FIAT's em Bissalanca
1. Mensagem do nosso camarada Mário Santos (ex-1.º Cabo Especialista MMA da BA 12, 1967/69), com data de 31 de Maio de 2018:
O dia em que a Guerra na Guiné quase terminou…
Cumpri apenas uma comissão de serviço no Ultramar durante a minha carreira na Força Aérea Portuguesa. A comissão na Guiné, porém, sobrepôs-se a todas as outras acções e marcou-me indelevelmente para o resto da vida. A mim e certamente a todos os que, de algum modo, partilharam a mesma experiência. É de um destes acontecimentos que a lei da sorte permitiu, não só que vos esteja aqui hoje a relatar, mas que teria provavelmente mudado o destino de toda a guerra colonial se o pior naquele dia de Agosto de 1968 tivesse porventura acontecido. É deste evento que vos irei agora dar conta…
Naquele dia, cumpria-se a rotina habitual relativa à acção da Linha da Frente da Esquadra de Tigres “Os Fiat`s G-91 R4”. Isto é, as diferentes especialidades cumpriam escrupulosamente o seu trabalho com a dedicação e o sentido do dever a cumprir. Os mecânicos, (como eu) electricistas e pessoal de rádio procediam às inspecções de preparação para o voo, enquanto o pessoal de armamento cumpria o rearmamento dos aviões de acordo com o planificado pela chefia do Grupo Operacional. Eram oito as aeronaves a inspecionar, reabastecer e rearmar. Se bem me lembro duas parelhas com Foguetes e Drop tanques suplementares (para aumento de autonomia) e as restantes configuradas com bombas de 200 Kg (pylons internos) e 50 Kg (nos pylons externos) destinadas a bombardeamento de instalações AA inimigas que tinham entretanto sido detectadas e devidamente referidas no mapa..
Bombas de 200Kg
Em tempos de Guerra, a azáfama de uma linha da frente é sempre frenética e bastante nervosa, uma vez que estamos permanentemente a lidar com material que causa destruição e eventualmente mata ou estropia seres humanos ou animais e arrasa com estruturas quer sejam urbanas ou rurais.
BA 12, 1968 - Assinando o Livro de Inspeção
Todos procuram fazer bem e depressa, o que nem sempre é uma boa mistura e em que por vezes apesar de toda nossa boa vontade não se consegue actuar em perfeita sintonia. No meio de todo aquele frenesim, alguém decidiu (porventura para poupar tempo) que as aeronaves podiam ser abastecidas de combustível ao mesmo tempo que algumas das aeronaves eram carregadas com as bombas e as restantes municiadas com rocketts e os respectivos pentes de balas 12,7mm colocadas nos compartimentos das metralhadoras.
Assim foi com naturalidade que vi chegar o autotanque de JP4 e o vi posicionar-se em frente aos aviões…
O meu camarada e amigo 1.º Cabo MMA, Luís Branco Tavares, após a passagem técnica de inspecção, dado ter sido um dos primeiros a terminar a vistoria, saltou de imediato para cima da asa direita pronto para o abastecimento… Deve ter algures vislumbrado um filme de terror… ou por qualquer outra razão impossível de explicar, deu um berro medonho (ele tinha e tem ainda hoje uma voz de tenor) e gritou a plenos pulmões:
“Ó condutor, tira-me ESSA MERDA DAÍ”, o que o Soldado condutor auto cumpriu de imediato. Em boa altura o fez, já que passados minutos se ouviria um disparo que terá passado ao lado da traseira do camião cisterna e rebentado na terra desmatada entre a linha de delimitação da Base Aérea e um tabancal situado a uns quilómetros da zona.
Caros amigos, não creio haver um mínimo de exagero, se vos disser que se acaso o foguete tivesse acertado no camião cisterna, toda a Base teria sido incinerada. Não eram apenas as aeronaves mais próximas, seriam também todas as outras; os T-6, Hélis, DOs, Dakotas, hangar`s e Esquadras, etc., sem nunca esquecer que os depósitos onde eram fabricadas as bombas napalm estava ali bem pertinho a meia dúzia de metros!
A principal vantagem dos militares portugueses na guerra de 1961-74 foi, em meu entender, a superioridade aérea de que a FAP usufruiu durante a guerra. Foi uma vantagem militar sem paralelo do nosso lado e contra a qual durante muito tempo eles não tiveram qualquer forma eficaz de combater. Uma mais-valia que, no entendimento dos responsáveis militares e políticos, se deveu à aposta na intensificação da implementação da aviação militar em África. A actividade aérea, que até 1968 se desenrolou regularmente, só foi limitada pelos meios humanos e materiais ou pelas más condições atmosféricas, o que permitiu um contínuo apoio ao esforço de guerra, assumindo essencialmente três vertentes: transporte, informações e apoio de fogo.
Bissalanca, 1968 - Fiat's
A partir de 1965 começaram a ser estabelecidos procedimentos para a coordenação entre meios aéreos e de superfície, sendo criados o Centro Conjunto de Apoio Aéreo, em Bissau, e a Secção Conjunta de Apoio Aéreo, em Nova Lamego. Estes organismos permitiram melhorar a comunicação e coordenação entre os três Ramos das Forças Armadas, a determinação de prioridades e a afectação racional dos meios aéreos. A guerra na Guiné teve características muito diferentes da guerra em Angola. A elevada organização da guerrilha e a forma como a sua luta se iniciou, através de acções de combate e não com massacres como em Angola, era reveladores das dificuldades que as FA iriam ter neste território. O principal movimento de libertação era o (PAIGC), que se preparou antecipadamente para a guerra através da formação de quadros, do recrutamento e doutrinação dos combatentes e do treino militar, passando três anos a analisar condições e a recolher apoios internacionais para a rebelião.
Por outro lado, o território guineense possuía um conjunto de características que favoreciam a actuação dos guerrilheiros. A extensa área fluvial, a linha costeira bastante recortada, os largos estuários e braços de mar que penetram profundamente no continente, exigiam operações militares com uma importante componente anfíbia, motivo pelo qual a Armada esteve tão presente neste teatro de operações.
O restante território tinha uma dimensão reduzida, cerca de um terço de Portugal, e era habitado na sua maioria por nativos de várias etnias, algumas estendendo-se para lá das fronteiras. Na Guiné, não só os factores históricos e a hostilidade da geografia e do clima tornaram difícil a actuação das FA, como também as independências da Guiné-Conakry (1958) e do Senegal (1960) tiveram um importante papel na condução da guerra. Estes dois países foram uma importante fonte de apoio aos guerrilheiros do PAIGC, proporcionando-lhe refúgio a Norte, Leste e Sul, onde puderam estabelecer as suas bases e desencadear acções militares na Guiné . O nível de organização do movimento e o armamento moderno de que dispunha (armas automáticas, morteiros, RPG’s, metralhadoras anti-aéreas) possibilitou aos guerrilheiros evoluírem de tal forma rápida que, em 1965, já tinham estendido a sua actuação a todo o território da Guiné. Para piorar a situação militar portuguesa, em termos de apoio aéreo, devido a pressões exercidas pelos EUA a Força Aérea Portuguesa foi obrigada a retirar da Guiné os oito F-86F, a principal arma de ataque aéreo de que dispunha.
F-86F 354 nos céus da Guiné
Desde a retirada destes, em finais de Outubro de 1964, e a chegada dos seus substitutos, os novos caças FIAT G-91 R4 adquiridos à Alemanha Ocidental, as missões de apoio aéreo próximo às forças no terreno foram garantidas pelas aeronaves T-6G. Este era um avião que estava longe de possuir o mesmo poder de fogo do anterior F-86F ou do posterior FIAT G-91 R4, o que terá contribuído para que no período de dezoito meses entre a saída de uns e a entrada ao serviço de outros, a guerrilha tenha reforçado a sua presença no terreno, especialmente na região a Sul. A evolução militar da guerrilha permitiu ao PAIGC, em 1966, anunciar publicamente o controlo de dois terços do território, afirmando que a Guiné era
“um Estado em desenvolvimento, estando um terço do seu território a ser objecto de agressão imperialista". Por esta altura, o PAIGC começou a desencadear acções militares mais arrojadas, perto da guerra convencional, embora nestes casos ficasse muito exposto à acção aérea, especialmente nas áreas de menor densidade florestal. A inferioridade do inimigo na guerra aérea levou a que desde cedo procurassem anular esta vantagem das força armadas portuguesas, recorrendo para tal ao uso de artilharia anti-aérea.
Portanto, aquele foi um dia de sorte para todos nós, um dia em que as nossas vidas e própria guerra podia ter tido um final trágico na Guiné!
Mário Santos
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Nota do editor
Último poste da série de 29 de maio de 2018 >
Guiné 61/74 - P18690: FAP (106): Fotos da montagem dos primeiros FIAT's G-91 R/4 destinados à Esquadra de Tigres de Bissalanca (Mário Santos, ex-1.º Cabo Especialista MMA da BA 12)