terça-feira, 4 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11671: Efemérides (128): Comemorações do dia 10 de Junho em Leça da Palmeira e Matosinhos (Carlos Vinhal)

1. No próximo dia 10 de Junho de 2013 vai o Concelho de Matosinhos mais uma vez homenagear os seus combatentes da Guerra do Ultramar (1961/1974).

Este ano o nosso 10 de Junho terá como pontos altos a inauguração de uma placa toponímica com o nome Rua dos Combatentes do Ultramar, na cidade de Matosinhos, na nova artéria paralela à Rua Alfredo Cunha, que sai da Rua Augusto Gomes (em frente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Leixões) em direcção à Rua de Goa, e o lançamento da "primeira pedra" de um monumento ao Combatente do Ultramar do Concelho de Matosinhos, que vai ser erigido no gaveto da Rua Augusto Gomes com a Rua Alfredo Cunha.

Nesta imagem Google está esquematizado o traçado da Rua dos Combatentes do Ultramar e o local onde será implantado o futuro memorial aos Combatentes de Matosinhos da Guerra do Ultramar. (Carlos Vinhal)

2. De acordo com o programa estabelecido para este dia, as cerimónias começarão pelas 09h50 na freguesia de Leça da Palmeira com o hastear da Bandeira Nacional no edifício da Junta, seguindo-se uma Missa pelas 10h00 na Igreja Matriz, celebrada pelo Pe. Francisco Andrade. 
Às 11h00 será feita a habitual romagem ao Cemitério n.º 1, onde junto ao Talhão da Liga dos Combatentes será prestada homenagem aos militares de Leça da Palmeira mortos em campanha na Guerra do Ultramar. 

Pelas 12h00, já na sede do Concelho, será então descerrada a placa toponímica na Rua dos Combatentes do Ultramar e lançada a primeira pedra do Monumento aos Combatentes na Rua Augusto Gomes.

Programa pormenorizado



Embora justas, estas manifestações, não podemos deixar de realçar a preciosa abertura do Senhor Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e da sua equipa; da indispensável colaboração do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, na pessoa do seu Presidente, TCor Armando Costa e restantes elementos da Direcção; do Presidente da Junta de freguesia de Leça da Palmeira, Dr. Pedro Sousa; e da persistência de um pequeno grupo de ex-combatentes que não descansou até ver algo que materializasse o esforço de uma geração que ao longo de 13 anos levou o nome de Matosinhos até terras de África.

Queremos ver, no próximo dia 10 de Junho, Matosinhos em peso, ou pelos menos todos os ex-combatentes, a partir das 12h00 em frente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Leixões.
Como em tempos de guerra, "passem palavra".
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11612: Efemérides (127): O 10 de junho da minha indignação: em 2006 o Paulo Teixeira Pinto, em 2013 a Isabel Jonet... a invocar, em vão, o nome dos combatentes! (José Colaço)

5 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos e camaradas,

O que a modéstia do Carlos Vinhal não nos deixa saber é que ele, conjuntamente com um pequeno grupo de ex-combatentes e o muito activo Núcleo da Liga de Combatentes de Matosinhos, tem feito um trabalho incansável de sensibilização junto das autoridades locais para a concretização destes dois projectos.

Eles aí estão com todo o seu significado.

No reconhecimento devido, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Junta de Freguesia de Leça de Palmeira ficam de parabéns.

A mui digna actividade dos s ex-Combatentes e do Núcleo da Liga de Combatentes de Matosinhos são um exemplo a seguir por todos nós.

Pela concretização destes dois projectos,compreendo e sei da alegria que lhe vai no peito, pequeno demais para o coração que tem, um abraço especial para o Carlos Vinhal.

José Câmara

Anónimo disse...

Abraço maior o meu para o Carlos Vinhal. É um "homem do Norte" mesmo a sério.
Do Veríssimo Ferreira

José Marcelino Martins disse...

Que seja uma Jornada de Heróis de de autênticos COMBATENTES, já que em Lisboa, provavelmente, vão ser marcadas pela contestação pela escolha do Comissão Organizadora que, por erro de observação anual, contam juntar "para cima de 6000 combatentes".
Normalmente há "mais gente na tribuna" que nos espaços restantes.

Anónimo disse...

... água mole em pedra dura...
Felicitações pela concretização.
Cpts,
JCAS
_____

Anónimo disse...

...acima usei, erradamente, a palavra ex-combatente. Na verdade, um combatente nunca deixa de o ser pelo facto de ter depositado a sua arma.
Cumprimentos.
José Câmara