quinta-feira, 28 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4429: A Guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (5): Um alferes desterrado em Madina Xaquili, com um cano de morteiro 60 (IV Parte)

1. Mensagem de Fernando Gouveia, ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70, com data de 27 de Maio de 2009:

Caro Carlos:
[...]
Assim procurando respeitar o intervalo de uma semana, junto em anexo a continuação da estória sobre Madina Xaquili - parte 4, para a série A Guerra Vista de Bafatá.

Um abraço
Fernando Gouveia


A GUERRA VISTA DE BAFATÁ

5 - Um Alferes destacado (desterrado) em Madina Xaquili com um cano (só o cano) dum morteiro 60 - parte 4

Preâmbulo

Como tenho referido, na sequência do agravamento da situação no Cossé, fui destacado para Madina Xaquili, onde vivi uma experiência verdadeiramente inesquecível.

No meu Poste anterior – 4395 (4.º; 5.º e 6.º dias dessa minha experiência), referi que a minha principal preocupação era o problema da falta de segurança. Descrevi como para isso utilizei canas de milho e como pensei dar destino às granadas M/44, atrás dos troncos dos poilões. Tomei também a primeira decisão considerada controversa.

Relato do 7.º dia – 18JUN69:

Manhã cedo lá saí com um GCOMB, rumo a Cantacunda, conforme as ordens recebidas. Como íamos para uma zona calma nem sequer levei o nosso cano de morteiro.

A caminho de Cantacunda

Deu-se instrução de fogo com G3 embora lá só dispusessem de Mausers, mas ordens são ordens.

Debaixo de um mangueiro, no centro da tabanca, tirei uma foto onde se podem ver o João Vieira e o chefe da tabanca de Cantacunda.

Em Cantacunda. O João, eu e o chefe da tabanca, entre outros

No regresso a Madina, surpresa das surpresas… O Capitão Jerónimo (soube o seu nome no último almoço da Tabanca de Matosinhos) mandou-nos, além de novos géneros, mais sete Praças e um Furriel, passando assim para o dobro, as NT metropolitanas em Madina Xaquili. Deve ter ficado com remorsos por anteriormente só me ter fornecido o cano de um morteiro

A chegada a Madina Xaquili vindos de Cantacunda

Almoçámos mais uma vez a habitual comida enlatada.

Preparávamo-nos para reiniciar os trabalhos quando se ouve um tiro para os lados do sentinela instalado na mata. Tocou-se o alarme. Toda a gente, civil e militar, foi para os abrigos conforme o combinado. Fui acariciar o nosso cano de morteiro. O silêncio era total. Nada acontecia. Pedi ao João para mandar um grupo saber o que se tinha passado. Teria sido o IN?

Em pouco tempo veio a resposta. Tendo passado ao alcance do sentinela um porco do mato, aquele abateu-o.

Com pleno acordo do João, o milícia teria que ser castigado, e foi: Deu metade do porco aos metropolitanos e ficou escalado para os próximos serviços. Tirámos assim a barriga de misérias.

Como íamos outra vez ficar sem pão, decidi fazer um forno. Um grupo arranjou barro logo ali e eu próprio o construí. No dia seguinte, já seco, estava a fazer pão. Uma delícia naquele mato. Quando da sua construção, logo um milícia, o Sajuma, sempre com os seus óculos espelhados, veio ter comigo pedir se podia ser ajudante do padeiro. Para ele iria ser uma altíssima promoção.

À noitinha mais uma vez me inteirava dos problemas da tabanca. Fiquei a saber que a razão de estar atrasada a escavação do abrigo para a população se devia em grande parte ao facto de os milícias terem que fazer a lavra para a plantação de mancarra do João, sim, só do João: Mordomias de chefe. Cabe aqui referir que cavavam a terra com umas enxadas de madeira em tudo idênticas a umas que vi mais tarde no Museu Britânico em Londres, datadas de 1.500 a.C.

A lavra do João feita pelos milícias com enxadas de madeira

A enxada que trouxe de lá (JUN69)

As enxadas, no Museu Britânico em Londres, datadas de 1500 anos a.C.

Relato do 8º dia – 19JUN69:

Penso que foi o primeiro dia em que comecei a ficar descontraído, até porque tinha duplicado os efectivos metropolitanos e o Furriel me dava ajuda a nível de comando. Dei uma volta pela tabanca e o que previa aconteceu. Ouve-se o ruído de um héli. O Coronel Felgas chegava. Inteirou-se da nossa situação e de relevante só me disse, muito secamente como era costume:

- Gouveia, só sai daqui quando a população civil tiver abrigos. Como já o conhecia muito bem, sabia que não iria ser bem assim, como mais tarde se verificou.

Antes da noite, nova mensagem. Decifrada dizia: Fazer operação (passados dois dias) até à antiga tabanca de Padada onde se reunirão a um grupo de combate que partirá de …(não recordo) e montar emboscada nessa zona se forem detectados vestígios IN.

Relato do 9º dia – 20JUN69:

Ao café comecei a pensar quem iria comigo no dia seguinte. Quanto ao armamento não tinha dúvidas: Todo, ou seja, o cano do morteiro. À noitinha, na reunião debaixo do mangueiro abriria o jogo.

Em determinada altura, a 1.ª mulher do João veio falar comigo e expôs-me o seguinte:

- Alferes (falava relativamente bem português) venho pedir desculpa mas tenho que ir embora da tabanca pois o João nunca está comigo nem come a comida que eu faço; só está com a outra mulher, a Mariema (2.ª mulher, mais nova); estou à espera que o Bonco faça dois anos para ir embora e me juntar com outro homem.

Fiquei a saber que as mulheres para poderem amamentar os filhos estavam dois anos sem ter relações sexuais. Lá tive que falar com o João mas julgo que ficou tudo na mesma.

Nessa noite aprendia mais sobre os costumes locais e mais preocupado ficava com esta população naquela situação de pré-guerra e de isolamento caso o nosso destacamento de 16 homens viesse a abandonar a tabanca.

Claro que o tema principal dessa noite foi combinar a Operação do dia seguinte.
No próximo dia faremos a Operação programada, com um ataque de abelhas e cruzando muitos trilhos IN. No próximo Poste descreverei tudo isso.

Até para a semana camaradas.

Texto e fotos: © Fernando Gouveia (2009). Direitos reservados
__________

Nota de CV:

Vd. último episódio da série de 21 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4395: A Guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (4): Um alferes desterrado em Madina Xaquili, com um cano de morteiro 60 (III Parte)

Sem comentários: