Universidade de Lisboa Faculdade de Letras > Reitoria > 28 de Maio de 2007 > Provas Públicas de doutoramento, em História Contemporânea, do Leopoldo Amado que veio defender a sua tese Guerra colonial 'versus' guerra de libertação (1963-1974): o caso da Guiné-Bissau... Uma delegação da Tabanca Grande esteve lá a ouvi-lo e a apoiá-lo...
Na foto, o João Tunes e o Leopoldo, ou melhor, o João Tunes "transmitindo a Leopoldo Amado aquilo que, nestas situações, pode fazer de melhor um amigo e admirador: absoluta confiança no reconhecimento dos seus esforçados méritos"... O João é assim, um amigo exigente e frontal, mas sempre solidário...
Foto (e legenda): © Luís Graça (2007). Direitos reservados.
1. Mensagem, com data de 15 do corrente, enviada pelo João Tunes, membro da nossa tertúlia, desde Setembro de 2005 (é, portanto, um histórico). É um colaborador assíduo do nosso blogue, sobretudo até 2007. Costumo apresentá-lo como ex-Alf Mil Trms, tendo andado, de 1969 a 1971, por vários sítios da Guiné (não diz com quem...): Pelundo, Canchungo (ou Teixeira Pinto), Catió, Guileje, Bissau...Está, todos os dias, mesmo em tempo de pandemia de Gripe A (H1N1) no seu posto de trabalho, o blogue Água Lisa (6).
Caro Luís: Há quanto tempo não conversamos. Mas cá volto com candidatura a publicação no blogue, se o "politicamente correcto" editorial vigente assim o permitir.
Eu acredito e aceito tudo, excepto bruxas que não duvido que existem. Como sabes, para mim e quanto a mim, os meus dois anos na Guiné foram os piores da minha vida. Infelizmente, não apareceu ninguém para se oferecer ir no meu lugar, à minha volta a malta fardada só tinha olhos para ver se tinha prémio de ir para Timor, Macau, Cabo Verde ou o jack pot de não ir para lado algum, e se a canhota tinha de fumegar então fosse em Angola ou Moçambique, Guiné niqueles.
Mas lá, na Guiné, convivi com camaradas que acabaram por gostar, uns tantos até meteram o "chico". E havia, pelo menos, três maneiras de se meter o "chico":
(i) o propriamente dito, isto é, seguir a via profissional das armas e barões assinalados;
(ii) outra que era a assimilação do gosto pela guerra, descobrindo um guerreiro adormecido dentro de si, mas que implicava, explícita ou implicitamente, a justificação histórica e política da presença colonial portuguesa imposta pela força;
(iii) finalmente, a via da cafrealização, adoptando como ronco os costumes de fulas, balantas, mandingas ou manjacos, em carnavais de europeus travestidos de africanos, estereotipando as bajudas de mama rija como objectos eróticos e como se a sexualidade assim obtida fosse resultado do encontro de duas livres escolhas, transformar em prazer estético e folclórico o pôr-do-sol, o poilão, os macacos e os jacarés, uma cafrealização que era uma transmutação aparentemente adaptativa mas que mais não era que a afirmação, por via do poder, de uma pretensa superioridade eurocêntrica através do talento de se ser capaz de imitar o preto (sem que o inverso se pudesse verificar em contra-prova no mesmo plano).
Tudo isso aceitei e aceito. Porque aprendi na guerra que ela é a melhor e mais incontrolável forma de revelar um homem e precisamente por isso tudo se deve fazer para que um homem, todos os homens, não se revelem numa guerra pois as surpresas podem assustar.
Tento não me guiar pelo politicamente correcto de que falas e que não estou certo de sobre isso ter o mesmo entendimento que tu (depois do tanto que leio no blogue, fico com a ideia que o politicamente correcto ou dominante é ter gostado de lá ter estado, que devíamos lá ter estado, foram tempos porreiros, só não ganhámos a guerra porque ela não chegou ao fim) mas não faço questão de eventuais desencontros sobre os termos. A minha ternura solidária para com os meus camaradas da Guiné ensina-me a olhar todos por igual, pois cada homem é o seu mundo. Eu procuro aprender com o meu, os dos outros são gestões privadas em que não me meto. Só quero que sejam todos muito felizes.
Em homenagem aos vários diferentes, proponho a transcrição de uma peça histórica, um memorando enviado em 1960 por Amílcar Cabral e os seus companheiros ao governo de Salazar sobre o futuro da Guiné. Esse documento não teve resposta. E dessa falta de resposta nasceram todas as nossas viagens fardadas até à Guiné, para gosto de uns e desgosto de outros.
Com o habitual e forte abraço, segue o texto, Memorandum enviado ao governo português pelo PAIGC em 1960 (Poste de 9 de Julho de 2009, de Diana Andringa, no blogue Caminhos da Memória, de que o João Tunes é colaborador). [Devido à extensão do documento, não o vou publicar hoje, reservo-o para um próximo poste; fico, em todo o caso, o link, permitindo o acesso imediato ao histórico texto do PAIGC, tão pouco ou nada conhecido entre nós].
2. Comentário de L.G.:
Pois é, João, há quanto tempo não conversamos!... Dantes, eu ainda tinha o bom hábito de te telefonar de vez em quando. Agora falta-me o tempo, e sobretudo o (pre)texto... Mas não vale a pena arranjar desculpas nem alibis.
Pois é, o blogue aproximou-nos desde meados de 2005 e, às vezes, tem-nos separado... Deixa-me dizer que tenho saudades tuas. Da tua poderosa escrita, da tua frontalidade, da tua coerência de pensamento... Agradeço-te muito teres respondido, desta vez, à minha provocação, de resto canhestra ou ambivalente: como não vejo o mundo a preto e negro, e queria ter sol na eira e chuva no nabal, incentivei os tabanqueiros a falar da experiência da Guiné como um todo, embora com um enfoque especial na guerra... Mas também do regresso a casa, logo da paz, e do necessário coping da transição entre a guerra e a paz (sobretudo interior)(**)...
Há sempre que contar, do outro lado da blogosfera, com grandes e talentosas polemistas como tu... Digo do outro lado da blogosfera, como se tu não pertencesses, de pleno direito e de corpo inteiro, à nossa Tabanca Grande (ou tertúlia, como preferires). Mas, como eu também gosto de te dizer, tu tens aqui o estatuto do outlier (em termos estatísticos), ou melhor, do marginal-secante: intersectas dois sistemas de acção, tens o teu próprio blogue, colaboras noutros blogues, tens as tuas outras causas e bandeiras...
Sei que, para além do teu Benfica, não juraste fidelidade a mais ninguém... O nosso blogue (que tu continuas a insistir em chamar blogue do Luís Graça) não tem nem pode ter a veleidade de ser uma tribuna de quem quer que seja, muito menos o porta-estandarte de causas, por muito justas, boas ou necessárias que elas sejam: eu, por exemplo, não publico aqui tudo o que me apetece, da minha lavra e autoria...
Como gostas de dizer, somos amigos mas não tu não és nem nunca fostes um yes sayer... Não temos, felizmente, nenhum acordo de concordância sobre questões política ou ideologicamente (in)correctas. O único acordo (tácito) é o que enferma do espírito com que nasceu o blogue: podemos discordar um(uns) do(s) outro(s), mas respeitamo-nos... Sempre!
Sei que achas que eu abri demais o flanco... e que muito provavelmente deveria ser muito mais directivo e exclusivo como blogmaster. Continuo a pensar que a vida é a arte do possível... e que o nosso maior denominador comum é o facto de termos estado na Guiné, como miliatres, entre 1963 e 1974.
Como poeta, acredito na utopia (o lugar perfeito e ao mesmo tempo que não existe). É a única concessão que faço à ideologia... Sempre fui e continuo a ser um desalinhado, à esquerda... Igrejas, só tive uma, a que me baptizou... Aos quinze, tornei-me orfão, incapaz de me colar aos ismos... Faço um esforço por pensar por mim, e ser independente (que veleidade!), mesmo quando a independência é politicamente inoportuna, incorrecta, socialmente não desejável, etc.
Tudo isto para te dizer, meu caro João, que não sei responder à tua pergunta (tramada!), sobre o politicamente (in)correcto... Não sou capaz de raciocionar nesses termos... Mais importante: adorei o teu regresso ao nosso convívio, mesmo sabendo que não és um tipo fácil (isto é, que não faz fretes a ninguém). A tua lucidez a mim faz-me bem, a outros pode fazer comichão... Je m'en fous...
Posso às vezes discordar do teu estilo comunicacional, mas tu fazes-nos falta... Sei que a nossa Tabanca Grande pode ser, às vezes, demasiado granel e intelectualmete pouco estimulante para pessoas como tu ... Mas, acredita, ela é também o micro-retrato sócio-antropológico do teu e do meu país, um país que, afinal, não escolhemos, mas que amamos, cada um à nossa maneira. Não é o Portugal que tu ou eu ou todos nós gostaríamos de ter... Da minha parte, não tenho ideias definitivas sobre o Portugal que qostaria de ter, só para mim (que egoísta!). E mesmo que as tivesse, não as exporia aqui. Por pudor...
Por outro lado, sei da tua ternura pelos camaradas da Guiné, mesmo quando não estás intelectualmente sintonizado com eles... Tal como os irmãos, os camaradas (na guerra) não se escolhem...
Claro que vou publicar o teu escrito, como sempre o fiz... (Por uma fracção de segundo, fiquei triste só de pensar que tu podias pensar que eu não to publicaria....). Mas sou eu que te levo pela mão, desculpa a metáfora: serei eu o teu editor... É uma honrosa tarefa que fiz questão de ser eu a desempenhar... Até por que te devia a gentileza de um comentário.
Recebe um grande Alfa Bravo de um camarada que te estima e tem apreço pela tua coragem, física e moral... (Não preciso de evocar outros predicados teus para justicar o ABraço). Luís
PS - Não devia, mas não resisto a, comentar o termo cafrealização, que acho uma delícia... Ao fim e ao cabo faz parte do glosssário do meu ofício, de antropólogo e sociólogo... Logo, sinto-me em casa, para fazer uma abordagem sócio-antropológica do conceito ou da ideia...
Há séculos que somos cafres, o que estamos cafrealizados... No Séc. XVI, os nossos homens, os tetravós dos nossos tetravós, andavam embarcados, na aventura do ouro da Mina, da pimenta da Índia, do imaginário do mar sem fim... Abriam a autoestrada da globalização, eram os primeiros europeus a chegar ao longínquo oriente, depois de baterem, milha a milha, toda a costa de África... Éramos um milhão e picos... Tínhamos perdido mais de um terço da população com a peste negra de 1348-1353... Quem cá ficou para cuidar das nossas mulheres e das nossas crianças e cultivar os nossos campos, a partir de meados do Séc. XV e sobretudo depois da euforia das índias e dos brasis ? ... O preto da Guiné (Senegâmbia)... 15 % da população de Lisboa era de origem africana, em pleno do Séc. XVI... A nossa pool genética é também bérbere (e não árabe), judia, africana... Também somos cafres, meu camarada!
Diz o dicionário: (i) Cafre = indivíduo pertencente aos Cafres, povo banto da Cafraria, na África meridional, o qual vive sobretudo da agricultura e da caça e cuja designação tem origem da palavra árabe cafir, que significa «infiel»; por extensão, os africanos subsaharianos, os pretos...
(ii) Cafreal = relativo a negro africano (v.g., frango à cafreal, ou de cafriela)...
(iii) cafrealização (não vem no dicionário) = tornar-se cafre, viver como um cafre, adoptar os usos e costumes dos cafres...
Na Guiné, durante a guerra colonial, vimos de tudo um pouco... Soldados, milicianos, oficiais do quadro cafrealizaram-se... Conhecemos camaradas (oficiais do quadro, a milicianos, soldados do contingente geral) que compraram bajudas para poderem climatizar os seus pesadelos à noite... Ou simplesmente como investimento, obrigando-as a prostituirem-se para os seus camaradas...
Conhecemos homens que se apaixonaram e tiveram belas estórias de amor com a negrinha da Guiné, retintamente preta ou da cor do ébano... Comerciantes brancos (poucos) que fizeram a sua vida em África, constituiram família (numerosa), mas que nunca nos mostraram a sua esposa, fula, mandinga, papel... que fazia um deliciosos chabéu de peixe ou carne, ou o famoso frango à cafreal...
Conheci um, em Bambadinca, cujo casa frequentei... Estava na Guiné desde os 17 anos, tinha um bando de filhos, nunca vi a cara da esposa, que era a cozinheira (não sei se tinha mais do que uma...).
A história do nosso alfero cafrealizado é também a nossa história, a metáfora de um povo que, para sobreviver, soube plasmar-se, adaptar-se, aculturar-se, cafrealizar-se (um termo pejorativo, usado pela elite ocidental para classificar comportamentos regressivos dos civilizados em África: o antropólogo, o missionário, o administrador, o soldado, o comerciante...).
__________
Notas de L.G.:
(*) Vd. postes do João Tunes, publicados na I e II Séries do nosso blogue:
11 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CXLIX: Antologia (15): Lembranças do chão manjaco (Do Pelundo ao Canchungo) (João Tunes)
15 de Setembro de 2005 > Guiné 63/74 - CXC: João Tunes, o novo tertuliano
25 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXI: Pelundo: Nº do batalhão ? Não sei, não me lembro (João Tunes)
27 Novembro 2005 > Guiné 63/74 - CCCXVI: BCAÇ 2884 (Pelundo, 1969/71), o primeiro batalhão do João Tunes
4 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXXII: Onde é que vocês estavam em 22 de Novembro de 1970 ? (João Tunes)
12 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXLVIII: Vítimas e carrascos, amos e servos, sacanas e traidores (João Tunes)
17 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXVIII: Ainda sobre os fuzilados... ou comentário ao texto do Jorge Cabral (João Tunes)
17 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXXXVI: E os patriotas guineenses, torturados e assassinados em nome de Portugal ? (João Tunes)
24 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXCI: Todos camaradas, mas uns mais do que outros ? A propósito do assassínio de Amílcar Cabral (João Tunes)
24 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXCII: O limpo e o sujo, nós e os pides (João Tunes)
24 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXXVII: Fazer a catarse antes de vestir a toga de juiz (João Tunes)
27 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCCV: O 'turra' Luandino Vieira recusa Prémio Camões (João Tunes)
30 de Maio de 2006 > Guiné 63/74- DCCCXVIII: Confissões de um pacifista: A minha paixão pela bela Kalash (João Tunes)
31 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCCXXVII: A 'legenda' do capitão comando Bacar Jaló (João Tunes)
28 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P999: Eu, cacimbado, me confesso (João Tunes) (I): tudo bons rapazes!
28 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P1003: Eu, cacimbado, me confesso (João Tunes)(II): tirem-me daqui!
2 de Agosto de 2006 > Guiné 63/74 - P1018: Eu, cacimbado, me confesso (João Tunes) (III): E o jipe nunca voou
3 de Agosto de 2006 > Guiné 63/74 - P1020: Stress pós ou pré-traumático ? (João Tunes)
16 de Agosto de 2006 > Guiné 63/74 - P1037: Não cuspir no rancho, mas RDM... nunca mais ! (João Tunes)
9 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1088: Pensamento do dia (7): Capitão do Exército Português: 'O filho da p... do Tenente traiu-me miseravelmente' (João Tunes)
20 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1090: Op Mar Verde: O cabo enfermeiro paraquedista que foi no Grupo Sierra, do Capitão Morais e do Tenente Januário (João Tunes)
4 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1245: Quarenta anos sobre Catió (João Tunes)
4 de Dezembro de 2006 >Guiné 63/74 - P1337: O campo de concentração da Ilha das Galinhas (João Tunes)
18 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1441: Questões politicamente (in)correctas (20): Sempe camaradas, nunca censores (João Tunes)
27 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1465: Dossiê O Massacre do Chão Manjaco (Afonso M.F. Sousa) (4): Os majores foram temerários e corajosos (João Tunes)
3 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1560: Questões politicamente (in)correctas (25): O ex-fuzileiro naval António Pinto, meu camarada desertor (João Tunes)
22 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1619: Questões politicamente (in)correctas (27): Teixeira Pinto, a Coroa e a República (João Tunes)
22 de Março de 2007 >Guiné 63/74 - P1621: Questões politicamente (in)correctas (28): Salazar, um dos últimos reis de Portugal (David Guimarães / João Tunes),
24 de Maio de 2007 >Guiné 63/74 - P1783: Tese de doutoramento de Leopoldo Amado: Guerra colonial 'versus' guerra de libertação (João Tunes)
3 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1916: Álbum das Glórias (16): O Doutor Leopoldo Amado... ou a segunda derrota de Spínola (João Tunes)
30 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P2008: Dando a mão à palmatória (1): A fotografia dos saudosos majores Pereira da Silva, Passos Ramos e Osório (João Tunes / Editores)
3 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2325: Massacre do Chão Manjaco: Todos iguais na morte, mas nos relatórios uns mais iguais do que outros (João Tunes)
10 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2516: Blogue-fora-nada: O melhor de...(4): Pedido de desculpas às Senhoras do MNF muitos anos depois (João Tunes, oficial e cavalheiro)
1 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3008: O caso do embaixador de Portugal em Bissau (4): Não ao linchamento popular... (João Tunes / J. Mexia Alves)
2 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3962: Nuvens negras sobre Bissau (5): Um adeus a Nino (João Tunes)
(**) Vd. postes de:
15 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4690: Depois da guerra, o stresse... da paz (1): Em Binta, vivi uma experiência única (José Eduardo Oliveira)
17 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4698: Depois da guerra, o stresse... da paz(2): Não foi o melhor tempo da minha vida... (João Bonifácio)
17 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4704: Depois da guerra, o stresse... da paz (3): José Eduardo Oliveira, ex-Fur Mil, CCAÇ 675, Binta, 1965/66
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
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1 comentário:
E assim se faz um blog...onde cabem todos.
Mais pluralismo?
Difícil!
Antº Rosinha
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