sábado, 21 de setembro de 2019

Guiné 61/74 - P20165: Controvérsias (139): louvor, em ordem de serviço, do comando do BART 733 (Farim, 1964/66), aos seus militares, pelo pronto, abnegado e eficiente socorro prestado às vítimas do atentado terrorista de 1 de novembro de 1965 (João Parreira, ex-fur mil op esp, CART 730 / BART 733, Bissorã, 1964/65; ex-fur mil cmd, CTIG, Brá, 1965/66)

1. Mensagem do nosso grã-tabanqueiro João Parreira ( ex-fur mil op esp, CART 730 / BART 733, Bissorã, 1964/65; ex-fur mil cmd, CTIG, Brá, 1965/66):

Data:  sexta, 20/09/2019 à(s) 19:40
Assunto: o incidente em Farim, em 1/11/1965

Boa tarde Luís Graça,

Não me esqueci do que falámos no almoço da Magnífica Tabanca da Linha [, no passado dia 19,]  e fui procurar saber se, além do que publicaste no P20130 do passado dia 7 (*),  tinha mais elementos sobre o incidente em Farim em Novembro 1965.

Assim, para o caso de ter interesse, transcrevo uma ordem de serviço do comando do BART 733 (Farim, 1964/66) (**):



Após o incidente ocorrido na Vila de Farim em que perderam a vida alguns nativos (mulheres e crianças) e outros ficaram feridos, é dever deste Comando pôr em destaque o trabalho do pessoal militar em serviço nesta Sede que desde o momento do acontecimento até ao dia seguinte trabalhou afanosamente durante toda a noite socorrendo os feridos, transportando-os aos postos de socorros e enfermarias, iluminando o campo de aviação para que o avião de socorro pudesse vir em auxílio dos feridos, o que se realizou de maneira impecável na opinião dos pilotos, acorrendo ainda a diversos pontos da Vila onde a sua presença se tornava necessária, recolhendo alguns cadáveres, ajudando o pessoal especializado em número muito reduzido, nos tratamentos, ministrando até injecções, colocando pensos e realizando outros trabalhos para os quais não estavam preparados, tudo executado com o máximo de desembaraço, rapidez e sobretudo boa vontade inexcedível, compenetração e espírito de abnegação e de bem servir, contribuindo assim com a sua acção para socorros mais rápidos e evitando perda de maior número de vidas, factos que foram reconhecidos pela população que de certo modo nos manifestou o seu agradecimento e nos retribuiu a solidariedade demonstrada. 

 Por todos estes motivos, a acção das NT aquarteladas na Sede deste Batalhão, merece ser posta em realce, pelos altos serviços prestados nesta situação de emergência, tudo decorrendo com tal método, ordem, disciplina e sem pânico que mais parecia um serviço previamente planeado e determinado.

Um abraço. João Parreira

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Interessante, esta O.S. do BART é muito mais 'suave' que o Relatório da História da Unidade.
O redactor desta O.S. faz uma constatação curiosa: '....mais parecia um serviço previamente planeado e determinado'.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, obrigado, tu estavas na CART 731, em Bissorã, ou já tinhas ido para os comandos do CTIG, pelos que estes acontecimentos, em Farim, em 1/11/1965, só os poderás ter acompanhado à distância...

A ordem de serviço do comando do BART 733 não refere a grande a rusga e as prisões em massa que se fizeram logo nessa noite e dias seguintes... Ora isso não foi obra de uma homem só, o agente local da PIDE... Gostava de saber mais sobre o que se passou...

Da atuação das NT fica, para a História, a aterragem do Dakota, à noite, o trabalho excecional de primeiros socorros e emergência médica... Abraço, LG

José Esperança disse...

Meus Caros Amigos

Eu estava lá presente, aquando do acontecido.

Fazia parte da CART 731.

A verdade, que ainda hoje arrepia as paredes do estômago, só o agente da PIDE, Perdízio, a conhecerá, se estiver vivo.

Quanto às consequências, todos os que por ali estivemos, só nós, as poderemos relatar.

Mas, o relato oficioso ou oficial, não condiz com a realidade.

E por aqui me fico.

José Esperança

Furriel miliciano, ao tempo, na Cart 731