quinta-feira, 29 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1635: Amigos, enquando vos escrevo, bebo um Porto velho à nossa saúde (Abílio Machado, CCS do BART 2917, Bambadinca, 1970/72)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Lembras-te, Machado ? Esta era a rampa - inesquecível, poeirenta, de terra vermelha -, de acesso à entrada principal do aquartelamento, pelo lado leste (sentido Bafatá).... Ao fundo, o Rio Geba, o cais e o destacamento do Pelotão de Intendência. Do lado de lá do rio, a bolanha de Finete. E, do lado direito deste arruamento, já na curva, a loja e o bar do Zé Maria... A meio, do lado direito, a loja do Rendeiro... De um lado e de outro, espalhava-se a tabanca... Nós ficávamos cá em cima, num planalto que dominava a bolanha de Bambadinca... (LG)

Foto do arquivo de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

1. Mensagem do Abílio Machado, enviada ao António Levezinho, ao Humberto Reis, ao Gabriel Gonçalves e ao editor do blogue:


Meus amigos (nem grandes nem pequenos, amigos simplesmente):

Para vocês, as primeiras respostas (é curioso, não há aqui ninguém da CCS, é tudo CCAÇ 12).

Não esqueço o Fernandes e o madeirense [, o José de Sousa], mas não tenho o contacto deles (1).

Ainda não tive tempo de ver o blogue ou os sites do Henriques, para onde todos me convocam (Henriques, simplesmente, é que é e não Graça, nome doutoral que desconheço. O Divino Mestre tê-lo-á bafejado com a sua graça nas provas ?),mas a seu tempo lá irei.

Quero falar com cada um de vocês. É um pequeno exercício que quero fazer e que me dita o meu íntimo. E o meu remorso ? Talvez. Poderia há muito ter movido todos os esforços para vos contactar, mas não o fiz ...
Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > Natal de 1969 > Sargentos e furriéis da CCAÇ 12 (1969/71) e da CCS do BCAÇ 2852 (1968/70):

(i) da esquerda para a direita, na 1ª fila: o Jaime Soares Santos (Fur Mil SAM, vulgo vagomestre); António Eugéndio da Silva Lezinho, Fur Mil At Inf; António M. M. Branquinho, Fur Mil At Inf; Humberto Simões dos Reis, Fur Mil Op Esp; Joaquim A. M. Fernandes, Fur Mil At Inf) - todos eles pertencentes à CCAÇ 12;

(ii) da esquerda para a direita, 2ª fila, de pé: 2º sargento Inf José Martins Rosado Piça (CCAç 12); Fur Mil Armas Pesadas Inf Luís Manuel da Graça Henriques (ccaç 12); um 2º sargento, de cujo nome não me lembro; 1º Sargento Cav Fernando Aires Fragata (ccaç 12); Fur Mil Enfermeiro João Carreiro Martins (ccaç 12); e um outro 1º sargento de cujo nome também já não me lembro mas que julgo ser da CCS do BCAÇ 2852... (LG)

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.


Nem ingratidão, nem desinteresse, nem desleixo ... a vida tout court,que me fez (a todos nós, quem sabe) muitas vezes desviar de quem estimava.

Da guerra, com que nunca concordei, como sabem, guardo para mim as recordações que não pude apagar; e parece que nelas envolvi os meus próprios amigos: não os apaguei (não poderia!), mas guardei-os (guardei-os , sim!) com um afecto interior e uma discrição que,não fossem eles verdadeiros, teriam sido levados pelo olvido. Não foram ,nunca foram.

Em 2005, quando me desvinculei da empresa onde trabalhei, lancei-me a pôr em ordem os meus papéis. Ao organizar as fotos, lá está o que vocês eram (e são), a recordar-me uma vida que vivi, mas que parece quis manter em latência, como um baú velho onde guardamos as lembranças de família. Nem as minhas filhas sabem da missa a metade .
(Enquanto escrevo, bebo à nossa saúde um velho Porto!).

Pus de lado, outro dia, um slide em que o Humberto e a esposa [, a Teresa,] (como eles eram jovens!) posam na varanda da casa (vetusta casa) dos meus pais. E conservo ainda um cartão teu, meu sacana!

Do Levezinho e do Gabriel (2), o jeito malandro dos malandros de Lisboa. Quase como o Chico Buarque diz dos malandros do Rio! Óculos Ray-Ban, a postura displicente, o ar jingão ... na aparência. (Estou a falar das fotos! Ponho mais um pouco de Porto).

Do Henriques, a célebre noite (e negra noite ! - eu era amigo do Cunha, porra!) em que o grito "Assassinos! Assassinos!" ecoou e fez emudecer a parada de Bambadinca! (3).

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > Nhabijões > 1970 > Pessoal da CCAÇ 12, destacada no reordenamento de Nhabijões. O furriel José Sousa, madeirense, é o primeiro da direita, seguido dos furriéis Reis e Henriques. O tocador de acordeão era o nosso 1º cabo escriturário, se não me engano.


Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.


Do Puim (ainda é do vosso tempo?), a manhã em que, avisado não sei por quem, entro no seu quarto e vejo a PIDE a vasculhar gavetas e esconderijos, como se ele tivesse assaltado o cofre da Batalhão.

Tudo por uma homília do dia 1 de Janeiro [de 1971], dia da Paz. Mas não se fala de paz em guerra, Puim! Não sabias? Sabias, mas não quiseste saber. Corisco açoreano ! E o sargento Brito. E o sargento Piça. Falaremos sobre todos depois.


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > 1970 > O Padre Puim, capelão militar, de origem açoriana, com o furriel Guimarães da CART 2716. Devido às suas homilias, este capelão teve problemas com a PIDE/DGS, acabando por ser expulso do Exército, tal como outros (o caso talvez mais famoso foi o do Padre Mário da Lixa, membro da nossa tertúlia).

Foto: © David J. Guimarães (2005). Direitos reservados



O meu pós-guerra ?

Em resumo: empreguei-me em 1973 como Delegado de Propaganda Médica. Labutei 12 anos de pasta na mão (em empresas italiana e americana ). Chefiei o sector Norte, 2 anos. Passei a Chefe Nacional de Vendas durante 6 anos. Retomei o controle do sector Norte. E, no fim de 2004, a BMS (Bristol-Myers Squibb) honrou-me com uma desvinculação por mútuo acordo. Aguardo em Junho próximo a passagem à reforma .

Como hobbies, muitas coisas. A principal, o grupo de música tradicional que fundei, Toque de Caixa (é verdade, Gabriel, a televisão) e que preencheu boa parte da minha vida .CD's, concertos, países, enfim...uma vida cheia ! Não me arrependo.

Quanto ao resto, como diz a Elis Regina: casei...descasei...investi...desisti ... De facto, Humberto e Levezinho, já não estou com a Lua. Eclipsei, mas somos bons amigos.Temos duas filhas (Josina e Rita) e duas netas (Raquel e Renata - 4 anos e sete meses).

A minha morada é: R. Ana da Fonte ,74 - Gueifães 4470-495 Maia e o telelé é o 917822171. Não perdoarei agora a nenhum de vocês que, se vierem ao Porto, não me contactem. Quer eu quer a minha nova companheira podemos receber-vos com alguma comodidade. Não há portanto desculpas.

Por hoje chega. Acabou-se o Porto.

Um grande abraço a todos

Abílio Machado

2. Comentário de L.G.:

Querido amigo e camarada Machado:

Esta manhã tive a felicidade de ouvir a tua voz, à distância de 36 anos ... Convivemos intensamente durante os 8 ou 9 meses que estivemos juntos em Bambadinca, no 2º semestre de 1970 e nos dois primeiros meses de 1971...

Tínhamos afinidades que nos aproximaram, a começar - falo por mim - pela nossa atitude face à guerra colonial e e ao regime político vigente em Portugal... Por outro lado, tu eras um homem afável, minhoto, porreiro, correcto, culto, generoso, solidário, com valores, com princípios, que rapidamente foi aceite pela malta da CCAÇ 12 - o Reis, o Levezinho, o Fernandes, o Sousa, o Gonçalves, o Martins, o Abel Rodrigues, só para citar alguns dos que já hoje fazem parte deste blogue... Malta que, nas horas vagas entre duas operações, gostava de ficar até altas horas da noite a beber o seu copo, a tabaquear o seu caso, a dar o seu dedo de conversa, a jogar a sua lerpa, a dedilhar a sua viola, a cantarolar as suas baladas de Bambadinca... E tu eras um dos baladeiros!... Agora percebo melhor o teu projecto, o Toque de Caixa, o regresso às origens... Que gratas recordações tenho destas noitadas, em que carregávamos baterias para a luta pela sobrevivência no dia seguinte...

O Levezinho e o Reis, com quem mantive o contacto nestes anos todos, falaram depois de ti e da tua Lua - tua companheira de então e mãe das tuas filhas - numa memorável visita que te fizeram em 1973, na tua terra natal, Riba d'Ave... Fiquei sempre com uma pontinha de inveja deles (e delas, a Teresa e a Isabel) e sobretudo com o secreto desejo de te voltar a rever e abraçar, o que irá de certo acontecer um belo dia destes, já que estamos vivos da costa e tu vives perto do Porto, cidade aonde vou com frequência e onde também já temos uma minitertúlia... O mais importante foi, graças ao GPS do Benjamim Durães, ex-furriel da tua CCS, tirar-te o azimute, saber do teu paradeiro (4)... Pelo teu lado, vejo que agora passas também a ter mais disponibilidade para uma eventual escapadela ao sul, à terra destes mouros... Quem sabe se não poderemos encontrar-nos já na próxima semana, no Porto, ou no próximo encontro da nossa tertúlia, no Pombal, lá para finais e Abril...

Não quero monopolizar a sessão de boas vindas... Vou-te deixar com o prazer da visita e da descoberta deste blogue (que ainda não conheces e cujo conteúdo - imagens e textos - é capaz de te surpreender e emocionar)...

Até à próxima. Aquele abraço. Retribuo-te o Porto com a minha bagaceira de vinho verde... Como te disse ao telefone, pela via matrimonial, acabei por encontrar uma segunda terra, lá para as bandas de Entre Douro e Minho... Podes dar uma espreitadela ao sítio A Nossa Quinta de Candoz (que infelizmente não é actualizado há um ano, porque não se pode estar em todo o lado)...

Afectuosamente, Henriques.

___________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 8 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P945: 'Gente feliz com lágrimas': o Zé da Ilha, o furriel Sousa, madeirense, da CCAÇ 12

(2) Gabriel Gonçalves (ex-1º Cabo Op Cripto da CCAÇ 2590/CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71):

Vd. posts de:

2 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1485: Bambadinca revisitada... ou os azares de um operador cripto em fim de carreira (Gabriel Gonçalves, CCAÇ 12)

26 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1464: Oficiais, sargentos e praças: tropa é tropa, uísque é uísque (Gabriel Gonçalves / Luís Graça)

18 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1377: CCAÇ 2590/CCAÇ 12: Apresenta-se o 1º Cabo Operador Cripto Gabriel Gonçalves


(3) Vd. outros posts com malta da CCAÇ 12, a título meramente indicativo:

13 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1366: A galeria dos meus heróis (6): Por este rio acima, com o Bolha d'Água, o Furriel Enfermeiro Martins (Luís Graça)

24 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1315: Fazer anos no mato: os azares do meu amigo Tony Levezinho (Luís Graça)

30 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1131: Um dia (feliz) na ponte do Rio Udunduma, com o 2º Gr Comb da CCAÇ 12 (Luís Graça)

9 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXV: Amigos para sempre (Tony Levezinho, CCAÇ 12)

17 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLVI: De Lisboa para o Xitole, com amor (Humberto Reis)

20 de Setembro de 2005 > Guiné 63/74 - CXCVIII: Recordar é viver ou...a memória de elefante do Humberto Reis (Humberto Reis / Luís Graça / António Levezinho)

(4) Vd. posts de:

28 de Março de 2007> Guiné 63/74 - P1631: À amizade (Abílio Machado, CCS do BART 2917/ Humberto Reis, CCAÇ 12)

21 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1618: Tertúlia: Benjamim Durães, ex-furriel mil da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72)

15 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1527: Lista de ex-militares da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e unidades adidas (Benjamim Durães)

14 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1525: Tertúlia: Durães, Vinagre & Cª Lda, do BART 2917 (Humberto Reis)

13 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1520: Bambadinca, CCS do BART 2917: Alferes Abílo Ferreira Machado, o Bilocas da Cooperativa (Humberto Reis)

Sem comentários: