quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8899: Tabanca Grande (303): Carlos Alberto de Jesus Pinto, ex-1.º Cabo Condutor Apontador Daimler do Pel Rec Daimler 2208 (Mansabá e Mansoa, 1969/71)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Carlos Alberto de Jesus Pinto, ex-1.º Cabo Condutor Apontador Daimler do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa, 1969/71, com data de 8 de Outubro de 2011:

Caro Camarada,
Tenho seguido com atenção o vosso blogue e quero aqui deixar também o testemunho da minha passagem por essas terras da Guiné.

Sou o Carlos Alberto de Jesus Pinto, 1º Cabo Condutor Apontador Daimler,  do Pelotão 2208.

Estive sediado em Mansabá e Mansoa entre Fevereiro de 1970 e meados de 1971, enquanto tivemos viaturas operacionais.

Estivemos depois em Bissau até final de comissão, a 18/12/1971.

Como solicitam, aqui deixo as minhas fotos de apresentação, bem como algumas das recordações que guardo. Tenho muitas mais se o desejarem poderei enviá-las.

Sem outro assunto, até breve.
Abraço do camarada
Carlos Pinto


Quartel de Mansabá. Nesta foto, de pé à direita, reconhece-se o CMDT do Pel Rec Daimler 2208 Alf Mil Ernestino Caniço.

Fotos: Carlos Pinto

Legenda: Carlos Vinhal


2. Comentário de CV:

Caro Carlos Pinto, é com particular prazer que te estou a receber nesta Tabanca Grande. Pisei exactamente o mesmo chão que tu, e por coincidência ainda somos contemporâneos.

Se bem te lembras a CCAÇ 2403 foi rendida em Mansabá, em Abril de 1970, por uma Companhia madeirense, exactamente a minha, a CART 2732, onde fui Furriel, no teu tempo em funções na Secretaria da Companhia.

Não tenho a certeza se vocês estiveram connosco depois de Novembro de 1970, altura em que se começou a alcatroar a estrada entre o Bironque e o K3, quando foi para Mansabá um Pelotão do Esquadrão de Reconhecimento  2641 (Panhard).

De qualquer modo, quase de certeza me safaste as costas muitas vezes nas colunas que fazíamos para Mansoa e outros passeios turísticos pelas redondezas.

Falas em fotos. Podes mandar as que quiseres para publicar, quer de Mansabá quer de Mansoa. Só te peço o favor de mandares as respectivas legendas para identificar pessoas, locais e situações ou acontecimentos.

Por exemplo, nas fotos hoje publicadas, se puderes identifica os camaradas que estão contigo. Reconheci só o Alf Mil Ernestino Caniço, vosso Comandante de Pelotão.

A tua colaboração neste blogue pode ser também em texto, pois há sempre uma história não esquecida, um momento marcante, um ataque ao aquartelamento, uma emboscada na estrada, etc. Assunto não falta, queiras tu contribuir.

Por falar em colunas, se clicares nas palavras Mansabá e Mansoa, sublinhadas, na cor laranja, abrirás os mapas das respectivas zonas, onde poderás recordar as estradas por onde andaste.

Não quero terminar sem antes te deixar um abraço em nome da tertúlia e dos editores.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 23 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8809: Tabanca Grande (302): Abram alas, camaradas, temos aqui mais um velhinho, o Alcídio Marinho, do Porto, Miragaia, ex-Fur Mil, CCAÇ 412 (Bafatá, 1963/65)

Sem comentários: