(,,,) Chamam-lhe o "soldado tranquilo" , ou o "soldado silencioso". Jaz em silêncio e aguarda. Chove , a terra abre fendas e ele continua a emboscar. Já foram assinados acordos em cerimónias solenes algures,, em capitais longínquas, em pomposos salões, à luz de candelabros refulgentes. Inimigos apertaram as mãos e prometeram que "nunca mais". Mas nada disso lhe interessa. Os rumores acerca da paz não chegaram à remota parcela de terra onde ele se oculta em segurança sob a densa vegetação e onde espera, Esteve cá ontem, estará cá amanhã. Até cumprir o que lhe foi
determinado (...).
Caro/a leitor/a: Quem será este "soldado tranquilo" ? A que realidade se refere o autor ou autora deste texto ? Tente adivinhar e comente... Boa continuação do tempo de paz, de praia, de férias... Eu vou hoje começar as minhas... (LG).
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 31 de julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10213: Passatempos de verão: Hoje quem faz de editor é o nosso leitor (3): A arte nalu... em vias de extinção (António J. Perereira da Costa)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Ultima GR Guerra,Pacífico
Boas férias,bons mergulhos!
Penso já ter lido algo com essa mesma situação relativamente a um soldado do Japão imperial que foi ficando nas selvas da Birmânia ou numa das ilhas do Pacífico, já não me lembro bem.
Hélder S.
A Silênciosa,que emboscada na terra no musgo,na canoa.Aguarda que a chamem, muitos tratam-na por mina,outros por bailarina,alguns por fósforo,outros por fornilho.
F.Almeida
Bingo, Fernando, bingo! Acertaste!... O "soldado tranquilo", o "soldado silencioso" é a... mina! Depois publico o resto do texto... LG
Força camaradas, a tabanca já é uma visita diária.
Bom trabalho, e obrigado
Enviar um comentário