quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Guiné 63/74 - P10217: Tabanca Grande (352): Ricardo Marques de Almeida, ex-1.º Cabo da CCAÇ 2548/BCAÇ 2879 (Farim, K3, Cuntima e Jumbembem, 1969/71)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Ricardo Marques de Almeida (ex-1.º Cabo da CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Farim, Saliquinhedim, Cuntima e Jumbembem, 1969/71), com data de 28 de Julho de 2012:

Caro amigo Vinhal,
Boa tarde e bem assim para toda a tertúlia da Tabanca Grande, onde também me revejo e, ter alguma coisa para dizer acerca da Guiné, enquanto ex-combatente naquela província.

Sou o 1.º Cabo 08922568, Ricardo Marques de Almeida da CCAÇ 2548/BCAÇ 2879 que esteve no Oio, sector 2, entre 1969 e 1971.

********************

2. Um poema meu escrito na minha primeira noite passada em Lamel:

Foi numa noite de breu
que tudo aconteceu
perdidos naquela mata!

Uma forte trovoada
com vento forte a soprar
e chuva diluviana
que até uma liana
não suportando o temporal
veio cair mesmo à frente,
onde eles estavam deitados
e num circulo apertados
mais parecia um festival.
Pondo à prova a sua mente
e num arrepio constante
deixaram de ter noção
do perigo que então corriam!
E pondo à prova o coração
deram um salto para diante,
e nas armas então pegaram
desafiaram a natureza
e com alguma ligeireza,
suas armas disparavam.
Também queriam tomar parte
daquele festival oferecido!
E com o coração dorido
de já tão empedernido
Gritavam
gritavam
Portugal! Portugal! Portugal!

Com um abraço
Marques de Almeida




 Ricardo Almeida, na foto de baixo com uniforme completo


3. Comentário de CV:

Caro camarada Ricardo Almeida, bem-vindo à nossa Tabanca Grande onde acabas de entrar pela porta principal. Parece termos em perspectiva mais um vate.

Esperamos a tua colaboração com textos em prosa, ou verso como foi o caso de hoje, assim como em fotos que devem trazer as legendas respectivas para sabermos a data (se possível), o local e o nome dos fotografados. No caso da foto que hoje publicamos, os camaradas que estão contigo muito gostariam de ver os seus nomes referidos.

Tens que te habituar ao tratamento por tu, já que aqui na tertúlia não se fazem distinções de espécie alguma entre os camaradas da Guiné. Respeitamos as nossas diferenças, isto sim é uma norma a seguir. Sempre que utilizamos uma imagem ou partes de textos que não sejam nossos, devemos indicar o seu autor ou a sua proveniência. Não acalentamos discussões estéreis nem trocamos insultos. Os editores sentem-se no direito de não publicar ou eliminar os comentários que não cumpram estas condutas elementares de convivência.

Não te sintas atingido porque isto não é (só) para ti porque convém de vez em quando lembrar que para vivermos em comunidade, mesmo virtual, o respeito mútuo é fundamental.

Não sei se sabes, mas tens no nosso Blogue um camarada da tua Companhia, o ex-Fur Mil Carlos Silva, hoje advogado em Lisboa, que faz parte da Associação Ajuda Amiga que na Guiné-Bissau tem como alvo a tua tão conhecida Região do Oio, sector de Farim. Clica aqui  para saberes mais.
Por outro lado podes, e deves, visitar a sua página em: http://www.carlosilva-guine.com/, onde poderás recordar muito da tua Unidade e dos teus camaradas.

Já agora, por curiosidade, se bem te lembras, no fim da comissão quando o teu Batalhão saiu de Farim com destino a Bissau, indo pela estrada que começava no K3 e atravessava Mansabá, Cutia e Mansoa, nas imediações de Mansabá era a minha Companhia que estava a fazer a segurança enquanto vocês passavam.

Não tenho muito mais para te dizer, a não ser que deves enviar a tua correspondência para luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com e para um dos co-editores (Carlos Vinhal ou Eduardo Magalhães), cujos endereços estão no lado esquerdo da página.

Recebe da tertúlia e dos editores deste blogue um fraterno abraço de boas-vindas.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 22 de Julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10180: Tabanca Grande (351): Guilherme Gabriel da Costa Ganança, ex-Alf Mil da CCAÇ 1788/BCAÇ 1932 (Cabedú, Catió e Farim, 1967/69)

Sem comentários: