segunda-feira, 27 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19831: Álbum fotográfico de João Crisóstomo, ex-alf mil inf, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) - Parte IV: a vida em Porto Gole


Foto nº D1

 Foto nº D1A


Foto nº D2

Foto nº D3


Foto nº D4


Foto nº D5


Foto nº D6


Guiné > Região de Bafatá > Setor L1 (Bambadinca) > Enxalé > 1965 > CCAÇ 1439 > Aspetos da vida do destacamento de Porto Gole.


A CCAÇ 1439, unidade de quadrícula, com sede no Enxalé,  teve como unidade mobilizadora o BII 19 (Funchal), partiu para o CTIG em 2/8/1965 e regressou a 18/4/1967, tendo passado por Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole, Missirá, Fá Mandinga.  Tinha dos destacamentos: Missirá e Porto Gole.

O comandante era o cap mil inf Amândio Manuel Pires, já falecido. Alferes (milicianos): Freitas (Funchal, Madeira), Crisóstomo (Torres Vedras, hoje a viver em Nova Iorque), Sousa (Vila Nova de Famalicão), Zagalo (Lisboa, ator de teatro, já falecido).

Fotos (e legendas): © João Crisóstomo (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].

João e Vilma


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico de João Crisóstomo (*):

(i) Camarada da diáspora, a viver nos EUA desde 1975, onde teve como principal profissão ser mordomo em casas da elite de Nova Iorque;

(ii) ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67);

(/iii) casado com a a eslovena Vilma; destacado ativista social luso-americano (de causas célebres como As Gravuras de Foz Coa, Memória de Aristides Sousa Mendes, e Timor Leste);

(iv) tem cerca de 80 referências no nosso blogue;

(v) o casal veio expressaente, de Nova Iorque, ao XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, que se realizou em Monte Real, em 25 de maio; veio também ao encontro da CCAÇ 1439, e subunidades adidas, que passaram pelo Enxalé: Pel Mort 1028, Pel Caç Nat 52, Pela Caç Nat 54]; regressa esta semana a casa...


Legendas do autor:

 As fotos D1 e D2 foram tiradas durante a visita da Presidente do Movimento Nacional Feminino (era pessoa importante , mas eu já não me lembro o nome) [a Cilinha, Cecília Supico Pinto, de seu nome completo, Cecília Maria de Castro Pereira de Carvalho Supico Pinto (Lisboa, 1921 — Cascais,  2011); tem mais de 20 referências no nosso blogue].

Na foto nº D1, era o meu pelotão que estava aí destacado na altura, mas nesse dia vieram o nosso capitão Pires, com o alferes Zagalo, trazendo também o furriel Octavio,  de viaturas e manutenção; de óculos é alferes médico do batalhão de Bafatá, cujo nome me não lembro.
 
Na foto nº D2 aparece o famoso régulo Abna na Onça e o capelão da Batalhão. Ao fundo da foto pode-se ver o "Posto” de Porto Gole e ao lado as “instalações”, uns pilares com telhado de zinco,  que serviam de cozinha etc; ao lado deste ficava um pequeno edifício que era a “padaria”. 

Menciono isto porque me lembro que o nosso camarada Henrique Matos ( a 4 de Janeiro de 2011, P 7552) parece estar enganado sobre esta foto, atribuindo-a pertencendo a Enxalé. Esta é sem dúvida em Porto Gole. Havia uma outra semelhante em Enxalé, mas se me não engano o edifício era bem maior.

As fotos nºs D3, D4 e D5 são de “momentos"  no Geba:  na 3: eu e o "João Padeiro” do Bombarral ( alguém sabe dele? dizem que emigrou, mas é tudo o que sei) na jangada de "pesca e recreio"… mas nunca pescamos nada… 

Na foto D4, oi  barco de abastecimento da casa Gouveia, no momento de descarga, espera a maré cheia… E na foto nº D5: a nossa mais “sofisticada” embarcação; lembro-me de a ter usado varias vezes, mas já nao me lembro se pertencia mesmo a Porto Gole... 

Foto nº D6: atravessia no Rio Geba Estreito, em canoa, em Bambadinca.

____________

Nota do editor:

Último poste da série > 22 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19813: Álbum fotográfico de João Crisóstomo, ex-alf mil inf, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) - Parte III: a vida em Missirá

Sem comentários: