segunda-feira, 12 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22099: Notas de leitura (1351): "Ataque a Conakry, História de um Golpe Falhado", por José Matos e Mário Matos e Lemos; Fronteira do Caos, 2020 (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 7 de Abril de 2021:

Queridos amigos,
 
O livro de José Matos e Mário Matos e Lemos incorpora investigação que não é despicienda. E está bem contextualizado: os sonhos de Spínola saem gorados em 20 de abril de 1970, quando o plano congeminado de incorporação de guerrilheiros do PAIGC acaba numa tragédia, o Comandante-Chefe alinha numa solução radical, uma tentativa de golpe de Estado envolvendo um grupo de opositores de Sékou Touré organizados na FLNG. Tudo se revela frustrante ou pouco sério, bem detalhado pelos autores. 

E temos a invasão propriamente dita e o rescaldo, diplomaticamente desastroso e que fez crescer os anticorpos contra o colonialismo português. E a análise da operação passa pela verificação que deixara de haver qualquer solução militar, o regime de Caetano não dispõe de mais meios, ainda se tentarão soluções recorrendo ao projeto Alcora, em 1974, para comprar um dispositivo de deteção aérea, o Crotale, mas era irremediavelmente tarde.
 
Um belíssimo ensaio, credor da vossa atenção.

Um abraço do
Mário


Ataque a Conacri, história de um golpe falhado

Mário Beja Santos

"Ataque a Conakry, História de um Golpe Falhado", por José Matos e Mário Matos e Lemos, Fronteira do Caos, 2020, é a mais recente investigação sobre o antes, durante e após a Operação Mar Verde. 

Os acontecimentos em si do que ocorreu na madrugada do dia 22 de novembro de 1970 é amplamente conhecido, nos seus traços essenciais: com o beneplácito de Marcello Caetano, foi desencadeada uma tentativa de sublevação a partir da capital da república da Guiné Conacri, seis navios de guerra portugueses transportaram uma força militar de tropas especiais portuguesas e opositores do regime de Sékou Touré. 

O objetivo da operação era múltiplo: incluía a tentativa de um golpe de Estado que derrubasse o ditador guineense, destruir os meios navais do PAIGC e da Guiné Conacri, capturar Amílcar Cabral, resgatar 20 e poucos militares portugueses encarcerados numa prisão às ordens do PAIGC e neutralizar, destruindo mesmo, o potencial aéreo guineense. 

O sonho de Spínola em ver instalado um regime em Conacri que expulsasse o PAIGC malogrou-se: nem o ditador guineense nem o líder do PAIGC foram encontrados; por desacerto na comunicação, não foi tomada a estação de radiodifusão, que seria essencial para os sublevados anunciarem o golpe de Estado, os aviões de origem soviética tinham mudado de aeroporto, os meios navais do PAIGC foram destruídos, os prisioneiros portugueses foram resgatados, a prazo os sublevados guineenses foram executados como executados foram o alferes Januário Lopes e cerca de duas dezenas de militares-comandos africanos que se rebelaram contra as intenções da Operação Mar Verde e se entregaram às autoridades guineenses. O malogro deste ataque a Conacri iria constituir o mais rude golpe diplomático, adensando o isolamento do Estado Novo.

Em que é que a obra de José Matos e Mário Matos e Lemos introduz inovações? A estrutura do estudo permite uma leitura cronológica e o conhecimento aprofundado de um punhado de peripécias que a investigação permitiu desvendar. Fica bem claro que a Operação Mar Verde foi uma ousadia, tinha planeamento mas enfermava de graves omissões: o efetivo de sublevados era irrisório, a clique política guineense-Conacri que aceitara participar na Operação vivia graves tensões internas e a sua motivação e programa eram uma nebulosa; a PIDE não dispunha de informações fiáveis sobre os objetivos, houve que recorrer a um antigo desertor, o soldado Alfaiate, que se prestou a explicar a topografia da cidade, manifestamente insuficiente o seu conhecimento; diferentes ministros de Caetano puseram seríssimas reticências à operação, temeram sempre o pior, as consequências internacionais, as informações que se dispunham nos dirigentes políticos da oposição levavam a supor que seria um golpe de Estado de pouca dura, haveria um volte-face em poucos meses, e o PAIGC reocuparia rapidamente esta poderosa retaguarda. 

Os autores consideram que os dois principais acontecimentos políticos congeminados por Spínola: um, para atrair guerrilheiros numa nova formação militar composta por guineenses apoiantes da soberania portuguesa e outros a favor da independência; dois, instalar em Conacri um regime hostil ao PAIGC, deram como falhanço e o governador e comandante-chefe da Guiné, a partir daí, quis sempre abrir a porta para a solução política, que Caetano energicamente recusou. É verdadeiramente de questionar se não houve mais aventureirismo que realismo, ao querer confiar naquela oposição a Sékou Touré, sabendo-se mesmo que a Organização da Unidade Africana  [OUA] teria todos os predicados para intervir e abortar o golpe de Estado.

Depois de contextualizar a estratégia de Spínola na Guiné e de se ter chegado à solução radical da Operação Mar Verde, conta-se a história dos contatos estabelecidos entre esta oposição a Sékou Touré e as autoridades portuguesas. Pesquisada a documentação, as intenções desta frente de libertação da Guiné (FLNG) eram dadas como amadoras, mesmo sabendo-se que a França e o Senegal veriam com bons olhos o derrube do ditador de Conacri. 

Até 1970, a FLNG não tinha quaisquer intenções de organizar uma guerrilha, mas sim um golpe contra Sékou e a sua clique de apoio, dizia que o povo da Guiné Conacri os acolheria triunfalmente. No entanto iam pedindo dinheiro a Portugal, e repetidamente. Os autores dão-nos um quadro das cumplicidades, mostram com desenvoltura o planeamento da Operação e o seu desfecho; e chegamos ao rescaldo, a verificação por parte de Spínola de que não era viável uma solução militar. Segue-se a escalada da guerra, é certo e seguro que os meios de fogo do PAIGC passaram a ser superiores aos das forças portuguesas, Spínola pede a exoneração e planeia escrever "Portugal e o Futuro", será publicado em 22 de fevereiro de 1974, que propõe era já inviável, mas criou condições para a arrancada do 25 de abril. 

Os autores recordam que Caetano defendia uma autonomia progressiva para as colónias e não aceitava uma negociação com o PAIGC, segundo ele, seria um precedente relativamente às outras colónias, ele pensava que Angola e Moçambique podiam acabar na independência desde que estivessem assegurados os direitos dos colonos. Havia também hipóteses do plano de Spínola que não tinham nem pés nem cabeça, como o de integrar Amílcar Cabral como Secretário-Geral do Governo Provincial. E os autores observam: 

“Cabral nunca mostrou qualquer interesse em negociar com Spínola. Para o líder do PAIGC, o diálogo teria que ser com o governo central em Lisboa e não com o governador provincial. Isto significa que Spínola tentou protagonizar na Guiné uma solução que estava condenada à partida, não só porque estava em rota de colisão com a política oficial do regime, como também não correspondia às aspirações do PAIGC”.

Trata-se de um estudo muito bem urdido e que introduz dados novos sobre a Operação Mar Verde. Como em toda a historiografia da guerra da Guiné, omite os dados relevantes da génese e desenvolvimento da luta armada. A historiografia privilegia Spínola e nunca se serve dos arquivos para estudar os acontecimentos ocorridos entre 1962 e 1968, parece sempre Louro de Sousa e Arnaldo Schulz andaram para ali sete anos a encanar a perna rã, nunca se fala nos meios postos à disposição destes dois comandantes-chefes e até do dinheiro que o regime de Salazar dificultou para o desenvolvimento socioeconómico da Guiné. É dentro da efabulação que a historiografia faz aparecer Spínola como o Atlas do combate feroz à guerrilha, da implementação da Guiné melhor e dos cheiros da autodeterminação. Isto só para sublinhar que continuamos a fazer historiografia numa sala de espelhos partidos.
A bordo da LDG Montante, oficiais da Armada com os dirigentes da FLNG que iriam atacar o Campo Militar Samory, imagem do livro
Prisioneiros portugueses em Conacri
Prisioneiros portugueses a caminho de Bissau
Banda-desenhada de António Vassalo sobre a Operação Mar Verde
____________

Nota do editor

Último poste da série de 5 DE ABRIL DE 2021 > Guiné 61/74 - P22069: Notas de leitura (1350): “Guerra e Política, Em nome da verdade os anos decisivos”, por Kaúlza de Arriaga; Edições Referendo, 1987 (Mário Beja Santos)

6 comentários:

Anónimo disse...

Um livro a recomendar, pela sua análise histórica de acontecimentos reais que marcaram toda a nossa vida na Guiné. Pena foi falhar parte dos objectivos, mas salvaram-se os prisioneiros, a nossa primeira prioridade. O nosso louvor aos participantes da Mar Verde.
Os meus parabens e cumprimentos ao José Matos, pela sua obra.

Abraço,
Virgilio Teixeira

Jose Matos disse...

Obrigado Vergílio.

Ab

Anónimo disse...

Olá José Matos,

Só disse aquilo que pensava.

Vou repetir mais uma vez, o meu nome é «VIRGILIO» COM I, E NÃO «VERGILIO» COM E.
ESSE O »VERGILIO FERREIRA» é ESCRITOR.

As fotos no livro sairam com nome errado, mas não é muito importante.

Ab,

Virgilio Teixeira

Jose Matos disse...

Caro amigo

As minhas desculpas pelo erro.

Ab

José

Manuel Luís Lomba disse...

Sob o ângulo de vista militar, será plausível o General Spínola ter tentado recuperar em Conacry o que havia negligenciado em Bissau - descurar as fronteiras e a sua impermeabilização.

Numa operação desta envergadura, a ausência da aviação terá sido um erro de omissão.
Abr.
Manuel Luís Lomba

Valdemar Silva disse...

Luís Lomba
Ao que consta, os nossos militares foram transportados por navios descaracterizados e até pintados com outras cores para dar a ideia de serem dos revoltosos anti Secou Toré, por isso com a aviação não seria possível disfarçar nas explicações às instâncias internacionais.
Julga-se e até houve um resquício de intenção, da possibilidade de provocar Secou Toré ao ponto dele responder com os MIGs e poder acender um conflito leste-oeste na região, mas ou ele não foi nisso ou os pilotos dos MIGs não estavam praí virados.

Abraço
Valdemar Queiroz