domingo, 11 de agosto de 2019

Guiné 61/74 - P20049: In Memoriam (345): Pedro Martinho de Lima Alves Martins, que comandou a CART 6554/73, "Os Intemeratos" (Angola, 1973/75). Era irmão do nosso camarada João Martins. O funeral é amanhã, em São Martinho do Porto, Alcobaça.





São Martinho do Porto, pôr do sol. Foto do João Martins, da sua página do Facebook.


1. Mensagem de João José de Lima Alves Martins, membro da nossa Tabanca Grande (ex-alf mil art, BAC1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69).

Assunto - Falecimento do meu irmão, e nosso camarada
Data - 10 de agosto de 2019, 22h02 e 22h54


Luís Graça

Pedro Alves Martins. Cortesia do 
Cumpre-me o doloroso dever de informar o falecimento do meu irmão, Pedro Martinho de Lima Alves Martins, que comandou, como oficial miliciano, a Companhia de Artilharia 6554/73, " Os Intemeratos", tendo estado sediado em Mossuco, Angola [, 1973/75].

O corpo será transladado amanhã, à tarde, para S. Martinho do Porto, estando previsto a missa de corpo presente e o funeral na segunda-feira, pelas 10h30.

A família agradece toda a solidariedade prestada. Obrigado por tudo.

Grande abraço.

João Matins

PS - Recebi uma nova informação, mais concreta. Amanhã, domingo, haverá velório a partir das 17h00 na capela da Fundação Manuel Clérigo, São Martinho do Porto. Na segunda-feira, haverá missa de corpo presente na Igreja de São Martinho do Porto.

A Companhia dele tem blogue, Blogue Memórias de Angola, e o contacto é Albino Bessa, telemóvel 964 025 304.

2. Comentário do editor LG:

João, nunca estamos preparados para receber a notícia da morte de amigos e camaradas, e para mais daqueles que nos são mais próximos pelo parentesco e os afetos. Mas, infelizmente, a morte está inscrita no ADN da vida. O teu namo, teu e nosso camarada, volta, pela derradeira vez, à terra que tanto amou, como tu amas, São Martinho do Porto, cheia de recordações da vossa alegre infância, dos vossos pais e antepassados.

É reconfortante ler a mensagem que os seus antigos camaradas de armas deixaram na página da CART 6554/73:

"Seu carisma e alegria serão sempre lembrados. (...) Hoje dizemos adeus a uma pessoa maravilhosa que sempre foi um exemplo de respeito e amizade, que encheu nossas vidas de alegria e segurança sem forçar a sua presença. Sua marca jamais será apagada, passe o tempo que passar, e a memória do Homem que foi fará parte da nossa vida. Esta é uma mensagem de despedida, mas é também um momento para recordarmos uma pessoa muito especial que já não está entre nós. Vá com Deus e descanse em paz."

Aqui fica também o nosso preito de homenagem, da Tabanca Grande, do blogue dos amigos e camradas da Guiné, a mais um camarada que deixa a "Terra da Alegria" (para citar o poeta  Ruy Belo, nascido em Rio Maior e que tanto amava o nosso comum oeste estremenho, passando férias nomeadamente na praia da Consolação, Peniche).

João, transmite por favor ao resto da família a nossa solidariedade na dor.
____________

4 comentários:

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

Não tenho palavras que descrevam a minha tristeza pela partida do meu sobrinho Pedro de quem guardo, e comigo ficam, gratas recordações. Paz à sua alma e até logo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, já te transmiti pessoalmente o nosso pesar pela morte do teu mano, em meu nome e da Alice. Julgo que também posso falar em nome dos restantes membros da Tertúlia dos Caminheiros da Quinta das Conchas, que fazes parte. Vamos dar-lhes conhecimento desta triste notícia. Em setembro voltaremos a encontrarmo-nos, às terças-feiras. Luis. Um xicoração da Alice.

Carlos Vinhal disse...

À família enlutada as minhas mais sentidas condolências.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Anónimo disse...

Recebi com enorme pesar a notícia do falecimento do Eng.º Pedro Alves Martins, uma pessoa formidável em todos os aspectos, uma pessoa compreensiva, humana, íntegra, com uma enorme sabedoria e paciência. Tive a honra e o privilégio de o conhecer no meu percurso profissional, sendo que a amizade perdurou. Os meus mais sentidos pêsames à família. Descanse em Paz. José Filipe Figueiredo