domingo, 27 de maio de 2007

Guiné 63/74 - P1787: Embaixador Manuel Amante (Cabo Verde): Por esse Rio Geba acima...

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > CCAÇ 12 > 1969 >O Fur Mil Ap Armas Pesadas de Infantaria Henriques, no cais de Bambadinca. Ao fundo, um dos barcos civis que faziam periodicamente a viagem Bissau-Bambadinca, passando pelo temível Mato Cão, no percurso Xime-Bambadinca, o primeiro troço do Geba Estreito. O Rio Geba era navegável até Bambadinca. As embarcações da Marinha Portuguesa (nomeadamente as Lanchas de Desembarque Grandes) só iam até ao Xime. Em Bambadinca, junto aos cais, frente à bolanha de Finete, havia um destacamento, guarnecida por um pelotão de intendência. Tanto o Xime como Bambadinca eram dois pontos de entrada da Zona Leste. Grande parte do abastecimento desta vasta zona eram feitos por terra e por rio. (LG)

Foto: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.


1. Mensagem de Manuel Amante , embaixador Manuel Amante da Rosa que, entre outros cargos e funções, foi conselheiro do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Cabo Verde (2005), embaixador de Cabo Verde no Brasil (1992/2002) e em Angola (1995/99), observador internacional da OUA no processo de democratização da África do Sul (1993/94), diplomata em Moscovo, colocado na embaixada de Cabo Verde (1986/90) bem como na missão permanente de Cabo Verde nas Nações Unidas, em Nova Iorque... Enfim, um invejável currículo para quem, tendo nascido na Guiné, ainda em 1973/74 estava nas fileiras do Exército Português, mas já era, muito provavelmente, simpatizante ou militante do PAIGC... (LG)


Caro Luís Graça,

Há muitos meses que venho acessando, diariamente, por vezes mais do que uma vez, o que se tornou recanto de milhares de militares que passaram pelo TO da Guiné.

Também fui militar (73/74), de recrutamento local, no CIM de Bolama onde fiz a recruta e especialidade antes de ser colocado no QG (Chefia dos Serviços de Intendência) em Bissau. No momento de ser incorporado, tal como muitos da minha geração, estava relativamente familiarizado com as questões de foro castrenses. Não se podia viver na Guiné e ficar alheio ao que se passava e à inutilidade que essa guerra significava em termos de vidas humanas.

Na minha infância e adolescência fiz muitas viagens pelo interior da Guiné-Bissau durante a luta de libertação. Mas o que mais me encantava (70/73), pelas paisagens e desafios, era subir o Rio Geba, nas férias ou mesmo nos fins de semana, num dos barcos de passageiros do meu Pai (o Bubaque, antiga traineira algarvia, adquirida pela Marinha portuguesa e transformada, nos inícios da guerra, em Lancha Patrulha nº4, até ser comprada pelo meu Pai e transformada em navio de transporte, mais popularmente conhecido por Djanta Kú Cia).

A jornada começava com a enchente da maré, passando por Portogole, Ponta Varela, Xime e daqui para a frente quase sempre a rasar as margens, ora de um lado ora de outro, ver passar o Mato Cão e Nhabijões até chegar ao pequeno mas movimentado porto de Bambadinca, onde sempre havia lanchas e batelões.

Não raras vezes, no regresso, saíamos de noite de Bambadinca rezando, tripulantes e passageiros, para que nada acontecesse até passarmos o Mato Cão. Salvo raras ocasiões as preces foram escutadas. O encanto era absorvente em noites de luar a descer o Geba a favor da maré, com o maquinista a ficar satisfeito, em termos de rotações do motor, só quando via faíscas e fumo espesso a sair da chaminé. Parecia que andávamos numa estrada cheia de curvas tal a velocidade com que descíamos o rio. As apreensões só desapareciam, na última curva, quando víamos as luzes do quartel do Xime. De noite Ponta Varela não constituía perigo. Passávamos a uma razoável distância.

Faço estas referências porque acabei por rever muitas imagens de Bambadinca e das suas gentes, onde passei férias com mais colegas estudantes e ia à caça, idas à boleia em viaturas militares ou civis, sem escoltas até ao Xime para ver o macaréu passar, cambanças para a outra margem do porto de Bambadinca de canoa, visita ao aquartelamento de Nhabijões que muito impressionou pela vetustez das instalações e más condições que facultava.

A minha filha tem um blog, Amante da Rosa, em Cabo Verde, que faz referência ao seu.

Sou amigo do Pepito.

Abraços e votos de que as memórias, por mais dolorosas que possam ter sido, não sejam apagadas mas se possam erigir numa teia que envolva ainda mais a todos os que nasceram, viveram ou tenham passado pela Guiné.

Manuel Amante

2. Comentário de L.G.

Caro embaixador e antigo camarada de armas:

Amigo de Pepito, nosso amigo é. Bastar-lhe-ia, aliás, invocar a sua condição de guineense, de ascendência caboverdiana, tendo feito a tropa no Exército Português, como muitos simpatizantes e até militantes do PAIGC, para se criar aquela saudável cumplicidade entre homens que têm em comum, pelo menos, a mesma paixão pela Guiné, as suas gentes, as suas tabancas, os seus rios e os seus braços de mar, as suas savenas e as suas florestas-galeria... Homens que falam a mesma língua e fazem os meus votos de paz e de amizade entre os povos, os seus povos, hoje, Cabo Verde e Portugal, respectivamente. Homens que cruzaram o Geba (2), e que conhecerem o rio-serpente, o Geba Estreito, entre o Xime e Bambadinca...

Cabo Verde, que eu não conheço (estive apenas uma ou duas horas no Sal, dentro de um avião), faz parte do meu imaginário: o meu pai foi expedicionário, na Ilha de São Vicente, aquartelado no Mindelo, entre 1941 e 1943... E eu convivi durante a minha infância com as suas estórias, as suas recordações e o seu álbum de fotografias, algumas das quais já reproduzi na I Série deste blogue (1).

Obrigado pelas suas recordações da Guiné, e Bissau, do Rio Geba, da Ponta Varela (3), do Xime, de Enxalé, do Mato Cão, de Nhabijões, de Bambadinca... Obrigado por nos dar a conhecer o surpreendente blogue da Carla, a Amante da Rosa (Ilha de Santiago, Praia), que irá merecer, em breve, um destaque especial no nosso blogue... Obrigado, enfim, pelas suas belíssimas palavras e pelos seus votos, de homem sábio e vivido que nos diz: "que as memórias, por mais dolorosas que possam ter sido, não sejam apagadas mas se possam erigir numa teia que envolva ainda mais a todos os que nasceram, viveram ou tenham passado pela Guiné"...

Em contrapartida, muito nos honraria a sua presença, mais efectiva, no nosso blogue, como membro da nossa Tabanca Grande...

Calorosas saudações.
Luís Graça
_____________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts de:

12 de Julho de 2005 > Guiné 69/71 - CIV: Cabo Verde (1941/43) (1): os mortos e os esquecidos do império (Luís Graça)

26 de Julho de 2005 > Guiné 63/74 - CXXVI: Cabo Verde (1941/1943) (2): esperando os invasores (Luís Graça)

22 de Outubro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLIV: Cabo Verde (1941/43) (3): sodade di Son Vicente (Luís Graça)

4 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXXXV: Cabo Verde (1941/43) (4): Mindelo, terra de B.Leza e de Cesária Évora (Luís Graça)

(2) Vou no Bissau, / num barco à vela, / no barco da Gouveia. /Aproveito a maré-cheia /e o cacimbo sobre Ponta Varela./

Vd. post de 15 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1598: Conto(s) do barqueiro do Geba (Luís Graça)

(3) Referências a Ponta Varela, no nosso blogue, são inúmeras. Veja-se, por exemplo:


8 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CXLVI: Setembro/69 (Parte I) - Op Pato Rufia ou o primeiro golpe de mão da CCAÇ 12 (Luís Graça)

(...) "Tratava-se de um destacamento avançado a escassas horas do Xime, composto por 5 cubatas paralelamente à estrada Xime-Ponta do Inglês, do lado oeste, internadas na mata 150 metros.

"O prisioneiro estivera lá três meses antes, e na altura os efectivos eram de cerca de 40 homens, incluindo um grupo especial de roqueteiros que todas as manhãs se deslocavam para a Ponta Varela afim de atacar as embarcações em circulação no Rio Geba. O armamento era constituído por RPG-2 (seis) e armas ligeiras. Com base nestas informações planeou-se imediatamente Op Pato Rufia afim de executar um golpe de mão sobre o acampamento em referência, com o prisioneiro a servir de guia" (...).

9 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CXLVII: Malan Mané, guerrilheiro, vinte anos, mandinga (Luís Graça)

(...) "Malan fala pouco, a custo. As suas respostas às minhas perguntas são lacónicas, arrancadas a ferro e misturadas com um leve sorriso resignado. Procuro transmitir-lhe sinais de simpatia e de compaixão. Foi no mato ainda djubi [não posso precisar a idade]. Não deve ter conhecido outra vida. Chefe da tabanca levara menino e mulher para o Morès com medo de avião dos tugas. Primeiro deram-lhe uma semi-automática Simonov (uma arma bem melhor que a nossa velha Mauser que está distribuída ao pessoal das tabancas em autodefesa). Começou como milícia: fazia segurança à tabanca e ao pessoal que ia lavrar a bolanha. Mais tarde, é promovido a combatente como municiador do RPG-2. Passou depois a apontador. Há um ano atrás foi ferido em combate, no Xime, quando atacava lancha grande em Ponta Varela" (...)

28 de Abril de 2005 > Guiné 69/71 - VIII: O sector L1 (Xime-Bambadinca-Xitole): Caracterização (1) (Luís Graça)

(...) "2.4.5. Possibilidades do IN: No plano militar: (i) Manter as acções de fogo sobre os aquartelanentos das NT;(ii) Intensificar as acções de guerrilha preferencialnente sobre as tabancas em autodefesa, pelotões de milícia e seus itinerários de socorro;(iii) Realizar acções de reconhecimento nos regulados de Badora e Cossé, a partir dos regulados de Xime, Bissari e Corubal; (iv) Utilizar as linhas de infiltração que do Boé conduzem aos regulados de Xime e Bissari através da faixa norte do regulado do Corubal, e que da área Xime-Mansambo conduzem à estrada Bambadinca-Mansambo; (v) Efectuar acções de barragem á navegação no RGeba, em especial nas áreas de Ponta Varela e Mato Cão; (vi) Reagir à acção de contrapenetração das NT" (...)

2 comentários:

Lapa disse...

Há três tipos de mulher:

-as bonitas,

-as feias,

-e, as loiras...

Anónimo disse...

Há muitos Camaradas da Guiné,ou os que cumpriram na Guiné, mas pregunto Sr. Embaixador se nasceu na Guiné ou foi para "CIM-Bolama" apenas para cumprir Serviço Militar? E se não tinha ou tem familiares na Guiné!?
Em suma se sabe o que é SINTADO KA JUNTU KU JUNKUTUDO.Nunca notei um Caboverdiano que foi levado de Cabo verde,apenas para cumrimento de Serviço Militar excepto os que nasceram lá.
Abraços.