domingo, 18 de agosto de 2019

Guiné 61/74 - P20071: Manuscrito(s) (Luís Graça) (165): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte VII - De 61 a 70 de 100 pictogramas)



Pieter Bruegel (ou Brueghel), o Velho ) (Breda, c. 1525-1530  - Bruxelas,  1569) > Provérbios flamengos (1559).

Fonte: Wikimedia Commons, com a devia vénia...



Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde [em 100 pictogramas]
Texto (inédito):

© Luís Graça (2005). Todos os direitos reservados.




(Continuação) (*)

[...] 1. Domingo à tarde… Sempre detestaste os domingos à tarde: ou chovia ou fazia vento e um cão uivava na vinha vindimada do Senhor. Nada acontecia, no domingo à tarde, e até o tempo parava no relógio, sonolento, da torre da igreja da tua aldeia.[...]



61. Ah!, põe aí na tua 
petite histoire de vie o bife ao domingo com batatas fritas e ovo a cavalo [1], pequeno luxo da gente remediada, chegaste a ganhá-lo, ao bife, no Chico do talho, e ao lado a tasca onde pontificava a matriarca, a ti Clorinda... que tresandava a iscas com elas, a vinho tinto carrascão, a serradura, a carvão..., em troca de uma pirueta contra a parede, menino com vocação circense, era de pequenino que se torcia o pepino, a espinha cervical, a rabeca e o violino, enquanto o gaiteiro da Atalaia acompanhava o círio do Seixal até ao santuário do Senhor Bom Jesus do Carvalhal, as carroças e os burros engalanados de flores.

Ainda hoje tens um fascínio pelo som encantatório da gaita de foles, pelos círios, pelas romarias, pelos bombos, pelas festas do povo, com exceção dos foguetes, dos cães, dos doidos e do alvoroço do povo… (Não, nunca gostaste de foguetes, de doidos e sobretudo do alvoroço do povo, açaimado pelos mastins dos ricos e poderosos).





Igreja do Santuário do Senhor 
Bom Jesus do Carvalhal (séc. XIX),
Carvalhal, Bombarral.
Fonte: Cortesia da 
página do Facebook.

62. Mas também havia bruxas, diziam, como, mais tarde, a bruxa de são Bartolomeu dos Galegos, ou Samertlameu, que o povo não falava fino nem esdrúxulo, como o padre, a professora ou o homem de leis: não dizia rapariga mas "priga", não dizia cooperativa, mas "comprativa", nem fêvera mas "fêbra", nem boroa mas "broa" nem chicharro mas "xarro"… nem raia mas "arraia"…nem tuberculoso mas "trabecloso" nem piaçaba mas "piaçá".

O santo, o sã Jorge, que pisava a seus pés um diabo negro como o carvão, que da peste, da fome, e da guerra e do bispo da nossa terra, libera nos, Domine


Quem não se livrou, da desonra e da desgraça, foi o sacristão, que se mataria num poço, por maldição, diziam os vizinhos, talvez invejosos e maldizentes, depois de roubar ao mafarrico uma nota de vinte paus, um santo antoninho, deixada por um qualquer pagador de promessas, a mando da bruxa da terra. O dinheiro do diabo é sagrado, tanto ou mais que o pão que o diabo amassa e que os pobres comem!... O sacristão tinha a obrigação de saber isso.


63. E no 1º de dezembro, 

A defenestração do Miguel de Vasconcelos 
em 1/12/1640. Imagem de banda desenhada, 
cuja autoria não conseguimos apurar.(M. Gustavo?
a banda da tua terra a tocar o Oh! ti Zé da Pera Branca, que era o hino da Restauração [2], efeméride gloriosa da história pátria, e que um punhado de patriotas, monárquicos e republicanos, fazia seu, na tua aldeia, quiçá para acicatar os grandes de Espanha e os pequenos de Portugal, e todos os traidores da pátria, os lacaios que tinham servido os F’lipes entre 1580 e 1640



Sabias lá tu quem era o Franco, o Salazar e os demais grandes deste mundo!...

Fazia frio, de tremer o queixo, nas efemérides do 1º de dezembro de 1640, e ias agarrado ao capote do teu pai, a gritar morte ao traidor Miguel Vasconcelos:

- Vais Com Cuspo e Selo, Vais! Morte a Castela e aos seus serviçais!






Salazar, ilustração de Emérico Nunes.  In: Livro de Leitura da 3ª classe (4º edição,Porto
Editora, 1958, p. 177)


Os putos naquele tempo gostavam de avacalhar tudo, do padre nosso à letra dos hinos patrióticos. De resto, quem é que, então,  saberia entender e explicar a letra do hino da restauração ?

"Portugueses, celebremos
O dia da Redenção,
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação."


Nem o comandante de castelo da Mocidade Portuguesa, que era barra em história, nem a "Branca de Neve", a tua catequista, que tinha as maminhas mais lindas das meninas da igreja, nem  muito menos os estúpidos do "Brutamontes" e do "Frasco do Veneno", que odiavam a escola.


64. Sabias lá tu, meu menino, quem era a pátria, e o pai e a mãe da pátria?! E os seus heróis, os seus filhos, mais do que homens, menos do que deuses, sabias lá tu quem eram eles, os heróis e os traidores, e os progenitores da pátria, os pais-fundadores!...

Em boa verdade, nunca tinhas visto a pátria, ao vivo, em carne e osso. E só saberias do traidor Miguel de Vasconcelos, mais tarde, da lições de História de Portugal, resumidas, ilustradas e explicadas às crianças.


65. Sabias lá tu quem era o senhor, professor, doutor, Salazar, o salvador da pátria, só conhecias o rapa-tudo, a espátula, o salazar, que a tua mãe usava na cozinha quando fazia bolos!

Não sabias, pois claro, mas tinhas-lhe medo, ao cara de pau, de nariz aquilino, especado na parede da tua escola do Conde de Ferreira, olhando-te de soslaio, vigiando-te e punindo-te, que os símbolos do poder eram como o código de barras da zebra: ou memorizas ou morres, logo à primeira, mal nasças, ó zebrinha!

De um lado, o Craveiro Lopes, que irá a marechal de opereta, e do outro o Salazar, (ou era ainda o Óscar Carmona, esse sim, o marechal de bigodes farfalhudos ?!)


66. Não te esqueças dos nomes dos altos magistrados da Nação que te podem perguntar, lá em Lisboa, no exame da admissão, algum senhor professor de óculos de aros de casca de tartaruga!

Madruga, meu rapaz, madruga, para um dia chegares a ser homem, homem com H grande!

Não te perguntaram por eles, os altos magistrados, no liceu Dom João de Castro, no exame de admissão ao liceu, mas pelos reis de Portugal, nomes, cognomes e moradas: desde o Dom Afonso Henriques, o Conquistador, que morava no castelo de Guimarães, ao Dom Manuel II, o Desaventurado, que vivia em Lisboa, no Palácio das Necessidades, e que depois seguiu para o exílio, coitado, tão novo. Passou um dia pela terra, em 1908, no 1º centenário da batalha do Vimeiro, mas não dormiu lá, na tua aldeia, que era um perigoso coito, diziam, de republicanos.

E tu sabias tudo isso na ponta da língua, os nomes dos reis, cognomes e moradas! Tal como os rios de Portugal, e todos os seus afluentes, e as linhas e estações de caminho de ferro, coisa que nunca tinhas visto, a estação mais próxima era no Outeiro da Cabeça. E todas as serras de Portugal, por ordem decrescente de altura.


67. Naquele tempo não havia fax, nem correio azul, nem internet, e o telefone era um luxo, e o tempo era uma eternidade, e a eternidade, nesse tempo, não tinha história, muito menos no domingo à tarde, em que nada acontecia e um cão gania na vinha vindimada do Senhor, e até o tempo parava no relógio, sonolento, da na torre sineira da igreja da tua aldeia.

Havia o telégrafo… Mas, se calhar nunca souberam, lá na tua terra, que o Carmona tinha morrido em 1951, e que no palácio cor de rosa, em Belém, na capital, a três horas de camioneta, ronceira, a do João Henriques, de Torres Vedras,  sucedera-lhe um tal Craveiro Lopes, legionário e aviador, mais tarde substituído por um marinheiro, a quem o povo chamará otário…


68. Na tua terra, só conhecias um carteiro, de resto teu amigo, mais tarde, na tua juventude, velho jarreta, monárquico dos quatro costados, ou não fora ele afilhado da Viscondezinha, filha do Visconde, senhor deputado da Nação, nobilitado, seguramente o senhor mais importante da tua aldeia, dono de terras que trepavam por montes e vales, até aos cabeços dos moinhos e às falésias do mar, no tempo em que el-rei de Portugal, dos Algarves e de Além-Mar, ainda tinha trono e coroa e cabeça e bigode façanhudo e sabre e império e palácio e rainha e real amante e tudo, e uma ninhada de infantes, legítimos e ilegítimos.


69. E, havendo um só carteiro, como é que se poderiam distribuir, a tempo e horas, todas as notícias do mundo, as boas e as más, pelas casas e casebres das pessoas, boas e más, do Estado Novo e do reviralho, incluindo malhados, pedreiros livres, jacobinos, republicanos, ateus, anarquistas, maçónicos e comunistas, sobretudo estes, que eram gentalha que na tua terra não existia (ou nunca poderia existir, vá-se lá a saber porquê) ?!

No tempo em que a falta de notícias já era uma boa notícia, que as más, essas, corriam depressa, tal como a doença, que vinha a cavalo, e ia a pé.


70. Ah!, o terrível dilema da salvação da alma, e o pai-patrão de todos nós, e a feira anual, e a barraca onde só iam os homens feitos, ó freguês, vai um tirinho!, e as virtuosas mães que, por engano, por ali passavam, persignavam-se, como se tivessem visto o diabo em figura de gente, coravam, murmuravam, cochichavam, benziam-se, tapavam a cara e, por entre as frestas das mãos, lançavam olhares de fogo, como os dragões, sobre a cortina do pecado.

Um dia irias descobrir o terrível mistério que escondia a barraquinha da feira, no tempo em que ainda havia casas de passe no teu país, com letreiro à porta: A puta não putes, e a ladrão não furtes. Ou então: gado e lazeira andam de feira e feira. Gado bravo, dizia a tua mãezinha, horrorizada,  arrastando-nos rapidamente dali para fora... 


(Continua)

________

[1] Nunca mais voltaste a comer um bife com batatas fritas e ovo a cavalo, que te soubesse tão bem, como aquele que ganhavas, com o "suor do teu rosto",  aos domingos. a fazer o pino, no talho do Chico, a não ser talvez na Guiné, em Bafatá, no restaurante Transmontana, entre 1969 e 1971... mas aqui era pago com o patacão (sujo) da guerra...

[2] Letra do Hino da Restauração:

Portugueses, celebremos
O dia da Redenção,
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação.

A Fé dos Campos de Ourique
Coragem deu e valor
Aos famosos de Quarenta
Que lutaram com ardor.

P'rá frente! P'rá frente!
Repetir saberemos
As proezas portuguesas.

Avante! Avante!
É voz que soará triunfal
Vá avante, mocidade de Portugal!
Vá avante, mocidade de Portugal!



[Diz o blogue Avenida da Liberdade: "A autoria do hino, com data de 1861, é de Eugénio Ricardo Monteiro de Almeida (música) e de Francisco Duarte de Almeida Araújo e Francisco Joaquim da Costa Braga (poema original). Monteiro de Almeida era um compositor e professor do Conservatório Nacional (1826 - 1898). Almeida Araújo e Costa Braga eram os autores da peça de teatro musical em que o hino se incluía."...

A letra inicial, que fazia parte da peça "1640 ou a Restauração de Portugal”, estreada e publicada em 1861, já não é a mesma, sofreu alterações, no tempo da República, para se tornar "politicamente correta"... O hino (patriótico) tornou-se "viral", como díríamos hoje, e sobreviveu até agora, a 4 regimes...
Quanto ao Miguel de Vasconcelos (1590-1640):

(i) foi nomeado escrivão da Fazenda do Reino em 1634 pelo Conde-Duque de Olivares;

(ii) um ano depois, a vice-rainha Margarida de Saboia (Duquesa de Mântua) nomeia-o Secretário de Estado [, equivalente a 1º ministro];
(iii) a  deficitária economia do país e o constante favorecimento de Castela em detrimento dos interesses portugueses, fizeram eclodir em várias localidades do país revoltas e motins populares: o  desprestígio das ações de Miguel de Vasconcelos neste contexto levou ao levantamento das massas em Évora e no Algarve em 1637, com ecos noutras zonas do país;
(iv) o culminar desses distúrbios deu-se a 1 de dezembro de 1640 (Restauração da Independência), quando um grupo de fidalgos invade o palácio real de Lisboa e mata a tiro o Secretário de Estado, lançando em seguida o seu corpo pela janela, para junto da multidão que se aglomerava no Paço da Ribeira.

Fonte: Adaptado de AR - Assembleia da República

__________

Nota do editor:

(*) Vd. postes anteriores da série >

11 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20052: Manuscrito(s) (Luís Graça) (159): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte I - De 1 a 10 de 100 pictogramas)

13 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20056: Manuscrito(s) (Luís Graça) (160): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte II - De 11 a 20 de 100 pictogramas)

14 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20058: Manuscrito(s) (Luís Graça) (161): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte III - De 21 a 30 de 100 pictogramas)

15 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20060: Manuscrito(s) (Luís Graça) (162): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte IV - De 31 a 40 de 100 pictogramas)

16 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20064: Manuscrito(s) (Luís Graça) (163): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte V - De 41 a 50 de 100 pictogramas)

17 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20068 Manuscrito(s) (Luís Graça) (164): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (Parte VI - De 51 a 60 de 100 pictogramas)

8 comentários:

Manuel Luís Lomba disse...

Boas férias, Luís!
Muito aprecio as tuas memórias biográficas, no estilo à moda do Camilo (penso eu). Porque não é indígena de Bruegel, sinto-me à vontade para indicar a naturalidade do renegado Miguel de Vasconcelos: Viana do Castelo. Passou de director da sua alfândega, a "governar-se" com os despachos para a Inglaterra do verde Alvarinho, de Monção, e do Loureiro, de Ponte do Lima, para chefe do governo da agregação Portugal à Espanha. Era um reino dual, mas quem mandava era a Espanha...
Ab.
Manuel Luís Lomba

Valdemar Silva disse...

Luis.
Ufff!! e ainda faltam 30 pictogramas.
As férias também servem para escrever, evidentemente, quem souber fazê-lo.
Neste quadro de Bruegel, o Velho, que eu muito aprecio, aparece um homem a dar flores aos porcos, que é como se diz por cá 'dar pérolas a porcos', aparece outro homem a deitar fora cartas de jogar, ou seja 'a perder uma oportunidade' e muito mais.
Pois, Luis Lomba.
O renegado era lá dos lados de Viana, a Casa das Lunas ainda lá está e pertenceu à família dele. O homem era de famílias antigas e poderosas de reis de Portugal e da Europa até chegar ao Carlos Magno. Parece que para além de 'governar-se' com despachos, também se 'governava' com a Duquesa regente.

Valdemar Queiroz

Valdemar Silva disse...

Queria dizer Casa dos Lunas.
Fugiu-me para o 'das', hábito que ainda hoje se mantém no Minho, pela razão de os homens saírem por longas temporadas para trabalhar longe, incluindo a emigração, e as casas ficarem entregues às mulheres.
Vulgarmente por lá se diz 'vai à casa das Ferreiras', ou 'à casa das do Bicho', e até escrito em azulejos 'Casa das Pereiras'.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado aos dois pelos comentários... Manuel Luís, não sabia que o Vasconleos era teu "vizinho"... O Minho, de nobres tradições e brava gente, tem de tudo, como a minha Estremadura... Morreu como um cão, o Vasconcelos, e assim será tristemente lembrado... "Colaboracionista", diríamos hoje... Acabam todos mal, os "colaboracionistas"... Mas no 1º de dezembro, quando se é puto, o que importa é a brincadeira, a reinação, ir atrás da banda e macaquear os adultos... Aprende-se, para o resto da vida, que a vida é uma tragicomédia...

Bom agosto, aí em Barcelos. Luis

Manuel Luís Lomba disse...

Viva, Luís!
A evocação do Miguel Vasconcelos trouxe-me a oportunidade de contribuir para o deleite ferial, teu e extensivo ao Valdemar.
Os conjurados de 1640 não eram 40, mas 68.
D. Antão de Almada (nos seus 90 anos - qual Spínola da circunstância), convocara os 40 operacionais para o "Jantar dos Conjurados" no seu palácio (actual Palácio da Independência), em 30 Novembro, não para o desencadeamento do golpe de Estado, mas para avaliação da situação - a escalada da revolta contra Castela dos Países Baixos e de Barcelona. A passagem à acção era previsível para a primavera-verão de 1641.
O António Telo chegou atrasado e berrou-lhes. jurei tirar tirar a tosse hoje a esse renegado. Se o Miguel frequentava o travesseiro da viúva duquesa de Mântua (Valdemar dixit), também assediava outra viúva e a filha, Joana de Faria, uma beldade de 18 anos, noiva do António Telo, cujo rapto ele acabara de lhe gorar.
António Telo comandou a vanguarda de assalto e da eliminação da guarda do paço da Ribeira, mas o Miguel foi abatido do lado oposto.Morreu com um tiro no peito e não como um cão, mas serviu de pasto aos cães vadios, depois de atirado pela janela e de "profanado" pelo povo.
Pelo seu prosaísmo, o Dia D da Restauração não é historicamente contável a crianças...
Ab.
Manuel Luís Lomba

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas
Não posso provar. Só o próprio poderia fazer.
Mas, a mim parece-me que a "defenestração", desporto muito em voga naquela altura na Europa, foi desenhada por um desenhador de BD que começou muito jovem a desenhar a tal banda. Chamava-se José Ruy (com y de perna comprida). Em 1956 já ilustrava no "Cavaleiro Andante".
Poderá ser também um desenhador que assinava "Garcês", mas por mim é o José Ruy.
Creio que o desenho pertence a uma História de Portugal que se coleccionava em cromos (pacotinhos, como se dizia e não saquetas, de 3) que iam colando numa caderneta (e não álbum).
Ainda hoje aparecem muitos desenhos destes...
Um Ab.
António J. P. Costa

António J. P. Costa disse...

Olá, de novo!
Também pode ser José dos Santos Garcês que ilustrou o Melro, O Mosquito (1946)e o Cavaleiro Andante.
José dos Santos Garcês nasceu a 23 de Julho de 1928. O seu itinerário como desenhador começa quando ainda era muito novo, ao criar o fanzine O Melro, datado de finais de 1944 (in. Clube Português de Banda Desenhada).
"História de Portugal" foi um dos seus trabalhos.
Parece que afinal não tinha razão... mas temos estas duas hipóteses "sobre a mesa"...
Um Ab.

Hélder Valério disse...

Pois também não tenho conhecimentos que possam ajudar a "desempatar" essa questão do autor do desenho.
Sei que me lembro desta imagem, ma não onde colocada.

Seja como for, para o imaginário da "defenestração", foi bastante esclarecedora.

Hélder Sousa