sábado, 27 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6056: Parabéns a você (92): Carlos Vinhal, 62 anos, o braço direito do nosso blogue, um incansável trabalhador da nossa Tabanca Grande (Luís Graça)


Guiné > Região do Oio > Mansaba > CART 2732 (Mansabá, 1970/72)> Foto de Outubro de 1970 (seis meses de comissão) : 3º Pelotão, secção do Fur Mil Vinhal (primeira fila, à direita, ladeado pelo seu amigo Ornelas).

Foto: © Carlos Vinhal (2006). Direitos reservados


1. O Carlos Vinhal está connosco desde 25 de Março de 2006, ou seja, desde a I Série do nosso blogue, o que significa que é um sénior, integrando desde então a nossa Tabanca Grande... Entrou cerimonioso, educado, e discreto, como continua a ser o seu timbre, tratando-me por você (*):

"Caro Luís Graça: Entrei recentemente no seu site e, como antigo combatente da Guiné, queria deixar o meu modesto contributo para aumentar o número daqueles que não têm complexos em assumir-se como antigos combatentes de uma guerra que, a não querendo, dela não fugiram. (...)



 "Passo a apresentar-me: (i) chamo-me Carlos Esteves Vinhal, fui Furriel Miliciano Atirador com a especialidade de Minas e Armadilhas; (ii) fui incorporado como instruendo do CSM em Abril de 1969 nas Caldas da Rainha (RI5); (iii) a especialidade de Atirador tirei-a em Vendas Novas (EPA); (iv) em Novembro fui para Tancos (EPE) onde tirei o 33.º Curso de Minas e Armadilhas; (v) em Dezembro rumei para o Funchal onde ajudei a dar a Especialidade de Atirador a um grupo de militares madeirenses com os quais se formaram as duas primeiras Companhias do Grupo de Artilharia de Guarnição n.º 2 (GAG2) a irem para o Ultramar: a CART2731 foi para Angola e a minha, a CART2732, embarcou no Cais do Funchal para a Guiné no dia 13 de Abril de 1970, chegando a 17; (vi) uns quantos dias em Brá e no dia 21 do mesmo mês seguimos para Mansabá, situada entre Mansoa e Farim, onde permanecemos até finais de Fevereiro de 1972.


"Como se tratava de uma Companhia independente ficámos dependentes administrativa e operacionalmente ao BCAÇ 2885, sediado em Mansoa. Os Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados especialistas eram todos continentais. Os madeirenses, homens de comprovada bravura, eram aquilo que poderíamos chamar a carne para canhão. A verdade é que muitos deles foram feridos em combate mais de uma vez e nunca viraram a cara à luta. Verdadeiros heróis anónimos, embora alguns reconhecidos e louvados até pelo General e Comandante-Chefe das Forças Armadas da Guiné.


"Perdemos três militares madeirenses, dois em combate quase no fim da comissão (o Vieira e o Barbosa) e um por acidente (o Silvestre). O soldado Malcata, oriundo do continente, morreu de doença. Perdemos também o Alferes Couto que, tendo como eu o Curso de Minas e Armadilhas, viu-lhe rebentar nas mãos uma mina antipessoal. (...)

"É com muita honra e a título de homenagem aos meus valorosos camaradas madeirenses da CART2732 e em particular ao meu 3º Pelotão que anexo duas fotografias [,  uma da minha Secção e outra do meu Pelotão]. (...)

"Refira-se que nesta altura - e só tínhamos 6 meses de comissão - já a Companhia se encontrava desfalcada. Já havia morrido o Alferes Couto e estava hospitalizado o Alferes Bento,  comandante do meu Pelotão, vítimas do mesmo incidente. (...)."

Nessa altura, a entrada de um novo camarada na nossa tertúlia era saudada com um simples olá, sem  mais paleio... Foi isso que eu fiz: "Amigos e camaradas de tertúlia: Abram aulas para receber mais um camarada da Guiné. Aqui vai o testemunho do Carlos Vinhal, ex-furriel miliciano da CART 2732 (Mansabá, 1970/72)"...

Estava longe de imaginar que ele ia ser o meu primeiro co-editor e o meu braço direito, absolutamente imprescindível, sem o qual o nosso blogue não teria tido a longevidade que já atingiu, perfazendo seis anos, daqui a menos de um mês, a 23 de Abril de 2010... (Naturalmente não posso esquecer o contributo fundamental da restante equipa editorial, que inclui o Eduardo Magalhães Ribeiro e o Virgínio Briote,  este em licença sabática).







Guiné > Região do Oio > Mansabá > CART 2732 ( 1970/72) > Estrada Mansambá-Farim >O Carlos Vinhal e o Sousa à sua esquerda, segurando uma mina anticarro detectada a tempo e levantada.


Foto: © Carlos Vinhal (2006). Direitos reservados


2. Só o ano passado, imaginem, é que eu descobri, por mero acaso, que o nosso querido co-editor Carlos Vinhal fazia anos a 27 de Março... Em 2008 ele pagou a respectiva jóia e entrou para o Clube dos Sexas (**)... Como continua com as quotas em dia, tem direito a comemoração especial... A série Parabéns a Você foi criada por mim, em 20 de Dezembro de 2007, para celebrar o 61º aniversário de outro dinossauro do nosso blogue, o Humberto Reis, o meu querido amigo e vizinho de Alfragide, e duplo camarada de Bambadinca (partilhámos o mesmo quarto e pertencíamos à mesma companhia independente, a CCAÇ 12)(***).

Esta série não teve continuidade em 2008 e foi preciso o génio organizativo do Carlos para, em 2009, passarmos a ter o champanhe pronto a saltar, sempre que se sabia de alguém que fazia anos... E com esta história toda já lá vão mais de 90 postes, os últimos dos quais dedicados ao Rui Silva e, ainda há minutos, ao Eduardo MR  (****)...

O Carlos tem sido, no desempenho desta tarefa, um verdadeiro gentleman, mais do que o mordomo da festa, o verdadeiro anfitrião da Tabanca Grande... É ele também quem, habitualmente, faz as honras à casa, acolhendo na Tabanca Grande os novos "amigos e camaradas da Guiné" ... Como só ele sabe fazer: com eficiência e discrição mas com sempre com acúçar e com afecto.

Devo dizer que, desde a primeira hora (Abril de 2006), ele interpretou muito bem, e interiorizou melhor ainda,  o espírito do blogue e o seu core business que não é discutir a guerra colonial, mas dar voz aos que a fizeram, de um lado e do outro.

Trabalhador incansável, o Carlos é a formiga bagabaga da nossa Tabanca Grande, fazendo um trabalho subterrâneo, muitas vezes  invisível mas absolutamente fundamental para a organização e funcionamento do nosso blogue (desde o expediente à gestão da nossa base de dados: nomes, emails, telefones, postos e unidades, datas de nascimento, etc.; desde a edição de inúmeras séries à organização dos nossos encontros anuais...).

Por tudo, o Carlos é merecedor da toda a minha estima, apreço, camaradagem e, desde que o conheço pessoalmente, amizade. Aconselho-me frequentemente com ele e ele comigo, quando surgem problemas delicados no blogue, que é preciso tratar com pinças e não com alicates... A sua formação e experiência em minas e armadilhas têm-me sido úteis, a mim e ao nosso blogue... Sou testemunha, por outro lado, do apuramento e refinamento da sua escrita... Todavia, tenho pena que ele, com toda a carga de trabalho diário a que está sujeito, acabe por não ter tempo e vagar para nos deliciar com mais textos seus sobre as suas emoções, vivências e factos da Guiné que ele conheceu.

Aproveito também para saudar a sua querida Dina, a bajuda com quem ele casou e é feliz há muitos anos... Telefono-lhes, com frequência, para casa, em Leça da Palmeira, e nunca, em vez nenhum, ouvi dela uma palavra de censura, queixa ou ressentimento pelo tempo que a gente acaba por roubar ao convívio do casal... Por outro lado, a Dina tem sido sempre uma entusiástica companheira e uma constante presença nos nossos convívios, desde a primeira hora...

Hoje, o nosso Carlos faz 62 anos. Ele merece tudo de bom na  vida, a começar pela manifestação da nossa estima, reconhecimento e agradecimento... Estou seguro de interpretar os sentimentos da generalidade dos amigos e camaradas da Guiné, reunidos debaixo do nosso poilão:  ele já tem um lugar muito especial neste espaço, talvez único (não me compete dizê-lo...), que temos vindo a construir na blogosfera...

Não tenho outra maneira de mostrar-lhe a minha gratidão, senão dizer-lhe tudo isto, em público, neste dia e neste lugar... Não vou repetir o que escrevi o ano passado, neste dia, e muito menos voltar a chamar-lhe "o rapaz de Leça [da Palmeira] que desmontava minas em Mansabá"...

Primeiro, ele já está há dois anos no Clube dos Sexas, e depois já foi promovido a general desta guerra que travamos todos os dias contra a ignorância, o cinismo,  o esquecimento, a indiferença de muitos dos nossos conterrâneos  em relação à guerra colonial e, quer queiramos quer não, contra o nosso próprio envelhecimento, a progressiva deterioração das nossas redes (neuronais, sociais...).

Também não vou repetir as quadras que lhe escrevi o ano passado... a não ser a última, que vou recitar-lhe, ao mesmo tempo que, simbolicamente, ergo a minha taça, em nome de toda a tabanca:

Viva a vida, viva o Norte,
Viva o nosso camarada,
Saúde e muita sorte,
Para o resto da caminhada.


____________

Notas de L.G.:

(*) 25 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCLI: A madeirense CART 2732 (Mansabá, 1970/72) (Carlos Vinhal)

(**) 27 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4084: Parabéns a você (2): Carlos Vinhal, nosso co-editor, um rapaz de Leça, que desmontava minas em Mansabá (Luís Graça)

(***) 20 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2367: Parabéns a você (1): Humberto Reis, CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71): born in Portugal, December 19th, 1946 (Luís Graça)

(****) Vd. postes de:

25 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6044: Parabéns a você (90): Rui Silva, ex-Fur Mil da CCAÇ 816 (Os Editores)

27 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6055: Parabéns a você (91): Eduardo José Magalhães Ribeiro, ou simplesmente o ranger MR, ou apenas o Pira de Mansoa, nosso querido camarada, amigo e co-editor: faz hoje... 59 anos!

42 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Vinhal.

Hoje quero de forma simples e sincera dizer-te que em poucos meses de contacto com o blogue onde fui muito bem acolhido, deu para conhecer camaradas que hoje os considero amigos, tu estás na primeira linha.

A causa é a de seres tu quem me “aturas” sempre de uma forma cordial, ponderada e amiga, fica por isso já o agradecimento, e votos para que seja por muitos anos.

Por outro lado entendo que esta máquina que é o blogue, tem em ti o motor que faz com que não haja avarias de maior, pela sensatez, e bom senso que transmites aos camaradas e amigos Tertulianos.

Mas o dia é de festa para ti, por isso recebe um grande abraço de parabéns, passa um dia feliz na companhia dos teus familiares e amigos, e que esta data se repita por longos anos com muita saúde.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Camarigo Carlos Vinhal
Desejo-te um dia feliz em companhia da família. Que este dia se repita manga de vezes.
Parabéns
Abraço Fraterno
Luís Borrega

Joaquim Mexia Alves disse...

Eh pá, vinha eu a correr para ser o primeiro, mas adiantaram-se!!!

Também não é importante ser o primeiro!
Importante é estar aqui!

E agora Carlos, o que te hei-de dizer??

Há pessoas que quando lhes apertamos a mão a primeira vez chega-nos logo a impressão: Ora aqui está um homem às direitas, (não confundir com políticas), com quem eu tenho a certeza me vou dar muito bem.

E depois o dar bem vai-se transformando numa amizade arreigada e não há nada a fazer, fica para durar.

Meu caro Carlos, meu camarigo excelente, não digo mais nada para não começar a divagar!

Um grande abraço, do tamanho da amizade que te tenho e tu sabes é maior do que eu.
Que passes um grande dia.

Mas que dia 27 de Março!
Dois amigos, grandes amigos, que estimo como irmãos que o são, fazem hoje anos: o Carlos e o Eduardo, e o Eduardo e o Carlos!
Mas que dia 27 de Março!

Sotnaspa disse...

Camarada Carlos

Que esta data se repita por muitos anos, com a familia e os mais proximos, são os desejos do amigo

Santos

Com um alfa bravo

SPM 2550

Anónimo disse...

Caro Carlos Vinhal.
Desejo-te um dia feliz, calmo e com alegria, na companhia dos teus sem pressões laborais. Que a nova aventura, que hoje começas, te traga tudo de bom, saúde, amor e alegria, junto daqueles que amas.
Muitos parabéns, feliz aniversário.
Um abraço

José Corceiro

Antonio Graça de Abreu disse...

Meu caro Carlos Vinhal
Parabéns meu velho, meu bom amigo.
Que contes muitos e bons, sempre visceralmente honesto, homem de bem, alguém que temos orgulho de ter ao nosso lado.
Um forte abraço,
António Graça de Abreu

admor disse...

Caro Carlos Vinhal,
Faço votos para que tenhas um dia de feliz aniversário e tudo de bom.
Muita saúde!
Um grande abraço do camarada e amigo,

Adriano Moreira - Cart.2412

António Tavares disse...

Caro Vinhal,

A um HOMEM como tu és envio os meus sinceros PARABÉNS!
Um dia bem passado na companhia dos teus familiares e amigos.
Um apertado abraço do,

António Tavares

Anónimo disse...

Parabéns.
Que venham muitos mais anos com saúde.
Abraço

Jorge Félix

Anónimo disse...

Amigo Carlos Vinhal,

Um dia cheguei a este blogue. Tu estavas à porta para me deixares entrar. Desde então passei a partilhar contigo muitos dos meus estados de alma.

Hoje acontece o mesmo. E pergunto-te:

O que posso dizer a um velho amigo, sem o ofender, que cada vez se parece mais com um clássico?
Como posso convencer esse amigo a não tentar voltar à casa dos vinte porque o não conseguirá?

Ah...e o presente. Ora bolas (!),também me esqueci de o comprar. E agora que faço?

Enquanto espero pela rsposta, desejo-te, do fundo do coração,
muita saúde na companhia dos teus entes queridos,e muita força para poderes continuar a juntar muitas primaveras para a tua coleção.

Um grande abraço,
José Câmara

Miguel disse...

Amigo Carlos
Que continues durante muitos mais anos um dos esteios imprescindíveis deste blogue. É um bom momento para olharmos para trás e vermos todo o trabalho que tens efectuado, a dedicação e empenho com que o fazes. Este contacto permanente tem permitido que se tenham desenvolvido fortes laços de amizade e respeito.
Um beijinho para a Dina, uma das "vítimas" desta tua dedicação a esta nossa casa/causa.
Um grande abraço de parabéns nosso. Giselda e Miguel Pessoa

Anónimo disse...

AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ CARLOS VINHAL,QUE TENHAS UM DIA MUITO FELIZ NA COMPANHIA DE FAMILIARES E AMIGOS.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA, EX- FURRIEL MIL, MECÂNICO AUTO DA 1ª. COMPª. DO BCAVª.8323, 72/74.

Anónimo disse...

Amigo Carlos Vinhal

Desejo-te um feliz Aniversário junto dos teus,que o mesmo se repita por muitos e bons anos.

PARABENS

Um Abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Meu Caro Carlos.
da zona do aeroporto de Colónia -Bona na Alemanha,te envio os meus sinceros parabéns.Que passes este dia de aniversário o melhor possível, junto da tua família,
os votos sinceros do amigo
Gumerzindo Silva (ex-condutor da 3331) Cuntima 71/72

Cesar Dias disse...

Meu caro Carlos Vinhal

Desejo-te um dia muito feliz, em boa companhia e também toda a saúde do mundo.
Recebe um grande abraço deste companheiro de estrada (MANSABÁ-FARIM)

César Dias

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro amigo e camarada
Carlos Vinhal

Desejo-te um feliz dia de aniversário e um grande abraço de parabens


Mário Pinto

Torcato Mendonca disse...

Querido Amigão Carlos Vinhal, jovem Carlos:

Um dia a repetir-se por muitos anos muitos com saúde alegria e a seres sempre o Homem que és, junto de quem te é querido, dos amigos, de nós.

PARABÉNS

Forte abraço e votos do melhor, mas o melhor para ti e familia.

Abração do Torcato

Anónimo disse...

Caro Vinhal,

Que o dia de hoje tenha o tamanho que desejares.

Que tudo de bom aconteça, pelo menos hoje.

Vou beber um copo à nossa saúde.

Um abraço.
BSardinha

António Matos disse...

Caro Vinhal,
Que tenhas um grande dia !
Saúde e longa vida !
António Matos

JOSÉ NUNES disse...

Camarada Vinhal,votos de muita saúde e felicidade,neste teu aniversário,junto dos que te são queridos,um Abraço de Amizade,e Consideração.
José Nunes
MecElectr.
Beng 447

Juvenal Amado disse...

Meu caro e amigo Vinhal

Lamento não estarmos mais próximos para assim bebermos juntos um copo, neste dia que se quer feliz.

Muitas felicidades, muitos anos de vida, boa saúde de corpo e espirito, junto da tua esposa e demais familiares.

Um abraço de Parabéns

Juvenal Amado

Unknown disse...

Amigo e Camarada Carlos Vinhal

Um grande abraço de parabéns pela passagem do teu aniversário na companhia de todos os que te são queridos

Armandino Alves

Anónimo disse...

Carlos Vinhal, Camarada Amigo e Conselheiro em todos os momentos a que a ti recorri, Homem de olhar franco e leal,é para mim uma honra ser teu Amigo.
Responsável mor pelo andamento firme do nosso Blog,no que à publicação dos textos diz respeito,sempre sem um queixume, sempre pronto na ajuda aos seus camaradas, sempre paciente com o lidar das "birras" que por vezes aparecem,és um exemplo prático e actuante do que é ser solidário. Praticas, sem teres necessidade de o anunciar.
Os meus parabéns pelos teus sessenta e dois e um abraço de Amigo que te respeita e admira,

Vasco Augusto Rodrigues da Gama

Anónimo disse...

Caro Carlos,

Não há e serão sempre poucas as palavras, para aquilo que te desejo neste dia de aniversário.
Obrigado por tudo o que nos tens dado!
Os homens avaliam-se pelas obras que fazem, e pela memória que deixam escrita na sua Pátria.

Sei que a tua nobreza e humildade não aceita este epíteto de "Homem Grande da nossa Tabanca" mas tu o és.

Um grande abraço e que se repita por muitos mais anos este dia.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Caro Carlos,

Parabéns!
Com votos de muitas felicidades, por muitos anos, com muita saúde.

Um grande abraço

Manuel Amaro

Amsoares disse...

Caro amigo Vinhal!

Muitos Parabéns, por mais um aniversário. Que tenhas um dia muito feliz, na companhia de teus familiares e amigos.

Forte abraço de PARABÉNS do

Artur Soares

jteix disse...

Afinal o "homem" que passa a vida a mandar parabéns a todos, também faz aninhos??? E logo 68 (antes da bronca?) Ou são mais 6 já por conta ou alguém é um exagerado. Por falar em exagerado, como não tenho mais nada para dizer a não ser, "Parabéns", faço minhas as palavras de todos os comentaristas que já se manifestaram, dos que ainda se vão manifestar e dos que nem por isso. Muitas felicidades por muitos e bons anos e que leves "manga d'anu" a ultrapassar os 68, nessa altura, pelas tuas contas, já só faltam mais 32.

Um abração
cumprim/jteix

Anónimo disse...

Caro Vinhal
Depois do que disseram todos os comentadores, resta-me mandar-te um grande abraço e que faças pelo menos outros tantos. Henrique Matos

Anónimo disse...

Será necessário mandar parabéns?
A amizade é tudo, e a minha vai num abraço!
Que contem muitos anos e nós por cá a ler as vossas postagens.

Abraço camarigo

José Martins

José Marcelino Martins disse...

Será necessário mandar parabéns?
A amizade é tudo, e a minha vai num abraço!
Que contem muitos anos e nós por cá a ler as vossas postagens.

Abraço camarigo

José Martins

Unknown disse...

CAMARADAS VINHAL E RIBEIRO
PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, FAÇAM-NOS O FAVOR DE REPETIR ESTE DIA MUITAS VEZES,COM MUITA SAÚDE E ALEGRIA JUNTO DOS VOSSOS FAMILIARES E AMIGOS

Benito Neves

Jorge Narciso disse...

Caro Vinhal

Cheguei bem no fundinho das mensagens e apanhei já tudo, o que tu mereces, dito

Resta-me deixar os meus votos de muito mais aniversarios, tantos os quantos os que desejares

Recebe um forte abraço

Jorge Narciso

Jorge Narciso disse...

corrigindo:
tantos, quantos os que desejares
JN

Anónimo disse...

Caríssimo Carlos(V)

Neste dia, só uma palavra (em maiúsculas): PARABÉNS!!!

Um abraço amigo do
Carlos(C)

Anónimo disse...

Parabéns. Votos de que esta data se festeje durante muitos anos.
Filomena

João Carlos Silva disse...

Amigo Carlos Vinhal,
Para ti que de forma generosa me acolheste neste blogue, abrindo a este pira as portas desta Tertúlia, um grande abraço de Parabéns e votos de um dia Feliz que se repita por muitos e bons anos na companhia dos que te são queridos.
Um abraço,
João Carlos Silva

Jorge Fontinha disse...

Um dia tenho que te dar um abraço pois será um prazer conhecer-te pessoalmente.Durante estes meses em que me tens estado a aturar, nasceu uma empatia especial, que só o nosso destino comum é capaz de criar.Como estamos na Primavera, aproveito para de dar os parabéns pelas tuas 62.Eu farei as minhas em Outubro.
Aquele abraço.

JORGE FONTINHA

Anónimo disse...

Amigo Vinhal

É o teu dia, o dia em que ganhaste mais um ano,o primeiro de uma nova série que faço votos seja longa, profícua e com saúde,junto de quem amas.

È tambem o dia em que, com a lança da integridade,da frontalidade, das convicções, da disponibilidade, da determinação... e com o escudo da humildade, da clareza ,da amizade…
venceste de novo um ano da batalha , na guerra dos princípios.

Ergo o meu copo de “tintol “ e dou-te os meus sinceros parabens

Luis Faria

Hélder Valério disse...

Caro Carlos V

Se em relação ao Magalhães fui (calhou a ser...) o primeiro, agora no que a ti diz respeito serei o último, ou quase...
Lá calha!

Pois então, meu bom amigo, a quem parece que conheço há muito tempo (o blogue tem destas coisas...), aqui fica expresso o meu voto de que tenhas tido um excelente dia, na companhia dos teus familiares e em particular da paciente Dina, e que o possas repetir por mais uns quantos.

Parabéns!
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Amigo e companheiro duma caminhada
pelas matas e campos daquela santa terrinha.
Quem havia de dizer que ao fim de 37 anos "dois Carneiros" se voltariam a encontrar?
E eis que neste dia fico um tanto invejoso de ti. São menos um dúzia daqueles que qualquer dia farei...mas goza-os bem, por que mereces.
Tudo de bom para ti e Tua Dina.
Abraço muito apertado
Jorge Picado

Anónimo disse...

Caro Amigo!

Ausente ontem ,na operação Coruche(BART.2917),não quero deixar de te
enviar um Grande Abraço,mesmo atra-
sado.Mas sabes, é bom estar Vivo e
Celebrar todos os dias.

Jorge Cabral

MANUELMAIA disse...

CARO CARLOS,

COM O MEU PEDIDO DE DESCULPAS PELO ATRASO(SÓ HOJE ACEDI À MÁQUINA INFERNAL CHEGADO QUE FUI TARDE DA MISSA DE 7ºDIA DA MINHA SOGRA...)

AQUI VAI UM GRANDE ABRAÇO COM OS VOTOS DE TUDO BOM PARA TI E TUA FAMÍLIA.

ABRAÇO

MANUELMAIA