quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5039: Tabanca Grande (176): José Manuel Pechorro, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 19, Guidaje (1971/73)

1. Mensagem de José Manuel Simoa Pechorro, ex- 1.º Cabo Op. Cripto da CCAÇ 19, Guidaje, 1971/73, com data de 28 de Setembro de 2009:

Olá Luís Graça,
Decorreu quase um ano que detectei o v/sítio na Internet.
Estava numa sonolência a respeito da minha presença na Guiné. Ao ler sobre Guidaje, Guileje e Gadamael, etc., a minha visão dos acontecimentos e da guerra no ultramar ficou melhorada.

Solicito a minha inscrição na Tabanca Grande, junto dos Tertulianos, se me quiserem acolher.

Os meus agradecimentos e cumprimentos aos criadores do blog: Luís Graça, Virgínio Briote, Carlos Vinhal, Eduardo Magalhães e colaboradores.

Idem, aos que relataram o cerco a Guidage: o 1.º Tenente AN/FZE Albano Alves de Jesus; o Albano M. Costa, da Ccaç 4150; o Amílcar Mendes, 38.ª CCmds; o Sargento-Mor Pára Manuel Rebocho; o ex-1.º Cabo Pára Victor Tavares (BCP 12) CCP 121; o ex-1.º Cabo Manuel Marinho, BCaç 4512/72; os Pilotos da FAP, etc.

O motivo do contacto é em memória de todos os intervenientes e homenagem aos mortos. Aos soldados da CCaç 19, injustamente maltratados... e às forças militarizadas africanas fuziladas pelo PAIGCV, não esquecendo os que na metrópole lhes recusam os seus direitos.

Escolheram estar do nosso lado, confiando em Portugal e suas promessas. Foram abandonados!

Não foi só pelo dinheiro (soldo), como alguém mencionou, referente aos soldados da CCaç 19.
À noite, o calor no colchão e o sono não vinha, ia ao pé das sentinelas, onde conversando, me diziam estar no exército português por uma Guiné Melhor. Se o PAIGCV vencesse o futuro seria muito mau! Tinham razão.
Os povos simples da Guiné mereciam melhor sorte.

Houve heróis nestas guerras, e recordo o Ten Cor António Correia de Campos. Foi ele que evitou o abandono de Guidaje, e acontecesse uma grande tragédia! O IN derrotado desistiu.

Relembrando o dia 8, pergunto o que terá realmente acontecido à coluna?

O ex-1.º Cabo Marinho respondeu:

GUIDAJE - A PRIMEIRA GRANDE EMBOSCADA em 8/9 Maio 73 - P4957: Tabanca Grande (173): Manuel Marinho, ex-1.º Cabo da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4512, Farim e Binta (1972/74).

Com humildade remeto em anexo o meu relato, caso ajuízem que se deve publicar, do período de Abril a 9 de Maio de 1973. Deduzindo quem ler o motivo de realizar uma coluna apressada no dia 8 levando auxílio a Guidaje.

No texto seguem duas fotos.

Agradecido, os meus cumprimentos,
José Manuel


2. Comentário de CV:

Caro camarada José Manuel, bem-vindo à Tabanca Grande.

Tenho um esclarecimento a fazer. Quem fundou o Blogue foi o nosso camarada Luís Graça. Eu, o Magalhães Ribeiro e o Virgínio Briote apenas damos uma mãozinha, porque o trabalho é muito. Repara que és o 371.º tertuliano. Não percebo muito de tropa, mas não faltará muito formaremos um Batalhão.

Falando agora de ti. Muito obrigado por te dirigires a nós e por teres a coragem de dizer que nos espias há quase um ano. Sabemos que temos muitos camaradas que nos seguem, mas que por qualquer motivo pessoal não se nos dirige, embora alguns comecem a colaborar connosco, fazendo comentários nos nossos postes.

O trabalho que envias, relativo aos acontecimentos de Guidage em Abril/Maio de 1973, é muito extenso pelo que será publicado num outro poste.

Reparei que não mandaste uma foto do teu tempo de Guiné que sirva fazer uma tipo passe, como aconteceu com a actual. Logo que possas envia-a.

Esperamos que este teu contacto seja o primeiro de muitos, não só para falar dos trágicos acontecimentos de Guidage, mas também participando com outros relatos e experiências vividas no tempo que estiveste pelo Norte da Guiné.

Em nome da tertúlia, deixo-te um abraço de boas-vindas.
CV
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 17 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4973: Tabanca Grande (175): Carlos Sousa, ex-Alf Mil Op Esp, CCAÇ 1801, Ingoré/Bissum-Naga/S. Domingos/Cacheu/Antotinha(Ingoré) - 67/69

Sem comentários: