sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Guiné 63/74 - P8662: O Nosso Livro de Estilo (2): Comentar (nem sempre) é fácil...


Lourinhã > Vimeiro > Monumento comemorativo  e centro de interpretação da Batalha do Vimeiro > Azulejo alusivo ao desembarque das tropas luso-britânicas, na Praia de Paimogo, em 19 de Junho de 1808... A batalha do Vimeiro foi em 21 de Agosto de 1808. Azulejo desenhado e pintado à mão por Salvador (2000).

Foto: Luís Graça (2011). Todos os direitos reservados

Comentar é FÁCIL, sob o velho e frondoso poilão da Tabanca Grande...


1. As opiniões aqui expressas, sob a forma de postes ou de comentários, são da única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não podendo vincular o proprietário e editor do blogue, bem como os seus co-editores e demais colaboradores permanentes.

2. Camarada, amigo, simples leitor: Podes escrever no final de cada poste um comentário, uma informação adicional, um reparo, uma crítica, uma pergunta, uma observação, uma sugestão... (De preferência sem erros nem abreviaturas; evitar também as frases em maúsculas).

Basta, para isso, apontares o ponteiro do rato para o link Comentários, que aparece no fim de cada texto (ou poste), a seguir à indicação de Postado por Fulano Tal [Editor] at [hora], e clicares DUAS VEZES...

3. Tens uma "caixa" para escrever o teu comentário que será publicado instantaneamente, sem edição prévia, sem moderação, sem "censura"... No caso de teres uma conta no Google, deves usar essa identificação. Mas também podes entrar como "anónimo" (desde que ponhas no final da mensagem o teu nome, localidade e endereço de email válido, não oferecendo a tua identidade não ofereça qualquer dúvida aos editores).

Se voltares ao blogue, encontrarás logo a mensagem que lá deixaste. Repete as operações acima descritas para visualizar o teu comentário.

4. Escreve com total liberdade e inteira responsabilidade, o que significa respeitar as boas regras de convívio que estão em vigor entre nós: por exemplo,

 (i) não nos insultamos uns aos outros;

(ii) não usamos, em público, a linguagem de caserna;

 (iii) somos capazes de conviver, civilizadamente, com as nossas diferenças (políticas, ideológicas, filosóficas, culturais, étnicas, etc.);

(iv) somos capazes de lidar e de resolver conflitos sem puxar da G3;

(v) todos os camaradas têm direito ao bom nome e à privacidade;

(vi) não trazemos a "actualidade política" para o blogue, etc.

Os editores reservam-se, naturalmente, o direito de eliminar, "a posteriori", rápida e decididamente, todo e qualquer comentário que violar as normas legais, bem como as nossas regras de bom senso e bom gosto, a começar pelos comentários ANÓNIMOS (por favor, põe sempre o teu nome por baixo), incluindo mensagens com

(i) conteúdo racista ou xenófobo,

(ii) carácter difamatório,

 (iii) acusações de natureza criminal,

(iv) apelo à violência,

(v) linguagem inapropriada,

(vi) publicidade comercial;

ou (vii) comunicações do foro privado, sem autorização de uma das partes.

Excepcionalmente, alguns comentários poderão transformar-se em postes se houver interesse mútuo (do autor e dos editores).

5. Além dos editores (LG, CV, EMR e VB), há 6 colaboradores permanentes, membros seniores do nosso blogue, que de há muito recebem, automaticamente, na sua caixa de correio (e apreciam depois o conteúdo de) todos os comentários: Hélder Sousa, Joaquim Mexia Alves, José Manuel Dinis, José Martins, Miguel Pessoa e Torcato Mendonça. O seu papel é o de ajudar os editores a cumprir e a fazer cumprir as regras do nosso blogue.

Alguns membros desta equipa têm poderes de administradores, podendo eliminar comentários que infrinjam as nossas regras editoriais.

PS - Em qualquer altura poderemos reintroduzir, com pena nossa, o mecanismo da moderação dos comentários,  se se verificar a violação sistemática, por parte de alguns leitores,  do direito de comentar livremente no nosso blogue (e do correspondente dever de o fazer de maneira responsável).

___________

Nota do editor:

Último poste da série > 22 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8588: O Nosso Livro de Estilo (1): Política editorial do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné

Sem comentários: