Pesquisar neste blogue

terça-feira, 6 de outubro de 2026

Guiné 61/74 - P28407: Para bom observador, meia palavra basta (10): Gadamael, 2 de junho de 1973, CCP 122/ BCP 12: Usar ou não usar o capacete, eis a questão... (António Dâmaso / Carmo Vicente / Bernardino Sena)

 








Foto nº 1A , 1B, 1C, 1

Guiné > Região de Tombali  > Gadamael > CCP 123 / BCP 12 > 2 de junho de 1973 > Op Dinossauro Preto > Desembarque em LDM

Foto original, a preto e branco (Fonte: História do BCP 12 + Página do Facebook "Paraquedistas Não São Arreamchos,. 8 de outubro de 2025) + "A Última Missão, de José Moura Calheiros (Lisboa: Caminhos Romanos, 2010, pp. 512/513 e 531) (Com a devida vénia...) 

 Restauro, melhoria técnica e colorização digital: Blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné + IA (ChatGPT / Open AI) (2026)




Guiné > Região de Tombali > Gadamael > Op Dissaurso Negro > CCP 122 / BCP 12 >  2 de junho de 1973  >  Desembaeque

Fotos original, a preto e branco,  de baixa resolução, publicada pelo António Dâmaso,oriunda da Hstória do BCP 12.  Disponível também no livro "A Última Missão, de José Moura Calheiros (Lisboa: Caminhos Romanos, 2010, pág. 525) 


Restauro, melhoria técnica e colorização digital: Blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné + IA (Gemini / Google) (2026). 


1.  Sabemos que os páras levaram capacetes de aço para Gadamael, no âmbito da Op Dinossauro Negro (2 de junho - 17 de julho de 1973). E que os usavam, nas valas e abrigos que tiveram de escavar, por sua conta e risco.  Os paraquedistas detestavam o capacete. Pelas imagens que temos, do desembarque de alguns Gr Comb da CCP 122  / BCP 12, muitos preferiram levar o "quico", a "boina" ou o "chapéu de pano" (que era usado desde 1972).

Segundo José Moura Calheiros, na altura 2ª cmdt e oficial de operações do BCP 12, a ordem, aparentemente absurda, foi dada, logo à saída de Bissau, pelo comdt da CCP 122, o então cap pqdt Terras Marques. Foi por todos considerada "disparatada, mesmo desumana". Não era normal usar-se o capacete no CTIG, era "incómodo e pesado!"... Nem pelos páras, comandos e fuzas, nem por ninguém dos "infantes" e demais tropa do "arremacho" ou "tropa-macaca!.

"Ao chegar a Gadamael deu instruções para ninguém, em nenhuma circunstância, o tirar". Gadamael estva a ferro e fogo e sujeito a ataques cerrados e certeiros da artilharia pesada do PAIGC. Ele próprio deu o exemplo. "Ao fim do dia já podia ostentar , a quem o visse, uma enorme amolgadela  no capacete, provocada pelo estilhaço de uma granada que vitimou mortalmenteo homem que estava a seu lado"... Entretanto, ao fim de alguns dias, a malta da CCP 122 substitui o capacete pelo 'quico' ou pelo 'chapéu de pano' (vd. "A Última Missão, op. cit,, 2010, pp. 526/527).

Não é preciso ser um "bom observador" (*), para verificar, pelas fotos acima, que muitos paraquedistas não cumpriram a ordem do seu comandante, na hora do desembarque. (Mesmo sabendo que as cópias originais tinham fraca resolução, e o  restauro digitakl feita por recurso ``a IA pode distorcer pormenores, e nomeadamenmte feições.)

2. Vejamos publicar alguns excertos de relatos dos acontecimentos desse tempo, que corresponde à  conhecida Batalha dos 3 G (Guidage, Guileje e Gadamael) e que se estendeu peloes meses de maio, junho e julho de 1973. Pelo volume de efetivos e quantidade de armamento usados pelos dois lados, NT e PAIGC, bem como pelo número de baixas, terá a sido a maior batalha da guerra colonial / guerra do ultramar no CTIG. Mas, na realidade, foi mais curta: José Moura Calheiros aponta a data de 23 de junho de 1973 como data da vitória, definitva e inequívoca,  das NT  sobre o PAIGC (op. cit., pág. 540).

Como sempre há detalhes, nas narrativas dos antigos combatentes, que não coincidem de todo. É o caso do uso dos capacetes e também do meio de  transporte usado de Cacine para Gadamael: LDG, LDM, LFG, zebros...

Fica o leitor convidado (ou desafiado...) para comentar (*).


(i) António Dâmaso  (1940 - 2026) (1º srgt pqdt, CCP 121 /BCP12, 1972/74 ; natural de Odemira 
 

(...) No dia 2jun73, chegou a Gadamael Porto a CCP 122, depois a CCP 123 a 4jun73 e a minha Companhia, a CCP 121, ainda não completamente refeita dos acontecimentos de Guidage, embarcou no dia 11jun73 pelas 23h30, no cais de Bissau, na LDG Bombarda, rumo a Cacine aonde chegámos no dia 12 de madrugada. Fomos transferidos para um Navio Patrulha (LFG) que nos levou até perto de Gadamael Porto.

Fizemos transbordo para botes de borracha e sintex em virtude da maré estar baixa e da zona do cais estar a ser atacada. 

Fomos deixados na margem mas dentro de água num braço do rio oposto ao cais, choviam granadas que entravam na água à nossa frente mandando um repuxo de água pelos ares.  Primeiro “rebentavam”,  depois ouvia-se o silvo da trajectória e só mais tarde a saída. 

Chamávamos-lhe "supersónicas" , era um tipo de granadas a que não estávamos habituados, mais tarde vim a saber que se tratava dum canhão 130. Não houve estragos por se enterrarem no lodo, fez-me lembrar cenas do filme “ O dia mais longo”, a uma escala muito reduzida (...) (**)

(...) Nós,  nos intervalos quando não estávamos no mato, procuravámos passar o tempo jogando às cartas, loto ou qualquer outro entretenimento. Ele naquele dia queria loto, eu olhei para a altura do Sol e depois para o relógio, disse-lhe que não porque estava na hora do ”lanche”. Uns chamavam-lhe "lanche",  outros chamavam-lhe “o chá das 5”. 


Fui buscar o capacete e a arma e dirigi-me à vala, o pessoal do Pelotão lá estava. (...) (***)


(ii) Carmo Vicente (1º srgt pqdt, CCP 122/BCP 12,  CTIG, 1972/74, DFA, escritor, natural de Arganil, vive em Almada) (****)


(...) Eram aproximadamente dez horas da manhã quando saímos de Cacine com rumo a Gadamael. Desta vez o transporte foi feito em LDM (lancha de desembarque médio), que por serem mais pequenas eram mais facilmente manobráveis no rio que ia estreitando à medida que penetrava em terra. Conforme nos aproximávamos ia-se também acentuando o nosso nervosismo que, em alguns de nós, era já perfeitamente visível. Levaríamos connosco, o equipamento necessário para dois dias. Tudo o resto ficou nas LDM.

A quatro ou cinco quilómetros de Gadamael Porto, passamos ordenadamente das LDM para os Zebros (botes de borracha com motor fora de borda) dos fuzileiros. A partir dali, era extremamente perigoso continuar nas lanchas. Os Zebros, muito mais pequenos e de fácil manobra, permitiam-nos um desembarque rápido debaixo de fogo.

Pela primeira vez, desde há muitos anos, foi ordenado o uso do capacete, que apenas tinha sido usado nos primeiros meses da guerra em Angola. Fiquei irritado com esta ordem. O capacete é, neste estilo de luta, um apêndice que não se justifica de modo nenhum e que não compensa o esforço que o combatente despende para o aguentar. 

Pensei, com uma certa dose de humor negro, que a ordem para usar capacete mais não servia senão para nos dar um aspecto mais viril e mais guerreiro, frente aos militares que em Gadamael, perfeitamente desorganizados, corriam em todas as direcções e tentavam meter-se à força nos barcos que nos levavam a nós.(...)


(iii) Bernardino Sena (natural de Portimão, esteve 4 anos na Marinha, 1970/74); antigo tripulante da LFG Argos, junho de 1973):

(...) Tenho esta imagem na minha memória desde junho de 1973.

A LDM, na foto, esteve abordada à LFG, NRP Argos, navio onde eu fazia parte da guarnição, na altura fundeada no rio Cacine, frente a Gadamael Porto.

Após eu ter feito o quarto à máquina das 4 às 8, fui descansar um pouco, até antes da hora de almoço, ao vir ao convés por essas horas, deparo-me com essa lancha de desembarque abordada por estibordo e dentro do poço vejo um pelotão de militares, formados na posição de "à vontade", com equipamento de combate e capacete de aço na cabeça.

Ainda meio confundido com o que via, pois até aquele momento nunca tinha presenciado nada semelhante, levei algum tempo a recuperar tentando identificar que "tropa era aquela".

Trocando conversa com camaradas de serviço ao convés, fiquei então a saber que faziam parte do Batalhão de Paraquedistas, os mesmos heróis que já tinham dado o seu melhor, no norte da Guiné, onde, infelizmente, tinham perdido alguns camaradas na zona de Guidage/Binta/Bigene, onde nós também andámos envolvidos a partir do rio Cacheu dando apoio aos destacamentos de fuzileiros que também por lá combatiam.

Que tristes dias aqueles de Maio, Junho e Julho de 1973. (...)


(Seleção, revisão / fixação de texto, links, negritos, título: LG)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Paulo Santiago, o camarada que tu achavas que podia ser o nosso querido amigo e camarada e teu conterrâneo Victor Tavares (o primeiro da esquerda da foto nº 2), será alguém da CCP 122 (e não da CCP 121)...Com o "chapéu de pano" é difícil de distinguir as feições... E a IA, sabes como, tem muitas "alucinações"... A foto original, a preto e branco, é de muito baixa resolução...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Quem seria o apontador da MG42, que se destaca na foto no. 1, á esquerda, em segundo plano?