sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12750: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (3) : Parte III (pp. 13-16)



Tavira > CISMI > Julho de 1968 > Foto nº 1 > Fila para receber fardamento..


Tavira > CISMI > Julho de 1968 > Foto nº 2 > Pessoal a receber fardamento...


Tavira > CISMI > Julho de 1968 > Foto nº 3  > Já na posse do fardamento...

 A chegada ao quartel da Atalaia dos  novos instruendos do 1º Ciclo do CSM, vindos de todo o país. Fotos do Fernando Hipólito, gentilmente cedidas ao César Dias e ao nosso blogue.


Fotos: © Fernando Hipólito (2014). Todos os direitos reservados.[Edição: L.G.]

1. Continuação da publicação da brochura "Guia do Instruendo" (Tavira, CISMI, 1968) (*):














Páginas, de 13 a 16, não numeradas, do "Guia do Instruendo", usado no CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, em Tavira, na altura em que o César Dias  lá fez a recruta (1ºciclo do CSM)  e a especialidade (sapador) (2º ciclo), no 2º semestre de 1968.

O documento, de 21 páginas, era policopiado a "stencil". O César Dias mandou-nos o documento em "power point", com 21 "slides". As páginas foram convertidas em formato jpg. O original foi-lhe dado pelo seu camarada de recruta,o Fernando Hipólito, que foi depois mobilizado para Angola, enquanto o César foi parar à Guiné. 

Um grande abraço para o Hipólito, se nos estiver a ler, como esperamos.

Imagens (digitalizadas): © César Dias (2014). Todos os direitos reservados.[Edição: L.G.]

[César Dias, foto atual, à esquerda]
__________________

Nota do editor:

Último poste da série > 12 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12708: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (2) : Parte I (7-13 pp.)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Esta rapaziada de finais da década de 1960 já tem um outro "look", a começar pelo vestuário...

Presume-se que as bekas cabeleiras, à moda dos "Beatles", já tenham ficado ingloriamente no chão do barbearia lá da terra ou de Tavira... Muitos fotam tosquiados à máquina zero, suprema humilhante para um jovem da época!...

Não, já não é a mesma malta que parte, de caqui e amarelo e mauser, para defender as Índias & as Angolas, uns anos antes ...

Este velho (e sempre pobre!) país estava a mudar, lenta mas inexoravelmente...

Cesar Dias disse...

Luis, quem ia para a recruta era submetido ao corte de cabelo à CISMI, ainda que alguns tivessem cortado o cabelo anteriormente, na maioria dos casos foi insuficiente, foi o meu caso.
Mas foi só no principio, depois já havia uns cabelitos grandinhos.
Um abraço
César Dias