terça-feira, 28 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19835: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (27): João e Vilma Crisóstomo, o casal que veio de Queens, Nova Iorque, e que representa o melhor da nossa diáspora lusitana


Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande > O casal Crisóstomo, ele, João, luso-americano, ela Vilma, eslovena. "Estreia absoluta" na Tabanca Grande!.. Andámos alguns anos a acertar as agendas: este ano vieram de propósito para estar connosco!...

Foto: © Manuel Resende (2019). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande > O casal Crisóstomo como amigo e vizinho de A dos Cunhados,  Torres Vedras (mas nascido no Vimeiro, Lourinhã) Eduardio Jorge Ferreira, o régulo da Tabanca de Porto Dinheiro / Lourinhã



Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  O João Crisóstomo na mesa com o Luís Graça e o Fernando de Jesus Sousa... O João quis saber se na sala havia deficientes das Forças Armadas... Apresentei-lhe o Fernando de Jesus Sousa, ex-1.º Cabo da CCAÇ 6, Bedanda, 1970/71, escritor, autor de dois livros, um de teor memorialístico ("Quatro riso e um destino") e outro de  poemas ("Sussurros Meus"), natural de Penedono, DFA (ficou sem duas pernas na explosão de uma mina A/P).  Pertenceu aos corpos sociais da ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas. Tem cerca de 25 referências no nosso blogue.



Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  O João Crisóstomo e o régulo da Tabanca de Matosinhos, o Eduardo Moutinho Santos.



Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  O João Crisóstomo e o "mais famoso alfero" que passou por Missirá, Jorge Cabral: ("Cabral, só há um, o de Missirá e mais nenhum ano": era o recado que ele mandava para os "vizinhos" da "barraca" do PAIGC em Madina / Belel...)


Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  João Crisóstomo com o Hélder Sousa, colaborador permanente do nosso blogue.


Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  O João Crisóstomo escrevendo dedicatórias no seu livro "LAMETA - Movimento Luso-Americano para a Autodeterminação de Timor-Leste", edição de autor, Nova Iorque, 2017, 162 pp. A seu lado, a Alice Carneiro (e uma amiga e prima, que a foi visitar, no final da tarde, a Glória Gordalina, de Leiria, que acabara de chegar do Brasil, há uns dias)


Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  O João Crisóstomo com a escritora Lucinda Aranha [Antunes], que  lançou recentemente um biografia romanceada do seu pai, que alguns de nós conhecemos na Guiné: “O Homem do Cinema, A la Manel Djoquim i na bim”, por Lucinda Aranha Antunes, edição da Alfarroba, Lisboa, 2018... O livro esteve na nossa mini-feira dos livros, em Monte Real, juntamente com o de outros autores (António Estácio, António J. Pereira da Costa, António Martins de Matos,  Fernando de Jesus Sousa, José Eduardo Oliveira (JERO), Joaquim Mexia Alves)



Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande > Capa manuscrita do dossiê nº 4, do João Crisóstomo: compilação de documentação relativa a campanhas menos conhecidas do grande público em que esteve envolvido o nosso ativista social, o luso-americano, que foi alf mil inf da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67). Sobre as suas três campanhas mais célebres e bem sucedidas ele já fez dossiês, para "memória futura": (i)  a defesa das gravuras de Foz Coa com o “Save the Coa Site Movement ” (1995);  (ii) a divulgação da acção humanitária, durante a II Guerra Mundial, dos diplomatas portugueses Aristides Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Carlos de Liz Teixeira Branquinho e dos diplomatas brasileiros Sousa Dantas e Rosa Guimarães (1996 e seguintes);  (iii) o lançamento de iniciativas em defesa da independência de Timor-Leste através da LAMETA (1996- 2002).

Menos conhecidas, entre nós, são por exemplo as suas diligências públicas em 2008 para a libertação do refém luso-americano Marc Gonsalves, então detido,  nas florestas da Colômbia, pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), desde 2003;  ou o movimento comunitário para garantir a continuidade em Nova Iorque do Consulado de Portugal (2007), ameaçado de extinção.


Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande > Eduardo Jorge Ferreira, João Crisóstomo e Jorge Cabral, vendo o "álbum fotográfico" do Enxalé, Porto Gole e Missirá... Em segundo plano, o António Estácio e o Álvaro Carvalho.


Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  Eduardo Jorge Ferreira, João Crisóstomo e Jorge Cabral, examinando o dossiê nº 4...

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2019). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
______________

Sem comentários: