domingo, 29 de janeiro de 2006

Guiné 63/74 - P465: As formigas pretas e, ainda, o rali Porto-Bissau (Marques Lopes)

Texto do A. Marques Lopes:

A propósito das formigas que atacam as zonas púbicas, como o Guimarães contou, elas chamavam-se, pelo menos na zona de Geba, formiga correcção, com um corpo de cerca de 1cm e umas mandíbulas quase do mesmo tamanho.

Um dia, o meu grupo teve de atravessar um riacho que tinha um troco de palmeira por cima. Quando os primeiros já avançavam por cima do tronco, vi que começaram aos saltos e a coçar desesperadamente os ... , a zona púbica. Lá estava um carreiro delas.
- Formiga correcção! - disse-me o guia.
- Saltem para a água! - disse eu. E lá atravessámos a nado. Disseram-me que eram formigas que atacavam directamente os... a zona púbica. Mas ninguém me conseguiu explicar o que é que elas queriam corrigir...

Sobre o rali Porto-Bissau: a jornalista Joana Andringa, quando soube dele, ficou entusiasmadíssima. Está, juntamente com o Flora Gomes, cineasta guineense, a preparar um filme-documentário sobre a guerra na Guiné. Disse-me, depois, que já falou com o Flora e com o produtor e que irá com a sua equipa connosco, por terra, e que irão aos locais onde formos para colher elementos para o seu filme. No meu caso, quer que o comandante Gazela vá comigo a Sinchã Jobel, Cantacunda, Banjara e Samba Culo. Vamos ser actores.

Abraços
A. Marques Lopes

Sem comentários: