, que tudo decidia e comandava, através dos seus agentes, constituídos como novas elites.

Apesar da admiração que Carlos Matos Gomes me suscita, não deixo de me surpreender pela sua sistemática campanha contra o sistema da Democracia Ocidental na Europa, que critica sem piedade, muitas vezes julgando os seus dirigentes como imbecis.
Não se dá conta, que no presente, com esse proceder, enfraquece o sistema em que vive e que lhe paga a aposentação, enquanto fortalece o sistema adversário, que lhe está nas antípodas?

Atentamente
JLFernandes

João Carlos Abreu dos Santos disse...

... 'post' publicado no 1º de Abril, mas não é Fools' Day.
Livreco manhoso, de um fulano que cuspiu na sopa e agora pretende passar por grande democrata!
Um nojo!!!