terça-feira, 20 de agosto de 2019

Guiné 61/74 - P20078: In Memoriam (346): José Manuel Vitória Cordeiro, ex-1.º Cabo At Art.ª do 3.º Pelotão da CART 2520 (José Nascimento, ex-Fur Mil Art)

1.º Cabo José Manuel Vitória Cordeiro (o Reguila)
3.º Pelotão da CART 2520


1. Em mensagem do dia 19 de Agosto de 2019, o nosso camarada José Nascimento (ex-Fur Mil Art, CART 2520, Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) dá notícia do falecimento do 1.º Cabo José Manuel Vitória Cordeiro, "Reguila" do 3. Pelotão da CART 2520.

Camaradas da Tabanca Grande,
Acabo de receber a triste notícia do falecimento dum elemento do 3.º pelotão da CART 2520, trata-se do 1.º Cabo José Manuel Vitória Cordeiro, detentor da alcunha do Reguila a quem há pouco tempo dediquei uma pequena história na nossa Tabanca Grande[1].

Era natural de Muge e desde há longos anos a residir em Mira de Aire, onde também exercia a sua actividade profissional no ramo das mobílias.
Foi um dos grandes símbolos da nossa Companhia, dedicado, amigo do seu amigo, granjeava da amizade e o respeito de todos nós, foi um dos principais impulsionadores dos nossos convívios anuais, inclusive do último, o dos 50 anos da nossa partida para a Guiné e que decorreu em Torres Novas, com a visita às instalações do que foi a nossa unidade mobilizadora, o antigo GACA 2[2].

Descansa em paz Cordeiro, descansa em paz Reguila.
José Nascimento


 O "Reguila" em Santa Margarida. É o primeiro à esquerda.
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Notas do editor:

À família enlutada e aos seus camaradas e amigos da CART 2520, a tertúlia da Tabanca Grande endereça as suas mais sentidas condolências.

[1] - Vd. poste de 30 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P20020: Recordações da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) (José Nascimento) (14): "O Reguila"

[2] - Vd. poste de 29 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19839: Convívios (896): Cinquentenário da partida da CART 2520 para o CTIG, em 24 de Maio de 1969... Comemorado em Torres Novas, a 25 do corrente (José Nascimento)

Último poste da série de 11 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20049: In Memoriam (345): Pedro Martinho de Lima Alves Martins, que comandou a CART 6554/73, "Os Intemeratos" (Angola, 1973/75). Era irmão do nosso camarada João Martins. O funeral é amanhã, em São Martinho do Porto, Alcobaça

Guiné 61/74 - P20077: Manuscrito(s) (Luís Graça) (166): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte VIII - De 71 a 80 de 100 pictogramas)



Portugal > Cadaval > Adão Lobo > 1950 > Equipa de futebol do Sporting Clube Lourinhanense, da Lourinhã, no campo de jogos do Adão Lobo. O segundo da primeira fila, da esquerda para a direita, é o meu pai, meu velho,  meu camarada, Luís Henriques, então com 29 anos...

Esteve toda a vida ligada ao futebol, quer como jogador quer como dirigente e treinador de futebol das camadas mais jovens... Faria ontem 99 anos, se fosse vivo... Nasceu em 1920 e morreu em 2012, ia completar os 92 anos...

Esta foto foi tirada em 1950, no dia em que o Benfica, seu clube de eleição,  ganhou a Taça Latina (pode-se ler-se na legenda da foto... Ao que parece foi o primeiro feito internacional do S.L. Benfica: ganhou à Lázio nas meias-finais e depois ao Bordéus na final)... É também uma homenagem à sua geração para quem o futebol era uma paixão... Aqui  ficam os seus nomes: "De pé, da esquerda para a direita, o filho do Vitor Pedro, Miranda (Alfaiate), Jorge "Tarofa" (ou Jorge Serralheiro), José Costa (que haveria de morrer em Angola), José Miguel, Américo "Russo", Manuel "Swing", António Serralheiro; na primeira fila, da esquerda para a direita, Vitor Pedro, Luís Henriques, António Zé da Graça, Manuel Dias ("Néu"), Artur Borges, João Borges". E acrescenta o meu pai: "Perdemos 3 a 2. Nesse dia faltaram três ou quatro dos nossos melhores jogadores: o "Gino" (ou Higino), o Mário   "Pepe", o Manuel "Ferrador", o António Costa"...


Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > Cemitério de Mindelo > 1943 >  Foto do álbum de Luís Henriques (1920-2012), com a seguinte legenda: "Justa homenagem àqueles que dormem o sono eterno na terra fria. Companheiros de expedição os quais Deus chamou ao Juízo Final. Pessoal da A[nti] Aérea depois das cerimónias desfila fazendo continência às sepulturas dos companheiros. Oferecido pelo meu amigo Boaventura [Horta, conterrâneo, da Lourinhã,] no dia 17-8-1943, dia em que fiquei livre da junta (hospitalar)."




Luís Henriques (1920-2012), ex-1º Cabo nº 188/41 da 3ª Companhia do 1º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria nº 5, Caldas da Rainha. Esteve 26 meses "desterrado" em Cabo Verde, Ilha de São Vicente, Mindelo, Lazareto, de julho de 1941 a setembro de 1943, em missão de soberania. Escrevia vinte e tal cartas por semana, em nome dos muitos camaradas do seu pelotão e da sua companhia que não sabiam ler nem escrever. Eram todos oriundos da Estremadura, Oeste

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2005). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça  & Camaradas da Guiné]



Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde [em 100 pictogramas]
Texto (inédito):

© Luís Graça (2005). Todos os direitos reservados.




(Continuação) (*)

[...] 1. Domingo à tarde… Sempre detestaste os domingos à tarde: ou chovia ou fazia vento e um cão uivava na vinha vindimada do Senhor. Nada acontecia, no domingo à tarde, e até o tempo parava no relógio, sonolento, da torre da igreja da tua aldeia.[...]


71. Sim, descobrirás, mais tarde, os famosos aventais de pau 
[1], no lendário Bairro Alto da formosa Lisboa onde se ia de camioneta, de excursão, uma vez na vida, no passeio da escola ou da catequese, ou quando se ia fazer, os sortudos!, o exame de admissão ao liceu, ou quando um mancebo, cheio de garbo, tiradas as sortes, de fitinha vermelha na lapela, era chamado para a tropa e jurava bandeira, e ia às meninas, para tirar… os três, antes de partir para defender a pátria, lá longe no ultramar, nas Áfricas, nas Índias, como o teu pai, em Cabo Verde em 1941/43…


72. Ah!, e o respeitinho, que naquele tempo ainda era tão bonito, cada macaco no seu galho, Deus no céu e os santos nos altares, nobreza, clero e povo, os três estados, uns em cima e outros em baixo, mal acamados, o povo a cavar a terra, a enxertar o bacelo, a podar, a sulfatar e a vindimar a vinha do Senhor, e o esplendor do cinismo dos grandes e a ostentação da caridade dos ricos, e a abjeção da arraia miúda, que dar aos pobres, era emprestar a Deus, que Deus, santo banqueiro, haveria de pagar-lhes com língua de palmo, juros e dividendos, ámen!... Deus, dizia o padre franciscano, pregador da Quaresma, sempre foi bom nas contas: "Cá se fazem, cá se pagam, meus irmãos!!...


Como os ricos emprestavam a Deus, dando aos pobres, eram cada vez ricos, como os judeus, pro causa dos juros e dividendos. Eles tinham uma conta-corrente no céu, os felizardos. E era importante que houvesse pobres, para os ricos poderem continuar a emprestar a Deus. Era talvez por isso que os ricos da tua aldeia eram gordos e tinham terras e casas, ou tinham terras e casas e eram gordos. Mas o povo mal os via: viviam em Lisboa.Não te lembras de ver um rico, em carne e osso, na tua aldeia. Só os criados e os feitores dos ricos. Os ricos nunca apareciam, tinham os seus representantes na aldeia. Como Deus, que tinha os seus representantes na terra: o papa em Roma, o padre vigário na tua aldeia, a tua catequista, a "Branca de Neve", a senhora professora, o regedor da freguesia, o cabo de esquadra, e poucos mais mais. O "Brutamontes" e o "Frasco do Veneno", esses, eram os representantes do diabo na terra. Nunca lhes viste a credencial passada pelo diabo, mas a verdade é que eram os sacanas que te endiabravam... Ao longo do tempo, irás conhecer outros "Brutamontes" e outros "Frascos do Veneno", na paz e na guerra...


73. E o garboso comandante dos bombeiros, com o seu capacete de latão e o seu machado de paz, faiscante como a espada do samurai, e o aferidor dos pesos e medidas, o avaliador e o agrimensor, e o juiz do julgado de paz e de guerra, e o pobre do legionário, patético, o senhor Pessoa, de seu nome Fernando, sósia do original, escriturário camarário, que era o chefe da Legião Portuguesa, e que fazia ordem unida com os fedelhos, de espingarda Mauser ao ombro, e que era incapaz de fazer mal a uma mosca, e que, dizem, morreu virgem e chupado como uma carocha!...


Ora nenhum herói da pátria, em tempo de paz ou de guerra,  devia morrer virgem, sem reproduzir, ao menos, o ADN do heroísmo. Crescei e multiplicai-vos era então a palavra de ordem. E, pelo menos na tua aldeia, pais e mães faziam o seu trabalho de casa.

Ah!, o senhor capitão Belo, de farda republicana, não menos excelentíssimo presidente do município, pequenitote representante do todo poderoso Estado Novo, que inaugurava o lavadouro e o fontanário e perante quem o povo se desbarretava, sempre atento, venerador e obrigado, o povo, o polvo, temente a Deus e aos grandes deste mundo, o Zé Povinho que só acordava da sua letargia e se agigantava de meio século em meio século.



E, quando acordava, esbaforido, qual gigante cego, era para se alvoraçar e escaqueirar a mobília toda das repartições do Estado e queimar os papéis. E bater na mulher e nos filhos, nos criados e nos marginais, nos judeus e nos pretos, nos malhados e nos comunistas.... O povo dormia demais mas tinha mau despertar, agigantava-se como o ogre. Forte com os fracos, fraco com os fortes... Dava uma manguito e voltava a adormecer por mais cinquenta anos...

Havia um judeu na tua terra chamado Jacó. E um papagaio também chamado Jacó. É estranho: não havia pretos de carapinha. Ou havia, e desfrisavam o cabelo ? 

74. Enfim, havia ainda a charanga no coreto, mas isso era em agosto, na festa da nossa senhora dos Anjos e os foguetes e os meninos, pobretes mas alegretes, e os cães, danados, atrás das canas dos foguetes, alvoraçados, os diabretes, que depois faziam chichi, à noite, na cama, ameaçava-te a tua mãezinha!... (Nunca a trataste por mãezinha, pois não ? Isso eram ternuras citadinas!).


Afinal, eram tantas as emoções!... Mesmo assim... Mesmo se detestasses os domingos à tarde, em que chovia ou fazia vento e um cão uivava na vinha vindimada do Senhor. Mesmo se nada acontecia, no domingo à tarde, e até o tempo parasse no relógio, sonolento, da torre sineira da igreja da tua aldeia.


"Experimenta comer um limão à frente do gajo do trombone", ensinava-te o "Brutamontes". "O gajo do trombone começa a salivar e a dar fífias!"... 

As coisas, más, que sabia o "Brutamontes”!... Ou essa ensinou-te o "Frasco do Veneno" ?!... A verdade é que os putos da tua aldeia, provocadores, adoravam comer limões à frente da secção de metais da banda filarmónica. Só havia metais, não havia cordas!...


75. Um cão uivava aos domingos à tarde, enquanto os trabalhadores da vinha do Senhor descansavam o corpo, magoado, os malteses, os ratinhos que vinham em magotes dos minhos, das beiras, dos ribatejos, dos alentejos, fugidos da fome e dos cavalos da GNR. E dormiam, na papel do trigo ou nas folhas de milho, que se guardavam para se fazer os colchões no inverno.

Em boa verdade, tu nunca chegarás a ver a GNR a cavalo, a espadeirar o povo, só mais tarde em fotografia, isso era no Barreiro da CUF, e tu ainda não sabias que existia o Barreiro da CUF, apenas os sacos de adubo da CUF com que a tua mãe faziam os sacos para o pão, e os aventais de cozinha. No tempo em que nãohvaia sacos de plástico, e tudo se reciclava... 


Muito menos alguma vez tinhas visto as ceifeiras do Alentejo, só conhecias o celeiro do trigo da Federação Nacional do Trigo, com cereal até ao teto em anos de grande fartura de pão. 

Nem sabias da Marinha Grande dos vidreiros ou sequer da Peniche dos pescadores, ali tão perto, as Berlengas à vista e o temível cabo Carvoeiro, o mar da Meia Via, cemitério de corsários, marinheiros, pescadores e outros mareantes.


Sabias lá tu dos operários que estavam em construção, nem muito menos das fábricas de chaminés altas, e dos perigosos comunistas (de que Deus nos livrasse!), inimigos mortais da Nação, metidos a foice e a martelo na fortaleza de Peniche, muda e queda.


76. Tu nunca tinhas saído do perímetro da tua terra, até aos oito anos, idade em que foste de excursão a Lisboa, com a "Branca de Neve" e os "Sete Anões": entrava-se na cidade pela tortuosa e íngreme calçada de Carriche, e pelas vetustas ruas do Lumiar, por meio de quintas, mas só te lembras do Tejo e das velas das fragatas, dos comboios e dos elétricos e do aquário de Vasco da Gama, e dos Jerónimos e do palácio de Belém… 


Não te lembras de ir ao Jardim Zoológico, que devia ser muito caro, para os meninos da tua terra, que levavam farnel e tudo!... Lembras-te dos palacetes do Lumiar e das heras a crescer nos muros altos e da patine do tempo. Nunca mais esquecerás essa expressão, a da patine do tempo.


77. E o Tarrafal ? Sabias lá tu onde ficava o Tarrafal 
[2], o teu pai, expedicionário da II Guerra Mundial, na ilha de São Vicente, Cabo Verde, nunca te falara do Tarrafal, falava-te do Mindelo, do Monte Cara, do Lazareto, as bias, os tubarões, a morna, a coladera, a baía, o porto grande, a ilha onde até as pedras tinham venéreo, a fome do Joãozinho, a morte do Joãozinho, nosso cabo, bó impedido, Joãozinho, morreu. De fome, da grande fome, da fome milenar, intrínseca, de Liberdade, Igualdade, Fraternidade, da fome da música e da poesia, da fome de pão de milho, e fome de terra e de céu, de fome de pão de trigo misturado com centeio, de mandioca e de cereal no pilão, e de poesia em crioulo, e de cachupa e de chabéu.


78. Lembras-te do álbum de fotografias do teu pai, o teu único brinquedo de montar e desmontar, que tiveste na infância, lembras-te do Mouzinho de Albuquerque, vapor da nossa orgulhosa marinha mercante, mas sabias lá tu quem era o Xico Vieira Machado, lídimo representante da nação, de visita a Cabo Verde, ministro plenipotenciário, homenzinho atarracado de chapéu colonial, latifundiário da tua terra, patrão do Banco Nacional Ultramarino, banco emissor de patacão da Guiné (, sabê-lo-ás, mais tarde), e que deixou o Joãozinho morrer de fome.


79. Enfim, havia o Império de todos nós, o lusitano império do tamanho da lonjura do Minho a Timor, desmesurado para tão parcas e desvairadas gentes. O último baluarte da civilização ocidental e cristã, lia-se nos títulos de caixa alta dos jornais de Lisboa, que chegavam à província.

Lembras-te, de reler, as cartas apaixonadas que o teu pai escrevia à tua mãe, em papel bíblico, a tinta de cor verde, e belíssima caligrafia, com selo e carimbo do correio de Cabo Verde que ficava lá longe no ultramar dos pretinhos e dos missionários de barbas brancas:

“Maria, minha cachopa,
não me sais do pensamento,
assim que eu sair da tropa,
trataremos do casamento”.



80. Ias para o pequeno rio Grande brincar, o rio Grande da tua aldeia, apanhar as bugalhos dos carvalhos, enquanto o teu pai, o teu ídolo, jogava a ponta esquerda, coitado do sapateiro e campeão das damas, nunca passaria da cepa torta, por jogar à bola e a ponta esquerda num campo pelado, no campo pelado da vida, no campo de jogos da tua terra, ao domingo à tarde, com um cão a uivar na vinha vindimada do Senhor.

Ah!, o rio Grande que só era grande quando galgava as margens e se confundia com o mar, o grande oceano.


(Continua)



[1] Avental de pau  queria dizer as meias portas onde as mulheres do Bairro Alto  se mostravam…

[2] A Colónia Penal do Tarrafal, situada no lugar de Chão Bom do concelho do Tarrafal, na ilha de Santiago (Cabo Verde), foi criada pelo Governo português do Estado Novo ao abrigo do Decreto-Lei n.º 26 539, de 23 de Abril de 1936.

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Nota do editor:

(*) Últimos postes da série:

11 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20052: Manuscrito(s) (Luís Graça) (159): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte I - De 1 a 10 de 100 pictogramas)

13 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20056: Manuscrito(s) (Luís Graça) (160): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte II - De 11 a 20 de 100 pictogramas)

14 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20058: Manuscrito(s) (Luís Graça) (161): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte III - De 21 a 30 de 100 pictogramas)

15 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20060: Manuscrito(s) (Luís Graça) (162): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte IV - De 31 a 40 de 100 pictogramas)

16 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20064: Manuscrito(s) (Luís Graça) (163): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte V - De 41 a 50 de 100 pictogramas)

17 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20068 Manuscrito(s) (Luís Graça) (164): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte VI - De 51 a 60 de 100 pictogramas)

18 de agosto de  2019 > Guiné 61/74 - P20071: Manuscrito(s) (Luís Graça) (165): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte VII - De 61 a 70 de 100 pictogramas)

Guiné 61/74 - P20076: Parabéns a você (1667): Manuel Amaro, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2615 (Guiné, 1969/71)

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Nota do editor

Último poste da série de 19 de Agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20073: Parabéns a você (1666): Mário Fitas, ex-Fur Mil Op Especiais da CCAÇ 763 (Guiné, 1965/66)

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Guiné 61/74 - P20075: Escritos do António Lúcio Vieira (3): carta de amor e saudade à minha praia com nome de mulher, Nazaré



Nazaré > Sítio da Nazaré > 24 de novembro de 2007 > A terra, com nome de mulher, que é muito mais do que um magnífico "postal ilustrado"... Sobre a Nazaré Antiga, vd. aqui fotos no Facebook.


Foto (e legenda) © Luís Graça (2007). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] 



carta de amor e saudade à minha praia com nome de mulher



por António Lúcio Vieira

[ex-fur mil, CCAV 788 / BCAV 790 (Bula e Ingoré, 1965/67); natural de Alcanena, vive em Torres Novas; jornalista, poeta, dramaturgo, encenador; membro da Tabanca Grande, nº 794] (*)


Quantas vezes te sonho entre as frestas das ruelas. Rendido ao meu mar amado. Minha alcova de azul e espuma. Minha infância longe. Às memórias me afloras sempre que sonho. Assim me acalento no teu berço de ondas e suspiros que do meu corpo tomaram cativo embalo. Embalo e é de música que os meus olhos falam. Quando os meus olhos falam do teu nome. De mar de praias e lendas.

Cheiram sempre a maresia as casas que se estendem no aconchegado regaço do teu colo. E é de música que as casas vestem as ruelas e tangem os degraus e as areias. E bebem quanto amor criámos na polpa dos dedos entre as águas. Nas guias das asas das gaivotas ouço um bater compassado e lúgubre. Meu mar que já te afogas em saudades minhas.

Tinha quase esquecido como se altiva o torso rochoso que aponta a Berlenga. E falo-te da desgarrada do eterno faiscar dos faróis. Dessa tua luz guindada ante o Guilhim quando corteja o tremeluz difuso e distante no ilhéu.

Ainda te amo como nos dias da infância. Ainda sei da tua boca um sabor a algas. Ainda te afago as areias louras. Molhadas pelo cio do teu mar fecundador. E é também dessa voz das ondas, que não se aquieta, que te vim falar. Desse amor a ti que em ti me tarda. Quando tardas. Quando aguardas.

Não te fiques no silêncio das ruelas. Na nesga entre as casas sorvo o teu apelo das águas. Do teu céu. Lavo-me de espuma na proa do teu corpo exposto. Tocam-me de leve as memórias e a seiva. Não me deixes partir agora. Se te beijar fica-me o corpo a arder em mim no repousado refluxo das marés. Música. Ouves, é música. Não vás ao mar Toino.

Vou. Espera por mim. Não tardarei a voltar para o teu seio. À deriva no teu corpo deixo as memórias e deixo-te a seiva. Guarda-as. São eu.

Deixo-me. Deixo-te. Espera por mim, Nazaré. Até logo amor.

António Lúcio Vieira

Julho-2014

Guiné 61/74 - P20074: Notas de leitura (1210): A Descolonização Portuguesa, Aproximação a um Estudo, Grupo de Pesquisa Sobre a Descolonização Portuguesa; Instituto Democracia e Liberdade, Lisboa 1979 (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 29 de Dezembro de 2016:

Queridos amigos,
Este documento destaca-se por ter sido o primeiro ensaio de investigação fora da balbúrdia dos extremos: proliferavam na época os libelos acusatórios ao colonialismo e os chamados "livros negros" acusando militares e forças políticas de traição e abandono das populações das colónias. Sente-se, do princípio ao fim, a presença tutelar de Adriano Moreira. É um documento com altos e baixos, obviamente, o contexto em que se estuda o chamado problema ultramarino e procede ao balanço da colonização portuguesa decorre com bastante rigor e serenidade. Escusado é dizer que as investigações se aperfeiçoaram nas décadas seguintes, surgiu muita documentação e até se conhece melhor os pontos de vista no campo dos movimentos de libertação.
É lastimável que este documento não conste em qualquer referência bibliográfica sobre o colonialismo português e os atos da descolonização.

Um abraço do
Mário


A descolonização portuguesa, aproximação a um estudo

Beja Santos

“A Descolonização Portuguesa, Aproximação a um Estudo”, da responsabilidade de um grupo de pesquisa dirigido por Mário António Fernandes de Oliveira, edição do Instituto Democracia e Liberdade, 1979, dois volumes, apresentou-se como uma tentativa de oferecer elementos aos estudiosos que no futuro viessem a tratar o tema na perspetiva do conhecimento rigoroso e sereno, e simultaneamente a obra apresentava-se com intuitos de pacificar os portugueses sobre tão traumatizante questão. Importa esclarecer que o Instituto de Democracia e Liberdade era uma área de estudos confim ao CDS que, como é de todos sabido, pretendia ganhar notoriedade como um partido democrata-cristão. O diretor deste estudo, Mário António Fernandes de Oliveira, era um intelectual nascido em Angola com pergaminhos na investigação e na poesia. Paira sobre este estudo a imagem tutelar de Adriano Moreira, prefaciador dos dois volumes. Neste tempo, tanto no campo da esquerda como no dos ultranacionalistas já se apresentavam interpretações (na maior parte meramente ideológicas ou emotivas) para o fenómeno colonial português, e surgiam protestos e denúncias no campo oposto assacando tremendas responsabilidades aos militares, a Spínola, ao MFA, à esquerda em geral e ao PCP em particular, libelos que apareciam como acusação de abandono puro e simples e traição às populações que no espaço colonial se sentiam portuguesas, havia que pôr os réus em tribunal.

Mário António é o primeiro à direita
No que toca à compreensão do colonialismo em geral e da luta nacionalista na Guiné em particular, é o primeiro volume que oferece boas chaves explicativas: analisa-se o colonialismo português, as correntes de opinião sobre o ultramar num amplo arco histórico, esboça-se um balanço da colonização portuguesa bem como das lutas de libertação, expõem-se as hipóteses descolonizadoras anteriores ao 25 de Abril e questiona-se a situação militar nas colónias no primeiro trimestre de 1974.

A equipa dirigida pelo intelectual angolano elabora um pertinente documento sobre o caso português no contexto dos impérios coloniais, procura-se uma especificidade para a empresa ultramarina dos portugueses, alicerçada por posturas permanentemente assertivas desde o liberalismo até às correntes nacionalistas e oposicionistas até à década de 1950, aqui terá lugar uma viragem, a fratura adensar-se-á entre o regime e da oposição socialista para a esquerda. O documento pondera as várias hipóteses de descentralização que surgem em torno da discussão da revisão do Acto Colonial, a questão indiana despertará os próceres do regime para a necessidade de pôr em ação um novo quadro de desenvolvimento socioeconómico para as colónias. Iniciada a luta de libertação em Angola, vão aparecer vozes, de um modo geral desencontradas, apelando a formulações políticas que conciliassem os interesses das populações locais com o projeto imperial. A partir de 1972, sente-se a inevitabilidade de encontrar uma solução por uma guerra sem fim, as posições extremam-se. Um exemplo é dado pelo I Congresso dos Combatentes do Ultramar, que se realizou no Porto em 1973 e em que os ultranacionalistas fizeram aprovar conclusões como estas: 1 – todo o combatente deve continuar vigilante, ativo e dinâmico, na Metrópole e no Ultramar, combatendo todo e qualquer inimigo de Portugal; 2 – o que foge ao cumprimento do serviço militar não é digno de ser português; 3 – Portugal só pode realizar-se integralmente num território pluricontinental; 4 – continuar a defender Portugal por todos os meios e pelo tempo que for necessário. Coube a Spínola criar uma atmosfera propícia ao golpe militar de 25 de Abril.

À guisa de balanço da colonização portuguesa, os autores não iludem as realidades que davam pasto às reivindicações nacionalistas. Por exemplo:
“O número de africanos desempenhando funções médias na sociedade foi reduzido em todas as colónias, assim como o de africanos com títulos de propriedade privada, quer em relação às estruturas fundamentais, como a terra e a habitação, quer em relação a indústrias, incluindo as mais rudimentares. A distribuição profissional dos colonos justifica a posição de marginalidade a que a colonização condenou os africanos”.

Vejamos agora a Guiné: uma economia agrícola predominantemente de subsistência, com um baixo grau de monetarização, a produção agrícola foi profundamente afetada pela guerra, as autoridades procuraram o reordenamento rural e lançaram projetos de produção socioeconómica preferentemente no Chão Manjaco; um conjunto de unidades industriais solicitou autorização de instalação, com especial relevo as dedicadas ao fabrico de cerveja e refrigerantes, reparações navais, plásticos, pão, pescas, conservas e farinação de peixe, em 1973 encontrava-se instalada a CICER – Companhia Industrial de Cervejas e Refrigerantes da Guiné e a Companhia de Pesca e Conservas da Guiné; nesse mesmo ano as atividades industriais de maior significado foram a de moagem e de descasque, a produção de óleo de amendoim, gelo, amendoim descascado, refrigerantes, sumos e serração de madeiras; existiam 56 centrais elétricas, a rede rodoviária dispunha de mil quilómetros de estrada dos quais 460 asfaltados e aproximadamente 517 no fim de 1973. Enfim, não se ilude a insignificância dos dados nem o caráter rudimentar da economia colonial.

Faz-se uma exposição sobre a ascensão do nacionalismo guineense, a partir de 1954 e depois um curto historial sobre o PAIGC. Também não se ilude a evolução favorável ao PAIGC da luta armada, o gradual prestígio internacional do seu líder, o seu armamento e a preparação militar eficiente dos militares e milícias. Releva-se a ofensiva desencadeada pelo PAIGC a partir de Maio de 1973 e o que representou a perda de supremacia aérea com os mísseis Strela. Citando Jaime Nogueira Pinto, os autores referem algo que não corresponde à verdade: “Segundo relatos posteriores dos responsáveis político-militares da Guiné, o governo de Lisboa dera na altura instruções para se evacuar a parte Sul do território até ao Geba, o que não fora cumprido, terminando pouco depois a comissão de Spínola”. E no questionamento se se caminhava ou não para o colapso, os autores opinam: “Sem dúvida que a situação militar na Guiné, no primeiro trimestre de 1974, era de facto bastante grave, quer pelo estado de abatimento das tropas portuguesas, quer pelo reconhecimento de inferioridade dos meios materiais de que dispunham, quer porque começavam a ter problemas na formação de quadros e dos contingentes com vista às rotações normais do pessoal. Contudo, apesar de condenado internacionalmente como ocupante ilegítimo do território de um Estado independente, Portugal mantinha todos os seus poderes de soberania exercendo os actos da administração corrente em quase todos os pontos do território a que tinha acesso”.

Não se tem dado o devido valor a este primeiro documento em que de forma abrangente uma equipa de investigadores procurou com seriedade e busca das fontes e consulta dos documentos uma interpretação global para o fenómeno do colonialismo português e para os atos da descolonização.
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Nota do editor

Último poste da série de 16 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20065: Notas de leitura (1209): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (19) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P20073: Parabéns a você (1666): Mário Fitas, ex-Fur Mil Op Especiais da CCAÇ 763 (Guiné, 1965/66)

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Nota do editor

Último poste da série de 18 de Agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20069: Parabéns a você (1665): Coronel Inf Ref António Melo de Carvalho, ex-Cap Inf, CMDT da CCAÇ 2465 (Guiné, 1969/70) e Maria Alice Carneiro, Amiga Grã-Tabanqueira, esposa do nosso editor Luís Graça

domingo, 18 de agosto de 2019

Guiné 61/74 – P20072: Memórias de Gabú (José Saúde) (87): A “perícia” dos condutores enviados para a guerra na Guiné. Os homens do volante. (José Saúde)

1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem. 

As minhas memórias de Gabu

A “perícia” dos condutores enviados para a guerra na Guiné

Os homens do volante 

Somos, na generalidade, conhecedores do empenho que os condutores impunham numa especialidade à qual se dedicavam desinteressadamente. Sabemos o quão importante foram os conhecimentos adquiridos ao longo de uma singular aprendizagem que lhes proporcionou um contacto real com o universo da condução. Fizeram tudo o que estava ao seu alcance, isto na minha singela opinião, obviamente. Cumpriram com os seus deveres e não viraram a cara à luta, não obstante as tormentas que o rebentar de uma mina obstinasse o seu querer e naturalmente dos camaradas.

Percebi, nessa altura, que a universalidade da especialidade não era comum a todos e distribuíam-se consoante as necessidades ou a sorte que lhes coube na roda da aventura. Razão esta que me leva a viajar num tempo sem tempo e citar especificamente a honorabilidade de camaradas que conheceram, por dentro, os teores de uma guerra que nos fora deliberadamente bárbara. Padeceram com condições adversas e suportaram as agruras impostas por uma peleja que não dava folgas.

Agarrados ao volante das Berliet, veículos fabricados nas oficinas do Tramagal, ou num Unimog, veículos denominados pela rapaziada como “carros de assalto” e que em 1946 foram projetados pela Daimler-Benz na Alemanha quando a Segunda Guerra Mundial rebentou, sendo que a sua comercialização internacional regista o ano de 1951, já no pós guerra, os condutores mereceram ao largo do conflito os nossos singelos aplausos.


Visualizar a sua despretensiosa ação pela mais recôndita picada numa Guiné a ferro e fogo, sabendo de antemão que as minas anticarro eram comuns, os condutores foram camaradas que não viravam a cara à luta e lá partiam para mais uma coluna, ou para as frequentes visitas a tabancas quando o momento passava por mais uma jornada em que a chamada “psicó” ditava ordem.

É evidente que façamos uma justa destrinça entre as colunas de reabastecimentos e de transporte de pessoal, onde normalmente se utilizavam as Berliet, por vezes intercaladas com Unimog, mas sendo este último veículo usado nas idas às tabancas onde íamos distribuir os aplaudidos “mezinhos” para uma população de todo carente e que vivia isolada na mata a contas com as duas frentes de guerra.

Creio que será de bom senso não desvirtuarmos uma veracidade bem patente que se prende com o facto de uma certa inexperiência evidenciada por alguns dos condutores nos seus inícios das comissões. Aliás, pressuponho que a dita e amadurecida experiência era adquirida com o decorrer das comissões onde um melhor conhecimento do terreno ganhava estatuto.

Conheci duas situações em que o medo se apoderou do meu então jovem corpinho. Vamos aos comentários das ditas ocorrências:

A primeira aconteceu numa das visitações a tabancas localizadas na zona de Gabu. Seguia no Unimog da frente, ao lado do condutor, quando numa picada estreita o “ás” do volante deixou a “máquina de assalto” entrar pelo capim fora, sendo que a malta se vi-o às aranhas para ultrapassar o incidente deparado. Houve umas pequenas mazelas e restou, evidentemente, um tremendo susto. Depois fez-se o “reconhecimento” que a ocasião impunha e o Unimog lá prosseguiu rumo ao seu destino.

A segunda ocorreu numa tarde a caminho de Piche quando uma viatura que seguia atrás de uma outra embateu na traseira daquela que rolava à sua frente e a malta atirou-se de pronto para o chão embrenhado entre as granadas da bazuca, do morteiro 60 e as G3 que transportávamos nas mãos.

Aqui um arrepio entrou-me no corpo dado que os arranhões provocados nas minhas pernas e braços deixaram marcas a exemplo, aliás, de outros camaradas que se queixaram do mesmo mal. Mas o “acidente”, felizmente, não causou vítimas de maior a bordo. Tudo correu bem. Mas… ficou o aviso e as pequenas feridas para o saudoso enfermeiro Dinis curar.

Este curto texto visa, essencialmente, abordar o tema que enaltece a bravura comum de camaradas de uma especialidade, condução, que conheceu em paralelo momentos de horror. 

Não sei e nem tão-pouco vou lançar achas para uma fogueira alvitrando o número de condutores que terão perdido a vida na Guiné por via de emboscadas ou de minas rebentadas pelos rodados dos veículos por eles conduzidos.

Com leigo de uma matéria que não domino, deixo, porém, esse repto aos camaradas para que possamos ter uma ideia desse infortúnio, sabendo nós que o número exato das mortes na guerra guineense jamais será real. 

Fiquemos, pois, pelos algarismos virtuais. 


Um abraço, camaradas 
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
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Nota de M.R.: 

Guiné 61/74 - P20071: Manuscrito(s) (Luís Graça) (165): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte VII - De 61 a 70 de 100 pictogramas)



Pieter Bruegel (ou Brueghel), o Velho ) (Breda, c. 1525-1530  - Bruxelas,  1569) > Provérbios flamengos (1559).

Fonte: Wikimedia Commons, com a devia vénia...



Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde [em 100 pictogramas]
Texto (inédito):

© Luís Graça (2005). Todos os direitos reservados.




(Continuação) (*)

[...] 1. Domingo à tarde… Sempre detestaste os domingos à tarde: ou chovia ou fazia vento e um cão uivava na vinha vindimada do Senhor. Nada acontecia, no domingo à tarde, e até o tempo parava no relógio, sonolento, da torre da igreja da tua aldeia.[...]



61. Ah!, põe aí na tua 
petite histoire de vie o bife ao domingo com batatas fritas e ovo a cavalo [1], pequeno luxo da gente remediada, chegaste a ganhá-lo, ao bife, no Chico do talho, e ao lado a tasca onde pontificava a matriarca, a ti Clorinda... que tresandava a iscas com elas, a vinho tinto carrascão, a serradura, a carvão..., em troca de uma pirueta contra a parede, menino com vocação circense, era de pequenino que se torcia o pepino, a espinha cervical, a rabeca e o violino, enquanto o gaiteiro da Atalaia acompanhava o círio do Seixal até ao santuário do Senhor Bom Jesus do Carvalhal, as carroças e os burros engalanados de flores.

Ainda hoje tens um fascínio pelo som encantatório da gaita de foles, pelos círios, pelas romarias, pelos bombos, pelas festas do povo, com exceção dos foguetes, dos cães, dos doidos e do alvoroço do povo… (Não, nunca gostaste de foguetes, de doidos e sobretudo do alvoroço do povo, açaimado pelos mastins dos ricos e poderosos).





Igreja do Santuário do Senhor 
Bom Jesus do Carvalhal (séc. XIX),
Carvalhal, Bombarral.
Fonte: Cortesia da 
página do Facebook.

62. Mas também havia bruxas, diziam, como, mais tarde, a bruxa de são Bartolomeu dos Galegos, ou Samertlameu, que o povo não falava fino nem esdrúxulo, como o padre, a professora ou o homem de leis: não dizia rapariga mas "priga", não dizia cooperativa, mas "comprativa", nem fêvera mas "fêbra", nem boroa mas "broa" nem chicharro mas "xarro"… nem raia mas "arraia"…nem tuberculoso mas "trabecloso" nem piaçaba mas "piaçá".

O santo, o sã Jorge, que pisava a seus pés um diabo negro como o carvão, que da peste, da fome, e da guerra e do bispo da nossa terra, libera nos, Domine


Quem não se livrou, da desonra e da desgraça, foi o sacristão, que se mataria num poço, por maldição, diziam os vizinhos, talvez invejosos e maldizentes, depois de roubar ao mafarrico uma nota de vinte paus, um santo antoninho, deixada por um qualquer pagador de promessas, a mando da bruxa da terra. O dinheiro do diabo é sagrado, tanto ou mais que o pão que o diabo amassa e que os pobres comem!... O sacristão tinha a obrigação de saber isso.


63. E no 1º de dezembro, 

A defenestração do Miguel de Vasconcelos 
em 1/12/1640. Imagem de banda desenhada, 
cuja autoria não conseguimos apurar.(M. Gustavo?
a banda da tua terra a tocar o Oh! ti Zé da Pera Branca, que era o hino da Restauração [2], efeméride gloriosa da história pátria, e que um punhado de patriotas, monárquicos e republicanos, fazia seu, na tua aldeia, quiçá para acicatar os grandes de Espanha e os pequenos de Portugal, e todos os traidores da pátria, os lacaios que tinham servido os F’lipes entre 1580 e 1640



Sabias lá tu quem era o Franco, o Salazar e os demais grandes deste mundo!...

Fazia frio, de tremer o queixo, nas efemérides do 1º de dezembro de 1640, e ias agarrado ao capote do teu pai, a gritar morte ao traidor Miguel Vasconcelos:

- Vais Com Cuspo e Selo, Vais! Morte a Castela e aos seus serviçais!






Salazar, ilustração de Emérico Nunes.  In: Livro de Leitura da 3ª classe (4º edição,Porto
Editora, 1958, p. 177)


Os putos naquele tempo gostavam de avacalhar tudo, do padre nosso à letra dos hinos patrióticos. De resto, quem é que, então,  saberia entender e explicar a letra do hino da restauração ?

"Portugueses, celebremos
O dia da Redenção,
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação."


Nem o comandante de castelo da Mocidade Portuguesa, que era barra em história, nem a "Branca de Neve", a tua catequista, que tinha as maminhas mais lindas das meninas da igreja, nem  muito menos os estúpidos do "Brutamontes" e do "Frasco do Veneno", que odiavam a escola.


64. Sabias lá tu, meu menino, quem era a pátria, e o pai e a mãe da pátria?! E os seus heróis, os seus filhos, mais do que homens, menos do que deuses, sabias lá tu quem eram eles, os heróis e os traidores, e os progenitores da pátria, os pais-fundadores!...

Em boa verdade, nunca tinhas visto a pátria, ao vivo, em carne e osso. E só saberias do traidor Miguel de Vasconcelos, mais tarde, da lições de História de Portugal, resumidas, ilustradas e explicadas às crianças.


65. Sabias lá tu quem era o senhor, professor, doutor, Salazar, o salvador da pátria, só conhecias o rapa-tudo, a espátula, o salazar, que a tua mãe usava na cozinha quando fazia bolos!

Não sabias, pois claro, mas tinhas-lhe medo, ao cara de pau, de nariz aquilino, especado na parede da tua escola do Conde de Ferreira, olhando-te de soslaio, vigiando-te e punindo-te, que os símbolos do poder eram como o código de barras da zebra: ou memorizas ou morres, logo à primeira, mal nasças, ó zebrinha!

De um lado, o Craveiro Lopes, que irá a marechal de opereta, e do outro o Salazar, (ou era ainda o Óscar Carmona, esse sim, o marechal de bigodes farfalhudos ?!)


66. Não te esqueças dos nomes dos altos magistrados da Nação que te podem perguntar, lá em Lisboa, no exame da admissão, algum senhor professor de óculos de aros de casca de tartaruga!

Madruga, meu rapaz, madruga, para um dia chegares a ser homem, homem com H grande!

Não te perguntaram por eles, os altos magistrados, no liceu Dom João de Castro, no exame de admissão ao liceu, mas pelos reis de Portugal, nomes, cognomes e moradas: desde o Dom Afonso Henriques, o Conquistador, que morava no castelo de Guimarães, ao Dom Manuel II, o Desaventurado, que vivia em Lisboa, no Palácio das Necessidades, e que depois seguiu para o exílio, coitado, tão novo. Passou um dia pela terra, em 1908, no 1º centenário da batalha do Vimeiro, mas não dormiu lá, na tua aldeia, que era um perigoso coito, diziam, de republicanos.

E tu sabias tudo isso na ponta da língua, os nomes dos reis, cognomes e moradas! Tal como os rios de Portugal, e todos os seus afluentes, e as linhas e estações de caminho de ferro, coisa que nunca tinhas visto, a estação mais próxima era no Outeiro da Cabeça. E todas as serras de Portugal, por ordem decrescente de altura.


67. Naquele tempo não havia fax, nem correio azul, nem internet, e o telefone era um luxo, e o tempo era uma eternidade, e a eternidade, nesse tempo, não tinha história, muito menos no domingo à tarde, em que nada acontecia e um cão gania na vinha vindimada do Senhor, e até o tempo parava no relógio, sonolento, da na torre sineira da igreja da tua aldeia.

Havia o telégrafo… Mas, se calhar nunca souberam, lá na tua terra, que o Carmona tinha morrido em 1951, e que no palácio cor de rosa, em Belém, na capital, a três horas de camioneta, ronceira, a do João Henriques, de Torres Vedras,  sucedera-lhe um tal Craveiro Lopes, legionário e aviador, mais tarde substituído por um marinheiro, a quem o povo chamará otário…


68. Na tua terra, só conhecias um carteiro, de resto teu amigo, mais tarde, na tua juventude, velho jarreta, monárquico dos quatro costados, ou não fora ele afilhado da Viscondezinha, filha do Visconde, senhor deputado da Nação, nobilitado, seguramente o senhor mais importante da tua aldeia, dono de terras que trepavam por montes e vales, até aos cabeços dos moinhos e às falésias do mar, no tempo em que el-rei de Portugal, dos Algarves e de Além-Mar, ainda tinha trono e coroa e cabeça e bigode façanhudo e sabre e império e palácio e rainha e real amante e tudo, e uma ninhada de infantes, legítimos e ilegítimos.


69. E, havendo um só carteiro, como é que se poderiam distribuir, a tempo e horas, todas as notícias do mundo, as boas e as más, pelas casas e casebres das pessoas, boas e más, do Estado Novo e do reviralho, incluindo malhados, pedreiros livres, jacobinos, republicanos, ateus, anarquistas, maçónicos e comunistas, sobretudo estes, que eram gentalha que na tua terra não existia (ou nunca poderia existir, vá-se lá a saber porquê) ?!

No tempo em que a falta de notícias já era uma boa notícia, que as más, essas, corriam depressa, tal como a doença, que vinha a cavalo, e ia a pé.


70. Ah!, o terrível dilema da salvação da alma, e o pai-patrão de todos nós, e a feira anual, e a barraca onde só iam os homens feitos, ó freguês, vai um tirinho!, e as virtuosas mães que, por engano, por ali passavam, persignavam-se, como se tivessem visto o diabo em figura de gente, coravam, murmuravam, cochichavam, benziam-se, tapavam a cara e, por entre as frestas das mãos, lançavam olhares de fogo, como os dragões, sobre a cortina do pecado.

Um dia irias descobrir o terrível mistério que escondia a barraquinha da feira, no tempo em que ainda havia casas de passe no teu país, com letreiro à porta: A puta não putes, e a ladrão não furtes. Ou então: gado e lazeira andam de feira e feira. Gado bravo, dizia a tua mãezinha, horrorizada,  arrastando-nos rapidamente dali para fora... 


(Continua)

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[1] Nunca mais voltaste a comer um bife com batatas fritas e ovo a cavalo, que te soubesse tão bem, como aquele que ganhavas, com o "suor do teu rosto",  aos domingos. a fazer o pino, no talho do Chico, a não ser talvez na Guiné, em Bafatá, no restaurante Transmontana, entre 1969 e 1971... mas aqui era pago com o patacão (sujo) da guerra...

[2] Letra do Hino da Restauração:

Portugueses, celebremos
O dia da Redenção,
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação.

A Fé dos Campos de Ourique
Coragem deu e valor
Aos famosos de Quarenta
Que lutaram com ardor.

P'rá frente! P'rá frente!
Repetir saberemos
As proezas portuguesas.

Avante! Avante!
É voz que soará triunfal
Vá avante, mocidade de Portugal!
Vá avante, mocidade de Portugal!



[Diz o blogue Avenida da Liberdade: "A autoria do hino, com data de 1861, é de Eugénio Ricardo Monteiro de Almeida (música) e de Francisco Duarte de Almeida Araújo e Francisco Joaquim da Costa Braga (poema original). Monteiro de Almeida era um compositor e professor do Conservatório Nacional (1826 - 1898). Almeida Araújo e Costa Braga eram os autores da peça de teatro musical em que o hino se incluía."...

A letra inicial, que fazia parte da peça "1640 ou a Restauração de Portugal”, estreada e publicada em 1861, já não é a mesma, sofreu alterações, no tempo da República, para se tornar "politicamente correta"... O hino (patriótico) tornou-se "viral", como díríamos hoje, e sobreviveu até agora, a 4 regimes...
Quanto ao Miguel de Vasconcelos (1590-1640):

(i) foi nomeado escrivão da Fazenda do Reino em 1634 pelo Conde-Duque de Olivares;

(ii) um ano depois, a vice-rainha Margarida de Saboia (Duquesa de Mântua) nomeia-o Secretário de Estado [, equivalente a 1º ministro];
(iii) a  deficitária economia do país e o constante favorecimento de Castela em detrimento dos interesses portugueses, fizeram eclodir em várias localidades do país revoltas e motins populares: o  desprestígio das ações de Miguel de Vasconcelos neste contexto levou ao levantamento das massas em Évora e no Algarve em 1637, com ecos noutras zonas do país;
(iv) o culminar desses distúrbios deu-se a 1 de dezembro de 1640 (Restauração da Independência), quando um grupo de fidalgos invade o palácio real de Lisboa e mata a tiro o Secretário de Estado, lançando em seguida o seu corpo pela janela, para junto da multidão que se aglomerava no Paço da Ribeira.

Fonte: Adaptado de AR - Assembleia da República

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Nota do editor:

(*) Vd. postes anteriores da série >

11 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20052: Manuscrito(s) (Luís Graça) (159): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte I - De 1 a 10 de 100 pictogramas)

13 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20056: Manuscrito(s) (Luís Graça) (160): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte II - De 11 a 20 de 100 pictogramas)

14 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20058: Manuscrito(s) (Luís Graça) (161): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte III - De 21 a 30 de 100 pictogramas)

15 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20060: Manuscrito(s) (Luís Graça) (162): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte IV - De 31 a 40 de 100 pictogramas)

16 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20064: Manuscrito(s) (Luís Graça) (163): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte V - De 41 a 50 de 100 pictogramas)

17 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20068 Manuscrito(s) (Luís Graça) (164): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte VI - De 51 a 60 de 100 pictogramas)

Guiné 61/74 - P20070: Blogpoesia (633): "Desengano", "Surpresas da vida" e "Espaços quebrados", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) estes belíssimos poemas, da sua autoria, enviados, entre outros, ao nosso blogue durante a semana, que continuamos a publicar com prazer:


Desengano

Quem teve a desdita de, um dia, enganar alguém não espere ficar igual para quem foi enganado.

A confiança é um sentimento muito sensível.
Se embota com uma ligeira aragem, fria e inesperada.
É traição quebrá-la sem outro motivo que não o interesse próprio.

Ninguém perdoa radicalmente, por mais que queira.
Ficará sempre na posição de ferido e incurável.
Uma mancha indelével. Nada a tira.

A lealdade não tem preço nem remissão.
É a plataforma indispensável da convivência humana.

Um valor sagrado. Sem cotação no mercado.

Ouvindo Khatia Buniatishvili - Schubert: Impromptu No. 3 in G-Flat Major, Op. 90
Bar 7 Momentos em Mafra, 12 de Agosto de 2019
9h9m
Jlmg

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Surpresas da vida

A vida é surpreendente. Vai escrevendo uma folha em cada dia.
Segundo um nexo que nos transcende.
Por vezes, nos apanha desprevenidos.
Acontece o inesperado.
Umas vezes, bom. Outras, não.
Só no final se vê a razão de ser.
Porque não vamos sós.
Não somos geração espontânea.
Somos teclas dum piano que só um Artista toca.
Como num ensaio.
Por vezes, desafinadas.
O pior é que, por vezes, reagimos a que nos afine...

Ouvindo Dvorak - New World Symphony
Mafra, 13 de Agosto de 2019
8h51m - dia de sol
Jlmg

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Espaços quebrados

Há cacos espalhados a esmo pelo caminho deserto.
Nas bermas escuras, brotam herbáceas, sem rosto nem nome.
Pendem ramos à solta das hortas cercadas de muros.
Às vezes, as silvas vorazes invadem a estrada e picam.
Mas oferecem ladinas amoras bem doces.
Ninguém lhes resiste.

De hora a hora, passam jumentos com sacos no dorso.
Fazem os fretes que o moleiro precisa e trabalha.
Tisnado de branco, reluzem-,lhe os olhos azuis, e uma alma de santo no rosto.
E a mó de pedra de mármore não pára, roda que roda, à força do rio.
Passam as horas e o tempo não conta.

O telhado de palha, molhado da chuva, serve de albergue gratuito às pombas sem beira nem dono.
Às vezes, cansado, pega nas contas e reza pelas almas perdidas.
Assustada com o negro da noite a coruja lá fora, se lamenta da sorte que teve.
Para ela a noite é o dia.
Por isso, vive triste e sozinha.

Mafra, 15 de Agosto de 2019
16h2m
Jlmg
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Nota do editor

Último poste da série de 11 de Agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20051: Blogpoesia (632): "A pouco e pouco..., "Cobardia" e "Brotam do chão e da erva...", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728