quinta-feira, 26 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1998: Blogoterapia (28): No Diário do Mário Beja Santos, está lá tudo, estamos lá todos nós (Virgínio Briote)

1. Mensagem do nosso co-editor Virgínio Briote (ex-Alf Mil Cmd, Brá, 1965/67) (1):

Caro Luís,

É um documento rico em memórias daqueles tempos (2). Está lá tudo, as preocupações com a população, os contactos com o então Inimigo, as ideias de alguma hierarquia nem sempre ajustadas às realidades com que a tropa em quadrícula se defrontava todas as horas, todos os dias, as relações com a metrópole, os amigos, a namorada, a família, os hábitos que procurou não perder no mato, as leituras e a música, os conflitos entrelaçados com momentos de camaradagem entre os pessoal militar, a dificuldade em lidar com a cultura dos militares nativos, num destacamento perdido no mato, dias e dias, sempre a contar os dias que faltavam para as férias, o RDM, tudo, está lá tudo o que eu vi e vivi algum tempo antes.


Ter o Mário no nosso blogue foi um acontecimento feliz (2). Não por ser, há muitos anos, uma figura pública, mas por tudo o que ele encarna. Um jovem com 20 e poucos, metido num conflito que, na altura, não lhe devia dizer muito, meia dúzia de meses de instrução militar muito básica, praticamente virada para o manejo das armas e nenhuma informação sobre as populações e sobre o que se passava no terreno. Tudo o que aconteceu a uma geração. E, pelo que depreendo, vestiu o camuflado com honra sem ter em mira recompensas.

Felicitar o Mário Beja Santos é também felicitar o nosso blogue.

Um abraço,
vb
_______________

Notas dos editores:

(1) Vd. posts de:

11 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1945: Blogue-fora-nada: O melhor de ... (1): Nunca contei uma estória de guerra aos meus filhos (Virgínio Briote)

11 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1943: Virgínio Briote, novo co-editor do blogue

(2) Vd. post de 25 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1996: Nas Terras dos Soncó, um livro saído do nosso blogue, em próxima edição do Círculo de Leitores (Beja Santos / Luís Graça)

Sem comentários: