Foto nº 1 A
Foto nº 1
O Unimog 411 ("burrinho do mato"), depois da explosão da mina A/C, em 16 de abril de 1972
Foto (e legenda): © Francisco Palma (2017) Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Mensagem, de 29 de outubro último do nosso amigo e camarada Francisco Palma (ex-sold cond auto rodas, CCAV 2748 / BCAV 2922, Canquelifá, 1970/72)
Caros Luís Graça e Carlos Vinhal
Junto anexo foto do Unimog 411 (Burrinho do Mato,) com o qual, acionei a mina anticarro, do lado esquerdo, e que só hoje me conseguiu chegar obter, cedida por de um camarada de armas .
Se entenderem juntar ao meu curriculum, agradeço, com a seguinte legenda:
"Quem diria que, no dia 16 de abril de 1972, eu conseguisse escapar daqui, com vida?...
"Somente (!) fraturei os dois pés, e ficando com uns estilhaços no corpo
"Ninguém diria, nem eu... nem o meu burrinho do mato!..."
Um grande abraço aos dois .
Francisco Palma
2. Comentário do editor:
Só dois pezinhos fraturados?!... Que "sortudo", Francisco!... E já lá vão 45 anos!,,,
Pois é, o Francisco está aqui, de pedra e cal, na nossa Tabanca Grande, desde 5 de novembro de 2007. Quando se apresentou ao pessoal, escreveu:
(...) Há a registar ainda o rebentamento de uma mina anticarro, onde eu fui o único ferido. Sofri fracturas múltiplas em ambos os pés, quando conduzia um Unimog 411 (Burro do Mato) que transportava mais 11 Camaradas. Faltavam só 3 semanas para o regresso. Hoje sou DFA com 30,58% de deficiência. Com a idade as sequelas agravam-se, mas estou vivo. (...) .
Francisco, muita saúde e longa vida, que tu mereces tudo!
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Nota do editor:
Último poste da série > 24 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17901: (De)Caras (99): o comandante do BCAV 2868 (Bula, 1969/70), o ten cor cav Carlos José Machado Alves Morgado, mais o com-chefe António Spínola, em Pete, em 9/11/1970 (Victor Garcia, ex-1º cabo at cav, CCAV 2639, Binar, Bula e Capunga, 1969/71)
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Nota do editor:
Último poste da série > 24 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17901: (De)Caras (99): o comandante do BCAV 2868 (Bula, 1969/70), o ten cor cav Carlos José Machado Alves Morgado, mais o com-chefe António Spínola, em Pete, em 9/11/1970 (Victor Garcia, ex-1º cabo at cav, CCAV 2639, Binar, Bula e Capunga, 1969/71)
4 comentários:
Muita sorte tiveram os teus camaradas que iam contigo... O Unimog 411, já no meu tempo chamado "burrinho do mato", era uma folha de papel... O 404 semore era mais sólido... Esse, sim, um "burro" de carga... Até dia 16, na Tabanca da Linha!... Luís
Caro amigo e camarada Francisco Palma
Não sei quais os teus sentimentos quando visto essa foto pela primeira vez após o "acontecimento" mas, fosse qual fosse, a verdade é que te deves sentir, muito justamente, como um "sobrevivente".
Na realidade, esse "mau relacionamento" entre condutores e minas era quase sempre fatal.
Ainda bem que estás cá 'para contar' e para demonstrar 'como foi'.
Abraço
Hélder Sousa
Sobreviver a uma mina como te aconteceu é um autêntico milagre.
O meu camarada Falé também teve essa sorte no caminho do Dulombi em 1972 quando com o seu burro do mato foi pelos ares.
É assim a sorte é escapar.
Um abraço e até 16 na Tabanca da Linha
Diz o Hélder Sousa quais os sentimentos após o acidente ..qual acidente ? ... eu diria que nem tenho , pois com o mesmo e em virtude dele , não me lembra o facto ou de muito pouco daquele dia ,recordo acordar no SOS do Hospital de Bissau pelas 17 horas a falar com o General Spínola, e nunca sonho com o que lã passei , nem sonho com os camaradas de guerra , a minha cabeça ficou "vazia" de guerra. Estranho este corpo humana
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