segunda-feira, 1 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25325 Ser solidário: (267): Vamos ajudar a ONGD Ajuda Amiga (NIPC 508617910), consignando-lhe 0,5% do IRS de 2023 (Relativamente ao IRS de 2022, recebeu cerca de 4,5 mil euros)




11 de janeiro de 2024 - ONGD Ajuda Amiga  > Armazém AA > Caixas com ajuda humanitária e apoio ao desenvolvimento iniciam o caminho para a Guiné-Bissau

Fonte: Cortesia de Ajuda Amiga

 

 1. Notícias de 2024, tendo  por origem a página na Net da ONGD Ajuda Amiga:


(...) Em 11-01-2024 foram enviadas para a Guiné-Bissau 90 volumes com 1,5 t de bens, que serão distribuidos pelos membros da Ajuda Amiga em março e abril de 2024.

 

Os bens enviados destinam-se a apoiar os projetos em preparação como é o caso do projeto de fornecimento de energia solar à Escola Casa do Sol da Missão Católica de Farim, a fim de poderem dar aulas durante a noite (angariação de fundos a decorrer), bem como a sustentabilidade do projeto da Escola Ajuda Amiga de Nhenque e ainda outros projetos como escolas e jardins de infância.


Além destes bens para diversas instituições referidas anteriormente, seguem também algumas caixas para os nossos voluntários locais carenciados, os quais são um apoio fundamental nestas distribuições.

 

Elementos da Ajuda Amiga seguirão (o Carlos Fortunato, o Carlos Rodrigues, o Luís Campos...) em março e abril de 2024 para a Guiné-Bissau (a expensas suas) para fazerem a distribuição. (...)


Os relatórios de 2023, 2022 e 2021 (relatório de actividades, financeiro e do conselho fiscal) podem ser consultados na página oficial da Ajuda Amiga. 



CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS em 2024

 

A consignação dos 0,5% do IRS é uma receita muito importante para a Ajuda Amiga, tendo recebido em 2023 a importância de 4.466,48 €, referente à consignação dos 0,5% do IRS. Aqui fica o nosso muito obrigado a todos esses doadores.(*)

 

A Ajuda Amiga agradece sensibilizada este vosso gesto solidário, e apela para que mobilizem outras pessoas para esta declaração solidária, para tal basta indicar no campo 11 da declaração o NIF da Ajuda Amiga e uma cruz no IRS como a seguir se indica.

 

A nossa principal prioridade é o ensino, e a consignação do IRS é um gesto que irá permitir aos nossos voluntários, que nada pedem para si ou para as suas despesas nos projetos, poderem criar infraestruturas para que as crianças tenham uma escola onde possam aprender a ler e a escrever, criando deste modo as condições básicas para o ensino, pois sem ele não há desenvolvimento, nem a difusão da língua portuguesa. (**)

 

 

11

Consignação de 0,5% do IRS

Entidades Beneficiárias

Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública (art.º 32, n.º 6 Lei n.º 16/2001)

NIF

508617910

IRS

X

 


2. A Ajuda Amiga – Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento, é uma organização não governamental, apartidária, laica e dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, e financeira, com o NIPC 508617910, sendo uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, as suas atividades são desenvolvidas na Guiné-Bissau e em Portugal.

A Ajuda Amiga encontra-se registada no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (entidade publica do Ministério dos Negócios Estrangeiros), como ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, e por inerência reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

3. Contactos da Ajuda Amiga:
 
Escritório: Rua do Alecrim, 8, 1º Dtº  2770 - 007 Paço de Arcos;

Sede: Rua Mário Lobo, nº 2, 2º Dtº  2735 - 132 Agualva – Cacém; 

ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Entidade com o Estatuto de Utilidade Pública;

Presidente da Direção: Carlos Fortunato (foto, à esquerda: ex-fur mil arm pes inf, MA, CCAÇ 13, Bissorã, 1969/71; técnico de informática reformado; ver aqui a composição dos órgãos sociais para o biénio de 2024/25)

NIPC 508617910 
E-mail:  ajudaamiga2008@yahoo.com 
Telemóvel 93 714 9143  

4. Donativos em dinheiro também podem ser enviados  para a  Conta da Ajuda Amiga:

2 comentários:

Manuel Resende disse...

Este homem, meu amigo , devia ter uma estátua, aqui e na Guiné, pela sua dedicação fervorosa com a sua causa da ajuda aos guineenses. A AJUDA AMIGA é o seu lema. Um economista que dá cartas a muito técnicos, de painéis solares e não só .Colaboro com ele e não quero dizer mais.
Continua , amigo, a tua missão e vê lá se os volts e os amperes estão de acordo. Não te esqueças da formula VIR, (V=I.R)
Abraço Amigo

Eduardo Estrela disse...

Tive o privilégio de ter como camaradas fisicamente presentes, o Carlos Fortunato e o Carlos Silva.
O primeiro durante 2 meses em Portalegre mais 5 meses na Guiné.
O segundo durante o resto da comissão na Guiné de início de novembro de 1969 a março de 1971.
Sei do carinho do amor e da entrega que ao longo das suas vidas têm dedicado aos nossos irmãos guineenses. Subscrevo a afirmação do Manuel Resende.
Aproveito para lhe dizer que o Henrique Cristo, fur. mil. da sua companhia, foi ontem submetido a uma cirurgia cardíaca no hospital de santa cruz. Falei com a esposa hoje de manhã. Correu bem. Vamos aguardar o seu regresso.
Abraço fraterno
Eduardo Estrela