terça-feira, 19 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4378: Arsénio Puim, o regresso do 'Nosso Capelão' (Benjamim Durães, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72)

Viana do Castelo, 16 de Maio de 2009 > Convívio do pessoal da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) > O antigo capelão do batalhão, o ex-Alf Mil Arsénio Chaves Puim, que seria preso pela PIDE/DGS no dia Mundial da Paz, 1 de Janeiro de 1971, levado para Bissau e expulso do Exército (1). Está reformado como enfermeiro do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores. Vive na sua ilha natal, Santa Maria (2).

Ainda hoje me interrogo sobre quem, civil ou militar, o tramou... Dele escreveu o seu amigo, camarada e companheiro de quarto, o Abílio Machado, o Machadinho (como ele lhe chamava; Bilocas, para os amigos da CCAÇ 12): "A coragem de um padre que não abdicou de o ser lá onde era o seu sítio: o altar" (1)... Poucos de nós tiveram tomates para tomar as posições que ele tomou: refiro-me àqueles de nós, como eu, que eram, em consciência, contra a guerra mas que a fizeram (3)... (LG)

Foto: © Benjamim Durães (2009). Direitos reservados



Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Março de 2007 > O interior da capela onde, entre outros, rezava missa o Alf Mil Capelão Puim (CCS / BART 2917, 1970/71) e, em 1 de Janeiro de 1971, rezou pela paz, antes de ser preso pela PIDE/DGS. Eu nunca lá entrava a não ser em caso de velório, quando funcionava como capela mortuária.

Convivi pouco (ou melhor, não o suficiente) com o capelão Puim, o angélico, frágil mas corajoso Puim, que era contudo mais velho dez anos do que nós. Já não ia missa nessa idade, e muito menos na Guiné, em Bambadinca. Além disso, a malta da CCAÇ 12 tinha uma intensa actividade operacional, ao serviço do façanhudo Comando do Batalhão, que nos explorou até ao tutano, sobrando pouco tempo para conviver com a malta da CCS (com algumas excepções...).

Bom, hoje estou sinceramente arrependido de nunca ter ouvido uma homilía do Puim, mesmo por simples curiosidade intelectual, por solidariedade humana, por camaradagem... Na altura, eu achava que todos os capelães militares eram escolhidos a dedo e estavam bem integrados no sistema. Não me dei conta que os efeitos devastadores da guerra colonial também afectavam os homens encarregues de zelar pelo conforto espiritual e a salvação das almas dos nossos combatentes. Além disso, o Concílio Vaticano II tinha mexido profundamente com a Igreja (ultraconservadora) que nós conhecíamos (e que alguns de nós já contestavam), desde o nosso tempo de meninos e moços (3)...

Espero poder compensar, de algum modo, esse tempo perdido com o nosso próximo convívio, ao vivo ou em linha, usando a nossa Tabanca Grande, aqui onde o mundo se torna um pouco pequeno, aconcjegado, amigável e até bonito... Tive imensa pena, Arsénio, de não ter podido ir a Viana dar-te um abraço de saudade e de camaradagem... Aceita, por isso, o nosso reiterado convite para figurares na lista dos Amigos & Camaradas da Guiné...Haveremos de ir a Viana, ou a Santa Maria, ou a outro sítio qualquer, para continuarmos uma conversa que ficou interrompida durante quase quatro décadas... É muito tempo, camarada! (LG)

Foto: © Carlos Silva (2007). Direitos reservados.


1. Mensagem do Benjamin Durães:

Luís, sim, o Puim esteve presente em Viana do Castelo no dia 16 de Maio (4), e foi com muita alegria que o recebi, a ele, à irmã e ao cunhado na Fortaleza de Santiago da Barra.

Com algum espanto verifiquei que o Puim reconheceu uma grande maioria - em especial, os ex-oficiais e sargentos e muitas praças - dos camaradas que com ele conviveram na Guiné: Abílio Machado, Cabete, Beato, Félix Torres, Durães, David Guimarães, Rocha, Borges, Jorge Cabral Bernardo, Gancho, Moreira, Mário Teixeira (o Sacristão do BART), Brás, Cunha e muitos outros (5).

Está ainda com uma boa memória visual dos ex-camaradas. Também perguntou por muitos outros ex-Milicianos, tais como:

- o Dr. Gonçalves Ferreira;

- o José Coelho [,ex-Fur Mil Enfermeiro] e Isabel;

- o António Carlão [, ex-Alf Mil CCaç 12,] e Helena (o Carlão na 5ª Feira prometeu-me estar presente na tarde de sábado em Viana do Castelo, encontro a que faltou);

- o Leão Lopes e Cecílía (O Leão Lopes, ex-Furriel do BENG 447, é um reputado pintor e cineasta em Cabo Verde, ex-Ministro da Cultura e Comunicações de Cabo Verde, Professor Universitário de Assuntos Africanos em França e, ao que suponho, actualmente Presidente da ONG ATELIER MAR em Cabo Verde) (6);

- Ex-Capitães Silva Agordela, Amaro dos Santos e Espinha de Almeida.

Ao Puim foi dado o número do telemóvel do Henriques (o da encarnação de Bambadinca, hoje Luís Graça) e o contacto do Gonçalves Ferreira (em Oeiras e em Lisboa), como haviam pedido.

Só houve uma pequeno permenor, pois o nosso Puim nunca me perguntou pelo cantador do RIO QUE LAVAS NO RIO (7)

Um Abraço Luís

DURÃES

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. poste de 17 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1763: Quando a PIDE/DGS levou o Padre Puim, por causa da homília da paz (Bambadinca, 1 de Janeiro de 1971) (Abílio Machado)

(2) Vd. poste de 16 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2444: Arsénio Puim, ex-Alf Mil Capelão, CCS/BART 2917, hoje enfermeiro reformado e um grande mariense (Luís Candeias)

(3) Vd. poste de 5 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1925: O meu reencontro com o Arsénio Puim, ex-capelão do BART 2917 (David Guimarães)

(4) Vd. poste de 18 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4372: Convívios (131): CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), com o Arsénio Puim e os filhos do Carlos Rebelo (Benjamim Durães)

(5) Vd. poste de 15 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1527: Lista de ex-militares da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e unidades adidas (Benjamim Durães)

(6) Vd. excerto de notícia de O Liberal On Line, de 23 de Abril de 2009:

(...) LEÃO LOPES NOMEADO PARA O PRÉMIO ANDORINHA DIGITAL

Bitú, de Leão Lopes, uma longa metragem de 52 minutos, é um dos filmes nomeados pelo júri de selecção como candidato a melhor filme-documentário do Andorinha Digital, um dos prémios atribuídos no III CINEPORT, Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa, que vai decorrer em João Pessoa, capital de Paraíba, Brasil, de 4 a 14 de Maio [de 2009]

(...) Leão Lopes, fundador da Mindelo – Escola Internacional de Arte, dinamizador cultural e fundador da ONG Atelier-Mar, é um polifacetado intelectual de S. Vicente, a um tempo artista plástico, fotógrafo, escritor (autor de A História de Blimundo e de Unine) e cineasta, realizador de Ilhéu de Contenda (1994). (...)


(7) Vd. postes de:

7 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3582: Cancioneiro de Bambadinca (2): Brito, que és militar... (Gabriel Gonçalves, ex-1º Cabo Cripto, CCAÇ 12, 1969/71)

14 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1525: Tertúlia: Durães, Vinagre & Cª Lda, do BART 2917 (Humberto Reis)

Sem comentários: