segunda-feira, 30 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P3006: Ser solidário (12): Método cubano de alfabetização... em português

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Sector de Bedanda > Iemberém > AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da Semana > 22 de Junho de 2008 > Uma ternura de imagem !... E ao mesmo tempo uma imagem que me deixa cheio de raiva e de furor. Não tanto por serem os cubanos a fazer a alfabetização, em português, do povo gentil de Iemberém, nalu, que eu tive o pirvilégio de conhecer, em 1, 2 e 3 de Março de 2008, mas por em 2008, em pleno Séc XXI, a Mariama Galissa e tantas outras Marianas da Guiné-Bissau, e de toda a África, não dominarem ainda uma tecnologia que é tão importante para o desenvolvimento pessoal, intelectual, cultural e sócio-económico e para o exercício da cidadania como é a língua oficial, escrita e falada, do seu país...

Não me interessa se é o português, o espanhol, o francês ou o inglês, não me interesssam os méritos e os desméritos do método ALFA-TV: o que importa é que as mulheres africanas (mas também os homens...) possam dominar um dos principais idiomas do mundo globalizado, e com isso marcar pontos no seu duro processo de emancipação, de conquista da autonomia, de afirmação da sua singularidade e da sua dignidade como pessoas, como cidadãs, como mulheres, como africanas... ... Eu sei que não basta apenas saber ler, escrever e contar...Eu sei que é apenas um passo, mas é decididamente um passo de gigante. Uma mulher alfabetizada, em África, tenderá a ser mais saudável, mais activa, mais produtiva, mais empreendedora, mais participativa, mais empenhada, mais reivindicativa, mais consciente dos seus direitos e deveres, mais promotora da paz, mais apta para agarrar novas oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento, mais competente para ajudar a família, a comunidade e o país a sair do círculo vicioso da pobreza... (LG)


Lgenda da foto: "Concluiu-se agora em Iemberém, no sul do país, o primeiro módulo de alfabetização pelo método cubano conhecido por ALFA-TV e que tão bons resultados tem obtido.

Usando um sistema de 36 aulas através de vídeo-cassetes emitidas por televisão, consegue-se que os alfabetizandos aprendam em 5 meses a escrever e a falar rudimentarmente o português.

Mariama Galissa é uma das 72 mulheres que aprenderam a escrever e que manifesta o seu entusiasmo às suas amigas e companheiras que mantêm algumas reservas em iniciarem-se nesta aprendizagem".



Foto: © AD- Acção para o Desemvolvimento > Foto da semana > 22 de Junho de 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

De vez em quando, e agora, felizmente, com alguma assiduidade, aparecem estes sinais.
Para nos alimentar a esperança de que nem tudo está perdido?
Para nos alimentar a ilusão de que afinal ainda se pode acreditar no Homem?
Vou pugnar para que os aspectos positivos sejam determinantes e esperar que "mil flores floresçam"
Hélder Sousa