quarta-feira, 4 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1919: Tabanca Grande (22): Gilda Pinho Brandão, uma nova amiga


Guiné > Região de Tombali > Catió > A Gilda Pinho Brandão, com sete anos, algum tempo antes de vir para Portugal, para uma família de acolhimento.

Foto: © Gilda Brás (2007). Direitos reservados

1. Mensagem da nossa amiga Gilda [Pinho Brandão], com data de 15 de Junho último:

Boa tarde meu Bom Amigo,

Que boa informação esta que acabam de me transmitir Fico muito feliz por saber que tenho mais um familiar interessado em me conhecer[vd. ponto 2].

Peço desculpa de ontem não ter contactado, regressei mais cedo das férias, pois ainda falta uns pequenos detalhes na casa e só conseguimos fazer a mudança definitiva no final da semana que vem.

Não resisto a enviar-lhe uma foto tirada poucos dias antes de vir para Portugal (está um pouco velhota, pois já tem 37 anos em cima) e, como por enquanto não encontro as caixas com os meus álbuns das fotografias, junto uma foto (prova) recente com os meus dois amores [, o meu marido Pedro e a nossa filha], para que nos conheça um pouco mais. Quando estiver instalada na minha casa, envio-lhe uma sozinha, para inserir na nossa Tertúlia.

Portugal > 2007 > A Gilda, o seu marido Pedro e a filha. Foto: © Gilda Brás (2007). Direitos reservados


Os meus contactos são: 967 983 685 [...]; relativamente à morada, prefiro aguardar mais uma semana e envio a morada correcta, a localidade chama-se Abóboda e fica na freguesia de S. Domingos de Rana.

Mais uma vez o meu muito obrigada todos os tertulianos mas, em especial a Si, ao Pepito e ao Dr. Leopoldo, pelo vosso empenho e dedicação nesta busca.

Eu sei que vocês são Amigos e Solidários, senão nunca teriam respondido ao meu pedido de ajuda.

(...) Um abraço com amizade . Gilda


2. Mensagem do Pepito/ AD - Acção para o Desenvolvimento (Bissau), também com data de 15 de Junho:

Amigo Luís:

Desde que li o pedido de apoio da Gilda Pinho Brandão, tentei contactar o meu amigo Engº Carlos de Pinho Brandão, tio da Gilda, o que consegui hoje.

Ele mostrou-se muito sensibilizado em recebê-la em sua casa se ela decidir visitar a família em Bissau. Diz que a reconheceu logo pois é muito parecida com a irmã dela que também está cá.

Para o caso de ela querer falar directamente com ele, aqui seguem os numeros de telefone: 6630623 e 7202781, antecedidos do indicativo 00.245.

O Carlos gostaria de ter os contactos dela (telefone e morada) para o caso de ir a Portugal e poder vê-la.

abraços

pepito


PS - O Carlos contou-me as circustâncias da morte do Adolfo (pai da Gilda), só imagináveis numa situação de guerra.

3. Comentário do editor do blogue: Obrigado, Pepito, pelas tuas diligências. Diz-me só se o nome do pai da Gilda está correcto: Adolfo ou Afonso ? Para a Gilda (e família) vão os nossos parabéns pela sua persistência na procura das suas raízes e da sua família guineense. Seja bem-vinda à nossa Tabanca Grande. Obrigado à malta da nossa tertúlia por, mais uma vez, se mostrar solidária e interessada por este caso que acaba por ter um final feliz...

PS - Afonso (e não Adolfo): já corrigiu o Pepito.
______________

Nota de L.G.:

(1) Sobre este caso, vd. os seguintes posts:

30 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1798: Região de Catió: Descendentes da família Pinho Brandão procuram-se (Gilda Pinho Brandão)

3 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1811: Vim para Portugal aos 7 anos, em 1969, e não tenho uma fotografia de meu pai, A. Pinho Brandão (Gilda Pinho Brandão, 44 anos)

5 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1817: Catió: Em busca da família Pinho Brandão (Leopoldo Amado / Victor Condeço / Armindo Batata / Gilda Pinho Brandão)

6 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1819: De Catió a Lisboa, de menina a Mulher Grande ou uma história triste com final feliz (Gilda Pinho Brandão / Luís Graça)

10 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1829: Tabanca Grande (9): À Gilda e a todas as vítimas de guerras, discriminação, racismo... (Torcato Mendonça)

Sem comentários: