quarta-feira, 29 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19839: Convívios (896): Cinquentenário da partida da CART 2520 para o CTIG, em 24 de Maio de 1969... Comemorado em Torres Novas, a 25 do corrente (José Nascimento)


Foto nº 1

Foto nº 1A > Reconheço o José Nascimento, o segundo de pé, a contar da esquerda


Foto nº 1B  > Reconheço, de pé, o primeiro da esquerda, o Manuel Viçoso Soares (hoje empresário, no Porto), ex-fur mil armas pesadas: esteve em Monte Real, em maio de 2017, por ocasião do XII Encontro Nacional da Tabanca Grande; na altura convidei-o para se  sentar à sombra do nosso poilão...


Foto (e legenda): © José Nascimento (2019). Todos os direitos resevados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Xime, 1970, CART 2520: da esquerda para a a diretita,
os furriéis mil Soares e Nascimento
1. Mensagem, com data de ontem,  do nosso camarada e amigo José Nascimento [ex-Fur Mil Art, CART 2520, Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71], membro da nossa Tabanca Grande:


Data: terça, 28/05/2019 à(s) 18:55
Assunto: Cinquentenário da partida da CART 2520 para a Guiné - 24 de Maio de 1969

Amigo Luís Graça:


A CART 2520 comemorou os 50 anos da partida para a Guiné no dia 25 de Maio com concentração junto ao antigo GACA 2, actual Escola Prática de Polícia, e uma visita guiada às antigas instalações, acompanhados por elementos desta força, os quais nos dispensaram toda a sua simpatia e amabilidade.

Seguiu-se depois o repasto e um ameno convívio no Solar da Valada, em Torres Novas.

Segue uma foto do grupo a recordar o acontecimento.
Um abraço
José Nascimento


Ministério do Exército > Direção de Serviço de Transportes > 19 de maio de 1969 > Ordem de transporte nº 20.  Cortesia de Manuel Lema Santos (2007)


2. Comentário do Luís Graça:

Zé, já me esquecia que fomos todos no mesmo T/T Niassa, em 24 de maio de 1969, a tua CART 2520, mobilizada pelo GACA2, a minha CCAÇ 2590 / RI 2 (mais tarde, CCAÇ 12), entre outras companhias independentes,  nove ao todo, além de 2 Pel Mort e 1 Pel Canhão s/r, mais pessoal de saúde e do Depósito Geral de Adidos... Lembro-me que passámos pelo Funchal, para embarcar "carne para canhão"...

Foi "o cruzeiro das nossas vidas"... Íamos todos anónimos, mas com "bilhete de embarque válido", só de ida, que o regresso só seria... quando Deus quisesse, ou na vertical ou na horizontal... Entre a gente anónima viajávamos, tu, eu e todos os demais, incluindo o sold cond auto Jerónimo de Sousa, da Companhia de Polícia Militar, a CMP 2537 / RL2, hoje uma cohecida figura pública, secretário-geral do PCP - Partido Comunista Português, e deputado da Nação...

Já não me lembrava do raio da efeméride: fez 50 anos que embarcámos  para a Guiné, em 24 de maio de 1969... E fez também ontem 50 anos que po quartel de Bambadinca foi atacado em força pelo PAIGC... Quando por lá passámos, em 2 de junho de 1969, a ca,minho do CIM Contuboel, ainda cheirava a pólvora...  Vocês ficaram logo no Xime, creio eu...

____________

Notas do editor:


(*) Último poste da série > 28 de maio de 2019 >  Guiné 61/74 - P19837: Convívios (895): Encontro de Antigos Combatentes em Crestuma, dia 10 de Junho de 2019. Breve apresentação do III Vol. de "Memórias Boas da Minha Guerra", de José Ferreira

5 comentários:

José Nascimento disse...

Sim a CART 2520 ficou no Xime cerca de um ano e vocês na então Compª. 2590 tantas vezes nos visitavam para fazermos um sem número de operações. O nosso amigo Joaquim João Pina não ficou com boas recordações deste local, às vezes encontro-me com ele e arranjamos sempre um pezinho de conversa sobre o assunto.
Dia 10 de Junho estarei junto ao monumento aos combatentes em Belém.
Recebe um grande abraço.
José Nascimento

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé: sim, trabalhamos em conjunto, as duas companhias... Demos e levámos muita porrada no Xime... e noutros subsetores (Xitole, Mansambo, Enxalé...).

Confirmo: o fur mil at inf Joaquim João dos Santos Pina, do 1º Gr Comb da CCAÇ 12, natural de (e residente em) Silves, mágico e hipnotizador nas horas vagas foi ferido com gravidade (e ficou inoperacional), na frente de combate, tendo sido evacuado para o HM 241 (Bissau), no decurso da Op Borboleta Destemida (região do Xime, 14 de janeiro de 1970), juntamente com 1º cabo at Manuel Monteiro Valente (, apontadopr de dilagrama), o sold trms José Leites Pereira e o sold at inf Mamadu Au (Ap Metr Lig Hk 21), todas da 2ª secção (que ele comandava).

Até ao 10 de junho, se eu estiver por Lisboa... Abração. Luís

Vd. poste de


17 DE MARÇO DE 2011
Guiné 63/74 - P7957: A minha CCAÇ 12 (14): Op Borboleta Destemida, 14 de Janeiro de 1970: a ferro a fogo no Poindon/Ponta Varela ou... como nunca confiar num guia-prisioneiro (Luís Graça)

Valdemar Silva disse...

Não tenho a certeza se se tratou do fur.mil. Pina.
Lembro-me que Contuboel aparecer, na nossa caserna, um furriel (de óculos?) que não era da nossa CART2479, mas não me lembro de qual seria, e fazer uns truques de ilusionismo e ter hipnotizado um de nós e eu estar com toda a atenção e também sentir efeitos hipnóticos.
Julgo que esta CART2520 foi a Comp. do Renato Monteiro, transferido por ter levado uma 'porrada' na nossa CART2479-CART11 quando estávamos em Piche. Tenham paciência, mas o Monteiro foi ao nosso Convívio/Almoço, na Tornada, no dia 25.
Valdemar Queiroz

José Nascimento disse...

O Renato Monteiro veio para a nossa CART 2520 e para o meu pelotão (3º). Acabou por ser substituído cerca de um ano depois por motivo de doença. Eu sabia que ele não iria ao nosso convívio, telefonei-lhe e ele deu-me um "nega".
Um abraço
José Nascimento

Valdemar Silva disse...

Desculpa, José Nascimento.
Mas, o Monteiro é cá da nossa CART279-CART11.
Ele foi transferido para a vossa Comp. por ter levado uma porrada que nós diríamos 'NÃO MERECIDA'.
A nossa CART11 estava em Piche a 'ajudar' nas acções de quadricula na zona.
O Pelotão do Monteiro estava de regresso duma 'Operação' e teve que de seguida abrir/limpar valas do Aquartelamento. O Monteiro não concordou e teria dito: os meus homens são combatentes, não são abre-valas (houve sempre uma certa repulsa dos nossos soldados africanos trabalharem com pá e pica). Isto dito em voz alta, na Messe de Oficiais/Sargentos na presença de todos os Oficiais do Comd. foi uma grande 'bomba'.
Não se esperou muito tempo e o Monteiro estava a levar uma porrada:
'Punido com cinco dias de detenção pelo Snr. Comandante da Companhia, por se ausentar do local de trabalho sem que para tal tivesse justificação e relacionado com mesmo assunto ter tomado atitudes que poderiam ter levado os seus inferiores a tomarem posição de indisciplina e feito afirmações referentes aos seu superiores denotando falta de respeito'.
Depois foi agravado com pena de dez dias de prisão disciplinar e foi parar à vossa Comp. no Xime.
Mas, o Monteiro é cá da nossa rapaziada.
Um grande abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz