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segunda-feira, 3 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11666: Notas de leitura (488): “O Mestiço e o Poder – Identidades, dominações e a resistências na Guiné”, por Tcherno Djaló (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 19 de Fevereiro de 2013:

Queridos amigos,
Tcherno Djaló junta-se com pergaminhos próprios aos nomes de Leopoldo Amado e Julião Soares Sousa na importantíssima historiografia luso-guineense.
Este seu trabalho é do indiscutível interesse, ordena com rigor e propriedade a abordagem que faz sobre as formas de sociedade tradicional na Guiné-Bissau; é inovador na análise da mestiçagem luso-africana, tem ideias próprias e ricas sobre o espaço social mestiço na Guiné Bissau; introduz pontos polémicos sobre o papel do mestiços, cabo-verdianos na vida da colónia e na condução do PAIGC, é desassombrado e não se furta a pôr a nu as chamadas questões tabu à volta da alegada unidade Cabo Verde/Guiné.
É livro que se encontra facilmente nas livrarias, é leitura que se recomenda sem hesitação.

Um abraço do
Mário


O mestiço e o poder

Beja Santos

“O Mestiço e o Poder – Identidades, dominações e a resistências na Guiné”, por Tcherno Djaló, Nova Vega, 2012, é o documento essencial de tese de doutoramento que o autor apresentou na Universidade de Genebra. Tcherno Djaló é um académico e professor com créditos firmados. Foi assistente de ensino e pesquisa no departamento de sociologia da Universidade de Genebra e no Instituto Universitário de Estudos de Desenvolvimento de Genebra. Foi fundador e primeiro reitor da Universidade Amílcar Cabral e ministro da Educação e do Ensino Superior da Guiné-Bissau, sendo atualmente professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Lusófona de Lisboa. A sua investigação é um longo olhar sobre a sociedade bissau-guineense partido da ótica da mestiçagem, correlacionando o mais pequeno (a comunidade mestiça) e o maior (a sociedade tradicional africana). Porquê a mestiçagem? Tcherno Djaló responde quanto ao interesse desta investigação: A particularidade do papel histórico e político desempenhado durante séculos pela elite da comunidade mestiça na sociedade guineense. Se a mestiçagem luso-africana é um fenómeno quantitativamente marginal em comparação com outras experiências coloniais é, em contrapartida, qualitativamente determinante, desde há séculos, como núcleo da elite política, administrativa e comercial na Guiné-Bissau. Acresce, diz o autor, não existir nenhum estudo etnológico sobre os mestiços guineenses. Temos aqui um denso e vibrante itinerário onde se analisa a sociedade tradicional, a sua estrutura social, formas de propriedade, o espaço animo-fetichista, bem como o espaço muçulmano, as chefias tradicionais em todo o país; uma abordagem da mestiçagem no campo teórico, da psicossociologia, centrando-se depois na mestiçagem luso-africana; por último, o papel da mestiçagem no Estado colonial e na República da Guiné-Bissau.

Ao analisar a sociedade tradicional, Tcherno Djaló reconduz o seu trabalho para a verificação da estrutura social, do papel da família, da poligamia no contexto muçulmano e mestiço, a expressão das religiosidades guineenses, tanto no espaço animista como islamizado, vê-se perfeitamente que inventaria com segurança a documentação mais apropriada, e do mesmo modo procede com a sua análise às chefias tradicionais guineenses, região por região.

É no estudo da mestiçagem que a escrita se torna mais inovadora, desmontando com rigor o mito e a realidade da mestiçagem luso-africana, e demarca o povoamento e a colonização cabo-verdiana de igual processo na Guiné. Recorda que as ilhas tiveram como primeiros habitantes famílias portuguesas de nobres arruinados, camponeses, algarvios e alentejanos, deportados e degredados, escravos negros trazidos da costa da Guiné, cativos mouros e genoveses, espanhóis e flamengos. Referindo António Carreira, alude a uma influência demográfica sobre a população cabo-verdiana de, pelo menos, 27 grupos africanos diferentes, indo do Senegal à Serra Leoa, a cristianização da região e outros aspetos que moldaram a especificidade cabo-verdiana; faz-nos compreender a importância que tiveram os mestiços na evangelização da Guiné e como esta falhou rotundamente; tece um conjunto de hipóteses sobre a origem do crioulo e defende que o crioulo guineense decorre do crioulo cabo-verdiano, tese que tem bastantes críticos; procede a uma análise detalhada sobre o espaço social mestiço na Guiné-Bissau, relevado os papel dos “lançados”, o meio social dos grumetes e a identidade dos luso-guineenses; chama a atenção para o papel dos cabo-verdianos na Guiné e a ocupação que teve em lugares de chefia e aponta uma outra importante divergência entre Cabo Verde e a Guiné: “Contrariamente à colónia mestiça de Cabo Verde, as condições jurídicas, sociais e políticas da população da Guiné eram regidas pelo estatuto do indigenato (…) Os cabo-verdianos tinham o privilégio de serem considerados assimilados no contexto colonial devido à suposta semelhança da sua cultura com a cultura portuguesa. Por analogia, todos os mestiços na Guiné eram igualmente assimilados, por isso não podiam ser submetidos ao estatuto do indigenato. Mas na realidade, a insistência do estatuto do indigenato em Cabo Verde obedecia mais à racionalidade e à lógica de exploração colonial do que a razões de afinidade cultural (…) Graças a esta política de assimilação, todos os cabo-verdianos na Guiné e os mestiços luso-guineenses pertenciam à elite aculturada da Guiné”. Depois, desmonta com minúcia o Estatuto do Indigenato, concluindo este ponto dizendo: “Apesar da longa história entre a Guiné e Cabo Verde e da ideologia unionista praticada pelo PAIGC durante a luta pela independência, as contradições e os conflitos socioculturais suscitavam as uniões mistas permanecem ainda hoje. A desaprovação e até a hostilidade em relação a estes casamentos são os sentimentos dominantes dentro de todos os grupos étnicos. Na verdade, quando um negro de uma determinada condição social casa com uma mulher mestiça ou branca e, por isso, de uma outra categoria social, os seus têm muitas vezes o sentimento de que os laços e a solidariedade familiar foram rompidos”.

Igualmente muito interessante é o estudo que o investigador procede sobre a mestiçagem e o colonialismo e o pós-colonialismo. O mestiço e ou o cabo-verdiano tiveram um peso histórico preponderante, basta recordar André Álvares de Almada, Caetano José Nosolini, os Carvalho de Alvarenga, Honório Pereira Barreto, o papel dos mestiços nas “guerras de presídios” (1842-1879), em que o autor cita abundantemente René Pélissier, e outros conflitos que só começaram a esbater-se depois das campanhas de pacificação comandadas por Teixeira Pinto.

A Guiné separada de Cabo Verde (1879) é vista como a era do colonialismo, introduziram-se estratégias que permitiram uma gradual capilaridade administrativa, neutralizando tensões interétnicas, a africanização dos funcionários é um dado recente, só se torna uma realidade no tempo de Spínola. O investigador estuda a africanização do exército colonial, as companhias dos caçadores africanos dos comandos africanos, volta atrás e traça a génese das primeiras organizações políticas africanas até chegar aos movimentos independentistas; segue-se a análise sociopolítica do PAIGC e as ligações entre a elite guineense e cabo-verdiana. Posicionando-se ao lado de outros estudiosos, Tcherno Djaló considera que a clivagem entre as elites guineense e cabo-verdiana têm ressentimentos históricos antigos e recentes e entre os recentes a dominação dos mestiços na direção do partido e para prová-lo mostra a estrutura do partido nas zonas libertadas, e como um grupo dissidente, todo ele guineense, preparou o golpe que levou ao assassinato de Cabral. Segue-se o Estado independente e a falta de cuidado revelado pelos cabo-verdianos quanto às instituições da I República (1974-1980), em que a Assembleia Nacional Popular não tinha vida própria e a cúspide do Estado era controlada por cabo-verdianos, e daí o golpe de Nino Vieira, a encabeçar um movimento de descontentes.

Em jeito de conclusão, Tcherno Djaló releva a questão mestiça não como um conflito interétnico mas como uma questão política de fundo que divide a elite negra. E diz mesmo: “Nos nossos dias, todos os indicadores sugerem que o futuro da comunidade mestiça e da mestiçagem na Guiné estão ameaçados na sua essência. A rutura do cordão umbilical com Portugal após a independência, o espaçamento das relações genéticas, sociais, económicas, culturais e políticas na sequência do fracasso do projeto de união com Cabo Verde, fazem com que a minoria mestiça esteja ameaçada a prazo na sua existência enquanto grupo social distinto”. Para o autor, esta clivagem foi transferida para uma rivalidade entre as elites das comunidades de lusitanizados e as comunidades muçulmanas.

Obra do maior interesse, peça primeira classe na historiografia luso-guineense.
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Nota do editor

Último poste da série de 31 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11660: Notas de leitura (487): "A Verdadeira Morte de Amílcar Cabral", por Tomás Medeiros (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P11665: Op Lança Afiada (Setor L1, Bambadinca, 8 a 19 de Março de 1969): III Parte: Dias D+4, D+5, D+6, D+7: Pânico entre os carregadores devido aos ataques de abelhas, muitas helievacuações por desidratação e esgotamento, muitas toneladas de arroz destruído, muitas centenas de animais apanhados e consumidos, várias grandes tabancas (como Mangai, Ponta Luís Dias e Fiofioli), escolas, dois hospitais de campanha e outras instalações queimadas...


Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > A chegada, em LDG, ao cais do Xime, em meados de 1968...


Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > O "pão nosso de cada dia": despiste de viaturas, por um razão ou outra: excesso de carga, mina A/C, erro de condução, falha mecânicas...


Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > No setor  L1 havia uma intensa atividade de colunas logísticas: era a partir de Bambadinca que se abasteciam as companhias aquarteladas em Mansambo, Xitole e Saltinho (que pertenciam já ao Setor L5 - Galomaro).
Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > A rua principal de Bambadinca,s e não erro, dando saída para o leste: Bafatá.


Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > Aspeto parcial de Bambadinca, se não erro, mas não sei bem de que ângulo...

Fotos: © Otacílio Luz Henriques (2013). Todos os direitos reservados. (Editadas e legendadas por L.G.)


Op Lança Afiada (8 a 19 de Março de 1969) - III parte

(...) Áreas principais de concentração IN:

1 – Poindon;
2 - Baio-Buruntoni;
3 - Gã Garnes (Ponta do Inglês);
4 - Ponta Luís Dias (Calága) – Gã João;
5 - Mangai -Tubacuta;
6 - Madina Tenhegi;
7 - Fiofioli;
8 - Cancodeas;
9 – Mina – Gã Júlio;
10 – Galo Corubal – Satecuta;
11- Galoiel.

5. Desenrolar da acção [, o ocorrido]: (Continuação)



Dia D + 4 (12 de Março de 1969)


Os Dest A e B continuaram batendo a área 6 sem nada encontrarem.

Na área 4 [Ponta Luís Dias (Calága) – Gã João,], o Dest B foi flagelado às 10h10 tendo sofrido um ferido ligeiro mas feito baixas confirmadas. Combinando a manobra com o Dest C, capturou 3 nativos e queimou diversas tabancas na área. O Dest C foi flagelado às 11h00 tendo 3 feridos ligeiros que não evacuou e fez um morto confirmado ao IN.

Quanto ao Dest E, dera a volta próximo da margem esquerda do Rio Buruntoni, queimara 2 toneladas de arroz numas casas junto ao caminho para Ponta do Inglês, capturara inúmeros animais domésticos e tivera contacto com o IN às 13h00, sofrendo um ferido que fora evacuado. Apreendera material ao IN.

O Dest F, agora reforçado por um Gr Comb do Dest G, devido às numerosas evacuações que tivera que fazer, mantinha-se emboscado a Norte da Foz do Rio Bissari. O resto do Dest G continuava emboscado a Norte do Galo Corubal. E os Dest H e I bateram a área 10, tendo a sua actuação sido prejudicada pela demora dos reabastecimentos e evacuações.

O milícia ferido em 11 [de março ]as] 16h30 (gravemente, segundo o parecer do enfermeiro) só foi evacuado em 12 [, às} 13h15 embora os comandantes da Operação e do Agrupamento Táctico tivessem sido largados no local cerca das 9h00. Por razões desconhecidas, porém, o piloto não quis evacuar o ferido em nenhum das 2 vezes que lá foi deixar água.

Na margem oposta [, esquerda,] do Rio Corubal viam-se elementos IN que foram metralhados pelo helicanhão. A tabanca de Inchandanga Balanta ficou a arder.

Durante o incêndio de uma das tabancas entre Galo Corubal e Dando rebentaram inúmeras munições que provavelmente estavam escondidas no colmo dos tectos.

Os ataques das abelhas continuavam a mostrar-se mais perigosos que as flagelações IN pois o pessoal carregador tudo abandonava para fugir aos enxames que, nesta época, são extremamente agressivas.

Cerca das 13h15, num helicóptero insistentemente pedido, os comandantes da Operação e do Agrupamento Táctico foram transportados a Bambadinca juntamente com o milícia ferido, o qual seguiu para Bissau.

A deficiência do apoio aéreo em reabastecimentos, evacuações e recomplementos levou a fazer mensagens e a focar o assunto no RELIM [Relatório de Informações sobre a Actividade Operacional].


Dia D + 5 (13 de Março de 1969)


Os Dest A e B aproximaram-se de Tubacutá (área 5). Durante a noite anterior ouviram um motor dum barco fazendo travessias do Rio Corubal na região entre Queroane e Fiofioli. O movimento durara desde as 19h00 do dia 12 e as 4h00 do dia 13.

Os Dest C e D continuaram destruindo a enorme tabanca de Ponta Luís Dias, com uma grande escola onde havia muitos livros e cadernos. Por seu lado, o Dest C, às 7h30, destruíra cinco canoas em local com indícios de ter tido grande movimento durante a noite. Todos estes Dest apanharam e consumiram centenas de animais domésticos. Cerca das 19H30 o Dest E sofreu nova flagelação, tendo nove evacuados no dia seguinte.

Os Dest H e I detectaram e destruíram o acampamento IN de Gã Júlio, enquanto os F e G faziam o mesmo ao de Mina. Ambos estes acampamentos haviam sido recentemente abandonados. Tais como outros, ainda tinham comida quente. Este facto constou do comentário ao RELIM deste dia, no qual pedia o estabelecimento de emboscadas nocturnas na outra margem do Rio Corubal.

Neste dia houve uma reunião em Bambadinca com Sua Excia. o Comandante-Chefe e o Exmo. Comandante da Zona Aérea que disseram ao Comandamte da Operação estar a ser excessivo o esforço pedido à FA [Força Aérea]. Expondo-se como esses meios estavam a ser empregues.

Por outro lado Sua Excia. deu Directivas sobre a recolha do arroz IN. Ficou ainda estabelecido não proceder a quaisquer recompletamentos, excepto de oficiais e sargentos, a fim de aliviar os meios aéreos.


Dia D + 6 (14 de Março de 1969)


Às 8h50, os Dest A e B detectaram e destruíram o acampamento de Tubacutá, recém abandonado. Fugiu um pequeno grupo IN após uma flagelação às NT.

Os Dest C e D atacaram a enorme tabanca de Mangai, também recém abandonada, tendo começado a destruir as moranças, muitas toneladas de arroz e centenas de animais domésticos (incluindo vacas).

Os Dest E continuou a preocupar-se com o tarrafo da margem do Rio Corubal voltar a encontrar indícios de fuga para a margem oposta. Seguiu para Leste, atravessando à noite a bolanha do Rio Bedana e indo instalar-se na orla oeste da bolanha que limita a mata do Fiofioli, orla em que se emboscou.

Os Dest F e G avançaram sobre Cancodea Balanta enquanto os Dest H e I passaram para Candodea Beafada. Todos capturaram e consumiram centenas de animais domésticos, começando também a destruir as 2 tabancas (onde havia escolas importantes e grande quantidade de arroz).

O Dest H e I capturaram munições e 2 mulheres que informaram ter o IN fugido para a outra margem do Rio Corubal com a maior parte da população. Disseram ainda que o Novo Hospital de Fiofioli fora mudado para a região de Queroane (área 5). O Dest F destruiu 2 canoas, uma delas com cerca de 16 metros de comprimento.

O Dest D foi nesta data dividido pelos C e E, pois ficara reduzido a 69 homens.

Dia D + 7 (15 de Março de 1969)

Em face da informação dada pelas 2 mulheres capturadas em Cancodea Beafada, os Dest A, B e C atacaram Queroane à tarde, tendo destruído a tabanca e sido flagelados por um grupo IN que sofreu baixas confirmadas.

Cerca das 2h30, os Dest F, G, H e I iniciaram a sua marcha sobre a mata do Fiofioli. Só havia uma guia mais ou menos seguro, o Brima Dico (1) capturado pelos paraquedistas em Mina, em Dezembro de 1968. O outro guia, de Mansambo, apenas conhecia a região mas não os trilhos. Decidiu-se por isso seguir com os Dest em bicha, a fim de deixar um ou mais emboscados em bifurcações que aparecessem.

O Dest H, antes do alvorecer, penetrava na mata. Às 16h00 houve uma flagelação ao Dest H, tendo o IN sofrido baixas confirmadas. O Hospital antigo surgiu pouco depois com as suas enfermarias separadas para homens e mulheres, quarto dos médicos cubanos, banco, etc. O guia esclareceu tudo mas o hospital devia ter sido abandonada cerca de 2 meses antes. Todos os novos trilhos que apareciam eram cuidadosamente batidos. Descobriu-se um outro Hospital recentemente abandonado. O primeiro estava em (Xime ID5-56 ) o segundo (encontrado ás 8h00) estava em Xime 1D6-52). Ambos foram queimados e o PCV deu a sua localização.

Batida a mata, desceu-se à tabanca de Fiofioli, recém abandonada, dispondo de bons edifícios e 2 escolas com imensos livros e cadernos. Próximo estava uma pequena arrecadação onde se capturou material de guerra IN. Novamente foram apanhadas centenas de animais domésticos. A destruição da tabanca foi apenas começada pois no dia seguinte seria completada. Encontraram-se documentos comprovativos da presença IN na área.

Voltou-se a penetrar na mata para bater a zona Oeste e acabou-se por ir ter à bolanha a Oeste eram cerca das 12h000. Contactou-se o Dest E que às 6h10 fizera fogo sobre elementos IN fugidos da mata de Fiofioli (onde deveriam ter sido os autores da flagelação ao Dest H), tendo-lhes causado baixas.

A mata foi batida durante cerca de 10 horas em todos os sentidos. Previa-se no entanto voltar a batê-la no dia seguinte na direcção Oeste-Leste. Mas o mito do Fiofioli desaparecera na mentalidade dos nossos soldados. A mata do Fiofioli fora um tigre de papel.


(Continua)

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(1) Julgo tratar-se de gralha do escriturário-dactilógrafo ou erro de leitura do original, manuscrito. Brima Dico não é nome de guinéu. Deve ser Braima Seco. ( L.G.)

Fonte: Extractos de: Guiné 68-70. Bambadinca: Batalhão de Caçadores nº 2852. Documento policopiado. 30 de Abril de 1970. c. 200 pp. Cap. 61-64. Classificação: Reservado (Agradeço ao Humberto Reis ter-me facultado uma cópia deste valioso documento em formato.pdf, além da versão em papel).

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Nota do editor:

Postes anteriores da série > 


16 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11575: Op Lança Afiada (Setor L1, Bambadinca8 a 19 de Março de 1969): I Parte: Cerca de 1300 efetivos: 36 oficiais, 71 sargentos, 699 praças, 106 milícias e 379 carregadores

Guiné 63/74 - P11664: Parabéns a você (584): António Azevedo Rodrigues, ex-1.º Cabo do Agrupamento 2957 (Guiné, 1968/70)

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Nota do editor

Último poste da série de Guiné 63/74 - P11662: Parabéns a você (583): António Barbosa, ex-Alf Mil Op Esp do BART 6523 (Guiné, 1973/74) e Osvaldo Colaço ex-Fur Mil da CCAÇ 3566 (Guiné, 1973/74)

domingo, 2 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11663: VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (9): Faltam três dias para fechar as inscrições... E já somos 123 à mesa!


Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2013)


1. Mensagem da Comissão Organizadora do VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande:

Prazo limite para inscrições - 4 de Junho

Aceitam-se desistências até ao dia limite das inscrições.

Fora desse prazo os inscritos faltosos serão responsabilizados pelas despesas imputadas à sua não comparência.

P'la Organização do Encontro,
Carlos Vinhal

2. Até 1 de junho, a 3 dias de fechar as inscrições, tínhamos já 123 tabanqueiros (incluindo acompanhantes) inscritos no nosso próximo convívio anual que vai ser, como é sabido, em Monte Real, no próximo dia 8, sábado (*).  

A todos/as, estamos muito obrigados pela amizade e camaradagem com que nos honram, aceitando o nosso convite para a festa  da nossa Tabanca, pelo oitavo ano consecutivo (o I Encontro Nacional realizou-se na Ameira, Montemor-O-Novo, em 2006). 

Como se pode ver pela figura acima, a proveniência geográfica dos inscritos é sensivelmente igual à dos anos anteriores, com destaque para a malta que vem da Grande Lisboa, do Grande Porto e da Região Centro (cerca de 85% do total). Temos gente de todo o país, de norte a sul, de leste a oeste. Pena é que as regiões autónomas dos Açores e da Madeira não estejam representadas, desta vez. (O que não é bem assim: temos o Henrique Matos que representa duas regiôes, a de nascimento, os Açores; e a de adoção, o Algarve, o sul...).

Em contrapartida, vamos ter connosco o Manuel Dias Pinheiro (, nosso tabanqueiro desde 22/8/2012)
e a esposa, a viverem atualmente em Madrid. São os nosso dignos representantes da "diáspora".

E, também como acontece todos os anos, temos camaradas, "piras", que vêm ao nosso encontro pela primeira vez. Cite-se por exemplo o  João Martins ( e a esposa Graça Maria). Vamos ter ainda, como já é habitual, também os nossos escritores que vão lançar os seus últimos livros, da parte da tarde. É o caso,  este ano,  do Manuel Maia e o José Saúde...

Como acontece todos os anos também, há camaradas
que não podem vir, por razões de calendário ou
outras, de força maior, e nomeadamente de saúde. Muito nos alegra saber que, mesmo convalescentes, acabados de superar uma situação delicada de saúde, há camaradas que arranjaram força e coragem para se juntar ao resto do pessoal!...

Foi o caso, por exemplo, do Victor Tavares (um dos nossos heróis de Guidaje, ex-1º cabo paraquedista, CCAÇ 121/BCP 12, BA 12, 1972/74). Foi o Paulo Santiago que nos deu a feliz notícia, anteontem, dia 31: "Boa Tarde Vinhal, Miguel... Podem inscrever o Victor Tavares,acabei de almoçar com ele e mais dois Páras. Está a recuperar bem. Miguel: Não é necessário crachá para o Victor. Manipulei o meu e fiz outro com o nome dele. Recebam um abraço. P. Santiago".

Não poderia esquecer os "repetentes", os "fidelíssimos"... Alguns, como o António Santos, são tão fãs do Encontro Nacional da Tabanca Grande que até trazem a família completa: mulher, filhos e netos... É de se lhes tirar o quico!

Até Monte Real., dia 8. Um fraterno Alfa Bravo. L.G.
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LISTA DOS 123 MAGNÍFICOS, QUE ATÉ 1/6/2013 DISSERAM QUE VÃO ESTAR EM MONTE REAL, EM 8 DE JUNHO DE 2013, NO NOSSO VIII ENCONTRO NACIONAL

Agostinho Gaspar - Leiria (C)
Alberto Branquinho - Lisboa (GL)
Alcídio Marinho e Rosa - Porto (P)
Alvaro Vasconcelos e Lourdes - Baião (N)
António Augusto Proença, Beatriz e Sofia - Covilhã (C)
António da Costa Moitas e Maria dos Anjos - Grijó / V. N. de Gaia (GP)
António Estácio - Lisboa (GL)
António Fernando Marques e Gina - Cascais (GL)
António Garcez Costa - Lisboa (GL)
António José Pereira da Costa e Isabel - Mem Martins / Sintra (GL)
António Manuel Sucena Rodrigues e Rosa Maria - Oliveira do Bairro (C)
António Maria Silva - Sintra (GL)
António Martins de Matos - Lisboa (GL)
António Pimentel e acompanhante - Figueira da Foz (C)
António Sampaio e Clara - Leça da Palmeira / Matosinhos (GP)
António Santos, Graciela, filhos e netos - Caneças / Odivelas (GL)
António Sousa Bonito - Carapinheira / Montemor-o-Velho (C)
Arlindo Farinha - Almoster Avz / Alvaiázere (C)
Augusto Pacheco - Maia (GP)

C. Martins - Penamacor (C)
Carlos Paulo e Lourdes - Coimbra (C)
Carlos Pinheiro e Maria Manuela - Torres Novas (C)
Carlos Pinto e Maria Rosa - Reboleira / Amadora (GL)
Carlos Vinhal e Dina Vinhal - Leça da Palmeira / Matosinhos (GP)

David Guimarães e Lígia - Espinho (GP)
Delfim Rodrigues - Coimbra (C)

Eduardo Campos - Maia (GP)
Eduardo Magalhães Ribeiro e Carlos Eduardo - Porto (GP)
Eduardo Moreno - Vila Real (N)
Ernestino Caniço - Tomar (C)

Fernandino Leite - Maia (GP)
Fernando Súcio - Vila Real (N)

Henrique Matos - Olhão (S)
Hugo Eugénio Reis Borges - Lisboa (GL)
Humberto Reis e Joana - Alfragide / Amadora (GL)

João Alves Martins e Graça Maria - Lisboa (GL)
João Marcelino - Lourinhã (S)
João Santos - Porto (GP)
Joaquim Carlos Peixoto e Margarida - Penafiel (GP)
Joaquim Mexia Alves - Monte Real / Leiria (C)
Joaquim Nunes Sequeira e Mariete - Colares / Sintra (GL)
Joaquim Sabido e Albertina - Évora (S)
Jorge Araújo e Maria João - Almada (S)
Jorge Cabral - Lisboa (GL)
Jorge Canhão e Maria de Lurdes - Oeiras (GL)
Jorge Loureiro Pinto - Sintra (GL)
Jorge Picado - Ílhavo (C)
Jorge Rosales - Monte Estoril / Cascais (GL)
José Araújo dos Santos - Figueira da Foz (C)
José Armando F. Almeida - Albergaria-a-Velha (C)
José Augusto Ribeiro - Condeixa (C)
José Barros Rocha - Penafiel (GP)
José Casimiro Carvalho - Maia (GP)
José Eduardo Oliveira - Alcobaça (C)
José Fernando Almeida e Suzel - Óbidos (C)
José Manuel Cancela e Carminda - Penafiel (GP)
José Manuel Lopes e Luísa - Régua (N)
José Ramos Romão e Emília - Alcobaça (C)
José Saúde - Beja (S)
José Zeferino - Chamusca (C)
Juvenal Amado - Fátima / Ourém (C)

Luís Graça e Alice - Alfragide / Amadora (GL)
Luís R. Moreira - Cacém / Sintra (GL)

Manuel Carmelita e Joaquina - Vila do Conde (GP)
Manuel Dias Pinheiro e Maria Inicia - Madrid / Espanha (Estrang)
Manuel Domingos Santos - Leiria (C)
Manuel Gonçalves e Maria de Fátima - Carcavelos / Cascais (GL)
Manuel Joaquim e Deonilde - Agualva Cacém / Sintra (GL)
Manuel Lima Santos e Maria de Fátima - Viseu (C)
Manuel Maia - Moreira / Maia (GP)
Manuel Vaz - Beiriz / Póvoa de Varzim (GP)
Miguel e Giselda Pessoa - Lisboa (GL)

Paulo Santiago - Aguada de Cima / Águeda (C)

Raul Albino e Rolina - Vila Nogueira de Azeitão / Setúbal (S)
Ribeiro Agostinho e Elisabete - Leça da Palmeira / Matosinhos (GP)
Ricardo Sousa e Georgina Cruz - Lisboa (GL)
Rui Silva e Regina Teresa - Sta. Maria da Feira (N)
Rui Trindade Doutel Guerra Ribeiro - Lisboa (Gl)

Simeão Ferreira - Monte Real / Leiria (C)

Victor Tavares - Recardães / Águeda (C)
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Nota do editor:

Último poste da série > 25 de maio de 2013 >  Guiné 63/74 - P11629: VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (8): Estamos a poucos dias de fechar as inscrições

Guiné 63/74 - P11662: Parabéns a você (583): António Barbosa, ex-Alf Mil Op Esp do BART 6523 (Guiné, 1973/74) e Osvaldo Colaço ex-Fur Mil da CCAÇ 3566 (Guiné, 1973/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 31 de Maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11656: Parabéns a você (582): Mário Beja Santos, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52 (Guiné, 1968/70)

sábado, 1 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11661: Crónicas de uma viagem à Guiné-Bissau: de 30 de abril a 12 de maio de 2013: reencontros com o passado (José Teixeira) (3): No antigo corrredor da morte: Gandembel, Balana, Mejo, Guileje ... E as novas tabancas do Cantanhez: Amindara, Faro Sadjuma, Iemberém... E as crianças a correr atrás de nós: Poooorto! Poooorto! (Leia-se: Portugueses, Portugal)


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Mejo > 2 de maio de 2013 > O Zé Teixeira e o Régulo de Medjo – ex-combatente dos tempos de Guiledje, por detrás da tabuleta que assinala o "poço de Medjo", um dos melhoramentos da aldeia, tornado possível graças à solidariedade da ONG Tabanca Pequena, de Matosinhos




Guiné-Bissau > Região de Tombali > Mejo > 2 de maio de 2013 > Crianças e mulheres de Medjo


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Ponte Balana > 2 de maio de 2013 > O rio Balana e a sua ponte, a seguir a Gandembel.


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Parque Nacional do Cantanhez > Faro Sadjuma > 2 de maio de 2013 > O miradouro de Sutuba, para observação da vida animal...


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Parque Nacional do Cantanhez >  Faro Sadjuma >  Miradouro de Sutuba >  2 de maio de 2013 > ... Sem visita marcada, os habitantes locais não apareceram...




Guiné-Bissau > Região de Tombali > Parque Nacional do Cantanhez > Amindara > 2 de maio de 2013 > Mais outra tabanca que passou a ter água potável, graças ao apoio da ONG Tabanca Pequena...


 Guiné-Bissau > Região de Tombali > Parque Nacional do Cantanhez >  2 de maio de 2013 > Cartaz publicitário do hotel  DjsamDjam,  em Faro Sadjuma


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Parque Nacional do Cantanhez > Faro Sadjuma > 2 de maio de 2013 > Interior de um bangalô, no Hotel DjamDjam, em Faro Sadjuma, no interior da Mata do Cantanhez.


Fotos (e legendas): © José Teixeira (2013). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: LG]




Crónicas de uma viagem à Guiné-Bissau 

(28 de Abril - 12 de maio de 2013) - Parte III 

por José Teixeira [, membro sénior da Tabanca Grande e ativista solidário da Tabanca Pequena, ONGD, de Matosinhos; partiu de Casablanca, de avião, e chegou a Bissau, já na madrugada do dia 30 de abril de 2013; companheiros de viagem: a esposa Armanda; o Francisco Silva, e esposa,  Elisabete; no dia seguinte, 1 de maio, o grupo seguiu bem cedo para o sul, com pernoita no Saltinho e tendo Iemberém como destino final, aonde chegaram no dia 2, 5ª feira; na 1ª parte da viagem passaram por Jugudul, Xitole, Saltinho, Contabane Buba e Quebo ] (*)



O tempo voou sem nos apercebermos. Era já a hora ideal para almoçarmos em Faro Sadjuma, onde nos  esperava a Fatumata, com o saboroso petisco de sua lavra e as canções com cheiro ao Minho e Viana do Castelo, quando ainda estávamos a passar a ponte sobre o Balana. Local que o Francisco Silva quis fotografar para levar uma recordação ao Hugo Guerra, pois foi neste mítico lugar, ali mesmo ao lado de Gandembel, que este iniciou a sua guerra.

Para mim foi mais uma oportunidade de regressar a um passado de sangue,  suor e lágrimas, neste espaço de terreno desde Quebo (Aldeia Formosa) até Gandembel. Sinto felicidade imensa em passar por aqui e reviver estes locais, onde a vida germinou de novo. As tabancas surgiram por todo o lado, nos locais onde a terra é fértil e dá pão. Dá-me imenso gosto sentir a alegria e a vida desta gente pobre e humilde a palpitar. Os sorrisos de esperança espelhados nos rostos das crianças que correm ao lado da viatura a gritar POOOORTO! POOOORTO! o que quer dizer Portugueses ou Portugal,  substituindo o velho grito do inimigo de outros tempos:
– TUGA, vai-te embora!

Como me senti feliz ao poder apreciar as bajudas a tomarem banho no Balana sem se preocuparem com a nossa presença. Foi um regressar feliz a outros tempos, mas não naquele lugar. Deixei-me banhar por um sentimento de imensa felicidade ao sentir,  mais uma vez,  que a paz é possível e com paz a vida brota felicidade e bem estar.
Seguiu-se Guiledje, de passagem, uma hora depois, com promessa de voltarmos,  com tempo de sobra, no regresso,  para saborearmos este naco da história recente da Guiné-Bissau.

Por fim, quando o sol caminhava para o zénite, aportamos no Hotel Djamdjam, em Faro Sadjuma, para almoçar, deixando para trás Medjo e o seu régulo, o camarada Manuel Umaru Djaló, dos tempos duros de Guiledje.

O petisco, galinha à cafreal como só a Fatu sabe fazer, acompanhado por uns copos de fresquinho sumo de cabaceira, soube demais.

Após uma visita aos bungalôs ou moranças adaptadas a quartos de dormir com muita mestria, voltamos a Medjo, para conversar um pouco com o "velho" Umaru, que nos recebeu com a sua apreciada simpatia. Falou-nos do seu povo e do bem-estar da tabanca com a abertura do poço de água e respetivo fontanário, agora numa fase em que a água está mesmo no fundo. Foi necessário condicionar o fornecimento de água existente no depósito, destinando-a apenas para matar a sede, aguardando os melhores dias que se aproximam com a época das chuvas.

De novo na picada,  estamos de passagem na tabanca de Amindara, onde foi aberto outro poço com o apoio da ONG Tabanca Pequena, e em que se faz sentir os ganhos em saúde,  especialmente das crianças, associados ao bem estar resultante  da melhoria da qualidade da água para beber.

Seguimos para Iemberém, com tempo ainda para passar pelo Miradouro Sutuba,  à procura dos Macacos ComChimpazés Dari e  Búfalos, que por falta de marcação atempada da hora, não se dignaram aparecer.

Por fim, chegamos ao destino, onde nos acolheu com a simpatia que já nos habituaram o Abubakar [, engenheiro agrónomo da AD,]  e a Satu, sua esposa,  que nos preparou um petisco de galinha (Muita galinha se come na Guiné!),  com molho de mancarra, que soube muito bem depois de um excelente banho reparador.

Segui-se uma amena cavaqueira, que se prolongou até chegar o cansaço. Pelo fresco, recolhemos aos acolhedores quartos que nos estavam reservados. Enfim,  uma noite repousante!

Nesta rota passada a correr, vimos uma estrada ou picada cheia de gente num corrupio do dia a dia, muitas tabancas cheias de vida, muita juventude e muitas crianças que acenavam ou corriam atrás da viatura, gritando POOORTO, POOORTO. (Portugal, Portugal).

Que felicidade!

Zé Teixeira

[O título do poste é da responsabilidade do editor]

(Continua)
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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11660: Notas de leitura (487): "A Verdadeira Morte de Amílcar Cabral", por Tomás Medeiros (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 14 de Fevereiro de 2013:

Queridos amigos,
Mais um documento polémico sobre o pensamento e a obra de Cabral, vem do punho de um companheiro de juventude, um são-tomense que com ele conviveu na Casa dos Estudantes do Império e no Centro de Estudos Africanos.
É uma interessante reflexão sobre a evolução do pensamento da crítica colonial , e não é por acaso que ele considera que Cabral se sentia muito devedor de Aimé Césaire e Frantz Fanon.
Onde a polémica sobre de tom é no levantamento que o autor faz sobre as incompreensões sobre a Guiné e Cabo Verde, ele esmiuça as duas realidades distintas para comprovar que o líder do PAIGC foi um revolucionário que se deixou arrastar por uma utopia irrealizável.

Um abraço do
Mário


A verdadeira morte de Amílcar Cabral

Beja Santos

“A Verdadeira Morte de Amílcar Cabral”, por Tomás Medeiros, Althum.com, 2012, é um longo olhar de um companheiro africano de Amílcar Cabral, nalguns pontos altamente polémico, sob a formação do líder do PAIGC, o seu papel de lutador e uma análise sobre as razões do insucesso político das grandes mensagens que constituíram o sopro revolucionário de um dos maiores pensadores africanos. Tomás Medeiros estudou em Lisboa, acompanhou Cabral dentro e fora da Casa dos Estudantes do Império e é tido como um dos poetas importantes da literatura são-tomense.

Duas abordagens me parecem dignas de nota: o quadro histórico que ele descreve como propiciador da luta anticolonial e a apreciação demorada a que procede para demonstrar a inevitabilidade da cisão Cabo Verde-Guiné. Quanto ao mais, é a minha modesta opinião, a sua apreciação nada traz de novo, se tivermos em linha de conta o que de mais recente se escreveu sobre Cabral e a sua obra, nomeadamente os trabalhos incontornáveis de Julião Soares Sousa e Leopoldo Amado, isto para já não falar da tese de doutoramento de Tcherno Djaló intitulada “O Mestiço e o Poder – Identidades, dominações e resistências na Guiné” de que oportunamente se fará a competente recensão, é um trabalho que desvela as profundas crispações entre os mestiços e os guineenses negros.

Tomás Medeiros vai longe quando observa os documentos sobre a crítica colonial, remontam essas posturas sobre a negritude aos anos 20 do século XX, mostra como o fenómeno amadurecera no fim da II Guerra Mundial e estava estabelecida uma aliança implícita entre o pensamento político terceiro-mundista e o apelo à transformação revolucionária das realidades do mundo africano. Faz uma análise original da literatura portuguesa e a motivação suprema dos Descobrimentos, cita camões, Duarte Gama (um poeta do Cancioneiro Geral) Garcia de Resende (outra poeta do Cancioneiro Geral), recorda a literatura cabo-verdiana assente nos flagelos da seca e da fome e a resposta dada por Juvenal Lopes Cabral, pai do líder do PAIGC, um professor primário cabo-verdiano que se sentia medularmente português. Não é novidade para ninguém quando se refere que Cabral teve a sua aprendizagem política em Lisboa, mexeu-se na órbita do MUD, comportou-se como um oposicionista não engajado, participou ativamente na Casa dos Estudantes do Império e no Centro de Estudos Africanos. Na sequência de uma trajetória que o leva para o exílio, Cabral funda um partido de tipo novo, é ele quem decide a transferência da direção do PAIGC para Conacri, melhor aliado e mais perto do território não podia ser. Tomás Medeiros faz um bom resumo dos problemas teóricos que irão enquadrar as grandes tarefas que Cabral propõe ao PAIGC e daí a atitude de mobilização e a resposta pela luta armada.

Entrando na questão polémica da unidade entre Guiné e Cabo Verde, o autor faz uma citação do ideal de pan-africanismo de Cabral, no fundo ele gizou várias concessões de unidade: pan-africana, com os países comunistas mais relevantes, China e União Soviética, com a oposição portuguesa. Mal o PAIGC se lança na luta armada, Cabral descobre que não é possível separar a guerrilha do controlo da direção política, como ele dirá em 1969: “A direção político-militar da luta é única: é a direção política da luta. Nós na nossa luta, evitamos criar o que quer que seja militar. Somos políticos e o nosso Partido, que é uma organização política, dirige a luta no plano civil, político-administrativo, técnico e portanto militar. Os nossos combatentes definem-se como militantes armados. É o Bureau Político do Partido que dirige a luta armada e a vida, tanto nas regiões libertadas como nas que o não são”. Medeiros observa que Cabral dizia que a Guiné era um território independente com uma parte da sua parcela ocupada pelo inimigo. Na parte independente, os homens da cidade puderam instalar-se e desapareceu esta divisão entre a luta armada e os militantes do interior. Estaria neste raciocínio a mais poderosa utopia de Cabral: ver o desaparecimento inevitável do mundo velho, a cidade, sendo que nas zonas libertadas estavam a surgir os alicerces do mundo novo, assim, a luta de guerrilha servia para construir o espaço de onde se partiria para a nova visão do homem e do país.

E chegamos à crítica mais profunda de Medeiros ao pensamento de Cabral. Se era certo que o líder do PAIGC resumia admiravelmente os ideais de inconformismo, de protesto, de honesto sentimento revolucionário, e personificava a revolta visionária da utopia possível, nem por isso deixou de confundir a Guiné com Cabo Verde; ele não aprofundou o estudo do capital simbólico, a escola, os intelectuais, os meios de comunicação e mesmo o universo simbólico das sociedades capitalistas e coloniais. A economia da Guiné em nada se assemelhava com a economia cabo-verdiana. As riquezas naturais da Guiné eram as matérias agrícolas e as madeiras; empresas norte-americanas e holandesas alcançaram o exclusivo da prospeção de petróleo e de bauxite. Estas comunidades guineenses estavam profundamente hierarquizadas, pesava a educação pela transmissão por via oral, basicamente não foram tocadas pela cultura portuguesa. Os negros de Cabo Verde não eram todos originários apenas do território ocupado pelos habitantes da atual Guiné Bissau, era esta a crítica que José Leitão da Graça fazia a Cabral, mas este manteve-se indiferente. Do ponto de vista cultural e linguístico, e Medeiros volta a citar Leitão da Graça, os cabo-verdianos e guineenses são diferentes uns dos outros. Em Cabo Verde só se fala crioulo e português, as línguas africanas continentais estão ausentes. Em Cabo Verde domina totalmente o cristianismo. A unidade Guiné/Cabo Verde existia por iniciativa e no interesse exclusivo dos colonialistas e negreiros portugueses estabelecidos em Cabo Verde. Cabral ficcionou uma unidade sem qualquer sustentação sólida. O cabo-verdiano tem orgulho nas suas origens, está próximo de África e de Portugal. Como escreveu um dia Germano de Almeida: “O simples facto de falarmos a mesma língua permite que saiamos de Cabo Verde, chegamos a Portugal e sentimo-nos em casa. Dificilmente penso que vou para o estrangeiro. Estrangeiro é o resto”.

É insignificante, continua a dizer Medeiros, saber como morreu Cabral. Quando mataram Cabral, ele já estava morto. Morto pelas teorias que defendia, sobretudo o suicídio da pequena burguesia, morto pelo enunciado político que apresentou na formação do partido. Cabral acumulou incompreensões. Ele tinha que morrer porque tudo aquilo que o movia não interessava. A pequena burguesia cabo-verdiana não estava interessada em suicidar-se porque beneficiava da condição do colonizado. No interior da Guiné, quem dirigia efetivamente a luta era os guineenses negros e alguns cabo-verdianos, mas estes últimos eram intrusos, os guineenses é que eram os verdadeiros donos da luta, quem morria eram os guineenses negros. Os cabo-verdianos nada tinham a ver com a cultura guineense e os guineenses muito menos com a cultura de Cabo Verde. Quando Cabral morreu acabou tudo o que tinha idealizado e pensado. Cabral falava na cultura popular, a da colher de pau e do pilão, assuntos que deixavam os cabo-verdianos indiferentes. E conclui: “A verdadeira morte de Cabral está no que ele foi e quis que o seu povo fosse e não se cumpriu, não está na sua morte física e circunstancial. E o silêncio que sobre ele e as suas teorias se abateu a seguir ao seu desaparecimento é a sua segunda morte”.
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Nota do editor

Último poste da série de 27 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11637: Notas de leitura (486): "Memórias da Guiné", por Fernando Magro (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P11659: Uma visão alargada do ataque a Gadamael - Dos antecedentes às consequências (3): Os sem-abrigo refugiam-se no tarrafo (Manuel Vaz)

1. Terceira parte, de seis, do trabalho elaborado e enviado, para publicação no nosso Blogue, pelo nosso camarada Manuel Vaz (ex-Alf Mil da CCAÇ 798, Gadamael Porto, 1965/67). 

Lembremos a sua mensagem de apresentação:
Este trabalho que vai ser publicado em 6 Postes, correspondentes a outros tantos subtítulos, foi concebido como "peça única". 
Posteriormente foi seccionado e ilustrado, sem perder as caraterísticas iniciais.

Um abraço
Manuel Vaz  


UMA VISÃO ALARGADA DO ATAQUE A GADAMAEL

DOS ANTECEDENTES ÀS CONSEQUÊNCIAS

3 - OS SEM-ABRIGO REFUGIAM-SE NO TARRAFO

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Nota do editor

Poste anterior da série de 12 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11560: Uma visão alargada do ataque a Gadamael - Dos antecedentes às consequências (2): A fronteira sul na mira de Amílcar Cabral (Manuel Vaz)

Guiné 63/74 - P11658: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (25): Os três Hospitais Militares que conheci

1. Mensagem do nosso camarada Rui Silva (ex-Fur Mil da CCAÇ 816, BissorãOlossatoMansoa, 1965/67), com data de 20 de Maio de 2013:

Caros amigos Luís, Vinhal e Magalhães Ribeiro:
Recebam o habitual abraço de saudação.
Junto mais um episódio (mais compilação) tirado das minhas memórias “Páginas negras com Salpicos cor-de-rosa”.

Saúde + saúde e muita saúde é o que vos desejo.
Rui Silva


Como sempre as minhas primeiras palavras são de saudação para todos os camaradas ex-Combatentes da Guiné, mais ainda para aqueles que de algum modo ainda sofrem de sequelas daquela maldita guerra.

Do meu livro de memórias “Páginas Negras com Salpicos cor-de-rosa”

25 - Hospital Militar de Bissau (HM 241) - Hospital da Estrela (HMP) - Anexo do HMP na rua Artilharia 1

É verdade, deu para conhecer os três. Estive internado, uns dias no primeiro, umas boas semanas no último. O da Estrela, só lá ia, depois, para consultas, mas deu para ver…
Embora fosse de imaginar, vi nos 3 hospitais o que jamais pensava ver.

Também deu para conhecer o Hospital civil de Bissau, aqui de visita. Edifício de aspeto idêntico ao Hospital Militar de Bissau, pelo menos quanto à fachada frontal e sua volumetria, embora com a entrada principal a meio daquela. Impressionou-me o aspeto arrumado, limpo e metódico, dado os condicionalismos daquela terra e daquele povo. Seria bom que, pelo menos, hoje ainda assim fosse. Este hospital ficava na estrada que ligava a fortaleza da Amura lá acima a Santa Luzia ali mais ou menos na direção e por trás das instalações da UDIB na avenida principal. Estrada orlada a mangueiros.

Chegado a Lisboa depois de 16 horas de voo a bordo de um velhinho DC6, na altura já na frota militar, com breve escala de 45 minutos em Las Palmas, fui de seguida em viatura militar para o HMP na Estrela, mas nem cheguei a sair da viatura. Segui logo para o Anexo. Ali na Estrela ficaram os casos a requererem mais cuidados, isto é, mais urgentes.

Era já alta madrugada do dia 6 de Janeiro de 1967. Dia de Reis.

Fui evacuado da Guiné para ser operado ao joelho direito. Motivo? Lesão meniscal e ligamentar com calcificação e outras complicações no joelho direito.

Aconteceu no Olossato a… jogar à bola.

Logo no dia seguinte ao eu ter regressado ao Olossato, vindo de férias da metrópole, tive um acidente incrível, se bem que de gravidade relativa constatada depois.

Estávamos em Julho de 1966.

A jogar futebol, dobrei a perna direita totalmente para o lado direito; a perna encostou à coxa do mesmo lado, do lado de fora, literalmente. Fechou como um canivete. O meu azar foi cair sobre a perna que estava então desligada do joelho. Este não demorou a inchar como um grande melão. Acidente arrepiante, também para quem assistiu. Foi a dar um pontapé em bicicleta (uma espécie de) e, no ar, senti a perna desligar-se pelo joelho.

A rótula veio-me parar ao meio da canela e instintivamente puxei-a para o sítio. Foram umas dores horríveis! Tive a sorte de a perna ter ido por si ao sítio, isto é à sua posição normal, como que impelida por uma mola. Fui transportado para a minha cama e não podia mexer a perna. E eu, que nem me podia mexer, ainda tive que correr para um abrigo nessa noite, pois o inimigo resolveu atacar.

Foi assim um azar acrescido: o inimigo resolveu vir-nos atacar nessa noite, o que até era raro. Nessa noite eles vieram de metralhadora pesada e de grande calibre, a julgar pelas fortes detonações e, como era de noite, tinham um efeito ensurdecedor. Parecia que estava ali perto. Destacava-se bem das armas ligeiras. Usavam também balas tracejantes, talvez da dita metralhadora, e que bem se viam no céu escuro, mas, para felicidade nossa, também muito altas passavam. Não sei como consegui levantar-me e atingir o abrigo mais próximo. Foram alguns minutos de fogo da parte deles, tido mais como de flagelação, a que a malta praticamente nem reagiu. A experiência da 816 já era grande, e gastar munições para quê? Eles até estavam tão longe!... Do outro lado da pista como era costume. O meu amigo Brandão com uma obusada, normalmente resolvia a questão.

De regresso do abrigo vi-me em sérias dificuldades para regressar à cama. Aquela surtida tinha-me agravado a lesão, pelo menos as dores redobraram.

Aguardei no Olossato então uns dias, por indicação do médico, que na altura estava lá, para ver se o inchaço no joelho desaparecia, e tudo se recompunha mas, como ao fim de uma semana o joelho continuava fortemente inchado e as dores continuavam, o médico tratou então de eu ser evacuado para o Hospital Militar de Bissau. Fui de Dornier.

Fiquei internado num quarto destinado a Oficiais e Sargentos no primeiro andar, e logo a primeira coisa que me fizeram foi extrair o sangue da hemorragia no joelho. Quando vi uma agulha de dois milímetros de diâmetro numa grande seringa apontada ao joelho fiquei apavorado.
Tratou disto o Ortopedista Dr. Martins Ferreira (operou-me mais tarde em 1975, passados 8 anos de ter chegado da Guiné !!), no hospital Santa Maria no Porto, por minha conta.
Procurei-o no Porto onde sabia que tinha consultório.
No hospital de Bissau fui então tratado. Tomei também comprimidos anti-inflamatórios e o ortopedista extraiu então do joelho e por diversas vezes mais sangue da hemorragia e também líquido sinovial.
Fui também radiografado. Sempre com aquele fueiro de vez em quando a entrar pelo joelho dentro. O Dr. Martins Ferreira enfiava a agulha com uma precisão tremenda. Que sorte! Artroscopia pelo meio, que pincel! Vi estrelas nesta e era bem de dia.

Depois de alguns exames ali, e algo recuperado, regressei à Companhia, esta já em Mansoa, vinda do Olossato, e continuei ali operacional.

Fui ainda para Cutia (destacamento) algum tempo e depois para o abrigo (bunker) de Uaque onde estive umas semanas integrado numa secção reforçada com guarnição de bazooka e morteiro. Deixei de andar no mato, mas passei a ser cigano. Acampa ali, acampa acolá.

Em Novembro e, como estava marcado, voltei ao hospital a Bissau para fazer novos exames ao joelho.
Fui então novamente radiografado e sujeito a outros exames, tendo o médico, o Dr. Martins Ferreira, constatado que eu tinha uma calcificação na zona onde eu tivera a rotura de ligamentos para além da rotura meniscal. Aqui o médico atribuiu um diagnóstico e terapêutica definitivos. Teria de ser operado e então entendeu o clínico que eu devia ser evacuado para a metrópole para ser observado e operado no hospital Militar da Estrela em Lisboa. 
Tinha então aqui acabada a minha missão na Guiné, no mato, pelo menos. Passados alguns dias, fui então evacuado para a metrópole, para a Estrela.
Assim aconteceu quando apenas faltava um mês para terminar a comissão na Guiné e regressar com a Companhia no Uíge.
A Companhia regressou no mês seguinte.

No Hospital Militar de Bissau para onde eram evacuados naturalmente e principalmente os feridos em combate com maior gravidade e de atenção imediata. Muitas das vezes os helicópteros aterravam em plena zona de combate para resgatar os feridos. Havia também em boa verdade muitos acidentes nos quartéis ou fora destes e que nada tinham a ver com a guerra. Cheguei a calcular que seria 50/50%. Os feridos, e às vezes muito, assim a precisarem de cuidados hospitalares urgentes, eram quase todos transportados nos Alouettes, primeiro nos que traziam uma ou duas macas no exterior, os Alouettes II. Como me intrigou as macas no exterior ao princípio, quando estava em Brá, em trânsito para o mato. Os Alouettes passavam mesmo por cima do quartel que não distava muito do Hospital; mais tarde os Alouettes III já com espaço para os feridos virem no interior. Estes helicópteros também, pelo menos alguns, equipados de helicanhão. Portanto tinham também parte ativa no combate e com caraterísticas especiais, e mais a temerosa e talvez a principal função que era a recolha de feridos no mato, muitas vezes debaixo de fogo inimigo. Salvar um camarada e defender a pele concomitantemente. Feridos mais leves ou doentes a não requererem tratamento imediato vinham de Dornier e depois eram transportados de Bissalanca para o Hospital Militar de Bissau ou então aguardavam por colunas-auto, normalmente pelas de reabastecimento.

Alouette II – Quando chegamos à Guiné eram estes os helicópteros que operavam com as tropas. Os tais que transportavam os os feridos de gravidade e outros acidentados em macas fixadas do lado de fora da aeronave. Impressionou-me esta disposição. 
(Foto do Álbum fotográfico do camarada Abílio Duarte, Furriel Miliciano da CART 2479 e que aqui com a devida vénia se reproduz).

No Hospital de Bissau muitos casos de Paludismo, Dengue e Iterícia ou Hepatite ; estes, doentes amarelinhos, cor canário, grande parte em trânsito para o Hospital da Estrela em Lisboa. Ainda eram uns poucos. Dificilmente eram curados ali.
No Hospital de Bissau julgo, que se tratavam ali também muitos casos de doenças patológicas e/ou sazonais. Os casos mais complicados, como feridos em combate e de grande gravidade (alguns mesmo muito), hepatites, fraturas ósseas mais complicadas (dizia-se que o clima não ajudava nada à consolidação dos ossos) seguiam para Lisboa.
O Hospital em Bissau tinha bons clínicos e cirurgiões. Era certo e comum dizer-se.
O Hospital Militar em Bissau um pouco afastado da cidade (aí 3-4 Kms.) na estrada para o aeroporto militar, logo a seguir o aeroporto civil, mais adiante Safim, depois Nhacra e mais lá para adiante Mansoa.

Tinha 2 andares: em cima, os primeiros quartos, quem entrava logo depois da escadaria, eram para Sargentos e Oficiais. Por lá andei uns dias. Primeiro aquando da lesão e então mais tarde após o veredito médico a aguardar transporte para a metrópole.
Um terraço dominava o andar em todo o comprimento do edifício. O banco de urgência logo ali acima das escadas e Bloco operatório também ficava por ali.
No andar de baixo camaratas onde ficavam os soldados. Julgo que também que as divisões quer em cima quer em baixo também eram seletivas, isto é, o que era infeto-contagioso tinha instalações e cuidados próprios naturalmente.
Havia missa regularmente no terraço, no topo norte.

Na altura, havia lá um cirurgião que se dizia fazer autênticos milagres. Era um homem franzino, baixo e já um pouco calvo. A indumentária no trabalho era em truces, de chinelos (havaianas), avental, touca e máscara cirúrgica, esta descaída no peito quando fora da sala de operar, nos corredores.
Simplicidade e descontração extremas, mas mãos de milagreiro. Julgo que o apelido era Garcia e não me devo enganar muito tratar-se do Dr. Fernando Garcia de que fala o Poste 5581.
Chegou ao que disseram lá no hospital a massajar o coração de um ferido diretamente no órgão pois o buraco que trazia assim o permitia e salvou o homem. Julgo que ainda por aí muita gente que chegou a ver o manto da morte a querer cobrir-lhe e um ou outro cirurgião (e haviam lá dos bons) afastou milagrosamente aquele manto. Casos difíceis, feridos de guerra… doenças tropicais… insalubridade da água, etc., etc.

Um soldado contou-me, já, depois de restabelecido, que chegou ali bastante ferido e chegou a ouvir de um médico para ser posto de lado, pois estava feito. Posto de lado para seguir para a morgue! “Oh (!) meu Furriel eu a ouvir aquilo e eu sabia que estava vivo mas não tinha forças para o dizer e ouvir ali que estava sem hipótese”, contou-me ele já depois “Vivinho da Silva” Salvou-se! Não cheguei a saber como. Alguém o viu mexer… se calhar!
Havia doentes com serviço ambulatório e outros de consulta externa para tratarem dentes (isto é, arrancar) e outros problemas mais ou menos passageiros. Aquele clima (ou a água?) deitava abaixo dentes e cabelo… no mínimo. Na minha Companhia houve quem deitasse petróleo (ou com este no composto) na cabeça, para evitar a queda do dito cujo.
Atrás do hospital ficava então a morgue. O fim da linha.

O meu Natal de 1965 foi alegre e a malta esteve muito bem disposta lá no Olossato. O Capitão ordenou rancho melhorado e toda a Companhia consoou no refeitório dos soldados. Mesas e bancos em tábua corrida, mas um ar de rica festa e de alegre convívio. Houve teatro em palco construído para o efeito e um orfeão bem ensaiado pelo Alf. Esteves.
O capitão Riquito distribuiu tarefas de representação quase para toda a gente. Espectadores? Os nativos das tabancas e vieram muitos.

Já o Natal de 66 e ali no HM 241 e embora eu já estivesse com um pé na metrópole nem por isso. O que me foi dado ver naquele dia, foi penoso, dramático, que ficou arquivado no cérebro e… para sempre!!

Eu conto.
Na noite de consoada ou de Natal - não posso precisar qual - foram postas mesas compridas cá fora um pouco atrás do edifício hospitalar e fez-se ali a ceia de Natal com rancho melhorado para toda a gente do Hospital. Tudo muito bem arranjado, dentro dos condicionalismos e dos meios. A certa altura e já fazia um pouco noite apercebo-me da chegada de helicópteros; chega um, outro e logo outro, do outro lado do hospital. Já são muitos, pensei eu.

A CCAÇ 816 chegou a atuar com a colaboração dos Alouette III, que aqui vemos durante uma operação ao Morés em Fevereiro de 1966. Estes helis, mais espaçosos interiormente, já transportavam os feridos no seu interior. Eram também equipados (alguns?) com helicanhão, o que lhes permitia terem também ação direta no teatro da guerra.

Os helicópteros aterravam em sítio criado e assinalado para o efeito do lado da frente do hospital e do lado direito, isto é do lado oposto à porta de entrada principal do hospital.
Discretamente saí da mesa e por curiosidade desloquei-me para a morgue pois apercebi-me que o movimento era mais naquela direção. Estavam a entrar 6 cadáveres de camaradas combatentes, entre eles 2 Furriéis (disseram lá).
Bastante maltratados, estropiados uns mais que outros, os cabelos tesos como arames e puxados num só sentido. Fora a forte deslocação de ar proporcionada por minas certamente, pensei eu. Indescritível! Lembro-me que pela porta da morgue entreaberta dava para ver o pessoal distraído e relativamente alegre nas mesas de consoada. Que contraste! Lembrei-me automaticamente das famílias daquelas grandes e infelizes vítimas que na Metrópole estariam a consoar ou na ceia de Natal e nem sonhariam por certo o que estava a acontecer aos seus “meninos”.
Saí da morgue, agora com um arrepio e a meditar. Sentei-me novamente à mesa e a vida fez-se continuar para aqueles que como eu ali estavam por este ou aquele motivo a necessitar do hospital. Não me sentia o mesmo já. Deve haver no Blogue alguém que saiba deste acontecimento. 
Notem:
 - 24 ou 25 de Dezembro de 1966
- Emboscada forte com pelo menos 6 mortos e alguns feridos. Minas acionadas, certamente.
- Julgo que foi lá para o Sul.

Equipa desportiva em estágio? Não, não senhor! Uma equipa de mancos e coxos no HM 241. Do lado esquerdo, com o braço sobre o muro, o Machuco e, sentado no muro ao lado do Machuco, estou eu. Cada um tinha o seu problema e muito diverso. Havia casos bicudos (típicos do clima tropical) para os médicos diagnosticarem… e tratarem

No hospital logo fiz amigos.
O Sargento Inácio que era um grande ponto e que ali estava a queixar-se dos intestinos. Acabei por saber que aquilo era mas era um pé para ver se saía do Exército, pois ele era do Quadro e não queria mais aquela vida.
Conheci o “Machuco” que esteve entre a vida e a morte, muito mais perto desta do que daquela, pois teve um nó nos intestinos e esteve neste estado e no mato, a aguardar transporte, cerca de 15 dias. Todo este tempo também sem comer por não poder. A figura do “Machuco” assustava, pois ali só havia pele e osso. Máquinas à volta do Machuco num quarto isolado. Vi com satisfação, quando passava no corredor, a sua progressiva reabilitação. Outro milagre!...
Foi também ali que encontrei um Furriel conhecido de Chaves e que tinha as pernas cheias de estilhaços, mas já em período de franco restabelecimento. As pernas estavam todas sarapintadas.
Conheci outros mais. Ali estavam, uns por isto, outros por aquilo, ou seja, uns por doença, outros por ferimentos em combate mais ou menos graves e outros e não eram poucos, por acidente com viaturas militares. Casos complicados… as doenças ditas tropicais, e a serem estudados (pensei eu).

A sala das refeições dos sargentos no HM241. O cabo atrás de mim, em pé e à esquerda, que nos servia à mesa, era o mesmo que prestava serviço na Morgue…

Assisti ali via rádio ao Mundial de 1966.
No dia 5 de Janeiro por volta das 9 da manhã entrava então no DC6. O aspeto do avião não era o melhor. “Queres ver que…”, pensei eu. Deixava o pesadelo da Guiné (isto até valia mais… do que pensar no avião)

No Hospital da Estrela, onde o pessoal que estava no Anexo ia as consultas em viatura militar que levava o pessoal para o efeito, ainda deu para ver numa enfermaria (e o que se viu meu Deus!) que ficava não no edifício principal mas sim já do lado direito da Basílica, ali no princípio da rua Sto. António à Estrela, o meu bom amigo do Sarrico (conhecido no RI 10 de Aveiro) que tinha ficado muito maltratado quando uma granada de mão incendiária (mais tarde retiradas oficialmente das operações) rebentou num bolso das calças do camuflado.
Tive oportunidade de ver estas granadas e a sua segurança era feita, depois de tirar uma cápsula, que se soltava facilmente, por uma fita branca, tipo fita de nastro, com alguns decímetros de comprimento enrolada à volta e que impedia o acionamento e a posterior deflagração da granada. Bastava a fita desenrolar-se, por simples descuido, até que a granada ficava pronta a despoletar.
O Sarrico foi vítima da fragilidade, em termos de segurança, destes engenhos. Andava sempre com uma no bolso!!... Foi vítima daquilo que ele julgava ser uma pronta defesa.
Não tive coragem de lhe falar, se é que ele me ouvia; uma enfermeira tentava dar-lhe leite à boca. O Sarrico estava muito mal, o bom do Sarrico que não largava a sua máquina fotográfica mesmo no teatro da guerra. Um dia passou pelo Olossato e esteve comigo. Ele com a sua inseparável máquina. Pouco tempo depois, soubemos do infausto acontecimento.
Paz à tua alma bom Sarrico.

Hospital da Estrela HM1 
Foto tirada da Net. Ao legítimo autor faço a devida vénia para aqui a reproduzir


No Anexo do HMP na rua Artilharia 1

- Do site www.exercito.pt/sites/HMP/Historial
Em 1961, o Aquartelamento de Campolide deixou de ser ocupado pelo Regimento de Artilharia n.º 1, sendo aí instalado o Centro Ambulatório de Doentes e Convalescentes, anexo do HMP, face ao grande número de evacuados do Ultramar-.

O Anexo ficava muito perto do Hotel Ritz, mais abaixo o parque Eduardo VII. No HMP uma equipa médica do qual fazia parte o ortopedista Dr. Aníbal Costa que foi médico do Sporting e da Seleção Nacional acharam por bem pouparem-me à operação pois não era atleta e podia fazer uma vida normal, tal como o joelho se encontrava. Estive então algumas semanas a fazer fisioterapia até passar à disponibilidade e com a condição se mais tarde tivesse problemas com o joelho, o processo era sempre reaberto e teria sempre assistência médica via militar.

Muita gente ali no Anexo. Muitos em convalescença de doenças diversas mas sobretudo para os camaradas se adaptarem às próteses normalmente construídas e montadas na Alemanha. Um ginásio bem equipado com aparelhos diversos e outro equipamento, para muitos, que com próteses, tentavam recuperar de algum modo a locomoção perdida.

Éramos transportados numa viatura militar que saía todos os dias à mesma hora para o hospital da Estrela para consultas e outros acompanhamentos clínicos.

Só saiam para fora, para a cidade, aqueles que tinham autorização, por escrito, do respetivo clínico responsável. Havia porteiro devidamente fardado (farda não militar) com ordens muito rígidas no portão de saída em ferro, largo, virado para a rua Artilharia 1.
Vi ali no Anexo um militar com uma prótese de uma perna quase completa a tentar correr sempre que se deslocava como a convencer-se e a convencer que era igual aos outros. Que determinação! Sensibilizante!

Preparativos para o embarque das tropas que vão combater na Primeira Guerra Mundial. Parada do Quartel de Artilharia 1 em Campolide 
(foto e legenda extraída do Blogue historia-dos-tempos.blogspot.pt/fotos e histórias/Portugal na grande guerra e que, com a devida vénia, aqui se reproduz)

Em relação aos princípios 1967, quando ali estive, a foto acima nem faz muita diferença pois do lado esquerdo havia uma edificação térrea também, talvez agora (na altura em que lá estive) restaurada e onde ficavam os nossos quartos, julgo dos Sargentos, um gabinete de enfermagem e outro de administrativos.
O edifício alto à direita parece-me o mesmo. Não cheguei a saber a que serviços se prestava.
Mais adiante no correr do edifício havia uma cantina onde podíamos comprar de tudo e a preços mais acessíveis.
Ao fundo, a seguir à árvore, perto da pequena casa que se vê ao centro, existia então o Pavilhão dedicado à fisioterapia e à recuperação locomotora possível dos infelizes camaradas que usavam próteses.
Ainda cá para trás e do lado esquerdo também ficava o refeitório da malta. Tínhamos direito a um copo de vinho. Acho que não se comia mal. Cozinheiros civis atarefavam-se bem em servir a malta.

Até ao portão de saída, desde o sítio onde está a tropa na fotografia, ainda eram cerca de 100 metros para o lado direito. Dava para a rua Artilharia 1.
Tinha o privilégio (assim como muitos outros) de poder sair, pois o médico responsável julgou que o meu problema não era de todo impeditivo. Muitos também e julgo que os que eram de Lisboa faziam o seu tratamento e iam para casa para depois voltarem. Muitos portanto em regime ambulatório.

O movimento frenético de uma cidade como Lisboa era alheia ao drama dos seus hospitais militares. Também não podia ser de outra maneira (ou podia?... talvez não)

La vie était (et est toujours) de sorte.
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Nota do editor

Último poste da série de 19 DE MARÇO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11278: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (24): O Sampaio armadilhou os seus tomates e deu mesmo estouro

Guiné 63/74 - P11657: Em busca de... (224): Pessoal do Pel Rec Daimler 998 (Bula, 1964/66), camaradas do meu pai, ex-1º cabo António F. C. Bonito, o "Vidigueira (Ricardo Bonito)


Capa do resumo descritivo da História do Pel Rec Daimler 2208 (Mansabá, Mansoa, Bissau, 1970/72).  Cortesia do seu ex-comandante,  o alf mil cav Ernestino Caniço, hoje médico em Tomar e nosso tabanqueiro. Estas pequenas unidades de cavalaria ainda estão subrepresentadas no nosso blogue. Por exemplo, não tínhamos até agora qualquer referência ao Pel Rec Daimler 998 (Bula, 1964/66).

Foto: © Ernestino Caniço (2011). Todos os direitos reservados.

1. Mensagem do nosso leitor Ricardo Bonito:

De: Ricardo Manuel Bogango Bonito
Data: 29 de Maio de 2013 às 16:19
Assunto: Pedido de informações

Boa tarde,

Deixe-me primeiro que tudo dar-lhe os parabéns pelo excelente blogue.

A razão porque lhe envio este e-mail é para tentar saber algo mais sobre um período da vida do meu Pai, proporcionando-lhe assim reviver algo que o marcou.

Assim gostaria de saber como será possível identificar / encontrar os camaradas que combateram ao seu lado em Bula.

As informações de que disponho são as seguintes:

António Francisco Carvalho Bonito (“Vidigueira”)

1964 / 66

1.º Cabo 1976 / 63
Pelotão de Reconhecimento Daimler 998.

Agradeço desde já a atenção dispensada,

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Bonito

2. Informação do nosso colaborador José Martins:

Mobilizado no Regimento de Cavalaria 6, no Porto, o Pel Rec Daimler 998 chegou à Guiné em Outubro/64, prestou serviço em Bula, regressando em Julho/66.

Elementos retirados do 3º Volume da CECA. Não sei se existe alguma informação - historia ou notas - sobre esta pequena unidade.

Tambem poderá ter alguma referência na Caixa 124 - 2ª Divisão - 4ª Secção relativa à história do Batalhão de Caçadores nº 513 (RI 7-Leiria) que tinha a responsabilidade quando o PELREC 998 chegou, até 24 de Maio de 1965, data em que foi substituído pelo Batalhão de Caçadores nº 600 (RI 15-Tomar), que não tem história da unidade. 

Em 25 de Agosto de1965, foi o Batalhão de Caçadores nº 1861 (RI 15-Tomar) que ficou com a responsabilidade de Bula, Caixa 69 - 2ª Divisão - 4ª Secção.

3. Comentário de L.G.:

Meu caro Ricardo, é um gesto bonito, de amor filial, o seu, ao quererer ajudar o seu pai, nosso camarada, a encontrar camaradas do seu Pel Rec Daimler 998, e a reconstituir o "puzzle" das memórias do seu passado como combatente na Guiné.

Obrigado por nos ter contactado. O nosso blogue é um elo de ligação entre todos os camaradas que passaram pela Guiné durante a guerra colonial, de 1961 a 1974, dos 3 ramos das Forças Armadas Portuguesas, de todas as especialidades e de todas as incorporações.

Infelizmente, não temos ainda ninguém que represente, no nosso blogue, o Pel Rec Daimler 998. Temos referências, embora na sua maioria, escassas, a outros Pel Rec, conforme listagem a seguir. Em contrapartida, temos muita gente que passou por Bula, incluindo malta da cavalaria. Sobre esta localidade há já 200 referências.   Pode ser um começo a exploração destas referências. Mande-nos alguams fotos, digitalizadas, do seu pai e do pelotão do seu pai. Isso pode ajudar a localizar outros camaradas. Fica convidado a representar o seu pai no blogue, se for sua vontade continuar a colaborar connosco. Afinal, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. Por outro lado, costumamos aqui dizer que todos os Filhos dos Nossos Camaradas, Nossos Filhos São.

Sinta-se, paois,  à vontade para trazer o seu pai até nós e sentá-lo sob o poilão da nossa Tabamca Grande. Para já sugiro que lhe mostre também o mapa de Bula (1953), aqui disponível "on line". Um Alfa Bravo (ABraço) para si e para o seu pai. Dê notícias.
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Pel Rec Daimler 805 (1)
Pel Rec Daimler 1133 (2)
Pel Rec Daimler 1136 (1)
Pel Rec Daimler 2046 (11)
Pel Rec Daimler 2049 (2)
Pel Rec Daimler 2206 (10)
Pel Rec Daimler 2208 (11)
Pel Rec Daimler 3085 (4)
Pel Rec Fox 1165 (2)
Pel Rec Fox 2260 (1)
Pel Rec Fox 3115 (3)
Pel Rec Fox 42 (10)
Pel Rec Fox 693 (1)
Pel Rec Fox 8870 (3)
Pel Rec Fox 888 (1)
Pel Rec Panhard 1106 (1)

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Nota do editor:

Último poste da série > 30 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11653: Em busca de... (223): Pessoal do Pel Mort 1242 (Buba, outubro de 1967/ agosto de 1969) cujos nomes ficaram gravados na "pedra de Buba"... O que é feito de ti, camarada Clemente, ex-alf mil e comandante ? E de ti, Simão ? E de ti, Laginha ?... E de vocês todos, 44 anos anos depois de terem regressado no T/T Uíge, em 23/8/1969 ?

Guiné 63/74 - P11656: Parabéns a você (582): Mário Beja Santos, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52 (Guiné, 1968/70)

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Nota do editor

Último poste da série de 29 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11647: Parabéns a você (582): António Vaz, ex-Cap Mil, CMDT da CART 1746 (Guiné, 1967/69)